Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monterey em um iMac 2010 - Deus abençoe o OpenCore Legacy Patcher!


marcosfisica

Posts Recomendados

Pessoal, nos últimos dias estava bem estressado com o Mac (air 2017. Mac OS Monterey) aparentando estar cansado. Lento. Com a bolinha colorida aparecendo para muitas atividades nas quais antes não surgia. 

A primeira saída era reinstalar o Monterey limpo, e na raça reinstalar programas, arquivos, configurações, etc...

Esse caminho deu algum resultado, mas o efeito estava sendo bem pouco. Um caminho tomado pela ultima vez 3 dias atrás.

Antes de ontem, tentei o linux. Sempre admirei o que me falavam sobre segurança, sistema robusto. Escolhi o Linux POP_OS. Realmente muito lindo. Para quem é usuário do Mac OS, é um ambiente até amigável. Contudo, tentei de tudo e não consegui fazer o MacBook (com o Pop_OS instalado) reconhecer o wi-fi. Todos os comandos recomendados testei no terminal, mas não solucionou o problema. É realmente um sistema bastante rápido, provavelmente bem seguro. Utilizaria certamente, se não fosse o problema do wi-fi. (A curva de aprendizado é o que mata!).

Volta para o Monterey. Com um segundo Pen drive já feito na primeira tentativa de reinstalar o sistema de fábrica, relatado acima. Novamente copia os arquivos, instala programas, configurações, etc. Tinha em mãos um sistema funcional, mas que estava lento. 

Agora à noite tomei a coragem de pesquisar o open core. Vi alguns vídeos, pessoal dos EUA, com um passo a passo extremamente descritivo. Fiz o Pen drive, e instalei o ventura. Segui o passo a passo à risca e ainda as configurações necessárias. Copiei meus arquivos, instalei os programas. O sistema está rodando que é uma beleza. Impressionante. Testando durante a noite de hoje.

Fica o questionamento: lembro que antigamente as atualizações do Mac OS abrangiam Mac fabricados há 8, 9 anos. Hoje, ela está ``matando`` o sistema lançado em Macs fabricados há 5. O Air 2017 recebeu oficialmente até o Monterey. Perdeu, de cabeça, o Big Sur, o Ventura e agora o Sonoma. Então ele atualizou até 2020 (4 anos, somente! Comprei a máquina lacrada em 2018: resultando 3 atualizações rsrs)

Minha questão: posso fazer as atualizações do sistema pelas configurações normalmente? Fiz uma hoje de segurança (13.4.1).

O sistema instalado desse modo é seguro o suficiente?

Se a segurança for contaminada de alguma forma, provavelmente escolherei um linux para rodar na máquina (Hoje ela não é minha máquina principal..)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na minha opinião a segurança no OpenCore não é comprometida, vc pode fazer essas atualizações de segurança que a Apple solta, eu faço e sempre dá certo, o que é chato é ter que voltar sempre no OpenCore e ir em Post install root patch pra reativar a aceleração gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
1 hora atrás, cainan constantino disse:

Pessoal estou com problema na parte grafica.

A imagem fica bugada dependendo do aplicativo que eu abro e em um momento trava o sistema.

Com OpenCore já instalei o Bigsour e agora o Monterey e o problema continua. Alguem tem uma solução?

 

Imac 2010 - i3 - 3,06ghz

8GB RAM

 

 

voce tá rodando o post install?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, depois que instalei o OpenCore Legacy Patcher no meu iMac mid 2011 eu notei que o sistema ficou bem mais lento, mesmo com o SSD q já tinha nele. Mas era isso ou não conseguiria utilizar alguns programas que precisava e não instalava mais no High Sierra. A parte gráfica piorou, mas já era esperado pois a GPU não suporta o Metal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, marcosfisica disse:

voce tá rodando o post install?

Sim antes de ter dado Post Install ele apareu duas opçoes para atualizar que foi o Wifi e o TerraScale 2.

Minha placa de video é ATI Radeon HD 4670 256 MB

Os sintomas são esses bugs na tela quando inicio algum programa que exige a GPU e ai só reiniciando para voltar ao normal

As vezes reinicia do nada quando executo alguma ação aleatoria.

1a36b34175e81fb2683f5c4de30fdd0446aa9082

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Tenho um imac 2010 - 21.5 e com 2x 2gb e 2x4gb totalizando 12GB

Comprei 2 pentes de 8GB para update e estou encontrando problemas em iniciar. 

Já fiz trocas de slots e nada.

Coloquei somente 1 pente de 8GB e inicia depois de entrar no sistema 1 min ele trava e tenho que reiniciar no botao.

Alguem sabe dizer se esse mac suporta um pente de 8Gb ou somente de 4gb por slot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, cainan constantino disse:

Olá Tenho um imac 2010 - 21.5 e com 2x 2gb e 2x4gb totalizando 12GB

Comprei 2 pentes de 8GB para update e estou encontrando problemas em iniciar. 

Já fiz trocas de slots e nada.

Coloquei somente 1 pente de 8GB e inicia depois de entrar no sistema 1 min ele trava e tenho que reiniciar no botao.

Alguem sabe dizer se esse mac suporta um pente de 8Gb ou somente de 4gb por slot?

Tive um modelo deste iMac 2010 rodando com 16GB 4x4GB DRR3 1333MHz e nunca tive nenhum problema, todos os seus pentes de memória possuem a mesma frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 22/06/2023 at 02:35, caiojnm disse:

uso faz mais de ano, tenho um mac pro 5,1 2010 16gb ram com a 5770 nativa

monterrey funcionando perfeitamente

Em 22/06/2023 at 02:35, caiojnm disse:

uso faz mais de ano, tenho um mac pro 5,1 2010 16gb ram com a 5770 nativa

monterrey funcionando perfeitamente

Cara, boa tarde.

Acabei de fazer no meu mac pro tb, tenho a placa nativa e essa 5770, porem quando eu espeto a 5770 o sistema simplesmente nao sobe, é eu colocar a 577o trava tudo, como vc fez para o opencore instalar os drives da 5770 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Boa tarde pessoal

Acabei de fazer atualizar meu mac pro 5.1 tb, tenho a placa nativa e uma ati radeon 5770, atualizei pro monterey sem problemas com a placa nativa,porem quando eu espeto a 5770 o sistema simplesmente nao sobe, é eu colocar a 5770 trava tudo, alguem sabe como opencore pode instalar os drives da 5770, sem ela ser espetada? ou se alguem tem alguma idea de como usar as 2 placas de videos com o open core, trabalho com 3 monitores e preciso da segunda placa. open core 1.4.2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 19/03/2024 at 17:59, MarcelGafo disse:

 Boa tarde pessoal

Acabei de fazer atualizar meu mac pro 5.1 tb, tenho a placa nativa e uma ati radeon 5770, atualizei pro monterey sem problemas com a placa nativa,porem quando eu espeto a 5770 o sistema simplesmente nao sobe, é eu colocar a 5770 trava tudo, alguem sabe como opencore pode instalar os drives da 5770, sem ela ser espetada? ou se alguem tem alguma idea de como usar as 2 placas de videos com o open core, trabalho com 3 monitores e preciso da segunda placa. open core 1.4.2

Boa Noite

eu irei refazer a instalção semana que vem e me atento nesse ponto

mas pelo que me lembre quando instava o sistema e antes de aplica o patch

ele ficava bem lento pq nao tem suporte a metal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...