Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPhone 15 ou... Android


ferrari

Posts Recomendados

6 horas atrás, BrunoD disse:

A gota pra mim do Android é a possibilidade de reiniciá-lo e restaurar o sistema sem nenhuma grande dificuldade.

Interessantemente, tive a experiência oposta duas semanas atrás, amigo. Um colega esqueceu o S23 dele e me pediu que pegasse o aparelho para entregar para ele. Tentei desligá-lo e me surpreendi quando o aparelho pediu a senha. Minha reação instantânea foi desejar que meu 13 Mini fizesse o mesmo.

7 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

- O iOS isola app por app, como um container. Os apps não conseguem acessar dados da memória, da camada crítica do sistema, e/ou dados de outros apps. 

- As travas de firmware do Android não funcionam. Knox bla bla bla, pode colocar o que for, nada bate o T2 Security da Apple. 

- No Android é possível você ganhar acesso root até mesmo com um app. Ou seja, um app malicioso consegue dar acesso ao diretório raíz do sistema. As possibilidades são infinitas.

- O Google FRP não funciona. O que mais tem no YouTube é vídeo de adolescente ensinando a burlar o Google FRP dos aparelhos usando inclusive glitches gráficos que nunca são corrigidos. Ao contrário do Activation Lock do iCloud que as vezes sem comprovação junto à Apple até mesmo o dono perde o telefone.

Amigo Beto, não sei quanto às outras afirmações, mas gostaria de fazer um contraponto especifico para essas.

Primeiro no caso do isolamento. O Android também isola os aplicativos que estão rodando, basicamente usando recursos do próprio Linux para isso. O que geralmente ocorre com trapaças é que muitos desses aplicativos são "patchers", ou seja, eles injetam código na aplicação e, como o usuário habilita aplicações não assinadas, ele essencialmente roda uma versão modificada do aplicativo, algo que também é possível no iOS, apenas muito mais difícil. 

Obter permissões de superusuário no Android também não é tão simples assim, embora eu não vou tentar defender que seja mais difícil que no iOS, mesmo não tendo esses dados. Na maioria dos casos irá envolver alguma intervenção do usuário, que geralmente acontece por desconhecimento do próprio, não muito diferente do que acontece com basicamente qualquer aparelho eletrônico que rode um sistema operacional.

Eu ainda tenho minhas dúvidas se o Activation Lock é realmente tão seguro assim, uma vez que temos inúmeros relatos de pessoas que tiveram seus aparelhos ativados e/ou removidos de suas contas sem que realizassem algo que pudesse os comprometer. Talvez um trabalho bem feito de engenharia social ou descuido do usuário? Pode ser! Porém as falhas existem e é possível contratar o serviço até mesmo em certas ruas de São Paulo (você sabe qual). Inclusive, todos os iPhones com chips A11 e anteriores tem vulnerabilidades no Secure Enclave que permitem que se faça ativação e/ou remoção da senha sem qualquer dificuldade.

Por fim, essa comparação do Knox com o T2 não é muito justa, pois são coisas essencialmente diferentes. 

Em resumo, isso não é uma tentativa de dizer que o Android é mais seguro que o iOS, mas sim de contrapor que ele não é tão inseguro quanto faz-se parecer. Em outras palavras, há a sensação de que o Android é como o Windows XP, ou seja, completamente não pensado para ser seguro, quando na realidade creio que ele está muito mais próximo de um GNU/Linux moderno, ou seja, com um nível de segurança suficientemente bom para qualquer usuário comum, sobretudo aquele que não tem pretenções de fazer aquilo que não entende ou não deve.  E claro, caso ache que eu tenha falado alguma besteira, estou totalmente aberto para correções, pois sei que você não é um leigo.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amigos disse:

Interessantemente, tive a experiência oposta duas semanas atrás, amigo. Um colega esqueceu o S23 dele e me pediu que pegasse o aparelho para entregar para ele. Tentei desligá-lo e me surpreendi quando o aparelho pediu a senha. Minha reação instantânea foi desejar que meu 13 Mini fizesse o mesmo.

