Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Obsolescência programada - Evitem atualizar o iOS


Posts Recomendados

Estou com meu XS com iOS 16 e tá bonitão! Talvez pudesse estar melhor! rs

Mas sobre alguns tópicos, todo sistema tem falha de segurança, algumas foram descobertas e outras não! Um sistema de 1 ano com certeza tem falhas descobertas... se isso é um problema para uma pessoa específica, aí é outra coisa!

Do ponto de vista de desenvolvimento, é um porre pessoas com sistema mais velho. Você moderniza uma API do iCloud e tem um monte de gente pendurada numa versão antiga, então tem que manter compatibilidade nos teus servidores... não é só versão do iOS que você tem que manter funcionando, mas com tudo que ele conversa (sistemas) nos servidores... enfim, parada zoada mesmo!

Todo sistema novo tende a ganhar mais recurso e mais funcionalidade, melhor tratamento de uma situação... cada código novo que traz isso é uma execução a mais para o processador lidar, então é inevitável que os sistemas tendam a ser mais pesados que os anteriores!

 

Dito isso, acho que a Apple perdeu um pouco a mão no 16 mesmo!

14 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Isso é fato. 
Vai pesando e pesando, até que reduz bem o desempenho. 
É estranho que esteticamente parece quase sempre a mesma coisa 🫢
Mas convenhamos que nesse iOS 16 até os usuários do iPhone 14, e isto me inclui, acham o desempenho de bateria bem ruim. 
13 Pro era um tanque. O 14 Pro, mesmo com mais bateria, é um tormento. 
Se tá ruim para os 14, imagine para os 13. 

E nem vou reclamar muito tbm, qm não cria vergonha na cara e troca todo ano mesmo assim sou eu. Mereço tudo que o universo tá me dando, p parar de ser um trouxa consumista. Hahaha 
 

Única correção é que as baterias dos 14 são ligeiramente menor que do 13: https://macmagazine.com.br/post/2022/09/16/teste-iphone-14-pro-max-perde-para-o-13-pro-max-em-bateria/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Obsolescência programada", diz você a respeito de uma marca que atualiza dispositivos por cerca de 5 anos, todos no mesmo dia, tanto o dispositivo de 5 anos atrás quanto o dispositivo recém lançado. Se você está tendo problemas, faça um backup do seu iPhone no iTunes, restaure/atualize e passe seu backup novamente para o aparelho. Aqui em casa tanto eu quanto a minha noiva usamos iPhone 13, ambos atualizados, e a performance está excelente, assim como a autonomia de bateria.

A ideia de que softwares mais novos são necessariamente mais custosos ao hardware ("mais pesados") é balela pura. Você pode estar sim tendo um problema relacionado a software, mas que pode ser facilmente resolvido com o procedimento mencionado acima.

Honestamente esse é um dos tópicos com o maior nível de desinformação e ignorância a respeito de um tema nos últimos tempos em diversos comentários.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2023 at 17:05, mariapj disse:

Se você quiser manter uma boa experiência com seu iPhone mais antigo, NÃO atualize.

Em 17/07/2023 at 17:57, mariapj disse:

Então toma cuidado com seu iPhone, Júlio. A qualquer momento um hacker pode invadi-lo por conta dessas brechas de segurança no sistema atual, super vulnerável. Você só estará a salvo no final do ano, quando atualizar para o iOS novo. 

Esse tipo de comentário é um desserviço enorme, baseado em achismos e zero embasamento técnico, e que pode influenciar pessoas a práticas ruins. Isso no maior fórum a respeito do tema na língua portuguesa que diversas pessoas (usuárias do fórum ou gente que cai aqui de paraquedas por conta de buscadores) leem todos os dias. Você tem todo o direito de ter sua opinião e suas frustrações com o seu telefone, e na verdade nem eu duvido que você pode estar tendo um problema técnico, mas suas afirmações são péssimas e totalmente infundadas.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

"Obsolescência programada", diz você a respeito de uma marca que atualiza dispositivos por cerca de 5 anos, todos no mesmo dia, tanto o dispositivo de 5 anos atrás quanto o dispositivo recém lançado. Se você está tendo problemas, faça um backup do seu iPhone no iTunes, restaure/atualize e passe seu backup novamente para o aparelho. Aqui em casa tanto eu quanto a minha noiva usamos iPhone 13, ambos atualizados, e a performance está excelente, assim como a autonomia de bateria.

