Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar e melhorar um iMac 21,5 de 2013. Vale?


iSynthMan

Posts Recomendados

Eu queria comprar um iMac que roda Mojave e Catalina nativamente com um bom desempenho de CPU. 

Mas esbarrei em vários problemas, o maior deles é essas máquinas todas terem HDDs super lentos que tem um sensor proprietário que se você trocar, os fans vão a loucura e toram a 100% o tempo todo. Coisa típica anti consumidor da Apple.

Pelo que vi a iFixit vende o kit com o sensor pra colocar um SSD e a máquina funcionar normalmente, mas é caro e ter que importar, fica inviável. O iMac de 2013 21.5", pelos relatos que vi e videos do youtube, é o único que não tem esse problema e a troca do SSD é plug n' play.

Será que vale a pena investir numa máquina destas? Quanto pagar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa máquina, com upgrade fica melhor ainda, mas se colocar na ponta do lápis o preço que pedem nos Macs antigos, mais o custo do upgrade, pro retorno (desempenho e vida útil) que essa máquina vai te dar... Dificilmente a conta fecha. Penso que em no máximo 3 anos você já vai começar a ter problemas de falta de suporte por parte de alguns softwares. As vezes compensa ter um esforço financeiro maior e adquirir algo que vai te atender por mais tempo. A menos que você encontre aquele "negócio imperdível e proposta irrecusável", mas tomando como base os anúncios que ando vendo por aí, de Mac antigo custando um MacBook Air M1 novo, vai ser difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

É uma boa máquina, com upgrade fica melhor ainda, mas se colocar na ponta do lápis o preço que pedem nos Macs antigos, mais o custo do upgrade, pro retorno (desempenho e vida útil) que essa máquina vai te dar... Dificilmente a conta fecha. Penso que em no máximo 3 anos você já vai começar a ter problemas de falta de suporte por parte de alguns softwares. As vezes compensa ter um esforço financeiro maior e adquirir algo que vai te atender por mais tempo. A menos que você encontre aquele "negócio imperdível e proposta irrecusável", mas tomando como base os anúncios que ando vendo por aí, de Mac antigo custando um MacBook Air M1 novo, vai ser difícil.

Achei um por 2800 no MercadoLivre. Sinceramente não penso em aderir ao Apple Silicon tão cedo. Não gosto nada dessa agressividade anti-consumidor que embutiram na plataforma... principalmente a ideia de perder uma placa lógica inteira se um componente falhar, já que é tudo soldado.

Sem falar que pagar a apple tax pra colocar mais memória e armazenamento já é amargo lá fora, aqui então...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também compartilho de sua pouca simpatia com essa "agressividade" da apple com o apple silicon. te entendo. #tamojunto

mas também concordo com o que o Beto falou.

o que vai definir mesmo é que uso voce vai dar pra máquina. eu tenho um iMac 2010 27" rodando Monterey via opencore. fiz upgrade de memória e meti um SSD no lugar do drive óptico, deixando o HDD original no lugar dele pra não ter esse problema de sensor. tá funcionando perfeitamente, só não funciona o airplay por causa do bluetooth (bluetooth funciona normalmente, só o airplay que não). me atende completamente e é meu computador principal, meu "daily driver". mas isso vai do uso de cada um e eu tenho consciência que ele está chegando ao seu limite.

Se voce tem certeza que um Mac antiguinho assim te atende bem, acho que voce tem algumas opções:

1) uma vez vi no YouTube um cara ensinando a fazer uma "gambiarra" pra acabar com esse problema do sensor. Esse "kit" do ifixit (e tem um também da OWC) na verdade é só uma versão "bonitinha" e caprichada dessa gambiarra. e a gambiarra nada mas é que cortar uns cabos no conector e fazer umas ligações pra "enganar" o Mac e ele achar que tem um sensor ali funcionando. quando achar esse vídeo posto aqui.

