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iMac 2017 que só deu dor de cabeça


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Oi galera, tudo bem? Espero que sim!
Queria relatar para vocês o que vem me acontecendo desde ano passado e saber se vocês já passaram por algo parecido, para me dar uma luz de onde prosseguir.

Eu adquiri um iMac 2017 na Fast Shop no dia 21/07/2020, mas desde então só dor de cabeça. Eu nunca tive condições de comprar um Mac, mas consegui alguns jobs extras e peguei uma parte para dar de entrada, diminuindo um pouco o valor parcelado, antes da compra a vendedora me disse que este era o melhor modelo e que me supriria por 5 anos para mais. Com menos de 1 mês de uso já comecei a ver falhas, riscos pretos na tela e uma lentidão imensa que vocês não imaginam. Fiz meu primeiro contato com a Apple em agosto e  fizemos testes, apagamos discos mas nada resolveu. Foi ligado diversas vezes e tentamos resolver o problema mas nunca ajudava. Cada um dava um diagnóstico para "tentar solucionar" como apagar HD, reinstalar sistema, etc.

O PC foi levado a assistência técnica, foi dito que eu tinha vídeos dos problemas do computador como travamento em que em função básica, eu tentando desligar mas só funcionava tirando da tomada, demora de até 18 minutos para ligar, listras na tela, etc. Fomos buscar o PC e foi dito que teria que pagar uma "taxa" de orçamento do técnico no valor de R$70 para poder levar o computador embora (mesmo sendo estranho pois o produto estava na garantia e só formataram). Na retirada fomos super mau atendidos, não nos falaram o que aconteceu, somente deram o produto, pediram para pagar e ainda colocaram uma senha no computador onde eu só pude usar na segunda, tive que ligar para me informar qual senha colocaram no PC.

Nada foi resolvido, ligamos varias vezes na Apple até o atendente Bruno informar que era um problema no meu HD e eu precisava fazer um upgrade para SSD, pois meu HD não aguentava o sistema operacional. Questionei pois tinha comprado recentemente e se realmente fosse problema no HD o certo era ser substituído. Depois de outras ligações para a Apple eu decidi levar em outra assistência e hoje me retornaram por telefone dizendo que realmente tem um problema no HD em que chega a 100% de disco varias vezes, que eu precisaria fazer a substituição pelo SSD mas poderia fazer somente depois de terminar a garantia, tendo que esperar até lá com o computador travando do jeito que está e que era normal.

Como não pude fazer a substituição (por motivos de ainda estar pagando o PC e custar R$3400 para colocar o SSD) eu tentei continuar ligando no suporte, joga para um atendente, joga pra outro, até que cai no suporte avançado. Foi pedido para apagar sistema operacional, voltar para Catalina, voltar para Mojave, deixar no Big Sur, apagar NVRam e diversos outros processos. Além disso, enviei várias fotos e vídeos para os atendentes do computador travando, dando falhas, etc. Dia 24/12 o atendente me disse que eles fechariam para as festas de fim de ano e eu deveria esperar até dia 04/01 onde retornariam e eles poderiam marcar para levar na Apple Morumbi. Chegou no dia e ele me retornou, dizendo que a loja Morumbi não iria abrir mais por tempo indeterminado.

Passamos o caso para a engenharia Apple, coletamos vários captures data entre outros passos pedidos pelos atendentes sênior, até que eles acusaram o programa Spark AR Studio de ser o causador do problema. Eu sempre usei esse programa para trabalho e creio que não seja ele. Desinstalamos e a Engenharia Apple disse que o problema era o Spotlight. "Desindexamos" (perdão se escrevi errado) o HD por 24 horas e meu HD externo por mais 24 horas e nada. O computador até que deu uma melhorada, de 15 minutos passou a ligar em 5/7 min, mas memso assim o desempenho do Mac ainda é horrível. Preciso tirar da tomada para descongelar e conseguir usar. 3 atendentes teriam "tentado" a troca do meu iMac mas nunca responderam se sim ou se não. Hoje pela tarde recebo a ligação do atendente e ele informa que a engenharia não encontrou mais nada nos relatórios e novamente me sugeriu a trocar o meu HD por SSD e que não existe esta possibilidade de trocar o produto.

Eu não sei o que fazer, já recorri ao procon mas o advogado deles alegaram que "não possui problema". Cada dia que eles pediam relatório, formatação, voltar sistema eu ficava sem trabalhar e fui mega prejudicado. Eu praticamente pago um computador que não consigo usar. Para usar tenho que ligar 15/20 antes do programado, trava em várias funçoes basicas e infelizmente foi me vendido como "o melhor da loja"

 

Alguém já passou por coisa parecida? Sabe ondem posso recorrer para que pelo menos me ajudem com o suporte, devolução do dinheiro ou troca do produto? Infelizmente eu já uso quase 70% do meu salário pra pagar o PC, se eu pagasse o SSD ia ficar se m nada :(

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Na hora que a autorizada tentasse me cobrar por procedimento feito em um aparelho coberto pela garantia eu já teria criado provas e teria ido à justiça. Você tem recibo desse pagamento? Ordem de serviço? Só nessa a Apple já abraça um abacaxi.

