Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fórum de classificados deletando tópicos?


NicholasPufal

Posts Recomendados

Olá,

agora mesmo estava navegando na seção de Classificados, para dar uma fuçada e ver o histórico de um vendedor no passado. Infelizmente não consegui, porque todos os posts anteriores à este mês (e ao dia 08 se não me engano) estão ocultos/deletados.

Eu até pensei que era algum daqueles filtros que tem próximo do rodapé (filtrar por 10 dias, 30 dias, 90 dias, etc), mas não... Tava para exibir todos os tópicos.

Eu não sei pq fizeram isso - e também não sei se isso já foi levantado no fórum e foi feito de propósito - mas eu considero uma falha.

A única segurança que nós temos na hora de comprar um produto, é ver o histórico do usuário... Se esses posts são deletados, a referência vai por água abaixo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Gente, acredito que isso seja um limite do servidor... Não ?

Quanto pesa um tópico como este ? 50 KB ? Não é limite de servidor não. Seria hilário um site do porte do MM ter limites baixos de armazenamento em servidor.

Isto é configurável e funciona assim, hoje, por desejo da administração.

Exatamente :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto muito disso, seria bom manter pelas reputações, já que o fórum não tem um sistema especial para isso. Tópicos como os do monaco e guklein (que por sinal perdeu seu tópico de Apple Cares), alguns dos principais vendedores daqui, pelo menos, deviam ser mantidos para consulta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após 15 dias de inatividade, tópicos dos Classificados são apagados.

Se busca obter o histórico do vendedor, alguns vendedores já vi até criarem tópicos, no Off-Topic, onde os compradores podem deixar um depoimento, para que seja registrado seu histórico.

De qualquer maneira, há várias maneiras de conferir a honestidade do vendedor. E simplesmente guardar um tópico inteiro para isso acho que não é a melhor maneira. Nem o MercadoLivre mantém anúncios antigos visíveis, acredito que até eles guardem, mas isso porque é o ML vive disso. O MM apenas tenta ajudar aquelas pessoas que precisam vender algo esporadicamente. O objetivo dos Classificados do MM nunca foi chegar perto de ser um ML(veja as Regras dos Classificados).

Existe um projeto para melhorar os Classificados, e facilitar a vida de todos. Mas sabe como é: é necessário tempo dos Administradores para implementar algo. Sugestões e críticas são sempre bem-vindas, mas esperamos a compreensão de vocês que o pessoal do MM sempre faz o possível, entretanto, nem sempre o possível está ao gosto de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se busca obter o histórico do vendedor, alguns vendedores já vi até criarem tópicos, no Off-Topic, onde os compradores podem deixar um depoimento, para que seja registrado seu histórico.

Bom, isso não deu muito certo, a administração trancou o tópico para não abrir precedentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso não deu muito certo, a administração trancou o tópico para não abrir precedentes.

O problema é que geralmente as pessoas não são educadas, e sabemos que um tópico desses iria resultar em algo nada bom.

Mas eu só dei um exemplo. Como eu disse, há várias maneiras.

O vendor que quiser mostrar credibilidade, pode colocar uma lista de seus antigos compradores no anúncio(não é uma boa idéia, eu sei)...

Os compradores que virem um vendedor que confiou antes vendendo, pode ir lá no anúncio dar apoio ao vendedor... sei lá. qualquer coisa.

(a única coisa que não vale é criar uma discussão sobre o anúncio do vendedor, como dar pitacos no preço, produto, etc.)

Como eu disse, são só exemplos.

---

Eu concordo que poderia ser melhor. Mas é interesse do comprador encontrar um bom vendedor. E é de interesse do vendedor mostrar sua credibilidade.

Maneiras para isso não faltam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, mas o que eu não entendo é qual a vantagem de deletar esses tópicos justamente da seção de classificados?

Por que o restante do fórum, não funciona assim, certo? Tanto que é possível usar a busca e achar assuntos relevantes com o tema, que datam de bastante tempo atrás (e não só 15 dias, ou algo que o valha)

O que eu não entendo é qual foi a idéia por trás de habilitar um recurso que removesse tais posts com X dias de inatividade de lá. Não vejo qual o ganho disso (de banco de dados com certeza não é).

Quando eu comentei, eu até estava me referindo aos tópicos do guklein e do monaco também. Eu quis ver em quanto tempo se desenrolaram as negociações no mês passado, e o tópico já foi pra vala.

Não consigo entender a real vantagem disso. Talvez deu algum problema no passado que eu não sei, mas realmente no momento não vejo vantagem alguma - seja em nível técnico ou funcional para os usuários - remover tais tópicos. Só vejo desvantagens mesmo.

Conforme já foi dito, o fórum já é limitado nesse aspecto por não ter um sistema de reputação ou algo do gênero, então pq tornar isso mais difícil ainda? Eu penso que tem que se trabalhar com o que se tem... Eu vi sobre este novo recurso que comentaram em implantar. Mas o que se tem em mãos agora seria não remover os posts.

Não seria mais prudente deixar disponível o que é possível auxiliar para o presente momento?

