Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air m3 para programação


Fabiano_Rox

Posts Recomendados

Ola, gostaria de uma opinião.
Estou querendo migrar para apple e gostaria de saber se o macbook air m3/ 8GB  de RAM e SSD 256 GB é um bom modelo para programar.
uso Java e flutter. 
Também vou usar par emular o windows e o oracle database e ferramentas de banco como sql developer.
A questão é, vai rodar liso com 8GB de RAM ou deveria investir em outra marca com um i7 de 13 geração e 32 de RAM? (que esta na mesma faixa de preço)
 

Editado por Fabiano_Rox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tenho ouvido aqui é que compensa ir direto para um com 16Gb de RAM para programação.

Agora, colocando isso no mundo real, acho que seriam 3 opções interessantes: um M1-Pro de 14" usado que já tem aparecido com preços bem razoáveis, ou um Air M1/Mac Mini 2 pensando em desvalorização (no caso de um upgrade futuramente, principalmente o Míni, se puder ficar dependente de um monitor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fabiano_Rox disse:

Ola, gostaria de uma opinião.
Estou querendo migrar para apple e gostaria de saber se o macbook air m3/ 8GB  de RAM e SSD 256 GB é um bom modelo para programar.
uso Java e flutter. 
Também vou usar par emular o windows e o oracle database e ferramentas de banco como sql developer.
A questão é, vai rodar liso com 8GB de RAM ou deveria investir em outra marca com um i7 de 13 geração e 32 de RAM? (que esta na mesma faixa de preço)
 

Eu investiria num computador com mais RAM, dado que você vai emular Windows. 

8 Gb para o teu uso, eu não recomendo. Ainda mais sabendo que um i7 com 32Gb de RAM custa o mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcelo Melo alterou o título para Macbook Air m3 para programação
8 horas atrás, Fabiano_Rox disse:

Ola, gostaria de uma opinião.
Estou querendo migrar para apple e gostaria de saber se o macbook air m3/ 8GB  de RAM e SSD 256 GB é um bom modelo para programar.
uso Java e flutter. 
Também vou usar par emular o windows e o oracle database e ferramentas de banco como sql developer.
A questão é, vai rodar liso com 8GB de RAM ou deveria investir em outra marca com um i7 de 13 geração e 32 de RAM? (que esta na mesma faixa de preço)
 

Como dito aqui no tópico, talvez 16gb valha um investimento adicional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Air

11 horas atrás, Fabiano_Rox disse:

Ola, gostaria de uma opinião.
Estou querendo migrar para apple e gostaria de saber se o macbook air m3/ 8GB  de RAM e SSD 256 GB é um bom modelo para programar.
uso Java e flutter. 
Também vou usar par emular o windows e o oracle database e ferramentas de banco como sql developer.
A questão é, vai rodar liso com 8GB de RAM ou deveria investir em outra marca com um i7 de 13 geração e 32 de RAM? (que esta na mesma faixa de preço)
 

Tenho um Air M1 com 16gb, melhor escolha que fiz. 8Gb para usar emulação, seja de windows ou até de outros tipos, como docker acho que vai te limitar bastante no uso simultâneo de outras ferramentas. Ai vai do bolso, se puder escolher um com 16gb, vai te atender bem. Senão, um windows mais parrudo também vai. Lembrando que, com custos parecidos. Se um Windows parrudo tiver mais em conta que um macbook com 8gb, ai não tem como defender a escolha do mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2024 at 23:54, jeanduarte disse:

Tenho um Air

Tenho um Air M1 com 16gb, melhor escolha que fiz. 8Gb para usar emulação, seja de windows ou até de outros tipos, como docker acho que vai te limitar bastante no uso simultâneo de outras ferramentas. Ai vai do bolso, se puder escolher um com 16gb, vai te atender bem. Senão, um windows mais parrudo também vai. Lembrando que, com custos parecidos. Se um Windows parrudo tiver mais em conta que um macbook com 8gb, ai não tem como defender a escolha do mac.