Outra coisa, como pode a solução do fabricante ser a sugestão de um upgrade? Então o aparelho que eles vendem não serve pra nada, a menos que tenha upgrade?

Se as coisas realmente são como você está falando, acho difícil que a justiça não te dê razão.

Outra coisa que eu sempre digo: iMac novo no Brasil é furada. Lembro de quando trabalhava em uma revenda autorizada, vendo cliente pagar 10k num computador sem tela Retina, com processador i5 1,6ghz dual core e sem SSD... Várias vezes deixei de vender ao invés de iludir a pessoa. Não vale 3k.

Insista na justiça. Uma coisa é a máquina não dar conta do recado devido à exigência do profissional, outra coisa é ela simplesmente não funcionar.

Boa sorte!

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Faça um bombardeio de reclamações: registre também no Reclame Aqui e no Consumidor.gov. E ainda continue insistindo na justiça, como dito acima pelo @BetoGaleazzo. O advogado deles alegou algo, mas o Procon precisa se pronunciar. Se não resolver, talvez seja bom pesquisar sobre Juizado Especial, mas com um advogado, que teve analisar tudo e ver as chances de obter sucesso. O problema é que leva tempo, mas com o advogado dizendo que é uma causa boa, eu iria em frente. Tenho certeza que é uma causa que dê para você ganhar, e neste caso creio que haveria pagamentos de danos, não só a mera solução do iMac.

Agora uma ponderação é que adquiri um iMac 27" 5k 2017 também na Fastshop, mas foi em abril/2020, e até hoje não tive problemas, mas eu utilizo o sistema instalado em uma case com SSD NVME, ou seja, externamente, e talvez seja uma solução até você obter um resultado judicial. Agora, sei que isto nada tem a ver com seu problema. Estou comentando mais o que Beto mencionou, como sendo furada adquirir iMac novo no Brasil. Um Mac Mini + Monitor 5k (que nem tem no mercado, diga-se, então considere um 4k de alta qualidade, não os de entrada) custa o mesmo que um iMac 5k, e este ainda vem com GPU dedicada, teclado e mouse sem fio, e webcam e microfone embutidos (é óbvio, mas o Mini e monitor não têm isso). Dizer que não vale 3k é brincadeira hein... 3k não paga nem o monitor 5k (não é 4k) com excelente tratamento antirreflexo, diga-se.

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Teve um caso aqui no fórum de um iMac (acho que era 2017), com muita lentidão. O problema era o HD e a Apple substituiu o componente, segundo o usuário. Sempre tive boas experiências com o suporte da Apple, mas pelo jeito essa sua tá de assustar!

Pegue toda a documentação que possui a respeito do caso e converse com um advogado, além de fazer as reclamações nos sites citados pelo sigma7. Se o suporte não ajudou, vá para a briga judicial! 

Caso tenha acesso, utilize um ssd externo (ou mesmo hdd) para dar o boot no sistema, ligado de preferência numa porta thunderbolt. Se a questão for seu HD, na inicialização da máquina se perceberá a diferença. 5 min é muito...

Espero que resolvam seu problema o mais rápido possível. Boa sorte!

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4 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Na hora que a autorizada tentasse me cobrar por procedimento feito em um aparelho coberto pela garantia eu já teria criado provas e teria ido à justiça. Você tem recibo desse pagamento? Ordem de serviço? Só nessa a Apple já abraça um abacaxi.

Outra coisa, como pode a solução do fabricante ser a sugestão de um upgrade? Então o aparelho que eles vendem não serve pra nada, a menos que tenha upgrade?

Se as coisas realmente são como você está falando, acho difícil que a justiça não te dê razão.

Outra coisa que eu sempre digo: iMac novo no Brasil é furada. Lembro de quando trabalhava em uma revenda autorizada, vendo cliente pagar 10k num computador sem tela Retina, com processador i5 1,6ghz dual core e sem SSD... Várias vezes deixei de vender ao invés de iludir a pessoa. Não vale 3k.

Insista na justiça. Uma coisa é a máquina não dar conta do recado devido à exigência do profissional, outra coisa é ela simplesmente não funcionar.

Boa sorte!

Eu questionei sobre o valor, disseram que autorizada pode cobrar taxa de serviço, mas mesmo assim guardei os comprovantes e ordem de serviço! 

Eu realmente não sei, até a vendedora da loja achou estranho eles falarem que só tem essa troca para ser feita. Questionei "poxa, então vocês vendem um aparelho que em menos de 6 meses precisa ser feito um upgrade? Paguei por 1TB de HD e ainda tenho que pagar mais 3k para ficar com 256 de memória?". 

As coisas já foram visto por atendentes do suporte sênior via compartilhamento de tela, já tiveram que esperar comigo na chamada de áudio e mesmo assim nada acontece.

 

Sobre o iMac: foi meu primeiro Macbook, não conhecia sobre e o vendedor me indicou isso prometendo aquelas mil maravilhas, mas nem pra ligar o computador presta. Vou procurar sim meus direitos!

