Cara, eu até tava pensando em pegar um 2010 ou 2011... mas tem dois problemas, primeiro o infame sensor de temperatura que é um saco pra comprar adaptador e colocar SSD.
Segundo é o problema crónico das GPUs Radeon 6770 que pelo que vi dos youtubers gringos e pesquisa em fóruns, são placas condenadas a morrer e deixar você na mão. Tem uma alternativa de comprar uma 6770M de um notebook HP ou Lenovo e colocar no MAC, pois elas são de slot MXM, porém tem que soldar um controlador e fazer um modding nela, e eu não sei fazer micro soldagem, se for botar na ponta do lapis, não vale a pena.
Se for pensar nesse ponto, não vale a pena mesmo. Mas eu não expliquei bem o motivo de querer o iMac, como frisado também pelo @marcosfisica vamos lá:
O principal motivo é o display. Esse é pra ser um computador a ser deixado no meu escritório, onde faço leitura e escrevo documentos, portanto o display de 21.5 (ou 27, se eu acabar comprando um desses) é uma grande parte da atratividade. Uma tela grande, IPS com boa resolução e definição, que também serve para o meu uso recreativo, assistir filmes a noite. Sem falar que comprar uma tela 1440p ou 1080p já é caro, e não existe nenhuma opção no mercado com a build quality de um iMac, seria comprar uma tela cara, de qualidade, mas feita de plástico frágil e feio. Sem falar dos cabos.
Ser um All in One é também boa parte do motivo de eu querer um desses, pois é um fio só na tomada, eu atualmente uso um PC, com um monitor Dell, e a quantidade de cabos e poluição visual me irrita bastante.
Sinceramente, o que eu preciso fazer no potencial Mac não requer muito de hardware. Pra mim uma máquina que rodasse o High Sierra com uma boa velocidade estaria de bom tamanho. Como o @marcosfisica disse que os modelos 2012 também não precisam do maledetto sensor, vou dar uma olhada nesses. Os 2011 são inviáveis devido ao problema da GPU, porém será que vale a pena olhar os modelos 2010 pela facilidade de mexer nele devido ao display magnético? O fato deles terem um drive óptico modular também é interessante, pois eu até pensei em fazer um upgrade e colocar um leitor de bluray pra rodar os filmes da minha coleção.