Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro M3 Pro vs MacBook Air M2 - Qual comprar?


Ricardo Rauber

Posts Recomendados

Prezados!

Gostaria da opinião de vocês sobre uma decisão que preciso fazer nos próximos dias. Eis a questão:

1. Tenho um MacBook Air M1 com 8gb de memória e 256gb de SSD.

2. Meu uso é predominantemente básico, ou seja, focado em pacote Office, e-mail (Outlook) e navegação web. Cerca de 1x por semana, em média, utilizo programas para análises estatísticas que rodam somente em Windows e, por isso, rodo o Windows 11 no Parallels.

3. Com o uso descrito acima, o Air tem dado conta, mas a pressão na memória está sempre acima de 50%, ele usa swap com o SSD na casa de 1 a 2 gb e o Parallels roda com memória limitada a 3 gb, o que significa que não é um trabalho fluído no Windows. O uso da CPU dificilmente passa de 50% e, em média, fica na casa dos 15%.

4. Só tenho este Mac e uso ele para trabalho. Costumo repetir muito um ditado que diz que "quem tem 1, não tem nenhum" e, pensando nisso, vou comprar mais um MacBook. Ou seja, ficarei com ambos e a esposa vai utilizar o Air M1.

5. Meu trabalho envolve viagens (70% do tempo estou fora de casa) e utilizo o Mac também para fazer apresentação de palestras e treinamentos (preparar as apresentações e rodar as apresentações em projetores ou TV's). Quando estou no escritório utilizo um monitor LG de 34" ultrawide.

 

Diante do cenário acima, está claro para mim que CPU não é problema e preciso focar em memória. No final do mês estou indo a trabalho para os EUA e pretendo comprar um MacBook lá e com isto em vista, tenho me detido em avaliar duas possibilidades:

Possibilidade 1: MacBook Air M2 13'' com 24 gb de memória e 512 gb de SSD, por USD 1.799,00.

Possibilidade 2: MacBook Pro M3 Pro 14'' (base) com 18 gb de memória e 512 de SSD, por USD 1.999,00

Os preços são da Apple Store. Considerei a possibilidade de algum MacBook Pro refurbished M1 Max ou M2 Pro da própria Apple Store, mas não achei os valores atrativos. Também busquei em outras lojas/marketplaces (B&H, Amazon, etc) por alguma promoção, mas não encontrei nada atrativo também. Assim, vou focar na loja oficial mesmo.

O que vocês fariam?

Me parece um tanto claro que vale à pena investir USD 200,00 a mais para pegar o modelo Pro por conta de melhor tela, som e porta HDMI (me ajuda com as apresentações). A questão é se sentirei falta dos 6gb a menos de memória. Se sim, vale um "downgrade" para o Air M2 e economizar USD 200,00, ou vale mais investir outros USD 400,00 e pegar 36 gb de memória no M3 Pro? Estes 18 gb a mais valem este preço?

Não estou dizendo que o orçamento não é problema, mas considerando que pretendo utilizar este MacBook pelos próximos 7 a 10 anos, o que valeria mais a pena?

Desculpem o textão, mas lendo outros posts no fórum, tentei "jogar" o máximo de informação possível aqui.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc não é um usuário “pro”, mas quer comprar o “pro”. Isso é um fato.

Eu sei como é, pq eu não gosto de comprar só o que me serve, se eu posso ter o melhor, mesmo que não use. 
No fundo vc quer so um incentivo para ir no pro, e eu digo: vai fundo. 
Eu troquei a linha air pela pro e não senti falta de nada. Ele é compacto tbm (o de 14), vc consegue levar p todo lugar e vc ganha desempenho e conexões. 
 

Eu pegaria o pro de “entrada” (o M3-Pro de verdade, que começa com 18gb de ram). Ele tá com uma bateria espetacular, nível do air 2, e com desempenho superior, óbvio. Não acho que precise ir aos 36gb não, mas se o bolso der conta, ram nunca é demais. 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Vc não é um usuário “pro”, mas quer comprar o “pro”. Isso é um fato.

Bingo!!! kkkkkk

 

Sei que muita coisa relacionada à compra de produtos da maçã envolve emoção (experiência própria...) e estou tentando racionalizar um pouco neste caso. Estou achando caro o M3 Pro com 36 gb.  Meu primeiro impulso pelo Pro foi pela nova cor Preto Espacial, mas depois de assistir a alguns reviews, me parece que não é uma boa escolha no longo prazo pois evidencia muito eventuais batidas e riscos na carcaça, o que não é problema no meu Cinza Espacial atual.

Avaliando um pouco sobre o que escrevi no post, percebi que tem uma opção que eu não havia explorado e que pode ser a resposta para minhas dúvidas: MacBook Pro M3 (base) de 14" com 24 gb de memória e 512 gb de SSD pelos mesmos USD 1.999,00 do M3 Pro com 18 gb e 512 gb de SSD. Seria basicamente um híbrido com as vantagens de ambos os modelos que estou olhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Ricardo Rauber disse:

Diante do cenário acima, está claro para mim que CPU não é problema e preciso focar em memória. No final do mês estou indo a trabalho para os EUA e pretendo comprar um MacBook lá e com isto em vista, tenho me detido em avaliar duas possibilidades:

Possibilidade 1: MacBook Air M2 13'' com 24 gb de memória e 512 gb de SSD, por USD 1.799,00.