Amigo Beto, não sei quanto às outras afirmações, mas gostaria de fazer um contraponto especifico para essas.

Primeiro no caso do isolamento. O Android também isola os aplicativos que estão rodando, basicamente usando recursos do próprio Linux para isso. O que geralmente ocorre com trapaças é que muitos desses aplicativos são "patchers", ou seja, eles injetam código na aplicação e, como o usuário habilita aplicações não assinadas, ele essencialmente roda uma versão modificada do aplicativo, algo que também é possível no iOS, apenas muito mais difícil. 

Obter permissões de superusuário no Android também não é tão simples assim, embora eu não vou tentar defender que seja mais difícil que no iOS, mesmo não tendo esses dados. Na maioria dos casos irá envolver alguma intervenção do usuário, que geralmente acontece por desconhecimento do próprio, não muito diferente do que acontece com basicamente qualquer aparelho eletrônico que rode um sistema operacional.

Eu ainda tenho minhas dúvidas se o Activation Lock é realmente tão seguro assim, uma vez que temos inúmeros relatos de pessoas que tiveram seus aparelhos ativados e/ou removidos de suas contas sem que realizassem algo que pudesse os comprometer. Talvez um trabalho bem feito de engenharia social ou descuido do usuário? Pode ser! Porém as falhas existem e é possível contratar o serviço até mesmo em certas ruas de São Paulo (você sabe qual). Inclusive, todos os iPhones com chips A11 e anteriores tem vulnerabilidades no Secure Enclave que permitem que se faça ativação e/ou remoção da senha sem qualquer dificuldade.

Por fim, essa comparação do Knox com o T2 não é muito justa, pois são coisas essencialmente diferentes. 

Em resumo, isso não é uma tentativa de dizer que o Android é mais seguro que o iOS, mas sim de contrapor que ele não é tão inseguro quanto faz-se parecer. Em outras palavras, há a sensação de que o Android é como o Windows XP, ou seja, completamente não pensado para ser seguro, quando na realidade creio que ele está muito mais próximo de um GNU/Linux moderno, ou seja, com um nível de segurança suficientemente bom para qualquer usuário comum, sobretudo aquele que não tem pretenções de fazer aquilo que não entende ou não deve.  E claro, caso ache que eu tenha falado alguma besteira, estou totalmente aberto para correções, pois sei que você não é um leigo.

Eu honestamente não sei que método é esse que tanto falam para remoção do Activation Lock, mas que ninguém nunca viu. Eu tive minha experiência na área da assistência técnica e obviamente isso não significa que eu sei de tudo, mas eu tive contato com muita ferramenta, muita fonte de conhecimento, e até hoje eu não vi, nunca presenciei. A rua à qual você se refere eu conheço bem, tenho bons ex-parceiros de profissão por lá, uns idôneos, outros nem um pouco, e até o momento nada. Acredito que os relatos são de pessoas que foram enganadas para permitirem o acesso sem saberem o que estavam fazendo naqueles golpes de quadrilhas se passando pela Apple, gente que armazena senha nas Notas ou usa senhas frágeis. Até mesmo ferramentas como o Pegasus que são destinadas a agencias governamentais são de conhecimento geral, mas este método para desbloquear o iCloud ainda permanece desconhecido depois de anos eu ouvindo falar dele. Como eu disse, não sei de tudo, mas anos sem pelo menos ouvir uma pistinha do que se trata? Este é o motivo do meu ceticismo. Uma coisa eu sei: mesmo que tenha como, não tem adolescente ensinando como fazer no YouTube usando glitches do próprio sistema como ocorre com os Androids. E não se trata de birra da minha parte, é um fato, é algo que se faz há mais de uma década e continua na mesma.