48 minutos atrás, sigma7 disse:

Faça um bombardeio de reclamações: registre também no Reclame Aqui e no Consumidor.gov. E ainda continue insistindo na justiça, como dito acima pelo @BetoGaleazzo. O advogado deles alegou algo, mas o Procon precisa se pronunciar. Se não resolver, talvez seja bom pesquisar sobre Juizado Especial, mas com um advogado, que teve analisar tudo e ver as chances de obter sucesso. O problema é que leva tempo, mas com o advogado dizendo que é uma causa boa, eu iria em frente. Tenho certeza que é uma causa que dê para você ganhar, e neste caso creio que haveria pagamentos de danos, não só a mera solução do iMac.

Agora uma ponderação é que adquiri um iMac 27" 5k 2017 também na Fastshop, mas foi em abril/2020, e até hoje não tive problemas, mas eu utilizo o sistema instalado em uma case com SSD NVME, ou seja, externamente, e talvez seja uma solução até você obter um resultado judicial. Agora, sei que isto nada tem a ver com seu problema. Estou comentando mais o que Beto mencionou, como sendo furada adquirir iMac novo no Brasil. Um Mac Mini + Monitor 5k (que nem tem no mercado, diga-se, então considere um 4k de alta qualidade, não os de entrada) custa o mesmo que um iMac 5k, e este ainda vem com GPU dedicada, teclado e mouse sem fio, e webcam e microfone embutidos (é óbvio, mas o Mini e monitor não têm isso). Dizer que não vale 3k é brincadeira hein... 3k não paga nem o monitor 5k (não é 4k) com excelente tratamento antirreflexo, diga-se.

Pelo que me falaram Reclame Aqui a Apple não responde, mas vou tentar nesse Consumidor e insistir na justiça sim, estou procurando algum advogado que mexa com esse tipo de causa! Sobre o Procon virou processo administrativo, 120 dias para responderem.

4 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

Teve um caso aqui no fórum de um iMac (acho que era 2017), com muita lentidão. O problema era o HD e a Apple substituiu o componente, segundo o usuário. Sempre tive boas experiências com o suporte da Apple, mas pelo jeito essa sua tá de assustar!

Pegue toda a documentação que possui a respeito do caso e converse com um advogado, além de fazer as reclamações nos sites citados pelo sigma7. Se o suporte não ajudou, vá para a briga judicial! 

Caso tenha acesso, utilize um ssd externo (ou mesmo hdd) para dar o boot no sistema, ligado de preferência numa porta thunderbolt. Se a questão for seu HD, na inicialização da máquina se perceberá a diferença. 5 min é muito...

Espero que resolvam seu problema o mais rápido possível. Boa sorte!

Eu vi esse post antes de fazer o meu! Amanhã vou tentar falar novamente com o suporte e apresentar este post pra ver se rola alguma coisa. Estou juntando tudo em uma pasta mas infelizmente ligação e transcrição de mensagem a Apple não fornece. 

Não tenho um SSD ou HD Externo para agora, principalmente pelo preço elevado do SSD na assistência deles.

Obrigado!!

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11 horas atrás, sigma7 disse:

Dizer que não vale 3k é brincadeira hein...

Eu me referia especificamente ao modelo 2017 de entrada que eu vendia na autorizada, tela 21,5" com processador i5 dual core de 1,6ghz, 8gb ram e hd mecânico. Era absurdo cobrar 10k nessa configuração, assim como é absurdo ainda hoje cobrarem 14k numa máquina 21,5" com processador dual core com ssd de 256gb. Imagina o PC que se monta com 14k hoje, mesmo com o dólar nas alturas. E com um pouquinho de esforço ainda rola um hackintosh pra quem não abre mão do macOS (como é o meu caso).

Eu não posso julgar a compra (muito menos o poder de compra) das outras pessoas, mas EU particularmente acho absurdo os valores dos iMacs. Não quis ofender ninguém.

Abrs!
 

15 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Lembro de quando trabalhava em uma revenda autorizada, vendo cliente pagar 10k num computador sem tela Retina, com processador i5 1,6ghz dual core e sem SSD... Várias vezes deixei de vender ao invés de iludir a pessoa. Não vale 3k.

 

Editado por BetoGaleazzo
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12 horas atrás, brwno disse:

Não tenho um SSD ou HD Externo para agora, principalmente pelo preço elevado do SSD na assistência deles.

Não caia nessa, não compre o SSD em uma autorizada, vão lhe vender o produto mais básico pelo preço dos melhores do mercado. Caso seja sua escolha comprar o proprietário da Apple, ai não tem pra onde correr, vai ser uma facada mesmo. E acho que essa não seja a melhor opção, afinal é evidente a existência de algum problema na sua máquina, que requer troca de algum componente dentro da garantia.

Tanto eu, quanto o @sigma7 estamos usando um ssd via thunderbolt. Realmente o hd mecânico do iMac deixou a desejar após alguns dias de uso básico, só que longe da lentidão expressa por vc. Aqui, o SSD Samsung Evo 970 + Case Ugreen 10 Gbps está dando conta do recado muito bem!