A ideia de que softwares mais novos são necessariamente mais custosos ao hardware ("mais pesados") é balela pura. Você pode estar sim tendo um problema relacionado a software, mas que pode ser facilmente resolvido com o procedimento mencionado acima.

Honestamente esse é um dos tópicos com o maior nível de desinformação e ignorância a respeito de um tema nos últimos tempos em diversos comentários.

Beto eu tinha escrito isso tbm, fiz um textão do que fazer, pessoas recentes que fizeram e me agradeceram pelo toque mas depois q eu enviei o post e vi bem o OP, na hora editei e apaguei tudo. Tem gente que é teimosa e acha que se algo aconteceu, é uma verdade unânime e irrefutável. Lembra aquele papo de um outro tópico da preguiça de explicar? Esse foi um dos… pena q eu só fui ter a preguiça depois 😂… e deletei tudo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LeBaldi disse:

Beto eu tinha escrito isso tbm, fiz um textão do que fazer, pessoas recentes que fizeram e me agradeceram pelo toque mas depois q eu enviei o post e vi bem o OP, na hora editei e apaguei tudo. Tem gente que é teimosa e acha que se algo aconteceu, é uma verdade unânime e irrefutável. Lembra aquele papo de um outro tópico da preguiça de explicar? Esse foi um dos… pena q eu só fui ter a preguiça depois 😂… e deletei tudo mesmo.


Dessa vez eu não caio no bait, rs. Sem tempo pra discutir bobagens, mas achei importante apontar a total irresponsabilidade em certas afirmações, principalmente que envolvem o quesito segurança e em um local tão público e frequentado. Longe de mim querer privar alguém de expressar a frustração com um produto possivelmente defeituoso, mas isso não pode ser usado como justificativa pra induzir outras pessoas a seguirem práticas ruins que coloquem seus dados pessoais em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Esse tipo de comentário é um desserviço enorme, baseado em achismos e zero embasamento técnico, e que pode influenciar pessoas a práticas ruins. Isso no maior fórum a respeito do tema na língua portuguesa que diversas pessoas (usuárias do fórum ou gente que cai aqui de paraquedas por conta de buscadores) leem todos os dias. Você tem todo o direito de ter sua opinião e suas frustrações com o seu telefone, e na verdade nem eu duvido que você pode estar tendo um problema técnico, mas suas afirmações são péssimas e totalmente infundadas.

Cara, é impressionante. É igual aquele povo que começou a espalhar que precisava ativar aquela desgraça de botaozinho virtual de Acessibilidade pq o botão home PODERIA dar problema.

Até hoje vejo prints de iPhone com FaceID com aquela merda na tela kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que desinformação? Vários usuários postaram relatos parecidos, de experiências do seu cotidiano. Qual o problema?

Desinformação hoje em dia virou tuo aquilo que eu não concordo? É impressionante como tem gente que consegue trazer isso até para um fórum de debate?

A discussão não foi proposta pelo MacMagazine. É um simples tópico.

Acho legal que você trabalhe com isso, mas você não é o dono da verdade e eu não retiro uma vírgula do meu texto. Desculpe. 
 
12 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

"Obsolescência programada", diz você a respeito de uma marca que atualiza dispositivos por cerca de 5 anos, todos no mesmo dia, tanto o dispositivo de 5 anos atrás quanto o dispositivo recém lançado.


Penso diferente. Se a Apple realmente se preocupasse em manter uma boa experiência num aparelho de 5 anos atrás, não pesaria tanto o seu sistema e o principal: permitiria que você pudesse voltar para o iOS da sua preferência, até se sentir satisfeita novamente com o seu telefone caro. 
 
