Oi galera, tudo bem? Espero que sim!
Queria relatar para vocês o que vem me acontecendo desde ano passado e saber se vocês já passaram por algo parecido, para me dar uma luz de onde prosseguir.
Eu adquiri um iMac 2017 na Fast Shop no dia 21/07/2020, mas desde então só dor de cabeça. Eu nunca tive condições de comprar um Mac, mas consegui alguns jobs extras e peguei uma parte para dar de entrada, diminuindo um pouco o valor parcelado, antes da compra a vendedora me disse que este era o melhor modelo e que me supriria por 5 anos para mais. Com menos de 1 mês de uso já comecei a ver falhas, riscos pretos na tela e uma lentidão imensa que vocês não imaginam. Fiz meu primeiro contato com a Apple em agosto e fizemos testes, apagamos discos mas nada resolveu. Foi ligado diversas vezes e tentamos resolver o problema mas nunca ajudava. Cada um dava um diagnóstico para "tentar solucionar" como apagar HD, reinstalar sistema, etc.
O PC foi levado a assistência técnica, foi dito que eu tinha vídeos dos problemas do computador como travamento em que em função básica, eu tentando desligar mas só funcionava tirando da tomada, demora de até 18 minutos para ligar, listras na tela, etc. Fomos buscar o PC e foi dito que teria que pagar uma "taxa" de orçamento do técnico no valor de R$70 para poder levar o computador embora (mesmo sendo estranho pois o produto estava na garantia e só formataram). Na retirada fomos super mau atendidos, não nos falaram o que aconteceu, somente deram o produto, pediram para pagar e ainda colocaram uma senha no computador onde eu só pude usar na segunda, tive que ligar para me informar qual senha colocaram no PC.
Nada foi resolvido, ligamos varias vezes na Apple até o atendente Bruno informar que era um problema no meu HD e eu precisava fazer um upgrade para SSD, pois meu HD não aguentava o sistema operacional. Questionei pois tinha comprado recentemente e se realmente fosse problema no HD o certo era ser substituído. Depois de outras ligações para a Apple eu decidi levar em outra assistência e hoje me retornaram por telefone dizendo que realmente tem um problema no HD em que chega a 100% de disco varias vezes, que eu precisaria fazer a substituição pelo SSD mas poderia fazer somente depois de terminar a garantia, tendo que esperar até lá com o computador travando do jeito que está e que era normal.
Como não pude fazer a substituição (por motivos de ainda estar pagando o PC e custar R$3400 para colocar o SSD) eu tentei continuar ligando no suporte, joga para um atendente, joga pra outro, até que cai no suporte avançado. Foi pedido para apagar sistema operacional, voltar para Catalina, voltar para Mojave, deixar no Big Sur, apagar NVRam e diversos outros processos. Além disso, enviei várias fotos e vídeos para os atendentes do computador travando, dando falhas, etc. Dia 24/12 o atendente me disse que eles fechariam para as festas de fim de ano e eu deveria esperar até dia 04/01 onde retornariam e eles poderiam marcar para levar na Apple Morumbi. Chegou no dia e ele me retornou, dizendo que a loja Morumbi não iria abrir mais por tempo indeterminado.
Passamos o caso para a engenharia Apple, coletamos vários captures data entre outros passos pedidos pelos atendentes sênior, até que eles acusaram o programa Spark AR Studio de ser o causador do problema. Eu sempre usei esse programa para trabalho e creio que não seja ele. Desinstalamos e a Engenharia Apple disse que o problema era o Spotlight. "Desindexamos" (perdão se escrevi errado) o HD por 24 horas e meu HD externo por mais 24 horas e nada. O computador até que deu uma melhorada, de 15 minutos passou a ligar em 5/7 min, mas memso assim o desempenho do Mac ainda é horrível. Preciso tirar da tomada para descongelar e conseguir usar. 3 atendentes teriam "tentado" a troca do meu iMac mas nunca responderam se sim ou se não. Hoje pela tarde recebo a ligação do atendente e ele informa que a engenharia não encontrou mais nada nos relatórios e novamente me sugeriu a trocar o meu HD por SSD e que não existe esta possibilidade de trocar o produto.
Eu não sei o que fazer, já recorri ao procon mas o advogado deles alegaram que "não possui problema". Cada dia que eles pediam relatório, formatação, voltar sistema eu ficava sem trabalhar e fui mega prejudicado. Eu praticamente pago um computador que não consigo usar. Para usar tenho que ligar 15/20 antes do programado, trava em várias funçoes basicas e infelizmente foi me vendido como "o melhor da loja"
Alguém já passou por coisa parecida? Sabe ondem posso recorrer para que pelo menos me ajudem com o suporte, devolução do dinheiro ou troca do produto? Infelizmente eu já uso quase 70% do meu salário pra pagar o PC, se eu pagasse o SSD ia ficar se m nada