Pelo relato, seu orçamento está apertado, mas se puder, vai uma indicação que pode melhorar muito o desempenho:

SSD m2 Kingspec (128gb): https://pt.aliexpress.com/item/32847113544.html - R$ 129,49

Case Orico 10 Gbps NVME: https://pt.aliexpress.com/item/4001297316228.html - R$ 106,69

Nunca usei um SSD Kingspec, mas há bastante feedback positivo. Quanto a Orico, já tenho alguns produtos e entregam um custo benefício excelente. São produtos básicos e que podem lhe atender nesse momento financeiramente complicado. As entregas pelo Ali estão super rápidas.

Muitos detalhes da experiência estão relatados nesse post: https://forum.macmagazine.com.br/topic/183435-imac-27-2017-possibilidades-de-upgrade/

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Oi galera, tudo bem? Espero que sim!
Queria relatar para vocês o que vem me acontecendo desde ano passado e saber se vocês já passaram por algo parecido, para me dar uma luz de onde prosseguir.
Eu adquiri um iMac 2017 na Fast Shop no dia 21/07/2020, mas desde então só dor de cabeça. Eu nunca tive condições de comprar um Mac, mas consegui alguns jobs extras e peguei uma parte para dar de entrada, diminuindo um pouco o valor parcelado, antes da compra a vendedora me disse que este era o melhor modelo e que me supriria por 5 anos para mais. Com menos de 1 mês de uso já comecei a ver falhas, riscos pretos na tela e uma lentidão imensa que vocês não imaginam. Fiz meu primeiro contato com a Apple em agosto e  fizemos testes, apagamos discos mas nada resolveu. Foi ligado diversas vezes e tentamos resolver o problema mas nunca ajudava. Cada um dava um diagnóstico para "tentar solucionar" como apagar HD, reinstalar sistema, etc.
O PC foi levado a assistência técnica, foi dito que eu tinha vídeos dos problemas do computador como travamento em que em função básica, eu tentando desligar mas só funcionava tirando da tomada, demora de até 18 minutos para ligar, listras na tela, etc. Fomos buscar o PC e foi dito que teria que pagar uma "taxa" de orçamento do técnico no valor de R$70 para poder levar o computador embora (mesmo sendo estranho pois o produto estava na garantia e só formataram). Na retirada fomos super mau atendidos, não nos falaram o que aconteceu, somente deram o produto, pediram para pagar e ainda colocaram uma senha no computador onde eu só pude usar na segunda, tive que ligar para me informar qual senha colocaram no PC.
Nada foi resolvido, ligamos varias vezes na Apple até o atendente Bruno informar que era um problema no meu HD e eu precisava fazer um upgrade para SSD, pois meu HD não aguentava o sistema operacional. Questionei pois tinha comprado recentemente e se realmente fosse problema no HD o certo era ser substituído. Depois de outras ligações para a Apple eu decidi levar em outra assistência e hoje me retornaram por telefone dizendo que realmente tem um problema no HD em que chega a 100% de disco varias vezes, que eu precisaria fazer a substituição pelo SSD mas poderia fazer somente depois de terminar a garantia, tendo que esperar até lá com o computador travando do jeito que está e que era normal.
Como não pude fazer a substituição (por motivos de ainda estar pagando o PC e custar R$3400 para colocar o SSD) eu tentei continuar ligando no suporte, joga para um atendente, joga pra outro, até que cai no suporte avançado. Foi pedido para apagar sistema operacional, voltar para Catalina, voltar para Mojave, deixar no Big Sur, apagar NVRam e diversos outros processos. Além disso, enviei várias fotos e vídeos para os atendentes do computador travando, dando falhas, etc. Dia 24/12 o atendente me disse que eles fechariam para as festas de fim de ano e eu deveria esperar até dia 04/01 onde retornariam e eles poderiam marcar para levar na Apple Morumbi. Chegou no dia e ele me retornou, dizendo que a loja Morumbi não iria abrir mais por tempo indeterminado.
Passamos o caso para a engenharia Apple, coletamos vários captures data entre outros passos pedidos pelos atendentes sênior, até que eles acusaram o programa Spark AR Studio de ser o causador do problema. Eu sempre usei esse programa para trabalho e creio que não seja ele. Desinstalamos e a Engenharia Apple disse que o problema era o Spotlight. "Desindexamos" (perdão se escrevi errado) o HD por 24 horas e meu HD externo por mais 24 horas e nada. O computador até que deu uma melhorada, de 15 minutos passou a ligar em 5/7 min, mas memso assim o desempenho do Mac ainda é horrível. Preciso tirar da tomada para descongelar e conseguir usar. 3 atendentes teriam "tentado" a troca do meu iMac mas nunca responderam se sim ou se não. Hoje pela tarde recebo a ligação do atendente e ele informa que a engenharia não encontrou mais nada nos relatórios e novamente me sugeriu a trocar o meu HD por SSD e que não existe esta possibilidade de trocar o produto.
Eu não sei o que fazer, já recorri ao procon mas o advogado deles alegaram que "não possui problema". Cada dia que eles pediam relatório, formatação, voltar sistema eu ficava sem trabalhar e fui mega prejudicado. Eu praticamente pago um computador que não consigo usar. Para usar tenho que ligar 15/20 antes do programado, trava em várias funçoes basicas e infelizmente foi me vendido como "o melhor da loja"
 
Alguém já passou por coisa parecida? Sabe ondem posso recorrer para que pelo menos me ajudem com o suporte, devolução do dinheiro ou troca do produto? Infelizmente eu já uso quase 70% do meu salário pra pagar o PC, se eu pagasse o SSD ia ficar se m nada

Minha nossa! Nunca li tanto absurdo na minha vida!

