Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sustituto para Time Capsule aposentando


Posts Recomendados

Olá, entendidos deste mundo!

Já comentei aqui uma vez que queria algo análogo à uma Time Capsule. Quesitos:

– Alta capacidade, para back-up.

Silencioso (não quero mesmo turbina nuclear no meu escritório).

– Reprodutor wi-fi incluído.

Está claro que estas três condições eram impossível. Não existe um produto assim na praça (bom, se existe, me avisem). 

Então, na época, customizei minha velha Time para 6 TB (o firmware não admite HD maior), e fui tocando. Mas ela, muito a meu pesar, já está anunciando que quer se retirar desta vida.

Então, minha pergunta, que me aconselham para backup de alta capacidade, a fim de usar fixo com Time Machine, e totalmente discreto e silencioso?

Muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ignacio disse:

Olá, entendidos deste mundo!

Já comentei aqui uma vez que queria algo análogo à uma Time Capsule. Quesitos:

– Alta capacidade, para back-up.

Silencioso (não quero mesmo turbina nuclear no meu escritório).

– Reprodutor wi-fi incluído.

Está claro que estas três condições eram impossível. Não existe um produto assim na praça (bom, se existe, me avisem). 

Então, na época, customizei minha velha Time para 6 TB (o firmware não admite HD maior), e fui tocando. Mas ela, muito a meu pesar, já está anunciando que quer se retirar desta vida.

Então, minha pergunta, que me aconselham para backup de alta capacidade, a fim de usar fixo com Time Machine, e totalmente discreto e silencioso?

Muito obrigado a todos!

Um amigo me disse que usa o Seagate Backup Plus Slim  disco rígido externo portátil com capacidade de até 5TB. Ele é silencioso e pode ser usado com o Time Machine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Antonio_M_A_S disse:

Um amigo me disse que usa o Seagate Backup Plus Slim  disco rígido externo portátil com capacidade de até 5TB. Ele é silencioso e pode ser usado com o Time Machine.

Agradeço muito. Na verdade, estou querendo algo de maior capacidade e que possa ficar ligado direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Ignacio disse:

Agradeço muito. Na verdade, estou querendo algo de maior capacidade e que possa ficar ligado direto.

entendi, vou pesquisar mais

13 minutos atrás, Ignacio disse:

Agradeço muito. Na verdade, estou querendo algo de maior capacidade e que possa ficar ligado direto.

Li agora sobre dois modelos: Synology DiskStation DS220+  ou QNAP TS-251D , ambos NAS, tem capacidade pra dois discos e podem ser configurados para o Time Machine; e supostamente ambos têm um reprodutor Wi-Fi incluído, mas não li o manual e posso estar falando bobagem rs

Da uma olhadinha...

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

entendi, vou pesquisar mais

Li agora sobre dois modelos: Synology DiskStation DS220+  ou QNAP TS-251D , ambos NAS, tem capacidade pra dois discos e podem ser configurados para o Time Machine; e supostamente ambos têm um reprodutor Wi-Fi incluído, mas não li o manual e posso estar falando bobagem rs

Da uma olhadinha...

Muito bom. Vou ver. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo o Synology.

Tenho um DS218+ com 2 discos de 2tb em espelhamento.

Um dia até estava fazendo o processo de configuração para Time machine mas desisti porque vi que ele faz backup do mac inteiro inclusive arquivos de OS. E como só tenho 2Tb ia ocupar muito espaço.

Queria trocar por uns 8Tb mas ainda tá caro um disco desses para nas...

Quando a reprodução de midia ele tem o plex. Tenho configurado tb como servidor DLNA, onde TVs conseguem acessar pela rede.

Não sei exatamente o que quer como reprodutor de wi-fi...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pico disse:

Eu recomendo o Synology.

Tenho um DS218+ com 2 discos de 2tb em espelhamento.

Um dia até estava fazendo o processo de configuração para Time machine mas desisti porque vi que ele faz backup do mac inteiro inclusive arquivos de OS. E como só tenho 2Tb ia ocupar muito espaço.

Queria trocar por uns 8Tb mas ainda tá caro um disco desses para nas...

Quando a reprodução de midia ele tem o plex. Tenho configurado tb como servidor DLNA, onde TVs conseguem acessar pela rede.

Não sei exatamente o que quer como reprodutor de wi-fi...

 

Como é em matéria de barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu diria que uma possibilidade é vc ir atrás de projetos que usem HD externo e pra controle e serviço um Raspberry Pi… eu mesmo tinha pensado em montar algo assim mas no final uso um hd com case ligado ao note mesmo… mais barato e descomplicado hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ignacio disse:

Como é em matéria de barulho?

Parece que vc é como eu, ouve até cabelo crescendo rs

Muitas vezes não adianta muito perguntar, pois a maioria nem nota o barulho de nada, muito menos ruídos sutis e constantes (o que é bem irritante pra mim!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Antonio_M_A_S disse:

Parece que vc é como eu, ouve até cabelo crescendo rs

Muitas vezes não adianta muito perguntar, pois a maioria nem nota o barulho de nada, muito menos ruídos sutis e constantes (o que é bem irritante pra mim!)