Possibilidade 2: MacBook Pro M3 Pro 14'' (base) com 18 gb de memória e 512 de SSD, por USD 1.999,00

Boa tarde, Amigo.

O upgrade para um modelo Pro 14 é bem legal. Eu também saí de um Air M1. A diferença de tamanho da tela embora pequena faz bastante diferença na prática. Sinto que ganhei o espaço que faltava para o uso com ferramentas de Desenvolvimento de Software. E eu já achava a tela do Air M1 perfeita, mas, a do Pro 14 é simplesmente fantástica! É como olhar o dia todo para um espelho da água, com muito brilho, muita vida e profundidade. Fora que o som (pra quem gosta) também deixa tudo mais legal.

Em termos de processamento e memória não senti grande diferença. O Air já era suficiente pra mim, mesmo o meu uso sendo mais pesado. Não fico monitorando SWAP e RAM o tempo todo, e, sou daqueles que se funciona beleza, senão, bora comprar outro. O upgrade foi mais por conta de oportunidade de viagem também.

2 horas atrás, Ricardo Rauber disse:

Meu primeiro impulso pelo Pro foi pela nova cor Preto Espacial, mas depois de assistir a alguns reviews, me parece que não é uma boa escolha no longo prazo pois evidencia muito eventuais batidas e riscos na carcaça, o que não é problema no meu Cinza Espacial atual.

Como você mesmo apontou eu apenas não optaria por cores escuras. O Midnight do Air me fez devolver a máquina e o Preto Espacial do Pro já me fez desistir dele na própria loja. Além de marcas de dedo novas a cada milissegundo, convenhamos, o alumínio é mais bonito! hehe. Gosto é gosto.

Se vai ficar muitos anos com a máquina já pega um Pro. Não terá arrependimentos e a longo prazo ele vai fluir melhor que um Air.

Abs.

Editado por Bruno Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quatro coisas...

  • a diferença de AIR pra PRO é absurda;
  • a diferença de M3 pra M3 PRO é absurda;
  • mais memória sempre é melhor (meu M2 Pro com 16GB peida em algumas atividades);
  • identidade visual de MacBook deve ser sempre branco ou prata, todos que olham sabem que é um Mac... Preto é a cor comum de qualquer laptop, desde os mais avançados até os mais fuleiros. Vão olhar seu MacBook Midnight e achar que é um Acer, Samsung ou Intelbras kkkk (não que isso seja ruim).
Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Anderson Siqueira disse:
  • identidade visual de MacBook deve ser sempre branco ou prata, todos que olham sabem que é um Mac... Preto é a cor comum de qualquer laptop, desde os mais avançados até os mais fuleiros. Vão olhar seu MacBook Midnight e achar que é um Acer, Samsung ou Intelbras kkkk (não que isso seja ruim).

Infelizmente o Preto Espacial apagou o Mac. Você olha um Midnight, Cobre, Silver ou Cinza Espacial e sabe que o Mac é de metal. E são variações sóbrias, elegantes. Mas o Preto Espacial ficou apagado. Tive a impressão de estar olhando um Mac de plástico, até pegá-lo nas mãos e sentir mesmo que é de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas repostas!

Em 10/01/2024 at 14:45, Bruno Duarte disse:

Não fico monitorando SWAP e RAM o tempo todo, e, sou daqueles que se funciona beleza, senão, bora comprar outro.

Na verdade, não fico monitorando também. E só me dei conta do comportamento que descrevi pois decidi comprar outro MacBook e resolvi entender como estou usando os recursos do meu Air M1. Estou usando o iStat Menus para isto e, se não olhar os gráficos, não dá para dizer que ele está no limite (da memória), mas me preocupa o desgaste do SSD pelo swap. Por isso a opção de investir em mais memória.

 

Em 10/01/2024 at 14:45, Bruno Duarte disse:

Se vai ficar muitos anos com a máquina já pega um Pro. Não terá arrependimentos e a longo prazo ele vai fluir melhor que um Air.

Fui nesta linha. Acabei optando por um MacBook Pro 14" M3 com 1 tb de SSD e 24 gb de memória. Ainda não estou com ele, mas assim que pegar ele vou monitorar o comportamento dele e compartilho minhas impressões.

23 horas atrás, Anderson Siqueira disse:
  • a diferença de AIR pra PRO é absurda;
  • a diferença de M3 pra M3 PRO é absurda;

Concordo, mas acho que, para o meu uso, não preciso do desempenho maior do M3 Pro e considero que tanto o M3 quanto o M3 Pro terão a mesma vida útil para mim. Assim, resolvi economizar uns pares de USD nesta compra. Veremos...

23 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

identidade visual de MacBook deve ser sempre branco ou prata, todos que olham sabem que é um Mac... Preto é a cor comum de qualquer laptop, desde os mais avançados até os mais fuleiros. Vão olhar seu MacBook Midnight e achar que é um Acer, Samsung ou Intelbras kkkk (não que isso seja ruim).

