Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação: mais RAM ou melhor Processador


Posts Recomendados

Pessoal, estou pesquisando um novo iMacs pra comprar e surgiu uma dúvida: se tiver que escolher (por causa da verba $$$), o que vale mais investir em um equipamento com mais RAM ou com processador melhor?

Exemplo: se tiver que escolher entre um iMac ou Macbook qual configuração tem melhor custo x benefício

i5 dual-core / 16Gb Ram ou

i5 quad-core / 8Gb

 

No meu caso procuro por iMac pra uso profissional... já tenho um imac modelo 2010 e quero trocar por um modelo mais novo

obs: trabalho com design gráfico, web, animações Flash... basicamente uso pacote Adobe + Office

 

agradeço quem puder me ajudar na decisão

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do que você está falando! Macbook Pro 13 Dual-Core i5 2,6 16GB vs iMac i5 2,7GHz Quad-Core 8GB ou iMac 27 i5 3,4 Quad 8GB 1TB PCle com Placa de vídeo Top vs Macbook Pro 13 Dual Core i7 3,0 16GB... São dois mundos diferentes! Mas, acho que não foi isso que você quis perguntar... Me confundi por você colocar "entre iMac ou Macbook"... Mas acredito que seja mais vantajoso o upgrade de processador! Pois pense, uma memória de 8GB 1600mhz soldada na placa acompanhado de SSD PCle... já está muito bom... mas um i5 Dual-Core é meio fraco... já um Quad.. Ou seja, o Macbook Pro 15 mais básico ou um iMac Quad-Core já está muito bom, e melhor que um Pro 13 16GB (Único Dual com 16GB é o Pro 13)!

Editado por iMarco A.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do que você está falando! Macbook Pro 13 Dual-Core i5 2,6 16GB vs iMac i5 2,7GHz Quad-Core 8GB ou iMac 27 i5 3,4 Quad 8GB 1TB PCle com Placa de vídeo Top vs Macbook Pro 13 Dual Core i7 3,0 16GB... São dois mundos diferentes! Mas, acho que não foi isso que você quis perguntar... Me confundi por você colocar "entre iMac ou Macbook"... Mas acredito que seja mais vantajoso o upgrade de processador! Pois pense, uma memória de 8GB 1600mhz soldada na placa acompanhado de SSD PCle... já está muito bom... mas um i5 Dual-Core é meio fraco... já um Quad.. Ou seja, o Macbook Pro 15 mais básico ou um iMac Quad-Core já está muito bom, e melhor que um Pro 13 16GB (Único Dual com 16GB é o Pro 13)!

 

Marco, obrigado pelo parecer... minha intenção é comparar iMacs, já que estou pesquisando pra compra um mais novo.

Quis ampliar a questão pra outros equipamentos, mas claro colocando em paralelo equipamentos da mesma linha: imac x imac, macbook x macbook...

 

Mais especificamente, minha dúvida surgiu ao ver esses 2 modelos à venda (o primeiro é dual-core e o segundo é quad-core):

iMac 21.5" (MF883) / i5 1.4 / 8GB / 500GB
iMac 21.5" (ME086) / i5 2.7 / 8GB / 1TB
 
Aproveitando a questão, sabe o que siginifica o "Turbo Boost de até 3,2GHz"?
Editado por The Bzman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença dos dois aparelhos são enormes! O primeiro é um Mac Mini mais básico!(pior que o Air mais básico, pois utiliza HD 5400rpm que é muito ruim) e o segundo é quase um Macbook Pro 15!!!! Enquato um leva o pior processador dos macs atualmente (Haswell 1,4GHz Dual-Core) o outro leva um bom Quad-Core(2,7GHz sendo melhor que o Pro 15 básico), enquanto um tem a praca Iris Pro que é a melhor dentre os Macbooks por exemplo, o outro leva a Intel 5000 que é a que o Air usa, e o Armazenamento é 500GB SATA 5400rpm contra 1TB Fusion Drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei info sobre o Turbo Boost no site da Apple... 