Eu vejo que a seção é bem movimentada. Então facilitar a vida, com uma medida básica como essa, seria perfeito para o momento.

(tô só comentando numa boa. Por favor, não levem a mal! :D)

Abraços

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho a seção de Classificados difícil de encontrar o que quero, tendo apenas tópicos ativos, sem lixo nenhum.

Imagine os Classificados cheio de lixo, desatualizado, onde 90% das negociações já foram encerradas ou esquecidas. Tente encontrar alguma coisa ali.

Agora imagine guardar milhares de anúncios, que não poderão gerar fruto nenhum no futuro... deveria ocupar um espaço nem tão tímido no servidor.

Talvez o espaço não seja o pior. Mas sim como isso afetaria no desempenho nas funções do banco de dados.

Não pense que as chamadas SQL do IP Board são tão otimizadas, e não pense que o banco de dados é um Oracle da vida extremamente otimizado para o fórum. Sinceramente, eu não sei... mas desconfio que não.

Não fui eu quem decidiu por essa opção. E eu nem sei quais foram os verdadeiros motivos disso. Mas sinceramente, eu consigo listar muitos motivos que eu teria caso fosse administrador do site.

O único motivo que faz sentido é para verificar a reputação de alguém.

Mas o site teria que guardar toda negociação inteira, apenas para as pessoas olharem se houve compradores felizes ou não.

Isso não faz sentido.

Agora porque apenas nos Classificados? Bom, porque eu não vejo nenhuma utilidade em saber quem vendeu um eMac alguns anos atrás. Mas quem sabe um tutorial de como atualizar o SO do eMac, feito alguns anos atrás, poderia ser muito útil para alguém que comprou recentemente um usado. Não é verdade?

As informações dentro de um tópico comum tem um valor histórico muito mais importante do que o dos Classificados.

O valor histórico dos classificados é apenas a reputação de quem compra ou vende.

Se alguém está interessado em ver algum "bafafá" nos Classificados do passado, sinto muito. Mas isso não tem valor para o site, para o fórum e nem para a maioria dos usuários.

Guardar lixo no banco de dados gratuitamente é besteira. Esperemos por um sistema dedicado a isso.

Essa é a minha opinião.

Independente de ser moderador ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente seria um trash do caramba se os Classificados tivessem todos os tópicos lá. Se em 15 dias temos 6 páginas, imagine em um ano.

Concordo com o que alguém disse acima. Viu um tópico novo de alguém que já te vendeu algo, vai lá e positiva o cara !

E além do mais: Sou novo aqui, acompanho o Fórum a +/- um ano. Tirando o iTédio, nunca ví nenhum picareta aqui.

Concordo quase totalmente com Gabriel :P

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao aspecto do lixo eu concordo. Mas não precisaria ser 1 ano. Se guardasse entre 60 a 90 dias, já seria o suficiente.

A nível de banco de dados, isso não é nada, tendo em vista o tráfego da seção.

Existem plugins que trancam um tópico após tantos dias. Isso poderia ser aplicado também, desta forma os anúncios mais antigos, não poderiam ter novos posts (seja de "Ups" ou algum usuário perdido que não viu a data).

Desta forma se equilibra a questão lixo e a questão referência.

Ninguém tá interessado em "bafafá", nem nada. A idéia tb não é ter uma estatística de quanto o fórum "vende", a cada estação do ano. Não existe necessidade de um tempo tão longo para armazenamento, mas algo tão curto como 15 dias, atrapalha nas vendas/compras.

São só pensamentos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que nem classificados devia ter, pois essa não é a função do forum. O lance foi criado meio pra dar uma força e permitir que os usuários fizessem negócio, mas acabou que gente que nem tem nada de participação entope a seção de anúncios.

Além disso, retirar os classificados evitaria uma onda de revolta contra o forum, em caso de picaretagem. Por mais que esteja explícito que o forum não se responsabiliza por nada, isso sempre rende discussão quando aparece algum malandro tapeando meio mundo.

Mas é aquele tal negócio...opinião é pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

electro, quando teve o rolo do itédio, a única revolta que teve contra o fórum foi por terem trancado os tópicos discutindo o caso, deixando as vítimas perdidas e precisando se organizar por fora do fórum pra tentar reverter os danos. ninguém tava culpando o MM pelo ocorrido, o problema foi quando o MM tomou uma posição que atrapalhava as vítimas e ajudava o golpista a se safar.

complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

electro, quando teve o rolo do itédio, a única revolta que teve contra o fórum foi por terem trancado os tópicos discutindo o caso, deixando as vítimas perdidas e precisando se organizar por fora do fórum pra tentar reverter os danos. ninguém tava culpando o MM pelo ocorrido, o problema foi quando o MM tomou uma posição que atrapalhava as vítimas e ajudava o golpista a se safar.

complicado.

Complicado foi alguém ter acreditado naquela historinha do iTedio..."primeira classe, aeromoça com iMac na cabeça, que ia trazer 10 iMacs, 20 MacBooks, cobrar 5% de lucro...", rsrsrs, isso que foi complicado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...