2) voce pode substituir o HDD por um SSD e resolver esse problema do sensor usando um software pra controlar manualmente os fans (tipo um istats ou smc fancontrol). não é a coisa mais prática do mundo mas funciona super bem. é a opção mais fácil.

3) pode procurar um Mac ainda mais antiguinho, tipo esse 2010 que eu tenho, e que ainda tem drive óptico. aí voce só substitui o drive por um SSD e não mexe no HDD original. Deixa ele lá e usa pra backup. se for fazer isso, fuja dos iMac 2011 por terem problemas crônicos com a placa de vídeo. pega um 2010 ou um 2012 pra cima.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que esse post no MacRumors pode te ajudar: https://forums.macrumors.com/threads/a-list-of-successful-imac-27-2012-2019-ssd-upgrades.2162435/

olha que interessante isso aqui que está no primeiro post:

Regarding the HDD upgrade, almost all (if not all) of the reports for upgrades on 27" iMacs Late 2012 and newer, the OWC's temperature sensor is NOT needed! On older models there would be the fan-spinning-on-max-rpm issue. Perhaps, the newest OS X firmware has eliminated the issue so the temperature control no longer triggers the fan to spin at max rpm in the slim iMac models.

parece que esse problema desapareceu nos iMacs 27" do final de 2012 pra frente. fica a dica. 😛 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iSynthMan disse:

Achei um por 2800 no MercadoLivre. Sinceramente não penso em aderir ao Apple Silicon tão cedo. Não gosto nada dessa agressividade anti-consumidor que embutiram na plataforma... principalmente a ideia de perder uma placa lógica inteira se um componente falhar, já que é tudo soldado.

Sem falar que pagar a apple tax pra colocar mais memória e armazenamento já é amargo lá fora, aqui então...

Na verdade eu nem advoguei em prol dos Apple Silicon, mas se for pensar por essa lógica, é melhor montar um hackintosh com hardware escolhido a dedo ou comprar um iMac Intel mais novo, por vários fatores:

- O iMac não permite upgrade de GPU, e se o componente falhar, toda a placa lógica estará comprometida do mesmo jeito. O que não faltam nas assistências é placa de iMac fazendo reballing ou swap de GPU. Falo por experiência própria. Aliás, você corre risco de comprar um iMac usado sem conhecer o histórico de manuteções dele.

- É um All-In-One, e dos brabos. Pra abrir tem que descolar o display, onde sempre há riscos, mesmo com pessoas experientes. Se você souber fazer por conta própria, beleza, é só o teu tempo e trabalho, mas se for ter que contar com um técnico especializado toda vez que precisar abrir o aparelho, até pra uma simples limpeza, a mão de obra não é barata e nem rápida, então se vai comprar pensando na possibilidade de upgrade de processador posteriormente (o que por si só já é questionável num computador antigo), leve isso em conta. Risco e custo de peça e mão de obra.

Não quero jogar balde de água fria na tua ideia, só estou citando pontos de atenção que podem embasar tua decisão. Se for comprar pensando em upgrade, manutenção e longevidade/suporte de software, TALVEZ um iMac antigo não seja boa ideia. Se você precisa pra um uso específico, se conseguir encontrar por um bom preço e de um vendedor confiável, não tem mal algum, como eu disse, é um bom computador. Estou falando estritamente de viabilidade.
 

9 minutos atrás, marcosfisica disse:

parece que esse problema desapareceu nos iMacs 27" do final de 2012 pra frente. fica a dica. 😛 

Sim, esse sensor externo deixou de existir nos 2013 em diante.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

 

- É um All-In-One, e dos brabos. Pra abrir tem que descolar o display, onde sempre há riscos, mesmo com pessoas experientes. Se você souber fazer por conta própria, beleza, é só o teu tempo e trabalho, mas se for ter que contar com um técnico especializado toda vez que precisar abrir o aparelho, até pra uma simples limpeza, a mão de obra não é barata e nem rápida, então se vai comprar pensando na possibilidade de upgrade de processador posteriormente (o que por si só já é questionável num computador antigo), leve isso em conta. Risco e custo de peça e mão de obra.