Primeiro que se o produto está em garantia, a autorizada tem que cobrar a taxa da Apple, não de você.

Esse negócio de “o HD não está aguentando o sistema” é de partir para a ignorância, ainda mais em Apple que é tudo fechado e desenhado nos detalhes.

Eu fiz a troca do meu por SSD e melhora muito o computador, mas os orçamentos são insanos. Vão de R$350,00 a R$1.500,00 só a mão de obra.

Fora que se for colocar o SSD no lugar do HDD, precisa de um cabo para substituir o sensor de temperatura. Se for trocar o NVMe que fica atrás, precisa de um adaptador. Em ambos os casos, você perderá a garantia, então nem pense em fazer isso agora.

Se você for de São Paulo, eu te indico um técnico de minha confiança que cobra barato pra fazer esse serviço e te indico o adaptador e SSD específico para não dar crash quando voltar da hibernação. Se essa troca não for bem feita, vai ter mais dor de cabeça. Precisa tirar a tela com cuidado e trocar pelos componentes certos.

Dito isso, nem pense em colocar um SSD agora. Está na garantia da Apple e eles tem que resolver. Não abra essa máquina de maneira nenhuma. Não dê a desculpa de jogarem o problema em você.

A loja do Morumbi está fechada, mas no prédio de escritórios que fica no próprio shopping, tem uma assistência da Apple que me pareceu boa. Por que não tenta marcar lá?

Nesse meio tempo, abra reclamação em tudo pra provar que você está tentando resolver dentro da garantia.

Se precisar de ajuda, é só me avisar. Fiquei muito puto lendo o seu caso. Eu tenho um iMac, fiz a troca pelo SSD, sei como pode ser cara e complicada e também sou advogado e você foi de boa-fé resolver o problema e os caras te sacanearam do início ao fim.

Vamos resolver o defeito primeiro na garantia e depois no futuro, quando quiser fazer um upgrade, coloca o SSD.

Qualquer dúvida me pergunta que eu te ajudo. Pode contar comigo no que precisar. Vamos resolver o seu problema.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
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3 minutos atrás, TheDigitalJockey01 disse:

Fora que se for colocar o SSD no lugar do HDD, precisa de um cabo para substituir o sensor de temperatura.

Só em modelos até 2012. Depois de 2012 pode trocar o HD pelo SSD normalmente como em qualquer outra máquina e tudo funcionará 100% de forma nativa.

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Em 13/02/2021 at 12:14, rodolfonarrow disse:

Muitos detalhes da experiência estão relatados nesse post: https://forum.macmagazine.com.br/topic/183435-imac-27-2017-possibilidades-de-upgrade/

Obrigado! Irei esperar meu orçamento melhorar e vamos ver se consigo comprar esse SSD. Realmente ficou muito caro em autorizada, ainda nem terminei de pagar o Mac haha!

Falando de forma bem leiga, essa case deixa o SSD como um "Pen drive"? 

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1 hora atrás, brwno disse:

Falando de forma bem leiga, essa case deixa o SSD como um "Pen drive"? 

Sim, inclusive uso o mesmo disco em máquinas diferentes hehe quando vou viajar e levo o macbook, utilizo ele para ter todos os arquivos e programas usados no iMac. 

O processo de criação é simples, usei um programa chamado Carbon Copy para clonar o HD do iMac para o SSD.

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22 horas atrás, TheDigitalJockey01 disse:


Minha nossa! Nunca li tanto absurdo na minha vida!

Primeiro que se o produto está em garantia, a autorizada tem que cobrar a taxa da Apple, não de você.

Esse negócio de “o HD não está aguentando o sistema” é de partir para a ignorância, ainda mais em Apple que é tudo fechado e desenhado nos detalhes.

Eu fiz a troca do meu por SSD e melhora muito o computador, mas os orçamentos são insanos. Vão de R$350,00 a R$1.500,00 só a mão de obra.

Fora que se for colocar o SSD no lugar do HDD, precisa de um cabo para substituir o sensor de temperatura. Se for trocar o NVMe que fica atrás, precisa de um adaptador. Em ambos os casos, você perderá a garantia, então nem pense em fazer isso agora.

Se você for de São Paulo, eu te indico um técnico de minha confiança que cobra barato pra fazer esse serviço e te indico o adaptador e SSD específico para não dar crash quando voltar da hibernação. Se essa troca não for bem feita, vai ter mais dor de cabeça. Precisa tirar a tela com cuidado e trocar pelos componentes certos.

Dito isso, nem pense em colocar um SSD agora. Está na garantia da Apple e eles tem que resolver. Não abra essa máquina de maneira nenhuma. Não dê a desculpa de jogarem o problema em você.

A loja do Morumbi está fechada, mas no prédio de escritórios que fica no próprio shopping, tem uma assistência da Apple que me pareceu boa. Por que não tenta marcar lá?

Nesse meio tempo, abra reclamação em tudo pra provar que você está tentando resolver dentro da garantia.

