Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fórum de classificados deletando tópicos?


NicholasPufal

Posts Recomendados

Complicado foi alguém ter acreditado naquela historinha do iTedio..."primeira classe, aeromoça com iMac na cabeça, que ia trazer 10 iMacs, 20 MacBooks, cobrar 5% de lucro...", rsrsrs, isso que foi complicado!

sim, e por causa disso está justificada a palhaçada cometida pela administração daqui. certinho.

deixa eu parar de falar antes que a coisa pegue fogo de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Nem lembrava quem tava no rolo mais. Já tinha esquecido. E meu comentário nem foi só restrito ao caso do iTédio.

O problema é que usuário de um modo geral, na hora do desespero, joga a culpa até na mãe por ter sido passado pra trás.

Quando uma coisa dessas acontece num forum, onde a regra diz claramente que o forum nada tem a ver com quem anuncia ou quem compra, não importa para quem foi lesado. O importante pra essa vítima é tentar responsabilizar alguém, e na ausência do picareta, sobra pra quem administra o forum.

Mesmo se o anúncio tivesse ficado aberto, o que não dava pra ter feito em função da chuva de baixaria que tava rolando, teria aparecido gente culpando o forum (e se eu bem me lembro, apareceram). Pra não abrir precedentes, a coisa rola assim mesmo, sem direitos especiais pra ninguém.

E é por essas e outras que pra mim esses classificados só servem pra dar dor de cabeça, pois não tem como controlar efetivamente. Não tem lógica que dê pra aplicar, pois sempre vai rolar enrosco.

Bom, acho que tá meio que claro que não vai mudar, até pq o forum não é mercado livre nem ebay, e nunca quis ser. Sendo assim sugiro que os usuários usem os classificados com cautela, estando cientes de que a administração do forum não tem responsabilidade nem compromisso de ficar rastreando bandido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que o fórum não se responsabilize, não tem o que discutir.

E se virou baixaria, tem que dar um jeito mesmo - eu peguei o bonde andando, então desse assunto não tenho o que falar.

Mas por mais que não seja interesse do MM ter foco em classificados, o fato é que a seção é muito utilizada. Então entre teoria (o foco não ser esse) e prática (o pessoal usar demais a seção), eu acho que deve ser pensado em modos melhores de administração dela.

Seria a mesma coisa que ter um negócio onde você vende lápis, e borracha como secundário. A borracha não é o foco, mas a borracha tem muita saída. Adianta dizer que o foco não é a venda de borrachas, e parar de investir nelas?

Não acho que seja o caminho.

Se o fórum não tem interesse algum em Classificados, então o certo seria restringir ainda mais a seção, porque ela tem muito movimento e eventualmente sempre vai ter um problema similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que os responsáveis deveriam ouvir as opiniões de quem usa o fórum e não simplesmente ignorar fazer o que acham que é melhor.

Não podem virar as costas para o que está acontecendo.

Os classificados tomaram um uma proporção muito maior do que era antes.

Ainda acho que deveria ser proibida a venda de equipamentos novos (sob encomenda). Pois já está pior que o Mercado Livre.

Deixar os classificados único e exclusivamente para venda e troca de usados.

Sobre fraude até o Mercado Livre está sujeito, já vi usuário lá criar mais de 100 avaliações para poder começar dar o golpe.

Como já comentei, devemos discutir sobre o assunto (inclusive com a participação dos proprietários do fórum).

Bom é o que eu acho!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COmo eu falei antes, não existe lógica de como administrar melhor essa seção. O que é bom pra um não é bom pra todos e nem mesmo para o próprio forum.

Na minha opinião (que não tem nada a ver com a administração), as melhores coisas seriam (em ordem de preferência da minha pessoinha:

1. Eliminar a seção por completo. Quer vender? Que procure o ML ou eBay

2. Manter o apagamento automático de mensagens, pois isso elimina entulho e não ajuda em nada o forum

3. Limitar anúncios pra usuários com no mínimo 200 postagens (senão até mais postagens, assim fica assegurado que só vende quem participa do forum)

4. Assim que começar a rolar baderna em algum tópico, trancamento automático sem margem pra discussão/ banimento sumário dos baderneiros

5. Tomar um dreher que passa ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Electro...

É isso que queremos (pelo menos eu), uma discussão de o que melhorar no fórum...