 

#FATO  desmontar esses bichos é uma desgraça! o meu 2010 é com o vidro preso magneticamente, bem mais fácil que o colado, mas mesmo assim um pé no saco. sem falar no risco de dar alguma cagadinha no processo. no meu caso deu...rsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, até que por R$ 2800,00 está um valor "aceitável", mas vamos ser realistas: 

Se for o early 2013 vem com a Intel HD 4000 e usa processadores de 3º geração. Se for o late 2013 vem com a Intel HD 5200 e usa processadores de 4º geração.

Vc vai ter que fazer upgrade para usar esse Mac de maneira decente. Vamos as contas:

SSD SATA 256GB = R$ 145,00. Pode pegar qualquer um de marca conhecida que o desempenho no dia a dia é o mesmo.

2 pentes de memória sodimm DDR3L de 8gb = R$ 262,00 (cada pente está R$ 131,00 no Mercado Livre

Para abrir e fechar o seu iMac, vc vai precisar da ferramenta, que custa R$ 25,00 + o adesivo que custa R$ 29,90 + frete. Isso no Mercado Livre.

Já que vai abrir um Mac com quase 1 década de uso, aproveita e troca a pasta térmica e faz uma limpeza geral. Vamos chutar que um técnico vai te cobrar R$ 200,00 para abrir o Mac, limpar e fazer os upgrades.

Total = 2800 + 145 + 262 + 25 + 29 + 200 = R$ 3461,00 para vc ter um Mac antigo, sem suporte a hardware e nem a versões mais novas de sistema. A Apple fez mudanças no Ventura, removendo drivers e pelo jeito vai ser mais e mais agressivas com máquinas Intel. Então vamos supor que vc vai com sorte manter o Big Sur na base da gambiarra ou o Catalina oficial. 

Não é raro encontrar MacBook Air M1 usado por 5 mil. E um MacBook Air M1 dá uma verdadeira surra em um iMac 2013 não importa o upgrade que vc fizer. 

Não vale mais a pena vc gastar R$ 1500 a mais e ter um Macbook Air M1 e ficar sossegado por uns anos? Porque mesmo com upgrade de RAM e SSD, vc quer um bom desempenho de CPU. E um processador Core de 4º geração no máximo, não é um bom exemplo de CPU com bom desempenho para os dias atuais e visando o futuro.

Até entendo os saudosistas da era Intel e os saudosistas de Macs que ofereciam possibilidades de upgrade. Lembro que na migração de Power PC para Intel, muitos resistiram por um tempo, seja porque investiram uma boa grana em Macs PPC ou por softwares que foram comprados ou por outros motivos. Mas tiveram que largar o osso ou ficaram para trás. 

Assim será com Macs Intel. Ainda mais Macs muito antigos. Faça a contas direitinho e veja se compensa a compra desse Mac + upgrades. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, marcosfisica disse:

#FATO  desmontar esses bichos é uma desgraça! o meu 2010 é com o vidro preso magneticamente, bem mais fácil que o colado, mas mesmo assim um pé no saco. sem falar no risco de dar alguma cagadinha no processo. no meu caso deu...rsrsrs

 

Cara, eu até tava pensando em pegar um 2010 ou 2011... mas tem dois problemas, primeiro o infame sensor de temperatura que é um saco pra comprar adaptador e colocar SSD.

Segundo é o problema crónico das GPUs Radeon 6770 que pelo que vi dos youtubers gringos e pesquisa em fóruns, são placas condenadas a morrer e deixar você na mão. Tem uma alternativa de comprar uma 6770M de um notebook HP ou Lenovo e colocar no MAC, pois elas são de slot MXM, porém tem que soldar um controlador e fazer um modding nela, e eu não sei fazer micro soldagem, se for botar na ponta do lapis, não vale a pena. 