Basta imaginar a tragédia que deve ser um iPhone XS rodando o iOS 16 hoje, em todos os sentidos. SEM poder fazer o downgrade. Você acredita que é porque ela é super boazinha, eu tenho certeza absoluta que ela faz para te forçar a atualizar na marra, deixar ele lento e com a bateria durando uma manhã. E aí desejar trocar por um novo.
 
Novamente, minha opinião baseada em diversas experiências ruins. 
 
Com esse conformismo, vocês apenas ajudaram a Apple a validar uma cultura absurda de que se algo ficou ruim por conta de uma simples atualização (irreversível) é só passar o aparelho pra frente, vender e comprar um novo. 
 
Tem gente que adora seu iPhone XR, iPhone 11, iPhone 12, que não veria necessidade de trocar tão cedo, mas que acaba se obrigando porque a própria empresa te empurra um sistema pesado goela abaixo (feito para dispositivos recentes) e inutiliza seu telefone, você querendo ou não. 
 
O pior é ver usuários endossando essa prática e ainda desrespeitando opiniões contrárias com risadinhas, emojis e ar de superioridade. Curiosamente são sempre os primeiros a apontar e falar em desinformação. 
 
Foi só uma opinião. Saibam lidar com uma opinião, ou então procurem um fórum específico, uma bolha onde todos pensem igual a vocês. Não seria muito diferente de como as coisas estão no mundo hoje em dia. 
Editado por mariapj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E além da “desinformação” ainda faltou acrescentar a palavra “ignorância” na minha resposta, também mencionada pelo semideus acima. É inacreditável o nível de prepotência (e até falta de educação) daqueles que se julgam os senhores da razão em determinado assunto. 

Editado por mariapj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, mariapj disse:

Se a Apple realmente se preocupasse em manter uma boa experiência num aparelho de 5 anos atrás, não pesaria tanto o seu sistema e o principal: permitiria que você pudesse voltar para o iOS da sua preferência, até se sentir satisfeita novamente com o seu telefone caro. 

Como eu disse, você está fazendo afirmações baseadas em achismos e independente de quanto esperneie, isso gera desinformação. Primeiro porque um software por ser mais recente não precisa necessariamente ser mais pesado, inclusive muitas atualizações (de qualquer software) contém melhorias de desempenho. Você não pode voltar versões e a Apple assina as versões do iOS e expira seus certificados pra evitar que jailbreakers explorem vulnerabilidades de segurança do sistema, e isso, queira você ou não, é para a segurança dos usuários.

Você tem o direito de expressar suas frustrações baseadas na sua experiência de uso, e eu tenho minhas frustrações com a Apple também, mas se você o faz da forma passional como você está fazendo e sem embasamento (até porque você não conhece as políticas comerciais e de engenharia de software da empresa) não pode reclamar de alguém discordar. Concordo com o seu direito de expressar frustrações e discordo das afirmações sem conhecimento. Você tem o direito de falar groselha e eu tenho o direito de dizer que você está falando groselha.

Se eu tomo vacina pra gripe e tenho uma reação alérgica eu não posso afirmar que a vacina causa reação em todos e desaconselhar a vacinação.

Tente fazer o procedimento que te aconselhei (backup, restauração/instalação limpa). Leva menos tempo do que travar essa batalha imaginária contra o império capitalista do mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Como eu disse, você está fazendo afirmações baseadas em achismos e independente de quanto esperneie, isso gera desinformação. Primeiro porque um software por ser mais recente não precisa necessariamente ser mais pesado, inclusive muitas atualizações (de qualquer software) contém melhorias de desempenho. Você não pode voltar versões e a Apple assina as versões do iOS e expira seus certificados pra evitar que jailbreakers explorem vulnerabilidades de segurança do sistema, e isso, queira você ou não, é para a segurança dos usuários.

Você tem o direito de expressar suas frustrações baseadas na sua experiência de uso, e eu tenho minhas frustrações com a Apple também, mas se você o faz da forma passional como você está fazendo e sem embasamento (até porque você não conhece as políticas comerciais e de engenharia de software da empresa) não pode reclamar de alguém discordar. Concordo com o seu direito de expressar frustrações e discordo das afirmações sem conhecimento. Você tem o direito de falar groselha e eu tenho o direito de dizer que você está falando groselha.

