Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS Ventura em Macs não suportados.


Raul Duelis

Posts Recomendados

Voltei aqui para sinalizar que a cópia de arquivos para unidade externa no formato FAT ou Ext está extremamente lento, velocidade full somente no formato padrão do Mac.

É um bug que precisa ser corrigido. Fiz cópias dentro de uma máquina virtual está ok, é um paleativo.

5 minutos atrás, ricardoviniciusbr disse:

Depois que eu atualizei pro ventura, a minha lixeira fica pensando para apagar, eu clico com o botão direito e mando limpar a lixeira e a barrinha fica lá andando mas não apaga, não consigo abrir ela pois está sendo apagada, daí quando eu clico no X para parar de limpar, ela faz o barulhinho e apaga tudo.

Alguém passando por isso ? detalhe que fiz o teste agora com um jpg e demorou igual ...

Acabei de fazer um teste, enviando e limpando um arquivo de 5gb, foi tranquilo. 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Depois que eu atualizei pro ventura, a minha lixeira fica pensando para apagar, eu clico com o botão direito e mando limpar a lixeira e a barrinha fica lá andando mas não apaga, não consigo abrir ela pois está sendo apagada, daí quando eu clico no X para parar de limpar, ela faz o barulhinho e apaga tudo.

Alguém passando por isso ? detalhe que fiz o teste agora com um jpg e demorou igual ...

Acabei de fazer o teste e por aqui está tudo normal... Foi instantâneo. Talvez seja algum bug do patch a ser corrigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, rafarmoreira disse:

Voltei aqui para sinalizar que a cópia de arquivos para unidade externa no formato FAT ou Ext está extremamente lento, velocidade full somente no formato padrão do Mac.

É um bug que precisa ser corrigido. Fiz cópias dentro de uma máquina virtual está ok, é um paleativo.

Acabei de fazer um teste, enviando e limpando um arquivo de 5gb, foi tranquilo. 

Então ... hoje normalizou ... acho que era algum pontual ... desligou a máquina e ligou voltou ao normal ... valew !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei voltando para o Monterey devido os motivos abaixo.

Widgets dando crash, atraso na navegação de guias do ajuste do sistema, atraso na inserção de letras no spotlight, lentidão de cópia para pendrive no formato ExFat.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2022 at 17:25, rafarmoreira disse:

Acabei voltando para o Monterey devido os motivos abaixo.

Widgets dando crash, atraso na navegação de guias do ajuste do sistema, atraso na inserção de letras no spotlight, lentidão de cópia para pendrive no formato ExFat.

 

Copia via rede também está apresentando lentidão e o Wi-Fi apresenta lentidão para navegar, testes de velocidade da internet, não passa de 240 mega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acabei de baixar a imagem do Monterey e voltarei para ele. As mudanças no ventura não são significativas (realmente acho que piorou) e tive problemas para fazer streaming de filmes e vídeos, apresentando lentidão e bugs. Quem sabe quando o patch estiver mais maduro não volto pra ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2022 at 22:40, luigustavo disse:

Copia via rede também está apresentando lentidão e o Wi-Fi apresenta lentidão para navegar, testes de velocidade da internet, não passa de 240 mega.

Aí complica.. já voltei para Monterey. Essas novidades do Ventura não considero importante para o meu uso, como Stage manager e câmera de continuidade. 

Como o amigo citou acima, se corrigirem os bugs até instalo novamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2022 at 15:28, rafarmoreira disse:

Aí complica.. já voltei para Monterey. Essas novidades do Ventura não considero importante para o meu uso, como Stage manager e câmera de continuidade. 

Como o amigo citou acima, se corrigirem os bugs até instalo novamente.

 

 

O Stage Manager, eu gostei de usar; me adaptei bem e ficou muito útil. O Macbook fiz a formação e a instalação do Monterey, está esquentando menos e o wi-fi melhorou, o upload chega bem próximo dos 300 mega e o download chega próximo dos 400 mega; o contratado é 300 de upload e 600 de download.

O iMac fiz a formatação e a instalação do Ventura, mas se manteve na mesma o wi-fi e alguns bugs: continuidade da câmera não funciona, app Tempo e o  segundo monitor não pode estar conectado quando liga o iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei o Monterey no MB Pro 2011 e fiquei impressionado com o desempenho, super fluído e tudo funcionando direitinho, eu só tenho receio com relação a segurança, usar a Apple ID, acessar sites de banco e etc. Eu sei que o sistema fica mais vulnerável com o SIP desativado e talvez por falta de atualizações, mas a minha dúvida é em relação ao desenvolvimento do patch, será que é seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 at 14:04, joel.cachioli disse:

Não sei se viram, mas na semana passada saiu uma nova atualização do OCLP: https://github.com/dortania/OpenCore-Legacy-Patcher/releases

Não cheguei a ver, mas já voltei para o Monterey. Acho que irei esperar por mais um tempo antes de tentar o Ventura novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2022 at 11:39, R2CWB disse:

Eu instalei o Monterey no MB Pro 2011 e fiquei impressionado com o desempenho, super fluído e tudo funcionando direitinho, eu só tenho receio com relação a segurança, usar a Apple ID, acessar sites de banco e etc. Eu sei que o sistema fica mais vulnerável com o SIP desativado e talvez por falta de atualizações, mas a minha dúvida é em relação ao desenvolvimento do patch, será que é seguro?