 

12 horas atrás, jailsonrs disse:

Total = 2800 + 145 + 262 + 25 + 29 + 200 = R$ 3461,00 para vc ter um Mac antigo, sem suporte a hardware e nem a versões mais novas de sistema. A Apple fez mudanças no Ventura, removendo drivers e pelo jeito vai ser mais e mais agressivas com máquinas Intel. Então vamos supor que vc vai com sorte manter o Big Sur na base da gambiarra ou o Catalina oficial. 

Não é raro encontrar MacBook Air M1 usado por 5 mil. E um MacBook Air M1 dá uma verdadeira surra em um iMac 2013 não importa o upgrade que vc fizer. 

Não vale mais a pena vc gastar R$ 1500 a mais e ter um Macbook Air M1 e ficar sossegado por uns anos? Porque mesmo com upgrade de RAM e SSD, vc quer um bom desempenho de CPU. E um processador Core de 4º geração no máximo, não é um bom exemplo de CPU com bom desempenho para os dias atuais e visando o futuro.

Se for pensar nesse ponto, não vale a pena mesmo. Mas eu não expliquei bem o motivo de querer o iMac, como frisado também pelo @marcosfisica vamos lá:

O principal motivo é o display. Esse é pra ser um computador a ser deixado no meu escritório, onde faço leitura e escrevo documentos, portanto o display de 21.5 (ou 27, se eu acabar comprando um desses) é uma grande parte da atratividade. Uma tela grande, IPS com boa resolução e definição, que também serve para o meu uso recreativo, assistir filmes a noite.  Sem falar que comprar uma tela 1440p ou 1080p já é caro, e não existe nenhuma opção no mercado com a build quality de um iMac, seria comprar uma tela cara, de qualidade, mas feita de plástico frágil e feio. Sem falar dos cabos.

Ser um All in One é também boa parte do motivo de eu querer um desses, pois é um fio só na tomada, eu atualmente uso um PC, com um monitor Dell, e a quantidade de cabos e poluição visual me irrita bastante.

Sinceramente, o que eu preciso fazer no potencial Mac não requer muito de hardware. Pra mim uma máquina que rodasse o High Sierra com uma boa velocidade estaria de bom tamanho. Como o @marcosfisica disse que os modelos 2012 também não precisam do maledetto sensor, vou dar uma olhada nesses. Os 2011 são inviáveis devido ao problema da GPU, porém será que vale a pena olhar os modelos 2010 pela facilidade de mexer nele devido ao display magnético? O fato deles terem um drive óptico modular também é interessante, pois eu até pensei em fazer um upgrade e colocar um leitor de bluray pra rodar os filmes da minha coleção.

 

 

Editado por iSynthMan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, iSynthMan disse:

Cara, eu até tava pensando em pegar um 2010 ou 2011... mas tem dois problemas, primeiro o infame sensor de temperatura que é um saco pra comprar adaptador e colocar SSD.

Segundo é o problema crónico das GPUs Radeon 6770 que pelo que vi dos youtubers gringos e pesquisa em fóruns, são placas condenadas a morrer e deixar você na mão. Tem uma alternativa de comprar uma 6770M de um notebook HP ou Lenovo e colocar no MAC, pois elas são de slot MXM, porém tem que soldar um controlador e fazer um modding nela, e eu não sei fazer micro soldagem, se for botar na ponta do lapis, não vale a pena. 

 

Se for pensar nesse ponto, não vale a pena mesmo. Mas eu não expliquei bem o motivo de querer o iMac, como frisado também pelo @marcosfisica vamos lá:

O principal motivo é o display. Esse é pra ser um computador a ser deixado no meu escritório, onde faço leitura e escrevo documentos, portanto o display de 21.5 (ou 27, se eu acabar comprando um desses) é uma grande parte da atratividade. Uma tela grande, IPS com boa resolução e definição, que também serve para o meu uso recreativo, assistir filmes a noite.  Sem falar que comprar uma tela 1440p ou 1080p já é caro, e não existe nenhuma opção no mercado com a build quality de um iMac, seria comprar uma tela cara, de qualidade, mas feita de plástico frágil e feio. Sem falar dos cabos.