Sobre o encapsulamento das aplicações por ambos os sistemas, você tem razão: ambos usam sandboxing, mas ainda assim o SDK do Android permite ao desenvolvedor acesso a recursos críticos do SO, que por ser open source pode ser exploitado muito mais facilmente na minha opinião. Vou te dar um exemplo: os "launchers" para Android, alguns até disponibilizados por empresas conhecidas e idôneas. Ou teclados third-party, como por exemplo o SwiftKey. Lembro de ver ataques remotos se utilizando de brechas nesses apps para acessar camadas mais baixas do sistema. O cliente tem culpa? Não. Baixou algo ilegal e/ou fora da loja? Não. E mesmo assim abriu uma porta enorme. Ataques via cartões SD infectados... E tantos outros tipos.

Enfim, são diversas críticas que eu tenho à segurança, a maioria pela péssima imagem que tive do sistema ao fazer manutenção de dispositivos Android por cerca de 4 anos, muitas vezes tendo reportado erros tanto de hardware quanto de software a algumas fabricantes como Asus e Motorola principalmente, e também à própria Google. Eu sempre agi dentro da legalidade e vi muitos concorrentes ganhando muita grana explorando vulnerabilidades ridículas pra desbloquear aparelhos, burlar blacklist de operadoras com aparelhos roubados alterando IMEI, recuperação de dados sem autorização do cliente etc.

Se amanhã o Android passar a ser  comprovadamente mais seguro, eu tenho zero problemas em ter um Android novamente, mas por enquanto eu fico com o que eu considero menos vulnerável. E como eu disse antes, é só um ponto de vista. Sou defensor da liberdade de cada um comprar aquilo que cabe no bolso e usar o que agrada, mas é legal discutirmos sobre essas coisas.

Abraço!

EDIT: vou deixar o vídeo abaixo como exemplo. Sim, trata-se de um Galaxy S3, mas o conector JTAG exposto na placa e a possibilidade de acessar dados por ele ainda existe até hoje. A box que ele utilizou eu devia ter umas 3 jogadas nas gavetas da minha assistência lá por 2015 (se chama Octoplus), e salvo engano o Android ainda não tem proteção contra o bruteforce que ele tentou para acessar a tela.

 https://youtu.be/icBD5PiyoyI?si=dDj5rxgyoyzfkxky

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Samsung da linha S atual, a 23, tá muito bom. Só que tá quase preço Apple. Não sei se vale a pena a longo prazo p revenda. Tem que comprar pensando que não terá tanto retorno no futuro qdo quiser trocar. 

Eu já vi o S23U em promo a menos de 5k.

Eu consegui pagar +/- 3,5k no meu S22U, usando desconto de estudante + trocafone (ah, e ganhei um relógio e carregador 25w de brinde). O preço cheio era 6k na época (sem contar o "oficial" da samsung), mas incluso relógio e carregador.

MAS entendo que se eu fosse vender o meu S22U hoje, com sorte pegaria 3k nele.

Se a pessoa contar que poderia ter pago 8500 nele em 2022, 3000 é cerca de 35% do valor dele novo...

Não sei se outros aparelhos Android tem mais desvalorização.

E sobre fotos em RAW - não sei se funciona em todos os flagship, mas tem o modo PRO no S22/23 que faz foto em RAW, e tem o Expert RAW, que pode ser acessado direto do app da câmera ou por um app separado, e esse é mais interessante, inclusive tem um "modo astrofotografia". Além disso, tem um app pra gravar video em RAW - MotionCam.

Editado por LSD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LSD disse:

Eu já vi o S23U em promo a menos de 5k.

Eu consegui pagar +/- 3,5k no meu S22U, usando desconto de estudante + trocafone (ah, e ganhei um relógio e carregador 25w de brinde). O preço cheio era 6k na época (sem contar o "oficial" da samsung), mas incluso relógio e carregador.

