Postado 22 de abril de 20251 ano comment_1563567 Em 20/04/2025 at 13:51, Pompeo disse: Olá, Stow. Utilizo certificado digital A1 já a algum tempo, porém após as duas útlimas atualizações, não consegui instalar no meu iphone 13. No Mac funciona sem problema. Alguma orientação? Nunca usei no iPhone. Vc usa pra acessar o que? Já que os tribunais só funcionam com Java. Denunciar
Postado 12 de junho de 202512 Jun comment_1565480 Aos interessados, o acesso ao PJE através do PJE Office Pro está funcionando normalmente na beta do macOS 26. Denunciar
Postado 11 de setembro de 202511 Set comment_1568391 Possuo Certificado A3 Nuvem da Serpro, no MacbooK Pro Intel/Ventura 13.7.8, não consigo usa-lo para assinar o site bhissdigital da Prefeitura de Belo Horizonte, o portal possui um assinador (extensão)Web PKI que não reconhece meu certificado na nuvem no Firefox, embora ele esteja funcionando normalmente para acessar outras plataformas como Gov.br, E-cac receita, etc., alguem pode me ajudar com alguma solução? Denunciar
Postado 13 de setembro de 202513 Set comment_1568472 Em 12/06/2025 at 16:00, joaopaulossales disse: Aos interessados, o acesso ao PJE através do PJE Office Pro está funcionando normalmente na beta do macOS 26. Boa. Já da uma segurança pra atualizar assim que lançarem. (No mac não tenho coragem de usar beta ainda.) rsrs Em 20/04/2025 at 13:51, Pompeo disse: Olá, Stow. Utilizo certificado digital A1 já a algum tempo, porém após as duas útlimas atualizações, não consegui instalar no meu iphone 13. No Mac funciona sem problema. Alguma orientação? Cara, por conta do teu comentário, testei aqui no 16 pro Max e funcionou tranquilo, consigo usar no “app” do gov e no do PJ e, que me deixa fazer consultas e algumas funções mais simples. Você continua com o problema? Denunciar
Postado 20 de setembro de 202520 Set comment_1568783 On 9/11/2025 at 2:51 PM, Roberto Rais said: Possuo Certificado A3 Nuvem da Serpro, no MacbooK Pro Intel/Ventura 13.7.8, não consigo usa-lo para assinar o site bhissdigital da Prefeitura de Belo Horizonte, o portal possui um assinador (extensão)Web PKI que não reconhece meu certificado na nuvem no Firefox, embora ele esteja funcionando normalmente para acessar outras plataformas como Gov.br, E-cac receita, etc., alguem pode me ajudar com alguma solução? Como você instalou esse certificado nuvem do Serpro? Tem um manual? Obrigado Denunciar
Postado 20 de setembro de 202520 Set comment_1568792 Apenas fazendo um mero comentário, a única mudança positiva da migração recente do sistema e-SAJ pro sistema eproc no Tribunal de Justiça de São Paulo foi a ausência de obrigação de se logar com certificado digital. Sempre vi o certificado digital como um problema maior do que a segurança que ele traz Denunciar
Postado 22 de setembro de 202522 Set comment_1568860 Em 11/09/2025 at 13:51, Roberto Rais disse: Possuo Certificado A3 Nuvem da Serpro, no MacbooK Pro Intel/Ventura 13.7.8, não consigo usa-lo para assinar o site bhissdigital da Prefeitura de Belo Horizonte, o portal possui um assinador (extensão)Web PKI que não reconhece meu certificado na nuvem no Firefox, embora ele esteja funcionando normalmente para acessar outras plataformas como Gov.br, E-cac receita, etc., alguem pode me ajudar com alguma solução? O Web PKI não reconhece automaticamente o caminho do certificado, então é preciso fazer manualmente. Clica no ícone do Web PKi no navegador. Depois, vai na engrenagem (configurações), cripto dispositivos e cole o seguinte texto na linha "nome do arquivo dylib", e depois no clique no +: /Applications/NeoID Desktop.app/Contents/Java/tools/macos/libneoidp11.dylib Após isso, ele já vai reconhecer o seu certificado. Vai ficar como na imagem em anexo. Denunciar