Se precisar de ajuda, é só me avisar. Fiquei muito puto lendo o seu caso. Eu tenho um iMac, fiz a troca pelo SSD, sei como pode ser cara e complicada e também sou advogado e você foi de boa-fé resolver o problema e os caras te sacanearam do início ao fim.

Vamos resolver o defeito primeiro na garantia e depois no futuro, quando quiser fazer um upgrade, coloca o SSD.

Qualquer dúvida me pergunta que eu te ajudo. Pode contar comigo no que precisar. Vamos resolver o seu problema.


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Pois é! Ainda deixaram na nota "Taxa de Verificação", achei estranho ter que pagar para eles verificarem se tem problema no produto da garantia.

Eu solicitei as gravações do atendente falando isso pra mim do HD mas eles disseram que suporte por telefone não fornece laudo técnico e nem gravação de chamada, caso eu queira solicitar preciso enviar uma carta por escrito ao escritório da Apple no Itaim Bibi. Eu realmente queria colocar um SSD mas agora não consigo mesmo, mas pode indicar a assistência sim! 

Eles mesmo disseram que trocando o SSD na Apple eu perco a garantia do Mac e eu não irei abrir, ela só foi aberta as duas vezes que levei na autorizada. Esta que você falou dos prédios é a WeCare? Levei lá e foi onde eles constataram que "tem problema no HD mas está de acordo com a Apple", uma sala que é toda de vidro acho que no 6o andar. Eu abri intervenção com a Fast Shop, abri consumidor.gov e já tinha aberto Procon no fim do ano mas eles não resolveram! Só não coloquei no reclameAqui pois disseram que a Apple não responde por este meio então é inviável fazer por lá.

Obrigado pela disposição em ajudar! Estou realmente querendo resolver este problema e mais que isso até me deu desanimo desse Mac :(, tentei solicitar a devolução do dinheiro mas mesmo assim não pode né, uma pena.

4 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

Sim, inclusive uso o mesmo disco em máquinas diferentes hehe quando vou viajar e levo o macbook, utilizo ele para ter todos os arquivos e programas usados no iMac. 

O processo de criação é simples, usei um programa chamado Carbon Copy para clonar o HD do iMac para o SSD.

Bacana, não conhecia!
Esse é meu primeiro computador da marca então nao conheço muito em! 

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1 hora atrás, brwno disse:

Pois é! Ainda deixaram na nota "Taxa de Verificação", achei estranho ter que pagar para eles verificarem se tem problema no produto da garantia.

Eu solicitei as gravações do atendente falando isso pra mim do HD mas eles disseram que suporte por telefone não fornece laudo técnico e nem gravação de chamada, caso eu queira solicitar preciso enviar uma carta por escrito ao escritório da Apple no Itaim Bibi. Eu realmente queria colocar um SSD mas agora não consigo mesmo, mas pode indicar a assistência sim! 

Eles mesmo disseram que trocando o SSD na Apple eu perco a garantia do Mac e eu não irei abrir, ela só foi aberta as duas vezes que levei na autorizada. Esta que você falou dos prédios é a WeCare? Levei lá e foi onde eles constataram que "tem problema no HD mas está de acordo com a Apple", uma sala que é toda de vidro acho que no 6o andar. Eu abri intervenção com a Fast Shop, abri consumidor.gov e já tinha aberto Procon no fim do ano mas eles não resolveram! Só não coloquei no reclameAqui pois disseram que a Apple não responde por este meio então é inviável fazer por lá.

Obrigado pela disposição em ajudar! Estou realmente querendo resolver este problema e mais que isso até me deu desanimo desse Mac :(, tentei solicitar a devolução do dinheiro mas mesmo assim não pode né, uma pena.

Bacana, não conhecia!
Esse é meu primeiro computador da marca então nao conheço muito em! 

Não existe isso de troca de HD por SSD perder a garantia do equipamento. Se for feito em uma autorizada ou na própria Apple Store, a garantia permanece inalterada, inclusive se tiver Apple Care.

Esse caso de cobrança de valores para diagnóstico de máquina em garantia está bem estranho. Acho que valeria tentar um contato com o suporte sênior da Apple nos EUA ou ao menos um e-mail para o Tim.

 

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Só em modelos até 2012. Depois de 2012 pode trocar o HD pelo SSD normalmente como em qualquer outra máquina e tudo funcionará 100% de forma nativa.

Sem o cabo com sensor? A OWC diz que sem o cabo as ventoinhas vão disparar.


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Bacana, não conhecia!
Esse é meu primeiro computador da marca então nao conheço muito em! 

Sim, essa mesma. Eles me pareceram bons quando eu estive lá, mas acabaram de cair no meu conceito com essa história de “estar de acordo com a Apple”.

Como pode estar de acordo com a Apple um computador que não consegue usar?

Que coisa mais absurda!

Estou à disposição para o que precisar. Só chamar!

Um grande abraço!


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Não existe isso de troca de HD por SSD perder a garantia do equipamento. Se for feito em uma autorizada ou na própria Apple Store, a garantia permanece inalterada, inclusive se tiver Apple Care.
Esse caso de cobrança de valores para diagnóstico de máquina em garantia está bem estranho. Acho que valeria tentar um contato com o suporte sênior da Apple nos EUA ou ao menos um e-mail para o Tim.
 