 

Turbo Boost 2.0
Se você estiver usando um aplicativo que exige muito do processador, ou que se beneficia com mais potência, como o Aperture ou o Final Cut Pro, a tecnologia Turbo Boost 2.0 aumenta automaticamente a velocidade dos núcleos ativos. Assim o Core i7, por exemplo, pode chegar a até 3,9GHz. Como essa mudança de frequência ocorre aos poucos, a tecnologia Turbo Boost permite que o processador gerencie o desempenho sem prejudicar a eficiência. Tudo isso acontece nos bastidores, sem atrapalhar, e deixando o seu trabalho muito mais rápido.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, é uma questão realmente complicada de responder. Um processador mais rápido vai te permitir executar as tarefas em menos tempo. Mais memória RAM vai te permitir ter mais programas carregados nela, diminuindo a quantidade de acessos ao disco, seja nas tarefas de abrir e fechar programas ou por paginação de memória.

 

Portanto eu acredito que o que vale nesse caso é o balanço ideal. Um processador muito rápido com pouca RAM ficará ocioso durante vários intervalos de tempo porque várias das tarefas executadas serão transferência de dados entre disco e RAM que pouco exigem da CPU. Já um sistema com muita RAM mas um processador lento demorará para trabalhar os dados que você tem carregados nessa memória.

 

Como você citou que vai trabalhar com design gráfico, animações e Flash usando aplicativos da suite Adobe, sugiro pelo menos 8 GB de RAM, partindo para 16 GB visando uma maior vida útil da máquina. Caso você opte por um notebook uma tela Retina cairia bem. Se o iMac for a opção, a tela já é bastante boa, mas sem a resposta ideal do espectro de cores Adobe RGB. Porém se partir para um Mac mini, sugiro adquirir um monitor com aptidão para edição de imagens que responda pelo menos 99% do espectro de cores Adobe RGB. Acho que no seu caso uma máquina com GPU dedicada faria mais sentido do que uma CPU ultra-mega-hiper potente. A GPU dedicada faria o trabalho de renderização em tempo real de forma muito mais eficiente do que a CPU, já que é um chip especializado para trabalhos gráficos. Recomendaria ainda usar uma GPU com suporte ao CUDA, que é uma tecnologia da nVidia que a Adobe suporta na sua suíte de aplicativos e acelera muito o trabalho usando a GPU para processar elementos gráficos. Bastaria baixar e instalar o driver CUDA no site da nVidia uma vez que o OS X não traz suporte nativo para esse recurso e usar a versão CS 6 do Creative Suíte ou Creative Cloud.

 

O Turbo Boost é o nome comercial bonito para overclock de fábrica. Quando a CPU está próximo de 100% da sua capacidade é disparada uma flag na CPU para aumentar a frequência de seus núcleos. Quando você lê que uma CPU tem Turbo Boost até 4 GHz isso quer dizer que o clock original dela é superado até esse limite para executar essa tarefa, porém com maior dissipação de potência em forma de calor - portanto o sistema de refrigeração deve suportar esse aumento repentino de temperatura - e aumentando o consumo de energia. Dada a característica do Turbo Boost, a CPU só permanece nesse estado durante um determinado intervalo de tempo, retornando para o clock original passado esse período, evitando atingir o estresse final que poderia resultar na queima do chip.

 

Infelizmente as máquinas com as características que citei tendem a ser as mais caras. Posso afirmar com propriedade que é um investimento que vale muito porque eu uso atualmente um sistema que atende esses requisitos e diminuí o tempo de render dos meus projetos em mais de 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.




  • Conteúdo Similar

    • Por Mary Staub
      iMac 21.5 (late 2013)
      Processador 2,7 GHz Intel Core i5 Quad Core
      Mémoria 8GB
      Acompanha caixa
      Mouse funcionando perfeitamente, porém um pouco desgastado nas laterais (foto anexa).
      Mouse e teclado funcionam com pilha.
       
      Valor: R$4.600
       
      Entrego em mãos em São Paulo.
       
      WhatsApp: 11 97595-0015.
       