MAS entendo que se eu fosse vender o meu S22U hoje, com sorte pegaria 3k nele.

Se a pessoa contar que poderia ter pago 8500 nele em 2022, 3000 é cerca de 35% do valor dele novo...

Não sei se outros aparelhos Android tem mais desvalorização.

E sobre fotos em RAW - não sei se funciona em todos os flagship, mas tem o modo PRO no S22/23 que faz foto em RAW, e tem o Expert RAW, que pode ser acessado direto do app da câmera ou por um app separado, e esse é mais interessante, inclusive tem um "modo astrofotografia". Além disso, tem um app pra gravar video em RAW - MotionCam.

É por isso que a desvalorização do Samsung é “maior”. O preço do novo cai bastante. 
 

a galera mede desvalorização comparando com o preço que pagou. Isso é meio pegadinha. O que importa é a diferença de preço com o aparelho novo, porque pressupõe-se que vc vai vender o atual pra comprar um novo. 
 

de que adianta vc pagar 4k num iPhone, vender por 3,5k e o novo custar 7k? (Só exagerando no exemplo aqui..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu honestamente não sei que método é esse que tanto falam para remoção do Activation Lock, mas que ninguém nunca viu. Eu tive minha experiência na área da assistência técnica e obviamente isso não significa que eu sei de tudo, mas eu tive contato com muita ferramenta, muita fonte de conhecimento, e até hoje eu não vi, nunca presenciei. A rua à qual você se refere eu conheço bem, tenho bons ex-parceiros de profissão por lá, uns idôneos, outros nem um pouco, e até o momento nada. Acredito que os relatos são de pessoas que foram enganadas para permitirem o acesso sem saberem o que estavam fazendo naqueles golpes de quadrilhas se passando pela Apple, gente que armazena senha nas Notas ou usa senhas frágeis. Até mesmo ferramentas como o Pegasus que são destinadas a agencias governamentais são de conhecimento geral, mas este método para desbloquear o iCloud ainda permanece desconhecido depois de anos eu ouvindo falar dele. Como eu disse, não sei de tudo, mas anos sem pelo menos ouvir uma pistinha do que se trata? Este é o motivo do meu ceticismo. Uma coisa eu sei: mesmo que tenha como, não tem adolescente ensinando como fazer no YouTube usando glitches do próprio sistema como ocorre com os Androids. E não se trata de birra da minha parte, é um fato, é algo que se faz há mais de uma década e continua na mesma.

Sobre o encapsulamento das aplicações por ambos os sistemas, você tem razão: ambos usam sandboxing, mas ainda assim o SDK do Android permite ao desenvolvedor acesso a recursos críticos do SO, que por ser open source pode ser exploitado muito mais facilmente na minha opinião. Vou te dar um exemplo: os "launchers" para Android, alguns até disponibilizados por empresas conhecidas e idôneas. Ou teclados third-party, como por exemplo o SwiftKey. Lembro de ver ataques remotos se utilizando de brechas nesses apps para acessar camadas mais baixas do sistema. O cliente tem culpa? Não. Baixou algo ilegal e/ou fora da loja? Não. E mesmo assim abriu uma porta enorme. Ataques via cartões SD infectados... E tantos outros tipos.

Enfim, são diversas críticas que eu tenho à segurança, a maioria pela péssima imagem que tive do sistema ao fazer manutenção de dispositivos Android por cerca de 4 anos, muitas vezes tendo reportado erros tanto de hardware quanto de software a algumas fabricantes como Asus e Motorola principalmente, e também à própria Google. Eu sempre agi dentro da legalidade e vi muitos concorrentes ganhando muita grana explorando vulnerabilidades ridículas pra desbloquear aparelhos, burlar blacklist de operadoras com aparelhos roubados alterando IMEI, recuperação de dados sem autorização do cliente etc.