Se ele mexer e trocar por uma peça que não venha da Apple, vai perder a garantia, especialmente se tiver que colocar um adaptador.

E os assistentes do Tim não tem respondido mais, pelo menos não que eu tenha visto.


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39 minutos atrás, TheDigitalJockey01 disse:

Sem o cabo com sensor? A OWC diz que sem o cabo as ventoinhas vão disparar.

Nos modelos pós 2012 esse cabo que vai colado no drive nem existe mais, o sensor funciona de outra forma. Só trocar o HD pelo SSD, fechar a máquina e ser feliz, e irá funcionar exatamente como o drive original.

Faço direto esse serviço. Máquina 2017 que fiz há umas semanas:

 

IMG_1395.jpg

 

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4 horas atrás, TheDigitalJockey01 disse:


Se ele mexer e trocar por uma peça que não venha da Apple, vai perder a garantia, especialmente se tiver que colocar um adaptador.

E os assistentes do Tim não tem respondido mais, pelo menos não que eu tenha visto.


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Essa informação está incorreta. Há diversas autorizadas que realizam o procedimento de atualização HD para SSD de máquinas sem a perda da garantia.

Quanto ao e-mail do Tim, uma pena não funcionar mais…

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Em 12/02/2021 at 17:05, brwno disse:

Oi galera, tudo bem? Espero que sim!
Queria relatar para vocês o que vem me acontecendo desde ano passado e saber se vocês já passaram por algo parecido, para me dar uma luz de onde prosseguir.

Eu adquiri um iMac 2017 na Fast Shop no dia 21/07/2020, mas desde então só dor de cabeça. Eu nunca tive condições de comprar um Mac, mas consegui alguns jobs extras e peguei uma parte para dar de entrada, diminuindo um pouco o valor parcelado, antes da compra a vendedora me disse que este era o melhor modelo e que me supriria por 5 anos para mais. Com menos de 1 mês de uso já comecei a ver falhas, riscos pretos na tela e uma lentidão imensa que vocês não imaginam. Fiz meu primeiro contato com a Apple em agosto e  fizemos testes, apagamos discos mas nada resolveu. Foi ligado diversas vezes e tentamos resolver o problema mas nunca ajudava. Cada um dava um diagnóstico para "tentar solucionar" como apagar HD, reinstalar sistema, etc.

O PC foi levado a assistência técnica, foi dito que eu tinha vídeos dos problemas do computador como travamento em que em função básica, eu tentando desligar mas só funcionava tirando da tomada, demora de até 18 minutos para ligar, listras na tela, etc. Fomos buscar o PC e foi dito que teria que pagar uma "taxa" de orçamento do técnico no valor de R$70 para poder levar o computador embora (mesmo sendo estranho pois o produto estava na garantia e só formataram). Na retirada fomos super mau atendidos, não nos falaram o que aconteceu, somente deram o produto, pediram para pagar e ainda colocaram uma senha no computador onde eu só pude usar na segunda, tive que ligar para me informar qual senha colocaram no PC.

Nada foi resolvido, ligamos varias vezes na Apple até o atendente Bruno informar que era um problema no meu HD e eu precisava fazer um upgrade para SSD, pois meu HD não aguentava o sistema operacional. Questionei pois tinha comprado recentemente e se realmente fosse problema no HD o certo era ser substituído. Depois de outras ligações para a Apple eu decidi levar em outra assistência e hoje me retornaram por telefone dizendo que realmente tem um problema no HD em que chega a 100% de disco varias vezes, que eu precisaria fazer a substituição pelo SSD mas poderia fazer somente depois de terminar a garantia, tendo que esperar até lá com o computador travando do jeito que está e que era normal.

Como não pude fazer a substituição (por motivos de ainda estar pagando o PC e custar R$3400 para colocar o SSD) eu tentei continuar ligando no suporte, joga para um atendente, joga pra outro, até que cai no suporte avançado. Foi pedido para apagar sistema operacional, voltar para Catalina, voltar para Mojave, deixar no Big Sur, apagar NVRam e diversos outros processos. Além disso, enviei várias fotos e vídeos para os atendentes do computador travando, dando falhas, etc. Dia 24/12 o atendente me disse que eles fechariam para as festas de fim de ano e eu deveria esperar até dia 04/01 onde retornariam e eles poderiam marcar para levar na Apple Morumbi. Chegou no dia e ele me retornou, dizendo que a loja Morumbi não iria abrir mais por tempo indeterminado.

Passamos o caso para a engenharia Apple, coletamos vários captures data entre outros passos pedidos pelos atendentes sênior, até que eles acusaram o programa Spark AR Studio de ser o causador do problema. Eu sempre usei esse programa para trabalho e creio que não seja ele. Desinstalamos e a Engenharia Apple disse que o problema era o Spotlight. "Desindexamos" (perdão se escrevi errado) o HD por 24 horas e meu HD externo por mais 24 horas e nada. O computador até que deu uma melhorada, de 15 minutos passou a ligar em 5/7 min, mas memso assim o desempenho do Mac ainda é horrível. Preciso tirar da tomada para descongelar e conseguir usar. 3 atendentes teriam "tentado" a troca do meu iMac mas nunca responderam se sim ou se não. Hoje pela tarde recebo a ligação do atendente e ele informa que a engenharia não encontrou mais nada nos relatórios e novamente me sugeriu a trocar o meu HD por SSD e que não existe esta possibilidade de trocar o produto.