       








    • Por Ian
      Fala pessoal! 
      Essa semana pensei seriamente em tentar colocar o Big Sur no meu Mac, MacBook Air mid 2012 13 polegadas. Tentei tentei e não consegui, desencanei e desisti. Pensei no risco e caso depois eu fizesse m… e meu Mac nao ligasse mais devido a uma tentativa mal sucedida eu não me perdoaria.  
      Enfim, acontece que  ao deu certo e após isso eu formatei meu laptop todo. Do zero. E, agora com calma observei que a bateria que estava EM MANUTENÇÃO, agora não aparece mais aquele warning, consta como status: Normal. 
      Só pra já poupar algumas questões;
      1- Sim, estou com a última versão do catalina, tanto agora quanto antes de ter formatado. Já era o última versão. 
      2- A bateria está com 400 ciclos, no status de info da bateria consta capacidade máximo em torno de 3800 mAh.
      E aí, já aconteceu isso com vocês? Após a formatação ele “corrigir” a informação da bateria ? 
      Outra coisa… esse lance do Big Sur ou “Bug” Sur em máquinas não suportadas,  vale a pena mesmo? Tipo, desisti porque o meu Catalina supre minhas necessidades numa boa, e como o próprio fabricante não disponibilizou o Sur para minha máquina, penso que eu ficaria indignado caso tentasse burlar isso e colocasse tudo a perder… já vi vários reportes de uma galera que teve problemas.
      Me ajudem aí! 
      forte abs! 
    • Por augustorosasco
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2011278952-macbook-pro-13-128gb-8gb-27ghz-early-2015-a1502-_JM
      Apple Macbook Pro Retina 13 I5 2.7ghz 8gb 128gb.
      Acompanha dois carregadores, dentre eles o original. 
      Atualizado na última versão do sistema operacional (MacOS Big Sur).
      Em ótimo estado de funcionamento.
      Marcas de uso (um risco na traseira, marquinha leve na borda inferior e dois pés de apoio trocados, vide fotos)  
      Tela em perfeito estado. 
      Som um pouco estourado (Problema comum com MacBooks desse modelo, porém nunca atrapalhou pois sempre usei com fones)
      Bateria com 794 Ciclos 
      Não aceito trocas.
      Despacho para todo Brasil, entrega em mãos na região da Av Paulista.
    • Por Johann Roos
      Gostaria de saber se alguém pode me indicar alguma assistência técnica confiável em São Paulo que realize reparos na placa lógica do Macbook Air modelo A1466 e que não cobre um absurdo.
      Moro no interior de SP e não tem muitas pessoas que mexem em mexam em Macbooks, e os que tem cobram muito caro, autorizada então, nem se fala.
      O Macbook parou de ligar de repente uns meses atrás, tentei de tudo que da pra tentar em casa, reset de smc, nvram, pram, abri para desconectar e reconectar a bateria e nada funcionou.
      Ele ficou guardado mais de um mês na gaveta e um dia por brincadeira tentei ligar ele e ele ligou, voltou a funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido, isso durou uns 2 meses até dar o mesmo problema de novo. 
      Não dá sinal nenhum de vida a não ser a luz do conector magsafe que acende quando é conectado, verde e depois laranja. 
      Levei em uma assistência aqui falaram que é problema na placa e que da pra fazer o reparo, mas querem cobrar praticamente o valor do próprio macbook. 
    • Por Diego Ferraz Monteiro
      Apple Laptop MacBook Air MMGF2LL/A 
      Intel Core i5 
      8 GB LPDDR3 Memory 
      128 GB PCIe-Based Flash Storage 
      Intel HD Graphics 6000 13.3" 
      (Early 2015)
      Preço: 4.200,00
      Dispositivo impecável e de uso pessoal.
      Completo com cabos e carregador original
      Sem batidas
      Bateria em torno de 154 ciclos.
      Apenas venda.
      ATENÇÃO: SÓ REALIZO A VENDA COM ENVIO POR SEDEX! 
      POR MOTIVO DE SEGURANÇA E FRAGILIDADE DO PRODUTO.
      Obrigado
      link Mercadolivre : 
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2014406430-apple-laptop-macbook-air-mmgf2ll-intel-core-i5-8-gb-128-gb-_JM
       





    • Por Carlos_Alberto
      Oi pessoal, de novo aqui para bater papo e trocar ideias com vocês.
      Tenho o Mac Pro acima (late 2013), do qual sou fã.
      Já fiz uma série de upgrades nele, de memória para 64 gb, de ssd colocando um AuraPro de 1tb e, o mais recente de processador: coloquei um Intel Xeon E5 12-Core de 2,7 Ghz.
      Confesso que vi tantas advertências de que era difícil trocar o processador e deveria procurar um especialista que fiquei com receio, mas achei bem simples.