Ser um All in One é também boa parte do motivo de eu querer um desses, pois é um fio só na tomada, eu atualmente uso um PC, com um monitor Dell, e a quantidade de cabos e poluição visual me irrita bastante.

Sinceramente, o que eu preciso fazer no potencial Mac não requer muito de hardware. Pra mim uma máquina que rodasse o High Sierra com uma boa velocidade estaria de bom tamanho. Como o @marcosfisica disse que os modelos 2012 também não precisam do maledetto sensor, vou dar uma olhada nesses. Os 2011 são inviáveis devido ao problema da GPU, porém será que vale a pena olhar os modelos 2010 pela facilidade de mexer nele devido ao display magnético? O fato deles terem um drive óptico modular também é interessante, pois eu até pensei em fazer um upgrade e colocar um leitor de bluray pra rodar os filmes da minha coleção.

 

 

a vantagem que eu vejo em um 2010 é tirar o drive óptico e colocar o ssd no lugar, sem mexer no add original e ter problemas com o sensor. no meu modelo específico (mid 2010 27") é esse adaptador aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1122202410-adaptador-dvd-p-hd-ou-ssd-sata-notebook-drive-caddy-127mm-_JM?quantity=1

o leitor Bluray acho que voce consegue usar um externo usb (verifica bem isso porque não sei se não dá problema com a alimentação. não sei se só com a conexão usb vai funcionar direito. talvez tenha que procurar um leitor com fonte externa. não sei, to especulando).

o meu 2010 rodava tranquilamente o high sierra, mas te digo, com ssd e upgrade de memoria (o meu está com 12GB) está rodando o Monterey liso! aliás, o Monterey tá rodando liso até em iMac 2009! dá uma olhada nos videos do Ramon Ferreira: https://www.youtube.com/c/RamonFerreira

 

sim, é uma máquina limitada. sim, não recebe suporte. sim, está no fim da vida útil dela. mas pra esse uso comum, básico, atende perfeitamente. acho que se achar um a um bom preço pode valer a pena sim. tudo depende de quanto vai pagar nela. se começar a chegar perto do valor de um MacBook m1 claro que não vale a pena.

 

PS: a tela é realmente espetacular! se conseguir um de 27" melhor ainda!

não estou recomendando. não conheço o vendedor nem o produto. mas só pra ter uma ideia de preço, olha esse aqui já com upgrade de memoria e de SSD: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2765529821-apple-imac-27-late-2009-_JM?searchVariation=175073818707#searchVariation=175073818707&position=6&search_layout=grid&type=item&tracking_id=660b4491-a52f-401e-8a9f-ae3b4380dd72

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, iSynthMan disse:

@marcosfisica Esse preço é tentador, mas esse Mac tem Core 2 Duo, para os modelos de 2010 com a linha Core já dá uma diferença gigante de performance, né?

honestamente não sei. acho que pode dar bastante diferença sim mas não manjo muito dessas comparações.

agora, pra rodar o high sierra, num ssd, pra tarefas básicas, será que é tão significativa a diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, marcosfisica disse:

honestamente não sei. acho que pode dar bastante diferença sim mas não manjo muito dessas comparações.

agora, pra rodar o high sierra, num ssd, pra tarefas básicas, será que é tão significativa a diferença?

O duro é que o desempenho desses C2D até pra isso é bem prejudicado. Ele perde frames assistindo um simples video no youtube em Full HD.

O que é uma pena, com uma telona dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para Comprar e melhorar um iMac 21,5 de 2013. Vale?