Se eu tomo vacina pra gripe e tenho uma reação alérgica eu não posso afirmar que a vacina causa reação em todos e desaconselhar a vacinação.

Tente fazer o procedimento que te aconselhei (backup, restauração/instalação limpa). Leva menos tempo do que travar essa batalha imaginária contra o império capitalista do mal.

Não teve nada disso. Foi apenas um relato baseado em experiências ruins em iPhones e Macs ao longo de anos. Já tentei fazer tudo isso, volta zeradinho mas não adianta, não entrega mais a mesma experiência e fluidez do iOS original. E continuo achando absurdo não poder retornar nem sequer para a versão anterior. 

Enfim, meu problema com sua postagem foi ar de superioridade e também as palavras. Veja o combo que você usou: desinformação, ignorância, desserviço, afirmações péssimas, infundadas, irresponsabilidade e ainda tentando dar a entender que uma simples opinião pode levar pessoas a práticas ruins que “colocarão seus aparelhos em risco”. 

Tudo isso por conta de um simples desabafo. 

É mais fácil alguém botar o seu aparelho antigo em risco (de inutilização mesmo) atualizando o seu iPhone para um iOS mais pesado como esse último. Mas tranquilo, cada um pensa como quiser. 
 

Obs: não sei porque a formatação do meu texto acima saiu com letras tão grandes. Se algum moderador puder ajustar eu agradeceria. Obrigada 

Editado por mariapj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho engraçado que sempre aparece alguém pra defender a Apple, e questionar os problemas de mais uma vítima deles.

Pior ainda falar de segurança de um aparelho que por padrão permite ser desligado sem pedir senha, e que por padrão pode ter o faceid alterado sem passcode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LSD disse:

Acho engraçado que sempre aparece alguém pra defender a Apple, e questionar os problemas de mais uma vítima deles.

Pior ainda falar de segurança de um aparelho que por padrão permite ser desligado sem pedir senha, e que por padrão pode ter o faceid alterado sem passcode.


O engraçado é as pessoas falarem bobagens sem conhecimento e ficarem se doendo mesmo quando contrariadas com embasamento.

Por exemplo: "a Apple permite desligar o aparelho sem pedir senha".

Mesmo que houvesse senha para desligar o aparelho, ainda assim haveria como desligá-lo ou reiniciá-lo de forma forçada com uma sequência de teclas. Essa sequência de teclas (que também existe nos Android) existe para que se o software travar, o usuário possa reiniciar o aparelho sem ter que levar o aparelho a uma assistência pra desmontá-lo, remover a bateria e colocá-la novamente, ou ter que esperar que a carga de bateria acabe pra poder usar o aparelho novamente. E essa combinação de teclas faz uma intervenção direta no hardware do aparelho, justamente pra poder funcionar com o software travado, como "tirar um computador da tomada". Além do mais, o rastreamento do iPhone já funciona mesmo com o aparelho desligado há uns dois anos, se essa é a sua preocupação.

Aí a marca remove a sequência de teclas, e ao invés de ter gente choramingando que não existe senha para desligar o aparelho (como se isso adiantasse alguma coisa), vão haver outras choramingando que o software travou (o que pode ocorrer com QUALQUER dispositivo eletrônico de qualquer marca e qualquer espécie) e a pessoa não consegue utilizar o telefone até a bateria esgotar, ou ter que desmontar todo o aparelho pra remover a bateria rs. Enfim, sempre vão haver usuários que reclamam de tudo sem nunca terem projetado nada na vida, achando que tudo é simples de fazer e que não existem pontos negativos que impossibilitem uma função ou alteração no sistema.

Sobre o FaceID, para entrar na sessão "Face ID & Passcode" você precisa digitar a senha atual do aparelho. Em caso de furto o ladrão não sabe a senha sequer para desbloquear o aparelho, e em caso de assalto você pode ser coagido para passar a senha do aparelho e também a senha do iCloud, o que é comum (como nesse caso <- clique), mas isso independe se é iPhone ou Android.