      Agora, estou com um "problema" adquiri um monitor Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 49" DQHD, 240Hz, 1mshz, e minhas placas de vídeo do Mac Pro não suportaram a resolução do monitor (5.120 x 1.440), mas a resolução máxima que consegui chegar  3840x1080 por cabo HDMI, proporcionou um tamanho de tela muito agradável para minha visão.
      Via cabo Display Port, que achei seria melhor, a resolução fica bem pior. 
      Jamais me passou pela cabeça quando adquiri o monitor, que o Mac Pro poderia não suportar a sua resolução.
      Mas, desde que coloquei esse monitor, tenho ouvido quando ligo o Mac Pro a ventoinha trabalhar (antes só em videoconferências pesadas). Agora vira e mexe, ela dá uma ligadinha e pára.
      Pois bem, gostaria de atualizar as placas de vídeo.
      Mas, o que vi em pesquisas da internet são proibitivos, pois caso adquirisse placas de vídeo (no Mac Pro são duas) da sua versão topo de linha dele, já fora de linha, sairia tão caro que acredito daria para comprar um Mac Pro atual. Isso comprando placas usadas, novas nem se encontra.
      Alguém que tenha o Mac Pro, encontrou solução para isso? Alguma placa atual serve nele para upgrade?
      Não é uma necessidade premente, pois funciona muito bem, mas nós maníacos por informática, sabemos a incomoda sensação de não poder usufruir o máximo do monitor e ouvir a ventoinha ligar de tempos em tempos, por conta da nova exigência extra do meu ótimo Mac Pro.
      Vi até caixas externas para placa de vídeo da Razer, mas pelo que li, minhas portas Thunderbolt não correspondem as exigências e correria o risco de gastar muito e não resolver nada. 
      Quem puder sugerir soluções, agradeço.
    • Por Patchlord
      Meu iMac passou desta para melhor, então estou vendendo as partes.
      Frete por conta do comprador, mas pode haver retirada em mãos pra quem mora no Rio de Janeiro.
      Vidro frontal: R$ 550,00 Display (1920x1080): R$ 1.200,00 Gabinete (só a carcaça): R$ 150,00 Tenho as outras peças e placas também, se houver interesse.





    • Por petreche
      Olá, pessoal!
      Estou vendendo um MacBook Pro - modelo Early 2015, Core i5 2,7 gHz, 8 gB RAM, 256 gB SSD.
      Acompanha caixa e todos os acessórios originais.
      Foram realizados os recalls de tela (delaminação) e bateria (top case) em assistência autorizada Apple.
      Bateria com apenas 65 ciclos!
      Estou em Londrina/PR
      segue link do anúncio no Mercado Livre:
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2004933629-macbook-pro-i5-27ghz-8gb-1867mhzssd-256gb-mod-a15022015-_JM

      Caso queiram mais fotos é só avisar.
      Grande abraço!
    • Por Leonardo Bandeira
      Olá a todos!
      Venho ofertar meu MacBook em com nada de marca de uso, trata-se de um:
      MacBook Air 2019 com 256gb de SSD em perfeito estado;
      Tela Retina de 13,3 polegadas retroiluminada por LED, com tecnologia IPS;
      Resolução nativa de 2560 x 1600; 
      8gb de memória Ram.  
      Sem marcas de uso, pouco mais de 1 ano de uso, acompanha capinha e carregador original de 30w e cabo, já vai formatado com o sistema operacional MacOS Big Sur.
      Segue link no Mercado Livre:
      https://www.mercadolivre.com.br/publicaciones/MLB2004868498/modificar/170015800-update-585214baae03/detail
       
      Avalio trocas em iPhones da linha 12.
    • Por mrcush
      ** Apenas venda. 
      Extremamente conservado. Sem riscos, detalhes ou qualquer tipo de avaria. Monitor sem dead pixels ou manchas.
      Modelo 2017, comprado em 2018
      Processador Intel Core i7 4.2GHz
      Memória 24 GB
      Placa de Vídeo Radeon Pro 575 4 GB
      Monitor 5k de 27 polegadas
      SSD 250 GB
      Magic Keyboard (Original - recarregável)
      Magic Trackpad (Original - recarregável)
      Sem caixa.
      14,900
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      52,9k
    • Total de Posts
      441,9k
×
×
  • Criar Novo...