Eu não tinha pensado por este lado. Mas, de fato, gera esta impressão e eu mesmo cheguei a me lembrar de um Notebook Dell que usei por alguns anos no meu antigo emprego que era preto e todo de plástico, quando vi o Space Black nos vídeos.

Como peguei o M3 base, optei pelo Cinza Espacial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualizando....

 

Comprei um MacBook Pro M3 cinza espacial com 1 tb de SSD e 24 gb de memória unificada. Estou com ele faz 2 semanas, mas usando em uma rotina normal em torno de 1 semana. Eis o que posso falar até aqui:

1. A diferença para o Air M1 (256 gb SSD e 8 gb memória) que tenho é gigante e, pelo que pude observar até agora, o que garante esta diferença é mesmo a memória. Como comentei em uma mensagem anterior, uso o Windows 11 no Parallels para algumas atividades que não tenho versão dos apps para MacOS e aqui estou vendo a maior diferença pois consigo usar a máquina virtual com 8 gb de memória (até mais se eu quiser, mas já está bom) e no Air M1 somente com 3 gb (mesmo que eu configure com mais do que 3 gb ele não passa disso).

2. O Air M1 não chegava a travar ou engasgar e somente percebi que ele estava constantemente fazendo swap com o SSD (cerca de 2 gb em média) depois que passei a monitorar com o iStats Menu. No Pro percebo que o trabalho é mais fluido. E até agora ele não fez swap.

3. Acabei optando pelo Pro M3 sobre o Air M2 pela presença de uma porta HDMI e qualidade da tela, além do tamanho (tela maior que o Air de 13", mas não é trabalhado como o Air de 15").

 

Ainda não viajei com ele e estou curioso de como vai ser em relação à mobilidade, já que o MB Air de 13" é muito compacto e leve. Apesar disso, acho que não vou estranhar.

 

Com mais tempo de uso volto para compartilhar mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Unico problema desse M3 ai é que ele só conecta em um display externo, mesmo que vc ligue um na HDMI e outro na USB-C.
A melhor opção seria mesmo o M3 Pro com 36Gb de RAM caso pudesse pegar. 
Agora ja foi, rs. Curte seu brinquedo novo e nem esquenta a cabeça.

Não fazia ideia disso. Fui até dar uma googlada pra conferir se era fato mesmo e é. Mas qual sentido disso se o Mac Mini com M2 suporta 2 telas, por exemplo?!

https://support.apple.com/en-afri/101571


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GeekSauro disse:


Não fazia ideia disso. Fui até dar uma googlada pra conferir se era fato mesmo e é. Mas qual sentido disso se o Mac Mini com M2 suporta 2 telas, por exemplo?!

https://support.apple.com/en-afri/101571


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acho que é mais pq o notebook tem a tela dele, que já é de alta resolução, e aí aceita outra. O Mini não tem tela, por isso aceita duas. 
Apple faz essa limitação por causa do gráfico já pensando que o usuário poderia usar uma tela 5k a mais, tanto que no display link aceita duas de 4k ou uma de 5k, geralmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais pq o notebook tem a tela dele, que já é de alta resolução, e aí aceita outra. O Mini não tem tela, por isso aceita duas. 
Apple faz essa limitação por causa do gráfico já pensando que o usuário poderia usar uma tela 5k a mais, tanto que no display link aceita duas de 4k ou uma de 5k, geralmente. 

Até faz algum sentido mas… como limitação poderia pelo menos deixar usar 2 telas desativando a tela do MacBook ou quando ele estivesse fechado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, GeekSauro disse:


Até faz algum sentido mas… como limitação poderia pelo menos deixar usar 2 telas desativando a tela do MacBook ou quando ele estivesse fechado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, mas acho que ficaria estranho em uma coisa. Se a pessoa abre o notebook, a Apple desligaria qual tela? Iam impedir a tela de funcionar se tivesse dois monitores conectados? Iam limitar só p telas de 4k? Já é uma coisa, um confusão, que eles não quiseram arrumar. Mas entendo as críticas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2024 at 02:37, Sichieri disse:

Unico problema desse M3 ai é que ele só conecta em um display externo, mesmo que vc ligue um na HDMI e outro na USB-C.

A melhor opção seria mesmo o M3 Pro com 36Gb de RAM caso pudesse pegar. 

Agora ja foi, rs. Curte seu brinquedo novo e nem esquenta a cabeça.

Verdade. Eu já sabia desta limitação antes de comprar. Para mim não é problema pois utilizo ele com a tela original e, no máximo mais um monitor ou projetor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2024 at 08:49, GeekSauro disse:


Até faz algum sentido mas… como limitação poderia pelo menos deixar usar 2 telas desativando a tela do MacBook ou quando ele estivesse fechado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O M3 Air lançado hj pode ter duas telas, desde que o MacBook fique fechado. Mas não sei como vai ser qdo vc abrir, se ele não vai ligar a tela etc.. Achei an Apple foi sem vergonha, pq ela facilmente poderia ter dado esse mesmo recurso no M2. Fez só para dar um “motivo” p o consumista trocar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...