Nunca é tarde também pra trocar o iPhone por um Android, que qualquer um consegue remover a sua conta Google e resetá-lo em qualquer assistência fundo de quintal ou com algum tutorial no YouTube que até uma criança pode fazer. Ou que o "reconhecimento facial" pode ser burlado colocando uma foto do dono na frente do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:


Enfim, sempre vão haver usuários que reclamam de tudo sem nunca terem projetado nada na vida

Peço desculpas, não sabia que tínhamos uma reencarnação do Steve Jobs no fórum. 

Olha o ar de superioridade desse senhor. 

Para fazer um desabafo ou uma reclamação, você precisa ter projetado algo.

Senão, você "reclama de tudo", está "choramingando", "desinformando", "falando bobagens", sendo "ignorante", "irresponsável", "prestando desserviço" e ainda "botando pessoas em risco".

Não sabia que esse era um fórum de exaltação a Apple. Esse nível de hostilidade só desencoraja as pessoas a perguntarem ou mesmo postarem seus desabafos. 

 

Editado por mariapj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mariapj disse:

Peço desculpas, não sabia que tínhamos uma reencarnação do Steve Jobs no fórum. 

Olha o ar de superioridade desse senhor. 

Para fazer um desabafo ou uma reclamação, você precisa ter projetado algo.

Senão, você "reclama de tudo", está "choramingando", "desinformando", "falando bobagens", sendo "ignorante", "irresponsável", "prestando desserviço" e ainda "botando pessoas em risco".

Não sabia que esse era um fórum de exaltação a Apple. Esse nível de hostilidade só desencoraja as pessoas a perguntarem ou mesmo postarem seus desabafos. Sinceramente, não era a imagem que eu tinha daqui.


Eu concordo e empatizo com os dois primeiros parágrafos do seu primeiro comentário neste tópico. Acredito que você pode estar tendo um problema e disse isso mais de uma vez, e sei o quão frustrante é porque eu também já tive minhas experiências ruins com produtos e serviços da marca inclusive tendo compartilhado essas experiências aqui. Porém o resto da sua postagem é baseada em achismos, coisas que você não tem como comprovar (acusando a marca de práticas imorais e até ilegais) embasada apenas na sua experiência pessoal e coisas que você acha que sabe como funcionam, como um software mais recente obrigatoriamente ser mais "pesado" ou a Apple assinar e expirar certificados de versões anteriores para que as pessoas se obriguem a trocar de aparelho (que eu inclusive disse o porquê da marca fazer e você ignorou pra continuar na sua saga). Sou eu o arrogante por discordar e ainda pontuar os motivos ou você por estar fazendo suposições infundadas com tanta convicção? Quem é o dono da verdade: aquele que está discordando e justificando ou quem está fazendo afirmações a esmo e se fechando para as discordâncias?

Sobre ter projetado algo: pra você falar com tanta propriedade sobre versionamento de software e assinaturas como você falou no seu primeiro comentário, ou o colega acima supor que qualquer solicitação dos usuários é simples de ser implementada em qualquer sistema (como exigir senha para desligar o aparelho), o mínimo que se espera é que vocês tenham conhecimento do que estão falando, e se vocês tivessem esse conhecimento esse assunto não estaria sendo discutido com essa passionalidade e falta de embasamento técnico. Novamente: sou eu o arrogante por discordar ou você por falar algo que desconhece sem aceitar ser contrariada?

Isso é um fórum. Você tem o direito de dizer o que quiser e as pessoas têm o direito de discordar. Eu respeito sua frustração mas discordo de suas várias desinformações que vieram depois.