Se amanhã o Android passar a ser  comprovadamente mais seguro, eu tenho zero problemas em ter um Android novamente, mas por enquanto eu fico com o que eu considero menos vulnerável. E como eu disse antes, é só um ponto de vista. Sou defensor da liberdade de cada um comprar aquilo que cabe no bolso e usar o que agrada, mas é legal discutirmos sobre essas coisas.

Abraço!

EDIT: vou deixar o vídeo abaixo como exemplo. Sim, trata-se de um Galaxy S3, mas o conector JTAG exposto na placa e a possibilidade de acessar dados por ele ainda existe até hoje. A box que ele utilizou eu devia ter umas 3 jogadas nas gavetas da minha assistência lá por 2015 (se chama Octoplus), e salvo engano o Android ainda não tem proteção contra o bruteforce que ele tentou para acessar a tela.

 https://youtu.be/icBD5PiyoyI?si=dDj5rxgyoyzfkxky

 

Amigo Beto, eu confesso que também não conheço o método que seria utilizado em aparelhos mais novos, mas em se tratando dos aparelhos com A11 e anteriores, era realmente bem fácil. Há inclusive um video daquele YouTuber que sempre aparece pelo MacMagazine, Luke Miani, demonstrando como uma simples ferramenta no computador desativava o Activation Lock e removia a senha. Claro que ele fez isso com iPhones 4 (ou 4S, minha memória não me ajuda), mas é a mesma vulnerabilidade. 

No caso dos teclados, realmente é o caso, embora nas últimas versões eles tenham limitado muito mais o acesso e adicionados permissões mais granularizadas . Se o aplicativo não tem permissão, ele não acessa. Ainda assim, o grande problema é o fato de a Google ser bem menos restritiva que a Apple nas aprovações de aplicativos, que ainda podem pedir permissões muito além do necessário, mas isso não é um erro de segurança do sistema propriamente dito. 

Quanto as vulnerabilidades que você cita, ao ver concorrentes ganhando dinheiro, não duvido nem um pouco! Muitos fabricantes, principalmente àqueles que relegam o desenvolvimento de seus aparelhos em boa parte para design houses, como Motorola e LG, embarcam softwares adicionais com vulnerabilidades (não queira trabalhar com esse tipo de projeto, é um inferno na terra) . É uma pena que não vemos mais aparelhos com Android "puro".

Amigo, esse vídeo é muito bacana! Apesar de que, nesse caso, creio que o problema não seja a interface JTAG, que também é possível acessar no iPhone com acesso em inúmeros parâmetros, mas sim o Android ancião do S3. Assim como todo o sistema na época, a segurança era bem ruim, infinitamente pior que a do iPhone 4S, o concorrente naquele momento. 

Felizmente, a Google implementou proteções contra esse tipo de ataque de força bruta (creio inclusive que após um pesquisador ganhar um bounty para a linha Pixel), algo que, com todo o respeito, nem deveria ter existido em princípio.  

Concordo, amigo! Cada um compra o que prefere, inclusive vejo que o amigo Ferrari escolheu por permanecer no ambiente Apple, mas são discussões enriquecedoras. Você me trouxe vários fatos que eu nem me lembrava mais, ou não sabia.

Abraço! 

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ferrari disse:

É por isso que a desvalorização do Samsung é “maior”. O preço do novo cai bastante. 

Sim, e no fim, no BR (e outros mercados periféricos), produtos da Apple são itens de luxo ou pelo menos, símbolos de status.

Não consigo imaginar uma pessoa "ostentando" com um telefone da Samsung. Não tem "efeito uau", nem nada parecido.

Isso conta também para a desvalorização, além é claro, das "promoções" dos varejistas e da própria Samsung. 

