Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidades de upgrades para um iMac 21,5" Mid 2011


FredFerrari

Posts Recomendados

Fala galera. Uma dúvida pertinente para quem, momentaneamente, não consegue fazer um upgrade de máquina, para uma mais atual. Ainda mais tendo como fator proibitivo os preços que essas máquinas custam aqui no BR.

Tenho um iMac Mid 2011 - 21,5" - praticamente todo original. Só dei upgrade nas memórias. Ainda não consegui deixar com 32 GB, mas está com 26 GB.

Vi muitos posts aqui do fórum e notei que muita gente manja bastante do que fazer para melhorar a máquina.

Sou designer gráfico (ou seja, não vai ser só para usar programas básicos) e como o dinheiro tá curto pra trocar de máquina, pensei em fazer um bom upgrade nessa minha, pra tentar ficar com ela por mais uns anos.

Sendo assim, vai a pergunta. Até onde essa máquina suporta um upgrade? O que é indicado fazer, para que ela aguente de boa sem arregar? Até onde posso ir?

 

Sei que para esses casos, obviamente o ideal é ir atrás de um bom técnico que faça. Mas é bom eu já ter informações pertinentes para já ir direto ao ponto quando for procurar o profissional.

 

Me deem uma luz, por favor.

Muitíssimo obrigado pela ajuda. Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Upgrade simples nela: trocar o HD por um SSD bom tipo um Samsung EVO de 480
GB ou maior. Simples porque nesse modelo o vidro é grudado por ímãs e o display por alguns parafusos, pra ter acesso ao HD.

Upgrade um pouco mais complicado (com ajuda de um técnico) seria verificar a possibilidade de trocar de placa gráfica e/ou CPU.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Valterhi disse:

Upgrade simples nela: trocar o HD por um SSD bom tipo um Samsung EVO de 480
GB ou maior. Simples porque nesse modelo o vidro é grudado por ímãs e o display por alguns parafusos, pra ter acesso ao HD.

Upgrade um pouco mais complicado (com ajuda de um técnico) seria verificar a possibilidade de trocar de placa gráfica e/ou CPU.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Opa, muito obrigado pelas dicas, @Valterhi. Só uma outra pergunta. Eu dando algum tipo de upgrade, suportaria atualizar o sistema? O meu parou no High Sierra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você até consegue atualizar com o Dosdude1, do High Sierra para o Mojave => Catalina, porém a placa gráfica do iMac 21" 2011, AMD Radeon HD 6750M ou Radeon HD 6770M, dependendo do Order Number MC309LL/A (2.5 GHz), MC812LL/A (2.7 GHz), não aceita o METAL, que é necessários para os macOS depois do High Sierra, e o que ocorre se você instalar é uma lentidão gráfica irritante.

Outra pergunta que você poderia fazer é: Mas dá para trocar a placa gráfica ?

Até dá. Coloca no Google "Change graphics iMac 21" 2011" e você verá alguns caras que fizeram isso.

Mas o problema do Brasil desde sempre ou pior atualmente é o dólar, pois você precisa avaliar se importar uma placa gráfica dessa vale a pena, e o risco de fazer essa troca ou o custo de pagar alguém para fazer isso.

Coloque tudo isso na balança e veja se vale a pena ou não só para ter um macOS mais recente.

Eu tenho um iMac 21" 2011 com High Sierra funcionando que é uma maravilha. Nunca faria isso pelo custo e pelo risco.

O que fiz há alguns anos ainda no High Sierra quando vi os preços dos Macs dispararem no Brasil ?