Postado 1 de outubro de 20251 Out comment_1569397 Uma dúvida: hoje utilizo um token a3 g+d starsign pela soluti pra fazer acesso a um sistema da semas de emissão de guias florestais de madeira, uso no windows normalmente sem nenhum problema. tenho pensando em adquirir um mac pra usar no trabalho e meu receio é apenas se vai funcionar esse token a3 sem problemas pra acessar o sistema. o acesso é bem simples, ao entrar no site ele já pede a senha do token e daí parto pra parte de login/senha pessoais e entro no sistema com o e-cpf verificado. Denunciar
Postado 6 de outubro de 20256 Out comment_1569554 Em 01/10/2025 at 20:57, henrique.ads disse: Uma dúvida: hoje utilizo um token a3 g+d starsign pela soluti pra fazer acesso a um sistema da semas de emissão de guias florestais de madeira, uso no windows normalmente sem nenhum problema. tenho pensando em adquirir um mac pra usar no trabalho e meu receio é apenas se vai funcionar esse token a3 sem problemas pra acessar o sistema. o acesso é bem simples, ao entrar no site ele já pede a senha do token e daí parto pra parte de login/senha pessoais e entro no sistema com o e-cpf verificado. Esse Token da GD burti é complicado. Várias pessoas aqui já conseguiram rodar. Mas eu desisti. Evito a todo custo pegar essa marca. Dá uma busca aqui que tem vários relatos de sucesso com dicas. Denunciar
Postado 7 de outubro de 20257 Out comment_1569622 Em 06/10/2025 at 08:00, Stow disse: Esse Token da GD burti é complicado. Várias pessoas aqui já conseguiram rodar. Mas eu desisti. Evito a todo custo pegar essa marca. Dá uma busca aqui que tem vários relatos de sucesso com dicas. Consegui usar perfeitamente somente instalando o tokenadmin e o driver, ele reconhece normal quando acesso o sistema que uso para trabalhar. Denunciar
Postado 13 de outubro de 202513 Out comment_1569884 Em 07/10/2025 at 08:33, henrique.ads disse: Consegui usar perfeitamente somente instalando o tokenadmin e o driver, ele reconhece normal quando acesso o sistema que uso para trabalhar. Então deu tudo certo no teu mac novo? Coisa boa m Denunciar
Postado 13 de outubro de 202513 Out comment_1569889 3 horas atrás, Stow disse: Então deu tudo certo no teu mac novo? Coisa boa m Deu sim, uso 3 certificados, token a3 pf, cartão a3 pj e a1 pj, todos estão funcionando no firefox, só no chrome que tive alguns bugs em que alguns sites não reconhece todos os certificados. Denunciar
Postado 2 de dezembro de 20252 Dez comment_1572275 Pessoal, tenho um macbook air M2 com o Sequoia versão 15.6.1. Uso o sistema de perícias do ministério de gestão e inovação (www.siapenet.gov.br) que utiliza o assinador serpro para assinatura do laudo. O certificado que uso é o VidaaS Conect A3. Mas no mac quando tento assinar dá erro com a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro ao acessar o token, verifique se esta conectado ao computador." No windows nessa etapa é para abrir uma caixa onde seleciono meu token. Alguém saberia como resolver? Denunciar
Postado 2 de janeiro2 Jan Autor comment_1573475 Pessoal, Bom ano para todos vocês! Tinha desistido de trabalhar no PJe com o Mac com chip Silicon porque no TJMG não dava suporte ao navegador que funcionasse com a certificação. Agora, com a vinda do eProc, poderei, felizmente voltar ao ambiente da Apple, pois me recusei a utilizar o Windows em meu Mac. Vamos aproveitar e matar a saudade e vamos conversar um pouco. Resumindo, acabei de comprar o MacMini M4Pro e estou empolgado em voltar a Apple. E inicio fazendo uma observação: Nesses anos em que mantive meu anterior Mac literalmente desligado, fiquei surpreso com o progresso do Windows, muitas facilidades e tudo que se compra funcionava nele, sem problemas ou imcompatibilidade, um sossego nesse ponto. Descobri um programa chamado DiskCopy da Easeus