Há um ano vendi um iMac 21” 2010 com SSD de 512 Gb no lugar do Drive de CD, sem o HDD que já tinha morrido. O comprador é meu amigo e tá rodando até hoje o High Sierra sem engasgos para tarefas “office”. Sobre os fan eu e ,ele até hoje, usamos o MacFan Control. Resolve o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo um iMac 2013 late de 21.5” e não tenho do que reclamar sobre desempenho.

Fiz a compra dele há três anos, tudo original e como estava ingressando no mundo Apple e já tendo conhecimento em TI, tive coragem em abrir o iMac para assim aprender a fazer manutenção.

O meu está com SSD e 16GB de memória com o Monterey, a máquina é muito rápido, não apresenta nenhum engasgo ou travamentos. O meu uso é aplicativos de escritórios, Safari e Firefox com 15 abas abertas em cada, aplicativos de acessos remotos, Telegram, WhatsApp e alguns aplicativos de vídeos e imagem (bem básico).

Eu mesmo faço a manutenção e estou livre do valor da mão de obra. Gosto da questão de ser All in one pelo fato de precisar apenas um fio (energia) e se analisarmos o desempenho de alguns iMacs 2014 e 2015, melhor o 2013 pela quantidade de núcleos do processador.

Temperatura fica em torno de 35º até 55º, esse último valor quando tem muitos aplicativos abertos e vídeos em segundo plano. Mesmo com o valor do upgrade, creio que seja bem mais em conta do que comprar um iMac 2017.

Não tenho total certeza, mas iMac com SSD original acho que só os 2019 para frente.

A mudança da linha Core 2 Duo para o Core i é bem considerável em se tratando de desempenho, um 2013 late chega a quase ser 2x mais rápido que um 2009 nos testes.

No meu caso, é uma máquina que irá mais alguns anos para frente e se for possível usar o Ventura, com o mesmo desempenho do Monterey, creio que fique muito anos com ela..

A tela é sensacional. Cores, brilho, contraste … excelente qualidade. Eu não me arrependo e se você conseguiu um no valor de R$2.800,00, tenta um desconto que vejo que vale a pena para um uso intermediário.

Claro, um ponto que não pode deixar de ver, o tempo de uso; é um computador chegando aos 10 anos de uso. Pode estar funcionando tudo com o antigo dono e na sua mão, apresentar problema, mas estamos sujeito com qualquer equipamento, mesmo os novos tem apresentado problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2022 at 11:02, iSynthMan disse:

O principal motivo é o display. Esse é pra ser um computador a ser deixado no meu escritório, onde faço leitura e escrevo documentos, portanto o display de 21.5 (ou 27, se eu acabar comprando um desses) é uma grande parte da atratividade. Uma tela grande, IPS com boa resolução e definição, que também serve para o meu uso recreativo, assistir filmes a noite.  Sem falar que comprar uma tela 1440p ou 1080p já é caro, e não existe nenhuma opção no mercado com a build quality de um iMac, seria comprar uma tela cara, de qualidade, mas feita de plástico frágil e feio. Sem falar dos cabos.

Nesse ponto eu discordo em partes.
As telas dos Macs são sensacionais mesmo. A Apple oferece desde sempre uma excelente tela e zero ressalvas nesse ponto.
Só que tudo evolui, e hj em dia, apesar de ainda ser caro, temos monitores 4K com boas telas IPS de 27" por menos de 2 mil. Monitor esse que pode ser usado por qualquer outro PC ou Mac. E o acabamento apesar de não ser premium de alumínio como um iMac, é bem ok e aceitável para o fim que ele se destina. Só organizar os cabos direitinho e fica legal.

O ponto principal é o que vc quer de fato. Um iMac 2013 sim, pode e vai te atender. Um Mac já sem suporte, com os devidos upgrades, continua plenamente utilizável. Tem muita gente por ai usando Mac e PC com Core 2 Duo para tarefas do dia a dia.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...