Hackintosh !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com este mesmo Dilema, até por isso me chamou atenção este tópico, pois justamente, fiz upgrade de HD para um SSD Evo 500 Samsung, troquei as memorias também,

Instalei agora o Catalina com o patch do Dosdude1, justamente por que sou Designer também, necessito usar uma maquina melhor, porem me deparei com alguns erros na parte gráfica,

Algumas abas ficam meio "bugadas", o Photoshop não funcionou bem pois quando abro um PSD ele fecha do nada, e na aba de monitores, consta que o meu monitor é um de 30,5 sendo que uso um de 21,5, ai agora acho que vou ter que voltar pro HighSierra usar o pacote adobe máximo até 2020. 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 10/03/2021 at 09:37, Marcelo_P disse:

Você até consegue atualizar com o Dosdude1, do High Sierra para o Mojave => Catalina, porém a placa gráfica do iMac 21" 2011, AMD Radeon HD 6750M ou Radeon HD 6770M, dependendo do Order Number MC309LL/A (2.5 GHz), MC812LL/A (2.7 GHz), não aceita o METAL, que é necessários para os macOS depois do High Sierra, e o que ocorre se você instalar é uma lentidão gráfica irritante.

Outra pergunta que você poderia fazer é: Mas dá para trocar a placa gráfica ?

Até dá. Coloca no Google "Change graphics iMac 21" 2011" e você verá alguns caras que fizeram isso.

Mas o problema do Brasil desde sempre ou pior atualmente é o dólar, pois você precisa avaliar se importar uma placa gráfica dessa vale a pena, e o risco de fazer essa troca ou o custo de pagar alguém para fazer isso.

Coloque tudo isso na balança e veja se vale a pena ou não só para ter um macOS mais recente.

Eu tenho um iMac 21" 2011 com High Sierra funcionando que é uma maravilha. Nunca faria isso pelo custo e pelo risco.

O que fiz há alguns anos ainda no High Sierra quando vi os preços dos Macs dispararem no Brasil ?

Hackintosh !

É uma possibilidade que estou considerando também, @Marcelo_P. Muito provável que se gaste bem menos nessa opção, certo?

Em 13/03/2021 at 12:45, Mayton R Machado disse:

Estou com este mesmo Dilema, até por isso me chamou atenção este tópico, pois justamente, fiz upgrade de HD para um SSD Evo 500 Samsung, troquei as memorias também,

Instalei agora o Catalina com o patch do Dosdude1, justamente por que sou Designer também, necessito usar uma maquina melhor, porem me deparei com alguns erros na parte gráfica,

Algumas abas ficam meio "bugadas", o Photoshop não funcionou bem pois quando abro um PSD ele fecha do nada, e na aba de monitores, consta que o meu monitor é um de 30,5 sendo que uso um de 21,5, ai agora acho que vou ter que voltar pro HighSierra usar o pacote adobe máximo até 2020. 😪

Complicado, né @Mayton R Machado? Infelizmente Macs estão uma pequena fortuna aqui nesse Brasilsão. A solução ou é comprar usado, que ainda assim é meio caro, dependendo do ano/modelo, ou fazer o que o colega aí sugeriu. Montar um hackintosh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
1 hora atrás, VRpessoa disse:

Amigão, e seu iMac está usando realmente os 26GB de RAM? visando que a Apple informa compatibilidade até 16GB.. Pergunto pq eu tbm queria coloca mais gigas, mas não quero jogar dinheiro fora se s placa não ler mais que 16GB....

A questão do iMac 2011 ter empacado no High Sierra não é só a falta do "Metal" na GPU, é também a velocidade da memória. As DDR3 do iMac são de 1.333 MHz e os Macs compatíveis com o Mojave em diante são memórias DDR3 de 1.600 MHz. 

Por isso que só os Macs e Macbook a partir de 2012 é que aceitavam o Catalina, pois são para memórias RAM de 1.600 MHz.

O aceitar ou não o macOS mais atual é um conjunto de (CPU, GPU, Barramento e a Frequência da RAM).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, o 2011 recebe mesmo até 32GB ?

Olá! Bom dia. Tudo bem?!

