Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Caros colegas,

Devido a minha enorme indignação com o Banco do Brasil em seu atendimento de pessoa jurídica, devido a imensa dificuldade para acessar o gerenciador financeiro, pois todas as atualizações (sistema, Safari, Java) causam seu bloqueio, com necessidade de comparecimento até a agência para falar com o gerente e pedir a liberação do computador (ou ter dois computadores para um desbloquear o outro - o que eu considero ridículo, principalmente porque meu único computador é meu MacBook Pro), resolvi recriar um tópico que de tempos em tempos aparece aqui.

Peço a todos que relatem, se possível com imagens, o funcionamento do Home Banking de vocês. Começarei, ainda sem imagens, citando os bancos que eu utilizo, total ou parcialmente:

Sugiro o seguinte cabeçalho antes das descições, para mais fácil referência:

Banco: ????

Tipo: PF? PJ?

Sistema: Mac OS ? iOS? Android? Windows? Windows Phone?

Navegador que eu utilizo: Safari? Chrome? Firefox? IE? Edge?

Primeiro, o que mais tenho utilizado: HSBC

Banco: HSBC

Tipo: PF

Sistema: Mac OS X / iOS

Navegador que eu utilizo: Safari

O HSBC exige a utilização de Token para acessar minha conta. Além disso, ele solicita a instalação de um modo de segurança da Rapport, porém há algum tempo eu utilizo no dia-a-dia sem ter instalado este módulo. Basicamente, odeio qualquer presença de Java e considero menos seguro instalar esse módulo do que não utilizar ele. Pra mim, sempre parece um cavalo de tróia, pouco explicado sua praticidade, necessidade e no que ele irá me proteger.

 

De qualquer maneira, o uso do home banking é em conjunto com o aplicativo para iphone. Sempre que eu quero utilizar todos os recursos da conta (por exemplo, pagar o IPVA, que não consigo no aplicativo, ou cadastrar um novo contato para realizar transferências - sim, eu preciso cadastrar todas as contas para quais farei transferências, mesmo que seja evento único, e preciso esperar uma hora para poder realizar a transferência de fato), eu utilizo o aplicativo do HSBC para iPhone para gerar um Token que libera meu acesso no computador. Todas as movimentações serão feitas mediante liberação/geração deste Token. Não é o mais produtivo, porém resolve o problema.

Até o momento, não tive nenhum problema para utilizar. Nem mesmo o rapport é obrigatório, uso sem instalar (somente clico na opção continuar sem instalar módulo de segurança).

O aplicativo para iphone permite ver o saldo (mostrando inclusive movimentações mais antigas - um extrato de alguns dias), transferências (somente de pessoas/contas já cadastradas, não permitindo cadastrar novas contas) e pagamentos de contas. O leitor de código de barras não é tão eficiente quanto o do banco do brasil) detecta o tipo de conta (luz, telefone, etc). Ele normalmente já categoriza (tipo, luz ele coloca na categoria de gastos de casa, telefone, permitindo o controle financeiro). O aplicativo funciona pro básico e te permite utilizar totalmente o computador.

O aplicativo do iOS e o Home Banking não exigem agência/número da conta, eles pedem seu CPF. No iOS, isso fica salvo (parece bobagem, mas faz muita diferença). O aplicativo do iOS infelizmente não utiliza o touch id.

Algumas atualizações (troca de iPhone, troca de número, atualização do iOS) já me fizeram perder o acesso já liberado. Recentemente, atualizando o iOS (acho que desde o 8), não perdi este acesso. De qualquer maneira, a liberação é feita com o cartão de débito da conta, no caixa eletrônico.

O aplicativo utiliza uma senha para a internet (que gera o token e permite o acesso no iOS), alfanumérica de 6 dígitos, além da senha de 4 dígitos númericos do cartão de débito (que você não utiliza para home banking/internet).

 

(em breve, atualizações com fotos)

 

Banco: Itaú

Tipo: PF

Sistema: Mac OS X / iOS

Navegador que eu utilizo: Safari

Minha experiência com o Itaú foi muito mais intensa em 2010 e 2011, caindo muito em 2012. Hoje, só utilizo por causa dos cartões de crédito.

O aplicativo do iOS guarda as informações da conta. Basta digitar a primeira vez conta e agência e depois marcar para salvar a info. Depois é só digitar a senha. Não oferece autenticação pelo Touch ID.

O aplicativo do iOS parece oferecer muitos recursos / funções financeiras, porém como não utilizo, não posso confirmar. Eu normalmente acesso o cartão de crédito, fatura, próxima fatura, fatura anterior, boleto para pagamento.

Faço a mesma coisa pelo Safari. A senha solicitada pelo site é a mesma do aplicativo, númerica de 8 digitos. A diferença é que no Safari existe um teclado que tem dois números para você digitar. A senha do cartão de 4 digitos não é utilizada (pelo menos, no que eu faço, que é ver fatura do cartão e os boletos pra pagar).

 

 

Em breve, além de imagens, vou colocar alguns outros bancos.

 

Quem já utiliza Nubank, outros bancos, por favor, coloquem suas experiências.

 

Sobre o banco do brasil, irei fazer um post bem longo e detalhado, explicando minha relação de amor e ódio com eles.

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

  • 2 semanas depois...
Postado

Banco: BB

Tipo: PF e PJ

Sistema: Mac OS e iOS

Navegador que eu utilizo: FF

 

No iOS, nada a reclamar. O que preciso fazer (pagamento de contas, transferências simples) eu faço. Na minha conta de Pessoa Física, a conta de Pessoa Jurídica eu NUNCA consegui acessar pelo aplicativo pra iOS do BB.

 

No OSX, só uso a conta de PJ. Sempre foi UM SACO acessar. Hoje consigo com o Java atualizado, o token conectado na porta USB e somente pelo Firefox. E no El Capitan só consigo instalar com a proteção do sistema desativada (SIP).

https://support.apple.com/en-us/HT204899

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...