Não é um fórum de exaltação à Apple, como você pode ver aqui e aqui, por exemplo. Mas também não é sua rede social onde você diz o que quer e as pessoas têm que dizer amém, e se você acha que uma pessoa é hostil por discordar de você, pode-se dizer que qualquer fórum onde as pessoas debatem e estão abertas a serem contrariadas é um ambiente hostil. Você mesmo está discordando de mim, ainda que sem argumentar e utilizando-se desse sarcasmo bobo ao dizer que pago de Steve Jobs, e nem por isso estou chorando a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou do time que concorda que há sim obsolescência programada. E eu não suporto aquele sinal vermelho de atualização pendente tanto no iOS quanto no macOS. Porque então a Apple não permite que o usuário vá em notificações e desative a notificação do app Ajustes, como é possível fazer com qualquer outro app? Isso resolveria meus problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, faustompc disse:

Eu sou do time que concorda que há sim obsolescência programada. E eu não suporto aquele sinal vermelho de atualização pendente tanto no iOS quanto no macOS. Porque então a Apple não permite que o usuário vá em notificações e desative a notificação do app Ajustes, como é possível fazer com qualquer outro app? Isso resolveria meus problemas. 

Exatamente. Discuta-se as razões. 

Mas acredito que as pessoas que afirmam que a Apple não força de alguma forma os seus usuários a atualizarem os devices para os sistemas mais atuais (e mais pesados) não está enxergando a política da empresa.

Seja no iPhone, nos Macs, etc. Soa muito mais como um “você precisa atualizar” do que um “você tem a opção, se quiser”. Esses avisos são insuportáveis e não estão ali por acaso. 
 

9 minutos atrás, Adriano Ricardo Oliveira disse:

Se eu pudesse voltar atrás, deixava o meu 13 Pro com o IOS15 na última versão.

Bingo. Eu também. E é justamente isso que ela não quer que a gente faça de jeito nenhum. 

Editado por mariapj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2023 at 21:49, BetoGaleazzo disse:

A ideia de que softwares mais novos são necessariamente mais custosos ao hardware ("mais pesados") é balela pura. Você pode estar sim tendo um problema relacionado a software, mas que pode ser facilmente resolvido com o procedimento mencionado acima.

Concordo com sua primeira afirmação, amigo Beto! Mas, se você me permite deixar meu relato, o procedimento não resolveu meu caso. Tenho um 13 Mini para uso pessoal, mal toco no aparelho ao longo do dia e tenho um uso muito consistente dele. Quando no iOS 15.5, versão que veio por padrão, eu terminava o dia com uns 30% a mais de bateria do que no iOS 16. Já atualizei o aparelho duas vezes, para o 16.3 e agora para o 16.5. Fiz atualização limpa em todos eles e, no último caso, nem mesmo coloquei meu backup. Cheguei ao extremo de desativar todos os recursos possíveis, de notificações até as atualização em segundo plano, e deixar o aparelho no modo economia de bateria o dia todo e, ainda assim, não consigo o mesmo desempenho do iOS 15.

Entendo seu ponto e se como atualizações são, mas, ao menos em meu caso, é um problema que parece ir além de um processo de atualização problemático.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2023 at 11:56, victormilani disse:

Do ponto de vista de desenvolvimento, é um porre pessoas com sistema mais velho. Você moderniza uma API do iCloud e tem um monte de gente pendurada numa versão antiga, então tem que manter compatibilidade nos teus servidores... não é só versão do iOS que você tem que manter funcionando, mas com tudo que ele conversa (sistemas) nos servidores... enfim, parada zoada mesmo!

Fazendo um comentário off-topic, creio que isso seja um problema do próprio ecossistema de desenvolvimento, muito mais do que só de um usuário teimoso. 

Por exemplo, você faz uso de uma biblioteca X. O desenvolvedor de dita biblioteca atualiza ela e não dá suporte ao sistema/versão antigo(a). Logo, você acaba tendo que abandonar seu usuário, abandonar a biblioteca, ou ter o trabalho de manter duas versões. Assim, quem coloca essas imposições são o upstream, e você é "obrigado" a aceitá-las para diminuir seu trabalho, quem está downstream em relação a você também, e o usuário, a última ponta, também. 

É um ciclo que se alimenta por conta própria, principalmente porque é difícil ver um software que não dependa de outro. Mas, a meu ver, o "porre" é o desenvolvedor que atualiza "apenas por atualizar" ou que não faz esforço algum para manter uma versão anterior, não o usuário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...