Fora desvalorização, lembrei de uma coisa que me incomoda no meu S22U: não tem Premiere Rush pra ele. Pra mim isso foi um baque - eu tava p/ex editando um projetinho no telefone anterior (S20+) e quando eu troquei pro S22U, me lasquei e tive que terminar o projeto no PC... ou seja, se o Premiere (e alguns outros apps da Adobe) forem importantes pra pessoa, melhor ficar com um iPhone... aliás não tem nenhum editor de video mais completinho pra Android que seja gratuito. TIpo tem bons apps, mas tudo pago.

Curioso que no "mundo PC" há um punhado de coisas gratis e ótimas (Gimp, Blender, etc), mas pra celular a história é outra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LSD disse:

Sim, e no fim, no BR (e outros mercados periféricos), produtos da Apple são itens de luxo ou pelo menos, símbolos de status.

Não consigo imaginar uma pessoa "ostentando" com um telefone da Samsung. Não tem "efeito uau", nem nada parecido.

Isso conta também para a desvalorização, além é claro, das "promoções" dos varejistas e da própria Samsung. 

Fora desvalorização, lembrei de uma coisa que me incomoda no meu S22U: não tem Premiere Rush pra ele. Pra mim isso foi um baque - eu tava p/ex editando um projetinho no telefone anterior (S20+) e quando eu troquei pro S22U, me lasquei e tive que terminar o projeto no PC... ou seja, se o Premiere (e alguns outros apps da Adobe) forem importantes pra pessoa, melhor ficar com um iPhone... aliás não tem nenhum editor de video mais completinho pra Android que seja gratuito. TIpo tem bons apps, mas tudo pago.

Curioso que no "mundo PC" há um punhado de coisas gratis e ótimas (Gimp, Blender, etc), mas pra celular a história é outra!

Eu não uso esse app específico, mas lembro que a qualidade de alguns apps no iOS/Mac eram maiores. 
 

Voltando à desvalorização, acho que tem um sofisma aí de que o iPhone perde pouco valor. 
o preço do mercado de usados tá baseado no preço dos novos. Se a pessoa compra um iPhone 13 por 5k e vende por 4,5k, é óbvio que o 14 tá bem mais do que 5k. 
 

No Samsung, mesmo quem compra no lançamento com preço oficial leva carregador, fone sem fio, dobro de memória, relógio … ou seja, o preço de tabela nunca é o preço de tabela. Mesmo no lançamento. 
 

eu não ligo pra desvalorização pq uso o celular até ele não valer mais nada. 
 

 

é isso, vou ficar no Apple mesmo. Não pq acho o celular melhor, nem pela segurança, mas pelo sistema integrado mesmo. Fotos, Notas, cópia e cola entre dispositivos…

vou esperar o iPhone 15. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem quer mandar arquivos pelo Android via Airdrop saiu um app chamado Warpshare (é fácil conseguir o APK pelo Google) que funciona bem. Ele ainda só permite ao Android enviar por Airdrop e não receber mas para mandar arquivos para o Mac já funciona bem.

Parece algumas vezes que as pessoas tem visões sobre o Android de alguns anos atrás... O sistema tem ficado cada vez mais seguro, seja encryption (sistema é encriptado qd reiniciado até receber sua senha), controle maior sobre os aplicativos no sistema, permissões e etc. E tem a parte do hardware também que as OEMs  investem mais em segurança que antigamente. A app store da Apple também é cheia de aplicativos scam feitos para roubar dados ou dinheiro dos usuários, isso não é exclusividade do Android. Chega ao ponto desses apps estarem até na lista de mais baixados. Desde scam apps tentando roubar dinheiro por in app purchase por um serviço que não oferecem ou apps coletando dados do usuário sem a permissão dele (jogos pegando lista de contatos, localização e etc). São problemas crônicos da App Store.

Em termos de desvalorização, como foi comentado aqui, preço de lançamento de Android nunca é o preço cheio que você paga. Tem promoções, cashback, pontos, combos com outros produtos, etc. Algumas vezes sai até 40% mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/08/2023 at 21:05, ferrari disse:

Boa! Vi que tem app pra isso. 