Exatamente. Justo agora que o diferencial dos MBP é esse silêncio, sem ventiladores... só faltava colocar um treco que fica aquele barulho de ventoinha e de agulha... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Ignacio disse:

Exatamente. Justo agora que o diferencial dos MBP é esse silêncio, sem ventiladores... só faltava colocar um treco que fica aquele barulho de ventoinha e de agulha... 

Exatamente; troquei um Dell 10gen no MB Air M1 e mundo minha vida, eu não suportava mais a turbina da Gol✈️ dentro do meu quarto😁

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Afinal, encontrei o sustituto ideal para minha velha Time Capsule... outra Time Capsule.

Acontece que uns doídos nos EEUU instalam no modelo vertical da TC um HD de 12 TB e funciona perfeitamente, além de renovar o que precisa. Não duvidei um momento... aqui estou feliz com TC para mais alguns anos. Espero que muitos.

Agradeço a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2023 at 17:37, Ignacio disse:

Afinal, encontrei o sustituto ideal para minha velha Time Capsule... outra Time Capsule.

Acontece que uns doídos nos EEUU instalam no modelo vertical da TC um HD de 12 TB e funciona perfeitamente, além de renovar o que precisa. Não duvidei um momento... aqui estou feliz com TC para mais alguns anos. Espero que muitos.

Agradeço a todos pela ajuda!

Estou com um velho de guerra aqui. Da época do meu MacBook Pro 2011!!!. Vou abrir pra trocar o HDD e tentar dar uma sobrevida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Constrói um NAS a partir de um PC ou hardware servidor, seja ele velho ou novo.

 

Essa foi a investida que fiz pessoalmente, fiz meu servidor a partir de um Dell PowerEdge T310, sistema operacional TrueNAS SCALE e, no quesito armazenamento, estou atualmente com 4 discos de 4TB Seagate IronWolf (ST4000VN008). A torre em si, mesmo apesar de operar de forma bastante silenciosa para um hardware servidor, fica na garagem de casa pois foi como desenvolvi a infraestrutura de distribuição da minha rede: roteador e servidores ficam na garagem e, dentro de casa, somente os APs Wi-Fi e poucos jacks RJ-45 para ligar os set-top-boxes e o PC gamer do irmão caçula.

Quanto ao sistema operacional do servidor, não somente a parte de armazenamento mas você pode instalar uma infinidade de aplicações diferentes e tirar muito mais proveito do teu hardware; obviamente eu tenho o armazenamento/backup pra mim e todas as pessoas de dentro de casa mas também uso Plex (Servidor multimídia para filmes, séries, músicas etc.), Nextcloud (nuvem de colaboração online estilo Microsoft 365), a controladora do meu Wi-Fi (Ubiquiti UniFi Network) e, enfim... vai da tua criatividade e necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida o que você procura é um NAS.

Como muitos comentaram ai em cima você tem opções de comprar um ou se gostar de desafios construir seu próprio com um hardware de computador que tiver "encostado" em casa.

Minha experiência é com um Synology DS918+ (4 discos) que está ligado há 5 anos. Nesse período tive apenas 2 problemas: 1) a fonte queimou depois de um surto elétrico e 2) um disco Western Digital parou de funcionar. 

Sem dúvida o NAS é a melhor solução que vai te entregar armazenamento (com redundância ou não - cada modelo te oferecerá um nível diferente) e também a possibilidade de rodar serviços como Plex (mídia) e docker (aonde o céu é o limite).

É um investimento que certamente com o tempo de vida que ele terá se paga rapidamente. Principalmente se você já teve a péssima experiência de perder dados por falha de um HDD externo.

Editado por rsorelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode pegar um bom roteador com porta USB.

Recomendo o TP-Link Archer AX50. Vc encontra por volta de 600 até 700. Ou algum outro modelo de roteador com porta USB e que possua suporte para Time Machine. 
Na porta USB vc conecta um HD externo e configura o Time Machine e pronto, terá um bom roteador WiFi 6 com um disco que pode ser usado na rede. Dai vc investe em um HD externo que nem precisa de fonte, acho que tem até 5TB. Ou coloca um HD externo grande com fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, jailsonrs disse:

Vc pode pegar um bom roteador com porta USB.

Recomendo o TP-Link Archer AX50. Vc encontra por volta de 600 até 700. Ou algum outro modelo de roteador com porta USB e que possua suporte para Time Machine. 
Na porta USB vc conecta um HD externo e configura o Time Machine e pronto, terá um bom roteador WiFi 6 com um disco que pode ser usado na rede. Dai vc investe em um HD externo que nem precisa de fonte, acho que tem até 5TB. Ou coloca um HD externo grande com fonte. 

Funciona bem ? Não é muito lento ? Estou pensando nessa solução. Atualmente uso um Apollo que toda vez que enche para de fazer o backup. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...