Trocar sugestões e idéias como as suas!

Mas de nada adianta os usuários ficaram aqui debatendo sendo que os que tem autonomia para tomar uma providência não "querem" fazer nada.

Os moderadores são como se fossem os deputados para os usuários. Somente vocês tem poder para sugerir ou implementar mudanças.

Vai da disponibilidade e vontade!

Electro...

É isso que queremos (pelo menos eu), uma discussão de o que melhorar no fórum...

Trocar sugestões e idéias como as suas!

Mas de nada adianta os usuários ficaram aqui debatendo sendo que os que tem autonomia para tomar uma providência não "querem" fazer nada.

Os moderadores são como se fossem os deputados para os usuários. Somente vocês tem poder para sugerir ou implementar mudanças.

Vai da disponibilidade e vontade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que eu tô lendo aqui, o chefe lê também. Não esquentem a moringa, que se tiver que rolar alguma coisa, ele vai fazer.

Acho que minha opinião vale tanto quanto a de qualquer usuário que participe ativamente do forum. Ser moderador é somente ajudar a manter o forum organizado e de acordo com as regras.

Podem ter certeza que os administradores lêem o que vcs escrevem e dão bola sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3. Limitar anúncios pra usuários com no mínimo 200 postagens (senão até mais postagens, assim fica assegurado que só vende quem participa do forum)

Electro, eu concordo com você menos no item acima. Eu por exemplo frequento o site e o blog desde 2007/2008. Porém só tenho um pouco mais de 100 posts. Na minha opinião quantidade de "posts" não é sinônimo de seriedade/responsabilidade e garantia de uma boa compra/venda. Eu estou aqui todos os dias mas não comento todo post que visito. ;)

Editado por hitlp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como falaram dos negócios de lápis vs. borracha, tentar mudar muita coisa num FÓRUM não adianta muito, porque esse espaço não foi feito para troca/compra/venda de produtos. Temos planos de criar uma área especial para isso no site, mas eles ainda estão um pouco longe de serem concretizados.

Enquanto isso, vamos tocando com o que temos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que o fórum não se responsabilize, não tem o que discutir.

E se virou baixaria, tem que dar um jeito mesmo - eu peguei o bonde andando, então desse assunto não tenho o que falar.

Mas por mais que não seja interesse do MM ter foco em classificados, o fato é que a seção é muito utilizada. Então entre teoria (o foco não ser esse) e prática (o pessoal usar demais a seção), eu acho que deve ser pensado em modos melhores de administração dela.

Seria a mesma coisa que ter um negócio onde você vende lápis, e borracha como secundário. A borracha não é o foco, mas a borracha tem muita saída. Adianta dizer que o foco não é a venda de borrachas, e parar de investir nelas?

Não acho que seja o caminho.

Se o fórum não tem interesse algum em Classificados, então o certo seria restringir ainda mais a seção, porque ela tem muito movimento e eventualmente sempre vai ter um problema similar.

Acredito que esse seu exemplo passa longe.

Seria mais ou menos como se o fórum fosse uma livraria, com um ótimo espaço para ficar lendo livros (de graça)... e nessa livraria há um espacinho extra que você criou, onde vendedores ambulantes podem vir com suas barraquinhas de pastel, cachorro quente, etc. Afinal, as pessoas que lêem precisam comer de vez em quando.

Com o tempo, você percebe que o espaço mais populoso na sua livraria é justamente essa ala alimentar.

E todo dia essa praça de alimentação fica uma loucura de tanta gente que quer comer... e, só para piorar a situação, a cada dia aparece mais um cara novo com mais uma barraquinha de hamburger, tapioca, etc.

Simplesmente não cabe mais ninguém, e você nem acredita que todo dia entra mais gente lá.

A dúvida é:

O cara da livraria deveria ceder um espaço maior para a praça de alimentação?

A resposta é:

Talvez.