Resolvido. 

Só realmente comentar sobre as fotos, sim hoje qualquer app de camera pago vc consegue ter controle totalmente manual e inclusive fotografar em RAW, tem alguns por ai que inclusive conseguem forçar RAW pra videos... claro q o problema ai é tamanho dos arquivos que começam a ficar bem inviáveis. Eu quando migrei do meu antigo Nexus 5 pro iPhone 7 acho q foi a primeira coisa que fiz, comprar um app ProCam pois apesar de eu achar a camera original bem competente e inteligente (cada geração tem ficado melhor)... tem alguns momentos que de fato a gente precisa ali de um ajuste mais preciso e manual.

Acho que a única coisa que pega até hoje pro lado da Apple é a falta de um zoom competente, na linha Pro mesmo com a tele eu mesmo ainda sinto falta de um pouco mais de zoom, pior que nem precisa nada exagerado tipo os 100x digitais da Samsung, mas uma tele com 10x já seria excelente (principalmente pra distorção de plano de fundo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse zoom de 100x da Samsung é mow paia... só serve pra fazer foto da Lua, ou, pra ver os pixels da TV... de resto é meio inútil. MAS, tem o zoom de 30x, e esse resolve às vezes, é mais "usável".

O de 10x funciona OK com muita luz - se for em um show a noite p/ex, a imagem fica um VHS melhorado, na moral. Mas óbvio que, entre ter uma imagem maiomeno que vc consegue ver um ou outro detalhe e não ter imagem, melhor ter uma maiomeno né...

Se quiserem e deixarem eu bosto uns exemplos aqui, inclusive comparando com uma Canon SX240HS de 2012..............

Ah! A apple precisa fazer um esquema igual (ou melhor) o modo SOS da Samsung, que aliás, parece ter sido pensado pra nossaa realidade bizarra. E o tal cadeado também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, LSD disse:

Mas esse zoom de 100x da Samsung é mow paia... só serve pra fazer foto da Lua, ou, pra ver os pixels da TV... de resto é meio inútil. MAS, tem o zoom de 30x, e esse resolve às vezes, é mais "usável".

O de 10x funciona OK com muita luz - se for em um show a noite p/ex, a imagem fica um VHS melhorado, na moral. Mas óbvio que, entre ter uma imagem maiomeno que vc consegue ver um ou outro detalhe e não ter imagem, melhor ter uma maiomeno né...

Se quiserem e deixarem eu bosto uns exemplos aqui, inclusive comparando com uma Canon SX240HS de 2012..............

Ah! A apple precisa fazer um esquema igual (ou melhor) o modo SOS da Samsung, que aliás, parece ter sido pensado pra nossaa realidade bizarra. E o tal cadeado também...

Então eu falo mais do zoom em si não pra efeito de aproximação, mas sim pela distorção de plano de fundo por conta do grau da lente. Tipo quando vc quer tirar uma foto de uma pessoa mas quer mostrar algo ao fundo, normalmente com a lente normal o objeto no fundo (segundo plano) fica pequeno, já com uma tele vc aproxima esse fundo. Até mesmo tirar foto de lugares com Lua, por do sol, monumentos e etc ficam muito mais legais, coisa que um sensor gigante com zoom digital não é capaz de reproduzir, afinal, é só um crop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcelozao disse:

Creio que estou no mesmo barco, com um plus: gostaria muito de monitorar a pressão arterial, os smart watchs da Samsung realmente fazem isso?
Talvez esse seria o único ponto para eu mudar.

Olha, se não me engano tem muito watch chines ai que já faz isso viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Olha, se não me engano tem muito watch chines ai que já faz isso viu

Chinês tem relógio de 200 Reais que mede até a glicemia. A questão é a certificação/confiabilidade desses dados.

3 horas atrás, Marcelozao disse:

Creio que estou no mesmo barco, com um plus: gostaria muito de monitorar a pressão arterial, os smart watchs da Samsung realmente fazem isso?
Talvez esse seria o único ponto para eu mudar.