Sim! Suporta até 32GB. Agora recomendo uso de memórias Corsair Mac Memory. Quais são homologadas pela Apple e podem obter 30% de performance em aplicações testadas Final Cut, Adobe Premiere, Photoshop e afins.

E quanto a GPU. Pode sim ser efeito upgrade com modelo modelos das linhas abaixo:

GTX 765M 2 GB (75W)
GTX 770M 3 GB (75W)
GTX 780M 4 GB (100W)
GTX 860M 4 GB (75W)
GTX 870M 3 GB (100W)
GTX 880M 4 GB (122W)
Quadro K1000M 2 GB (45W)
Quadro K1100M 2 GB (45W)
Quadro K2000M 2 GB (55W)
Quadro K2100M 2 GB (55W)
Quadro K3100M 4 GB (75W)
Quadro K4100M 4 GB (100W)
Quadro K5000M 4 GB (100W)
Quadro K5100M 8 GB (100W

Observado que há um processo a ser seguido na alteração do VBIOS da placa ser usada. Para pleno funcionamento da mesma e migrar ao Mojave ou Cataclisma ops Catalina.

Então recomendado levar para um técnico especializado para o procedimento.


Abraços!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/03/2021 at 01:16, FredFerrari disse:

Fala galera. Uma dúvida pertinente para quem, momentaneamente, não consegue fazer um upgrade de máquina, para uma mais atual. Ainda mais tendo como fator proibitivo os preços que essas máquinas custam aqui no BR.

Tenho um iMac Mid 2011 - 21,5" - praticamente todo original. Só dei upgrade nas memórias. Ainda não consegui deixar com 32 GB, mas está com 26 GB.

Vi muitos posts aqui do fórum e notei que muita gente manja bastante do que fazer para melhorar a máquina.

Sou designer gráfico (ou seja, não vai ser só para usar programas básicos) e como o dinheiro tá curto pra trocar de máquina, pensei em fazer um bom upgrade nessa minha, pra tentar ficar com ela por mais uns anos.

Sendo assim, vai a pergunta. Até onde essa máquina suporta um upgrade? O que é indicado fazer, para que ela aguente de boa sem arregar? Até onde posso ir?

 

Sei que para esses casos, obviamente o ideal é ir atrás de um bom técnico que faça. Mas é bom eu já ter informações pertinentes para já ir direto ao ponto quando for procurar o profissional.

 

Me deem uma luz, por favor.

Muitíssimo obrigado pela ajuda. Abraço a todos.

Amigo temos um tópico mais detalhado sobre o assunto

https://forum.macmagazine.com.br/topic/97722-imac-mid-2011-215-upgrades/

E esse gringo

https://forums.macrumors.com/threads/2011-imac-graphics-card-upgrade.1596614/

Editado por JvDaP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2021 at 12:45, Mayton R Machado disse:

Instalei agora o Catalina com o patch do Dosdude1

Eu também instalei o Catalina em meu iMac 27" 2011, pois queria utilizar o app de webcam da Logitech e alguns outros sem suporte ao High Sierra. Deu tudo certo, sendo um surpreendente upgrade. Usei pouco, mas no uso leve que faço, estava tudo okay. Não utilizo apps da Adobe. Quando concluí parecia que havia comprado um novo iMac 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Meu iMac 27" 2011, que já tinha passado por recall de GPU 6970M, voltou a apresentar as famosas listras rosas, indicativo de retorno do velho problema na placa de vídeo. @H4K0N3já estou com macOS Catalina nele. Será que se eu mandar instalar qualquer dessas GPUs que você indicou já seria automaticamente reconhecida pelo sistema? Tem alguma "plug and play", sem necessidade de instalar patch ou coisa similar? Pena que o aniversário do AliExpress já passou, mas já comecei a garimpar algo. Pelo o que li no fórum do MacRumors, parece que as da AMD apresentam melhor resultado em Metal que as da Nvidia, sendo estas segundas geralmente com preços mais elevados.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...