Veja bem, há vários fatores que podem afetar essa decisão:

Qual a porcentagem de pessoas que entram na livraria apenas para acessar a praça de alimentação? (é quando as estatísticas da sua loja indicam clientes novos todo dia, mas suas vendas de livros não aumentam nada)

É garantido que essa praça de alimentação não está tirando o foco de seus clientes? (é quando os bons e velhos leitores da sua livraria só sentam agora na praça de alimentação)

Se a praça trouxer benefícios, existe um limite mensurável onde o investimento na praça de alimentação passará a ser prejudicial ao resto da livraria? (é quando a praça de alimentação é maior que a própria livraria... e ninguém mais lembra que aquilo também é uma livraria)

Será que essa livraria precisa mesmo de uma praça de alimentação? (quem sabe exista outra opção mais barata e eficaz, como firmar um acordo com a lancheria do outro lado da rua)

...entre outras questões...

---

Acho que agora o exemplo está muito mais próximo da realidade.

O que eu quero dizer, NicholasPufal, é que a questão não é simples como parece. Quem realmente acha que é simples é porque está apenas vendo o próprio lado da história.

E é compreensível que existam tantas opiniões diferentes sobre o assunto.

Eu concordo que o sistema poderia ser um pouco melhor, para facilitar as coisas.

Mas eu também concordo que ele não é nada necessário para o Fórum(e na verdade acredito que existe um ponto que será prejudicial ao resto do Fórum), e não mereça nada que fosse de tão grande o esforço.

Em outras horas, penso que seria melhor procurar aqueles sites de Macs usados e firmar um acordo com o MacMagazine... deixe os caras que cuidam disso cuidarem disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos forums de fotografia em que participo o usuário deve ter no mínimo 100 posts para poder publicar um anúncio. Anúncios de muamba, como aqueles "pedidos para junho" não são permitidos e flood para alcançar o número mínimo de posts também não.

Limitar os anúncios para quem participa ativamente do Forum eu acho uma boa idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já anunciei aqui, mas não consegui vender todos os produtos que estavam no meu tópico. Por inatividade (descuido meu), o tópico foi deletado. Mas aceitei as regras do fórum. Eu acho que se vc está no fórum, é pq vc concorda com as regras. Não que não possa opinar sobre a modificação das mesmas, mas também não pode exigir nada. É um fórum do assunto que vc gosta, sua participação além de ser gratuita, não é forçada (vc participa pq vc quer)...nada mais justo do que querer manter o mesmo, em um clima de harmonia e organização. Se não concorda com a maneira que fórum é gerenciado, ninguém te força a frequentá-lo. Só apagar seu cadastro e não voltar mais.

De boa ! :)

Abs

Editado por Bernard
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já anunciei aqui, mas não consegui vender todos os produtos que estavam no meu tópico. Por inatividade (descuido meu), o tópico foi deletado. Mas aceitei as regras do fórum. Eu acho que se vc está no fórum, é pq vc concorda com as regras. Não que não possa opinar sobre a modificação das mesmas, mas também não pode exigir nada. É um fórum do assunto que vc gosta, sua participação além de ser gratuita, não é forçada (vc participa pq vc quer)...nada mais justo do que querer manter o mesmo, em um clima de harmonia e organização. Se não concorda com a maneira que fórum é gerenciado, ninguém te força a frequentá-lo. Só apagar seu cadastro e não voltar mais.

De boa ! :)

Abs

Há quem diga que quem faz o fórum são os seus participantes, e que por isso deveriam ser mais ouvidos, e eu concordo, mas há muito tempo já vi que por aqui é assim mesmo como você disse.

E o seu post ficou parecendo as respostas do Jobs em relação às reclamações por não ter Flash no iPhone. No mais, não vou me prolongar no mérito do tópico.

[off] Não dá para apagar o cadastro, nem ao menos mudar o nick.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mais acompanho do que posto por aqui. Confesso que uso bastante a parte dos Classificados, tanto para anunciar e mais ainda para comprar.

Acho muito legal ter esse espaço por aqui. Mas tenho total noção que não é o foco do fórum e na minha humilde opinião nem deve ser.

Como já foi comentado por aqui, quer um site que faça isso exclusivamente, vá para o Ebay, vá para o Mercado Livre. Participo dos dois e posso dizer que mesmo ambos sendo específicos para isso, não conseguem dar conta de calotes, vendedores safados, produtos falsos, etc.