Eu comprei o Watch6 LTE por quase metade de um Apple Watch normal. Pelo que já testei funciona bem sim e é confiável. Tive a impressão que a precisão de vários dados melhorou também do Watch5 para o 6, incluindo registro de sono e atividades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU tenho o watch4 e a medição de pressão funciona, mas precisa ser calibrada de tempos em tempos com um medidor de pressão "normal". Não sei se no 5/6 é assim também.

Quanto à camera, existe o efeito de compressão parecido com uma tele, mas, é atenuado creio eu que pelas caracteristicas da camera (tamanho do sensor, etc) se comparado a uma DSLR full frame ou mesmo cropada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que debate bacana! Me fez lembrar quando entrei pro universo Apple. Foi com um iPhone 4s com *tela retina* era tudo de bom! Quantas questões interessantes. Sabe, eu acho que se trata de gosto mesmo. Logo em seguida comprei um 5s, passei por um Xperia da Sony (os primeiros), voltei 4 meses para um 5s novamente e daí fui pra um 6s/plus, que agora saltou pra um 11. Em toda essa trajetória eu consegui instalar rooms em Androids, montei até um Hackintosh que roda muito melhor que meu MacBook Pro, mas nunca ouvi falar de invasão em um iPhone ou quebrar senhas do Apple ID. Até mesmo no Hackintosh a segurança é incrível. Integração nem se fala. Curiosamente nunca instalei nada do Google nem da Microsoft no IPhone, nem no Mac. O mais próximo do Google que cheguei nos meus gadgets Apple, foi o e-mail, utilizando o Airmail Business, que utilizo até hoje sem nunca ter tido nenhum problema. Quanto a Status e outras vibes eu considero supérfluo. Adoro ler nessa tela e achar até hoje que é uma tela retina. É mais uma espécie de conforto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu entendo que todo mundo que quer trocar de celular ou comprar um novo, tá esperando o iphone desse ano. Além do suposto preço muito mais alto, tem uma coisa que a meu ver pode mudar muita coisa, que é a entrada USB-C. Caso se confirme, deve mudar muita coisa, vai ser o 1o iPhone com uma conexão "universal", e deve por um lado facilitar a vida (tem cabo usb-c por 20, 30 reais ou até menos se importar), e por outro deve aparecer um monte de acessórios úteis. Mas precisa ver como o iOS vai lidar com isso - por exemplo, se vai liberar saída de vídeo sem necessidade de um adaptador proprietário.

Já tá cheio de hubs usb-c no mercado, e seria interessante de repente conseguir usar o iPhone com teclado e mouse, ligado a um monitor externo.

A ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim, o que matou minha expectativa pelo próximo iPhone foi o WWDC desse ano. Toda expectativa de ter pelo menos parte daquilo que faltava pra mim aderir ao iOS praticamente  ali. Agora soma isso à falta de expectativa de inovações nos próximos lançamentos (um dobrável, adotar características do iPad, etc), não consigo me animar...

E olha que depois do M1 eu não consigo mais largar o Mac e estava torcendo muito pra migrar todo meu setup para a Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, GeekSauro disse:

Pra mim, o que matou minha expectativa pelo próximo iPhone foi o WWDC desse ano. Toda expectativa de ter pelo menos parte daquilo que faltava pra mim aderir ao iOS praticamente  ali. Agora soma isso à falta de expectativa de inovações nos próximos lançamentos (um dobrável, adotar características do iPad, etc), não consigo me animar...

E olha que depois do M1 eu não consigo mais largar o Mac e estava torcendo muito pra migrar todo meu setup para a Apple.

Exato, uso Mac há mais de 12 anos no mínimo, não consigo usar Windows nem Chromebook kkkkkkk
Por isso esperava mais na parte mobile e de vestíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...