e passei a fazer clones mensais do meu sistema operacional Windows com todos os programas instalados e, quando ele travava e ficava cheio de bugs (sim isso não mudou), bastava clonar o último sistema e tudo continuava as mil maravilhas. Bom essa é a grande novidade do Windows, usei por uns bons tempos sem stress e até com felicidade. Agora, voltado ao motivo do post, como está a certificação digital no Tahoe? Vou ter problemas para utilizar meu Token Safenet? Precisarei continuar a utilizar o outro computador com Windows? Podem me enviar o passo a passo atual? Obrigado e um grande abraço. Editado 2 de janeiro2 Jan por Carlos_Alberto Postei antes de terminar. Denunciar
Postado 3 de janeiro3 Jan Autor comment_1573507 Bom dia. Consegui fazer o Mac reconhecer o Token e instalei o PJeOfficePro e, assim, consigo ingressar no PJe. Mas, os expedientes que tenho prontos no PJe não são assinados. Estranhamente o PJe diz que o PJeOffice não foi encontrado. Desisti de resolver depois de perder horas e horas tentando (ontem fui até as 3;30 am). Daí, agora, usuário de Windows e Mac, vou falar com sinceridade: está muito mais fácil e prazeroso utilizar o Windows. Progrediu muito. E o MacOs estagnou na minha modesta opinião. Todos meus scanners e periféricos funcionam muito bem no Windows, no Mac dezenas de reais para adquirir programas que ainda dê ao que tenho sobrevida no Mac. Tem drivers para tudo no Windows. Não sei não. Adoro o universo Apple. Mas, acho que hoje a única coisa que me segura nesse ecossistema é o meu iPhone e a facilidade de se utilizar o Photos. Até meu tablet que troquei por um mais moderno, troquei pelo top de linha da Samsung, o Ultra, pois não tive a coragem de dar um carro por um Tablet da Apple. O da Samsung topo, custou praticamento o preço do teclado do iPadPro e já veio com caneta, teclado e ainda deu para comprar um cartão de 1tb fora os 500gb que já vem nele. E a imagem da tela, velocidade, etc são hipnotizantes. Não sei não, estou balançando e até feliz por estar escrevendo este texto no meu PC, sem tantos aborrecimentos. A Apple precisa voltar a ser a Apple que fez com que todos quisessemos utilizar seus equipamentos! Não um pesadelo para tudo mais que não venha nativo no Mac ou vendido por ela. Ah e se puderem me ajudar a resolver o problema do PJe, por favor, gostaria de auxílio para tentar voltar a Apple ou meu novo MacMini se destinará a utilizar a fototeca, tão somente. Editado 3 de janeiro3 Jan por Carlos_Alberto Acrescentar no texto. Denunciar
Postado 4 de janeiro4 Jan comment_1573525 Salve Carlos, feliz ano novo. Uso o Serpro ID e não tenho problemas para acessar os Tribunais e assinar os documentos. Tive que instalar a versão Intel, pois muitos complementos para navegador, como o Web Signer e Web PKI, não reconhecem o driver para Apple Silicon, muito provavelmente porque o desenvolvedor não atualizou a aplicação. A vantagem do Serpro ID é que ele é um token virtual onde a confirmação é feita pelo Face ID no iPhone, dispensando o token físico no Mac. Eu aqui tenho scanner da Brother, impressoras da Epson e Kyocera. Com o protocolo Zeroconf da Apple, a impressão é mais simples do que em uma máquina Windows. O próprio software de digitalização da Brother funciona muito melhor no Mac do que no Windows. Se o sr. puder, envie o modelo e a marca dos equipamentos e o Tribunal, que tentamos ajudar por aqui. Denunciar
Postado 6 de janeiro6 Jan comment_1573598 Olá pessoal, melhor forum sobre certificado digital pra quem usa MAC, sem dúvida alguma, parabéns a todos!!!! Alguém usa Macbook com chip da Apple, linha M, com Mac OS Tahoe e certificado digital da Certisign na Nuvem? Queria saber ser se está funcionando... Obrigado. Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.