SIP é superestimado, não é porque ele está ou não ativado que seu sistema estará livre de roubo de informações, a porta de entrada para qualquer tipo de ataque sempre será o usuário que permite ou não através do navegador, é o mesmo que um segurança em uma boate, alguém pode vir com um documento falso informando ter mais de 18 anos, e o segurança pegar o documento, conferir realmente (analisar) se aquele documento condiz com a pessoa que está ali na frente, então liberar ou não a entrada da pessoa. Esse é o exemplo mais próximo que temos de ataque e roubo de informações em um sistema, seu navegador pode ser o mais seguro, o sistema pode ser o mais novo e seguro, se você der permissão através do navegador para qualquer site ou solicitação, sem conferir realmente se aquela solicitação é legitima, vai ter seus dados roubados. Então não é uma questão de SIP ativado ou desativado, e sim uma analise precisa e hábitos de navegação que você possa vir a possuir.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
1 hora atrás, victorbrandaao disse:

˜ Ressuscitando aqui.

 

Alguma novidade de como está o andamento dos patchs? Uso um MBP 2015 e to na dúvida se instalo ou não.

que isso jovem! dúvida do que? instala que tá liso!!!! :) 

falando sério, o Ventura eu não sei. mas o Monterey tá uma jóia pelo open core. to rodando ele em um iMac e um MacBook Pro, ambos 2010. só não atualizei pro Ventura porque honestamente não acho que valha a pena. não tem nada de muito diferente no ventura que me agrade ou chame muito a atenção. então fico de Monterey mesmo. mas cara, num mbp 2015? vai fundo que vai ser mumuzinho!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, marcosfisica disse:

que isso jovem! dúvida do que? instala que tá liso!!!! :) 

falando sério, o Ventura eu não sei. mas o Monterey tá uma jóia pelo open core. to rodando ele em um iMac e um MacBook Pro, ambos 2010. só não atualizei pro Ventura porque honestamente não acho que valha a pena. não tem nada de muito diferente no ventura que me agrade ou chame muito a atenção. então fico de Monterey mesmo. mas cara, num mbp 2015? vai fundo que vai ser mumuzinho!

 

O meu tá no Monterey, o 2015 tem suporte a essa versão. Dando uma pesquisada mais afundo aqui, esse Ventura não me encheu os olhos... Vou seguir no Monterey mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei o Ventura, via OpenCore, no meu MB Pro 2013 e ficou ó, uma bela porcaria! Impossível de usar!

Vou tentar o Monterey, ou algum anterior. Mesma situação do OP aqui: máquina rodando lisa ainda, não sinto necessidade de trocar. O único problema é mesmo a Apple tê-la abandonado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/02/2023 at 17:39, victorbrandaao disse:

˜ Ressuscitando aqui.

 

Alguma novidade de como está o andamento dos patchs? Uso um MBP 2015 e to na dúvida se instalo ou não.

Eu retornei para o Ventura com o OCLP 0.6.0 e as coisas melhoras bastante. Antes tinha alguns bugs e glitch's que já não notei mais, como na hora de assistir um streaming. A temperatura do Mac também melhorou, bem como o desempenho de modo geral. Acredito que agora ficarei utilizando ele. Não tive mais problemas com bugs até o momento. Vídeo externo pelo HDMI também parou de apresentar bugs. Resumidamente, no MacBook Pro de 2015 ele está bem liso. 

Se for atualizar, só recomendo uma instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vindo relatar que com o OCLP 0.6.1, consegui atualizar do High Sierra 10.13.6 para o macOS Ventura 13.2.1 e mantive todos os meus aplicativos MainStage, GarageBand e LogicPro na versão não-metal e funcionando perfeitamente (só não atualizar pra que não tenha problema nesse sistema), alguns aplicativos nativos como Fotos não funcionam no MacBook Pro 2010 13" (ele não possui suporte a API Metal), o Stage Manager também não funciona.

 

Informo que o sistema está bem fluído e a navegação está excelente (Safari 16.3 e Chrome) que é onde passo mais de 80% do tempo quando estou usando ele.

 

Pacote Office 2021 também funcionando perfeitamente.

 

Spotify, Photo Booth (precisa pegar a versão anterior disponibilizada pelo Ramon Ferreira), outra coisa é ativar a navegação pelo Teclado, pra poder conectar dispositivos Bluetooth (shift + tab)

Zoom está funcionando após usar o (tccplus wrapper hotfix) do dosdude1 que permite liberar microfone e camera para os aplicativos que necessitam desse suporte (isso não é necessário no 2012, apenas nos modelos 2011 ou anteriores devido algumas coisas estar desativadas e patchroot).

 

Minha configuração no MBP 2010:

Intel Core 2 Duo 2.4 GHz

16GB DDR3

NVIDIA GeForce 320m 256MB GDDR3

SSD 240GB macOS Ventura 13.2.1

SSD 240GB Windows 11 Pro

 

O Air 2012 11" 4GB RAM da assinatura também atualizei para o Ventura 13.2.1 (atualizado do Monterey 12.6.3) e está funcionando tudo, apenas o widget do calendário que não, já no MBP 2010 o widget que não funciona é o Clima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...