Agora imagine a dor de cabeça um Fórum sobre Mac ter toda essa confusão e responsabilidade para manter um serviço como esses para os usuários daqui.

Não sou radical como o electro que fecharia o espaço de vez assim como também não acho que o pessoal do Fórum tenha que ser responsável pelas negociações.

Ao meu ver o espaço seria para usuários venderem e consumirem seus próprios produtos, nada de muambas, encomendas e coisas do tipo. Mas claro que isso acontece e, por bem ou por mal, é o que acaba fazendo mais sucesso. Aí é claro, que mais cedo ou mais tarde, aparece um brasileiro "ixpeeeerto" querendo tirar vantagem disso. Vide caso do iTédio e de mais alguns que vem aparecendo que mesmo com 0 posts já vem anunciando produtos e encomendas. Mas compra quem quer. Claro que tem aquele que anuncia querendo enganar os outros, agora tem também quem quer comprar um produto com um preço muito abaixo do que é praticado no mercado.

Pra fechar, estamos aqui para falar sobre produtos da Apple. Agradeço o espaço cedido pelo Fórum para os Classificados. Acesso tanto o MacMagazine para ver as notícias do site (acesso todos os dias) e sempre que posso dou uma passada no Fórum para ver o que tá rolando. Confesso que confiro os Classificados sempre pensando em achar uma boa oferta para aumentar a minha linha de produtos, mas sei que não é um site de compras/ vendas e se por infelicidade tomar um calote por aqui um dos culpados sou eu por querer negociar em um lugar que não tem esse foco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

agora ameacam me banir pq segui a sugestao de um moderador?

isso viro ditadura?? resolvem os problemas assim?

se tu n concordar tu vai ser banido e pronto..

acho que todo mundo aqui nao eh mais crianca eh pode muito bem conversar..

Palavras do moderador gabriel abaixo:

Após 15 dias de inatividade, tópicos dos Classificados são apagados.

Se busca obter o histórico do vendedor, alguns vendedores já vi até criarem tópicos, no Off-Topic, onde os compradores podem deixar um depoimento, para que seja registrado seu histórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora ameacam me banir pq segui a sugestao de um moderador?

isso viro ditadura?? resolvem os problemas assim?

se tu n concordar tu vai ser banido e pronto..

acho que todo mundo aqui nao eh mais crianca eh pode muito bem conversar..

Palavras do moderador gabriel abaixo:

Após 15 dias de inatividade, tópicos dos Classificados são apagados.

Se busca obter o histórico do vendedor, alguns vendedores já vi até criarem tópicos, no Off-Topic, onde os compradores podem deixar um depoimento, para que seja registrado seu histórico.

Ninguém é banido por discordar de moderador, mas é banido por ofender moderadores ou qualquer participante do Fórum. Seu aviso está dado.

Quando ao posicionamento do Gabriel, na época isso ocorreu mas depois achamos melhor não criar a bagunça no espaço. Há área de comentários no perfil de cada um que pode ser usada para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora ameacam me banir pq segui a sugestao de um moderador?

isso viro ditadura?? resolvem os problemas assim?

se tu n concordar tu vai ser banido e pronto..

acho que todo mundo aqui nao eh mais crianca eh pode muito bem conversar..

Palavras do moderador gabriel abaixo:

Após 15 dias de inatividade, tópicos dos Classificados são apagados.

Se busca obter o histórico do vendedor, alguns vendedores já vi até criarem tópicos, no Off-Topic, onde os compradores podem deixar um depoimento, para que seja registrado seu histórico.

Se você lesse o tópico todo, veria que o tal tópico de avaliação de vendedores foi trancado e não é mais permitido criar outro tópico com o mesmo assunto. A idéia não funcionou e não é permitido fazer isso, ponto final.

Acho que já deu né? Ou você tá tentando ser expulso? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na epoca, mais eu abri um topico ontem e um moderador me enviou o link desse topico "da epoca" para eu me informar.

Entao automaticamente se antes de ontem apos minha sugestao, mandaram eu ler esse topico antigo, seria mais obvio que esse topico antigo tinha alguma validade.

mas tudo bem

ja entendi

eu nao to tentando nada, mas minha vida na acabaria :)

estou apenas debatendo pois mandaram eu ler aquele topico que continhar a tal informacao errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...