Eu não sei o que fazer, já recorri ao procon mas o advogado deles alegaram que "não possui problema". Cada dia que eles pediam relatório, formatação, voltar sistema eu ficava sem trabalhar e fui mega prejudicado. Eu praticamente pago um computador que não consigo usar. Para usar tenho que ligar 15/20 antes do programado, trava em várias funçoes basicas e infelizmente foi me vendido como "o melhor da loja"

 

Alguém já passou por coisa parecida? Sabe ondem posso recorrer para que pelo menos me ajudem com o suporte, devolução do dinheiro ou troca do produto? Infelizmente eu já uso quase 70% do meu salário pra pagar o PC, se eu pagasse o SSD ia ficar se m nada :(

Bom dia, Amigo.

Sinto sinceramente pelo seu problema. Minha experiência com a Apple, tanto na autorizada iPlace de Floripa quanto com o Suporte Avançado sempre foi excelente.  Se te ajudar, pede pra ser atendido pelo Analista Sênior Carlos do suporte avançado. Que eu saiba só tem ele de Carlos e o cara é sensacional. Quer resolver o teu problema a todo custo.

Outra coisa, seu problema me parece ter haver com o HD sim, mas diria também processador. Você percebe se o iMac está esquentando demais? Coloca a mão bem na parte traseira onde fica o processador e conta pra nós.

Eu tentaria ainda uma outra assistência. E uma dica importante, mesmo parecendo injusta, apenas chega na assistência e não demonstra sua insatisfação nem conta a sua história. Infelizmente a gente vive num covil e quando você levanta um pouco a voz ou demonstra insatisfação ou desespero, em vez de te ajudarem só te dão rasteiras, e isso é mais do próprio ser humano do que as políticas da empresa. Quantos mil relatos temos aqui no fórum de assistências que prestaram atendimento exemplar e de outras que se fechassem as portas não fariam falta.

Algo importante que você deve fazer (pra evitar um processo e demorar demais a ter seu problema resolvido) é seguir a dica acima e deixar seu iMac na assistência sem cobrar eles. Deixa só ir somando o tempo na assistência e torce pra demorar o máximo possível. E se voltar com problema, leva de novo e deixa o tempo que for necessário. E se alguém se recusar a prestar o devido serviço pra você, dê uma de louco: "Só saio daqui com a polícia!". Se o tempo que o seu iMac estiver na assistência somar 30 dias pelo mesmo problema, eles são obrigados a trocar o produto ou devolver o valor pago:

"Em caso de defeito em um produto, a regra é: o fabricante tem 30 dias para realizar o reparo. Após esse prazo, o consumidor tem o direito de exigir a troca ou a devolução de seu dinheiro. É isso o que determina o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor."

Aí quando devolverem seu valor você vai no pequenas causas e exige danos morais e tudo o que gastou com gasolina, deslocamento, perda de trabalho, e enfim.

Já passei por isso algumas vezes (pois sou azarado com alguns produtos hehe). Mas como te disse, talvez o problema sejam as assistências onde você está levando o produto. Na assistência aqui de Floripa o técnico não é de passar a mão na cabeça da Apple e já prefere solicitar a troca de boa parte do que chega pra ele, pois sabe que é menos incomodação pra ele e pra própria Apple.

Grande abraço!

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Nos modelos pós 2012 esse cabo que vai colado no drive nem existe mais, o sensor funciona de outra forma. Só trocar o HD pelo SSD, fechar a máquina e ser feliz, e irá funcionar exatamente como o drive original.
Faço direto esse serviço. Máquina 2017 que fiz há umas semanas:
 
IMG_1395.thumb.jpg.21969b222ddaca07c0b4cf7d6ce6e9e2.jpg
 

E quanto você cobra pra fazer? Troquei a lâmina atrás de 32gb por uma de 500gb mas estou querendo trocar o HDD por um SSD, coisa que não fiz na época exatamente por causa desse cabo. Queria deixar o MacOS no NVMe e o Windows no SSD de forma que os dois funcionem separadamente. Um problema que não consegui resolver foi o microfone que ficou mais baixo mesmo cortando o adesivo na área. Você consegue resolver isso?


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Essa informação está incorreta. Há diversas autorizadas que realizam o procedimento de atualização HD para SSD de máquinas sem a perda da garantia.
Quanto ao e-mail do Tim, uma pena não funcionar mais…

Cara, o que a autorizada me passou é que se fizesse a alteração perderia a garantia, mas bom saber que não é assim porque não faz sentido perder a garantia.


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Quer resolver sem mais perder tempo? Procon.
Deixa tudo bem explicado como vc fez aqui, com nota, o valor que te cobraram que rapidinho a Apple se mexe e troca o aparelho pra vc.
Tu tem muita paciência ta louco, se a maquina tem problema por conta de HD eles que se virem pra arrumar.

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