Então um air m1 com 16gb de ram seria melhor que um air m3 com 8gb?
E uma outra dúvida em relação a temperatura, Esquenta muito? é necessário utilizar algum suporte com cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fabiano_Rox disse:

Então um air m1 com 16gb de ram seria melhor que um air m3 com 8gb?

Pro uso especifico que vc citou, acredito que sim, M1 16Gb > M3 8Gb.

Mas o ideal mesmo seria conseguir o M3 com 16gb. O M3 tem outras melhorias além do processador né, tela, tem magsafe, construção dele.

7 horas atrás, Fabiano_Rox disse:

E uma outra dúvida em relação a temperatura, Esquenta muito? é necessário utilizar algum suporte com cooler?

Nunca reparei nada de calor excessivo. Gerenciamento dos Apple Silicon é muito bom. Mas, se for usar uma carga de trabalho alta por muito tempo, prejudicar não vai (colocar um suporte com cooler ou outras soluções).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2024 at 08:13, Fabiano_Rox disse:

Então um air m1 com 16gb de ram seria melhor que um air m3 com 8gb?
E uma outra dúvida em relação a temperatura, Esquenta muito? é necessário utilizar algum suporte com cooler?

É melhor já ter os 16GB... uma hora os 8GB pode te dar dor cabeça.

Quando eu jogava os jogos do Apple Arcade no meu M1 esquentava muito, eu aconselho dependendo da atividade q se esteja fazendo ficar no ambiente bem refrigerado ou esse cooler suporte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2024 at 12:45, Fabiano_Rox disse:

Ola, gostaria de uma opinião.
Estou querendo migrar para apple e gostaria de saber se o macbook air m3/ 8GB  de RAM e SSD 256 GB é um bom modelo para programar.
uso Java e flutter. 
Também vou usar par emular o windows e o oracle database e ferramentas de banco como sql developer.
A questão é, vai rodar liso com 8GB de RAM ou deveria investir em outra marca com um i7 de 13 geração e 32 de RAM? (que esta na mesma faixa de preço)
 

Bom dia.

Trabalho com as mesmas tecnologias e pra mim foi suficiente por 1 ano o Air M1 8gb 256ssd. Então acredito que para as tarefas no MacOS vai rodar tranquilo um M3, mesmo com uso constante de swap. Porém, também posso falar por experiência que para emular o Windows via Parallels não foi uma boa experiência. Abrir somente o Windows é uma coisa. Mas rodar ambiente no MacOS, emular o Windows e ainda usar o Docker vai pesar e gerar gargalos sim.

Eu vejo algumas possibilidades (as mesmas que vi para mim):

- MacBook Pro M1 Pro 14 (valor está bom no mercado de usados)

- Desktop Xeon 64gb com WaterCooler

- Mac Mini M2 16gb (valor excelente para a máquina e ainda pode comprar um belo monitor 4k que vai ter servir muito melhor para desenvolvimento do que a tela do Mac)

- Dell XPS 16gb 11th

- Notebook Samsung Galaxy Book3 360 16gb i7 13th

Citei apenas esses notebooks porque não abro mão da tela brilhante e do acabamento premium. Se de qualquer forma vou ter de pagar caro em um notebook então que já seja algo diferenciado.

A minha escolha foi pelo Desktop Xeon rodando Ubuntu (em termos de interface e desempenho está bem próximo dos Macs e até melhor em Multicore). Até final do ano devo adquirir o Samsung que citei, um XPS de 11th ou um MacBook Air M2 8gb e 256ssd. O notebook servirá apenas para quebrar um galho quando quiser trabalhar fora de casa. Então, não tenho ideia de gastar mais de 6k na máquina e não afetará muito a minha vida sofrer uns poucos gargalos uma ou duas vezes na semana.

Obs.: não estou mais 100% adepto ao ecossistema da Apple o que fez a escolha ser mais simples. Hoje armazeno minhas fotos e Docs parte no Outlook e parte no Google. Curto mais outros apps de notas do que o Notas da Apple e prefiro um bom relógio analógico do que smarwatches, embora use de vez em quando.

Editado por Apple ou Samsung
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.9k
×
×
  • Criar Novo...