Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook, revenda e longevidade: 38 GB de Ram ou 1 TB SSD?


Renan Mota

Posts Recomendados

Estou programando realizar um upgrade do MacBook Air M1 (modelo base)  para o modelo M3 Pro. Então, revisando o orçamento que estou disposto a utilizar no upgrade, acabei me deparando com o seguinte questionamento:

Considerando longevidade e uma possível revenda, caso queira atualizar daqui com alguns anos para um modelo mais recente, qual escolha seria melhor: 

1) MacBook Pro M3-Pro, 14", 36 GB de ram, 512 GB SSD; ou

2) MacBook Pro M3-Pro, 14", 18 GB de ram, 1 TB SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mateus1320 disse:

O modelo com 36 GB de RAM com toda a certeza!
Armazenamento você consegue comprar separado e usar cases externos. RAM já vem soldada e não há como fazer upgrades.

Ia dizer o mesmo.

Com menos de R$500 eu montei um SSD externo de 1Tb.

Além disso, cada dia mais o acesso a nuvem é fácil e rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 MacBook Pro M3-Pro, 14", 36 GB de ram, 512 GB SSD; com toda ctz!

Ainda existe um adaptador que você pode colocar um microSD dentro da baia do Macbook que fica invisível. Eu uso no meu um cartão de 256Gb que não é rápido como o SSD, mas serve para guardar tralha, por exemplo, e funciona bem.

Olha ai como fica o "mais informações" dele:

image.png

Segue link do Aliexpress - MODELO 420A(X) onde X é a letra da cor: G = Space Grey, S = Silver e B = Space Black: https://pt.aliexpress.com/item/1005003724571244.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.121.61e6caa4Yszt8j&gatewayAdapt=glo2bra

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ricardo Rauber disse:

Olá! Eu estava com uma dúvida parecida e acabei optando pelo MacBook Pro M3, 14", 24 gb de memória e 1 tb de SSD.

Obrigado. Li todo o tópico e achei bem interessante. Fez eu refleti bastante sobre minha escolha.

13 horas atrás, Mateus1320 disse:

O modelo com 36 GB de RAM com toda a certeza!
Armazenamento você consegue comprar separado e usar cases externos. RAM já vem soldada e não há como fazer upgrades.

Sim. É verdade.

11 horas atrás, matheusconst disse:

Com menos de R$500 eu montei um SSD externo de 1Tb.

Além disso, cada dia mais o acesso a nuvem é fácil e rápido

Para o meu uso, fica tudo na nuvem, Além disso, eu tenho o hábito de fazer uma limpeza nos meus arquivos eventualmente.

9 horas atrás, Sichieri disse:

MacBook Pro M3-Pro, 14", 36 GB de ram, 512 GB SSD; com toda ctz!

Ainda existe um adaptador que você pode colocar um microSD dentro da baia do Macbook que fica invisível. Eu uso no meu um cartão de 256Gb que não é rápido como o SSD, mas serve para guardar tralha, por exemplo, e funciona bem.

Muito obrigado pelo link compartilhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu priorizaria mais memória e iria em 36GB com certeza... hj eu tenho um com 16GB e estou sofrendo de falta de memória constantemente... infelizmente, um equipamento com nome PRO deveria ter memória de sobra, mas também infelizmente, muitos users que deveriam cobrar isso da Apple, enchem a boca pra defender ainda, dizendo que 8GB são suficientes para o macOS... ora, só é suficiente pra quem usa Mac pra brincar, ou para quem acha que usar e-mail, navegar e responder mensagens é trabalhar...

19 horas atrás, Sichieri disse:

 MacBook Pro M3-Pro, 14", 36 GB de ram, 512 GB SSD; com toda ctz!

Ainda existe um adaptador que você pode colocar um microSD dentro da baia do Macbook que fica invisível. Eu uso no meu um cartão de 256Gb que não é rápido como o SSD, mas serve para guardar tralha, por exemplo, e funciona bem.

Olha ai como fica o "mais informações" dele:

image.png

Segue link do Aliexpress - MODELO 420A(X) onde X é a letra da cor: G = Space Grey, S = Silver e B = Space Black: https://pt.aliexpress.com/item/1005003724571244.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.121.61e6caa4Yszt8j&gatewayAdapt=glo2bra

 

 

31/12/1969?

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Eu priorizaria mais memória e iria em 36GB com certeza... hj eu tenho um com 16GB e estou sofrendo de falta de memória constantemente...

Eu até acredito que para meu uso habitual, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD supriria por uns 4-5 anos sem grandes problemas (tempo que eu pretendo ficar com a máquina antes de trocar). Mesmo com os 8 GB do Air, a maior parte do tempo não tenho problema. Mas ocasionalmente dá para perceber uma lentidão, algo que não incomodaria a maioria das pessoas. Só que fico pensando: já que posso trocar, por que não pegar um modelo com mais memória para poder revender melhor?

Editado por Renan Mota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2024 at 09:12, Anderson Siqueira disse:

31/12/1969?

Na verdade 01/01/1970 ajustado ao nosso fuso (-3). Sistemas unix contam a data em segundos a partir dessa data (tem um artigo chamado Era Unix na Wikipedia). Algum erro na hora de formatar fez o macOS definir a hora da formação no timestamp default. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 2 são importantes pra longevidade, me desfiz de um MacMini de 2018 ano passado com 32GB de ram porque só tinha 128GB de armazenamento. Na época em que comprei já era pouco, mas me atendia super bem, depois de um tempo não cabia mais nada, mesmo usando tudo em nuvem. No entanto, olhando hoje, não me parece que 512GB de armazenamento se tornará defasado nos próximos 5 ou 10 anos, e mesmo já tendo sofrido com falta de armazenamento, apostaria no upgrade de ram sem pensar 2 vezes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais RAM sem a menor dúvidas. 
Armazenamento vc consegue dar um jeito, até usando o leitor de cartão SD com um adaptador. Não vai ser muito veloz, mas vai dar conta do recado de vc colocar arquivos menos usados. 
Já RAM não há o que fazer se faltar. É uma vergonha a Apple ainda ter Macs com parcos 8GB a venda ainda. 
A Microsoft / Intel agora na 14 geração já colocaram o mínimo como 16GB. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...