Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

M1 ainda vale a pena?


Posts Recomendados

Olá, bom dia!

Gostaria que alguém me desse uma luz por favor. Ainda compensa eu comprar um Mac com Chip M1? A pergunta é pois sei que se eu comprar um notebook com Windows (Uso comum, escritório) terei fácil 10 anos de atualização do Windows 11. Sei que o Mac m1 é de 2020, quantos anos leva para uma maquina dessa ficar obsoleta?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao tenho certeza, mas acho que ainda nao ha definiçao com relacao ao tempo de atualizaçao que os chips da Apple vao receber atualizaçao. mas no meu caso, por exemplo, tenho um MBA 2015, com chip intel, claro, e desde macOS 13 Ventura nao recebe mais atualizaçao, ou seja, uma media de 7 anos de atualizaçao (novamente, utilizando a referencia dos chips Intel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito pelo Oto a média atual é de 7 anos de atualização de sistema e mais 3 anos de atualizações de segurança, se a Apple manter essa regra o Air M1 terá atualizações até 2030.

Como mudaram a arquitetura para ARM e um processador proprietário, pode ser que mudem essas regras e deem suporte por mais tempo.

Vale lembrar que parar de receber atualizações não implica em aplicativos de terceiros, muitos apps hoje ainda dão suporte ao macOS Big Sur ou até mesmo o Catalina (2019) por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2024 at 16:42, Mateus1320 disse:

Como dito pelo Oto a média atual é de 7 anos de atualização de sistema e mais 3 anos de atualizações de segurança, se a Apple manter essa regra o Air M1 terá atualizações até 2030.

Como mudaram a arquitetura para ARM e um processador proprietário, pode ser que mudem essas regras e deem suporte por mais tempo.

Vale lembrar que parar de receber atualizações não implica em aplicativos de terceiros, muitos apps hoje ainda dão suporte ao macOS Big Sur ou até mesmo o Catalina (2019) por exemplo.

Inspirador vc dizer isso, meu está zero km, bateria em 96, muito bem cuidado, pensei em trocar, mas quer saber?! acho que vou ficar com ele mais uma temporada rs

Em 23/01/2024 at 10:47, Everton Morais disse:

Olá, bom dia!

Gostaria que alguém me desse uma luz por favor. Ainda compensa eu comprar um Mac com Chip M1? A pergunta é pois sei que se eu comprar um notebook com Windows (Uso comum, escritório) terei fácil 10 anos de atualização do Windows 11. Sei que o Mac m1 é de 2020, quantos anos leva para uma maquina dessa ficar obsoleta?

 

A máquina está top demais ainda, vai demorar ficar "lerdo"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para M1 ainda vale a pena?

Vale com toda certeza! Ainda hoje não tenho problemas de travamento nem nada com o q uso, só tenho reparado cada vez mais o uso de swap para um mesmo serviço, nada muito absurdo mas onde antigamente eu ficava bem abaixo de 1GB... agora constantemente estou com pouco mais de 2GB... então se vc puder encontrar um M1 com 16GB de ram vc vai ter máquina pra muito tempo! Mais fácil o SSD acabar a vida do q outra coisa hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 23/01/2024 at 10:47, Everton Morais disse:

Olá, bom dia!

Gostaria que alguém me desse uma luz por favor. Ainda compensa eu comprar um Mac com Chip M1? A pergunta é pois sei que se eu comprar um notebook com Windows (Uso comum, escritório) terei fácil 10 anos de atualização do Windows 11. Sei que o Mac m1 é de 2020, quantos anos leva para uma maquina dessa ficar obsoleta?

 

Eu tenho um MacBookAir M1 com 1tb e 16gb de RAM e um MacMini na mesma configuração, estou muito satisfeito com ambos.
Estive no exterior recentemente e me senti tentado a trazer um MacStudio para substituir o MacMini, mas acabei desistindo, pois os que tenho estão me servindo muito bem.
Substiui meu MacPro (Cilindro), pelo MacMini M1 e é estupendamente mais rápido que ele que contava com 64 de RAM.
Acho que dependendo do que use, não vai sentir muita diferença do M1 (bom demais).
Mas, lógico, só deveria de deixar de comprar o mais moderno se a compensação financeira de pegar um modelo mais antigo for muito boa.
Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo me incuti na cabeça o objetivo de não fugir da linha Air e MacMini nas trocas e só trocar quando realmente haja mudança perceptível na utilização diária (poucos segundos em aplicações que não utilizo não justificam a substituição).

Isso porque a tecnologia avança muito rápido e a compra de máquinas muito caras como meu anterior MacPro (que ainda tenho - Nunca me desfaço de meus Macs quando troco, mantenho todos em coleção), não compensa.
Daí ficamos muito tempo com uma máquina cara, já obsoleta por uma bem mais barata e que vai proporcionar muito mais prazer na utilização.
Claro que, a não ser que o trabalho desenvolvido com ela necessite esse investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2024 at 10:47, Everton Morais disse:

Olá, bom dia!

Gostaria que alguém me desse uma luz por favor. Ainda compensa eu comprar um Mac com Chip M1? A pergunta é pois sei que se eu comprar um notebook com Windows (Uso comum, escritório) terei fácil 10 anos de atualização do Windows 11. Sei que o Mac m1 é de 2020, quantos anos leva para uma maquina dessa ficar obsoleta?

 

Vá de boa @Everton Morais, hoje vc encontra ótimas ofertas, a única recomendação é pegar um com 16Gb de RAM e o maior armazenamento que puder.

Tenho um MBPro M1 16Gb 1Tb desde jun/2021, tá voando baixo. Uso diário com rotinas administrativas (Mail, Lembretes, Safari, pacote office, PDF Expert, MS Teams e OneDrive via Finder. Todos 100% do tempo abertos).

Por um tempo eu usei o Kaspersky, mas esse deixava o MBPro bem "quentinho" (90ºC constantemente), hoje não uso mais e a máquina raramente passa dos 70ºC.

Único software adicional que uso e recomento é o CleanMyMac X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Vendo aqui algumas   resposta de vcs , ainda compensa compra o M1 , gostaria mesmo para editar fotos no photoshop e no ligthroom  pois sou fotografo ....e de vez enquando unns video curtos resumo de festas de aniversario que eu fotografo  e ainda edito no filmora  posi eu tenho ele comprado para vitalicio .... mas uma coisa quero saber .... é melhor eu compra um de 16 gigas de ram ou eu me preocupar com a memoria eu vi um de 512  com o mesmo valor em um de 16 de ram  com 256 de memoria.... e aia atulização  pega na memoria neh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Alex Vicente disse:

Vendo aqui algumas   resposta de vcs , ainda compensa compra o M1 , gostaria mesmo para editar fotos no photoshop e no ligthroom  pois sou fotografo ....e de vez enquando unns video curtos resumo de festas de aniversario que eu fotografo  e ainda edito no filmora  posi eu tenho ele comprado para vitalicio .... mas uma coisa quero saber .... é melhor eu compra um de 16 gigas de ram ou eu me preocupar com a memoria eu vi um de 512  com o mesmo valor em um de 16 de ram  com 256 de memoria.... e aia atulização  pega na memoria neh?

Acho difícil encontrar um 16Gb/256Gb, normalmente são 16/512. Mas, o armazenamento limitado é mais fácil de contornar. Vc consegue comprar ssds externos e deixar o armazenamento interno apenas pra instalação de programas. A ram não tem como fugir. Quanto mais ram melhor, armazenamento dá pra resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...