Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ainda vale a pena pegar MBP com Intel ?


rafarmoreira

Posts Recomendados

Possuo um mid 2012 com configuração maxima, e queria da uma melhorada para  um 2018 de 15 polegadas com as configurações também no maxímo, i7 de 6 núcleos e video dedicado Radeon 560X.

A pergunta que fica no ar, ainda vale a pena apostar nos Macs com Intel ? Suporte as novas versões do sistema estou ciente que não terei por muito tempo, e os novos  M1/M2 só me interessa com pelo menos 16gb de RAM, e o preço está bem salgado no momento. Atuo com desenvolvimento de software, e as vezes preciso subir VM para teste, logo 8gb RAM passo longe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente não vale a pena.

Acho que investir em um Mac intel hoje só vale a pena em duas situações:

1) quem quer um segundo computador, pra uso comum e esporádico. Exemplo: "já tenho um Mac Mini, ou um iMac apple silicon e quero um notebook só pra ter portabilidade lá de vez em quando". Aí ok.

2) saudosismo e coleção.

Nesses dois casos, o cara compraria algum Mac mais antigo, 2010/2011/2012, pagaria barato e vida que segue. Mas investir em um Mac intel 2017/2018 como voce está pensando acho que é loucura! Vai pagar caríssimo quando comparado ao desempenho dos apple silicon. Não faz sentido! O preço de Mac intel no Brasil, por incrível que pareça, não caiu. O povo continua pedindo preços surreais por essas máquinas de fritar ovo! 

 

15 horas atrás, rafarmoreira disse:

Atuo com desenvolvimento de software, e as vezes preciso subir VM para teste, logo 8gb RAM passo longe. 

 

Eu não atuo nessa área, mas acho (ACHO!) que você está enganado nisso aqui. Esses 8GB de ram nos apple silicon não são a mesma coisa que 8GB nos intel. Te informa com quem trabalha em desenvolvimento pra ver o que eles dizem (daqui a pouco aparece alguém que trabalhe com isso pra comentar melhor aqui).

 

Enfim, intel é fria cara. Vai de apple silicon! Procura uma boa promoção, dá uma olhada no iCelo (o preço dos caras é imbatível!), procura usados, algo que se adeque ao teu orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mais triste que seja, pois deveriam ser boas máquinas, os Macs 2016~2020 são um problema em todos os sentidos.

Esquentam demais, muito barulhentos, são relativamente lentos, pois os clocks são reduzidos para esquentar menos, tem aquela touch bar que sinceramente não entendi o motivo de ter existido, fora aquele teclado com defeito crônico que a própria apple admitiu que foi uma baita cagada.

Dessa história toda, e pelo histórico de problemas existentes, eu só recomendo o modelo de 16" i7 ou i9 com Radeon 5300M ou 55000M, mas uma máquina dessa vai te custar praticamente o mesmo que um 14" M1 Pro 16+512 Gb, que a longo prazo seria um investimento muito melhor.

Existe um modelo interessante que vai te trazer desempenho bruto superior ao que você tem hoje: 15" Late 2011, com i7 Quad-core, memória e armazenamento expansivo e a Radeon HD6750M que não apresenta o problema de derreter o BGA como as nVidia GT 650M e GT 750M tinham. 

Com ele você conseguiria 32gb de RAM SSD a sua vontade, contanto que seja SATA III (formato 2.5 com limitação de 550 Mb/s de leitura de escrita). Se conseguisse o modelo com tela High-Ress 1680x1050 seria lindo, pq por padrão é 1440x900.

Segue link de referência do EveryMac pra você: MacBook Pro "Core i7" 2.2 15" Late 2011 Specs (Late 2011 15", MD318LL/A, MacBookPro8,2, A1286, 2563*): EveryMac.com

E a graça desse Mac é o Bootcamp. Caso precise do Windows full ele vai rodar melhor que muita máquina Windows atual. 

É aquela garimpada de respeito. E tem que torce para estar em bom estado.

Pessoalmente eu faria um esforço para o 14" M1 Pro 16+512 Gb, mas se tiver a pira de ir atrás de um dos melhores macbooks já fabricados pode acabar valendo a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2024 at 17:35, rafarmoreira disse:

Possuo um mid 2012 com configuração maxima

É um unibody de 13" ou de 15", ou um Retina?

Minha opinião é de que Macs Intel só valem a pena em três casos:

1- Se estiverem muito baratos, mas muito mesmo (faixa de R$ 3000 no máximo, e isso se for um modelo de 2019 ou 2020);

2- Você precisa rodar Windows ou Linux nativamente, e não vê problema em migrar para uma dessas plataformas no futuro quando a Apple parar de lançar novas versões do macOS compatíveis com Intel;

3- Para usar como um computador secundário, para rodar programas antigos ou para coleção.

Agora, pensando em opções de upgrade, vejo apenas três:

1- MacBooks Pro Retina até 2015 (design lançado originalmente em 2012; aceitam upgrade de SSD);

2- MacBooks Pro de 16" (2019) e os de 13" e de 15" de 2020 (não usam teclado butterfly);

3- MacBooks Air até 2017 (design originalmente lançado em 2010; aceitam upgrade de SSD e possuem bateria removível);

4- MacBooks Air de 2020 (não usam teclado butterfly).

É isso.

23 horas atrás, Sichieri disse:

Existe um modelo interessante que vai te trazer desempenho bruto superior ao que você tem hoje: 15" Late 2011, com i7 Quad-core, memória e armazenamento expansivo e a Radeon HD6750M que não apresenta o problema de derreter o BGA como as nVidia GT 650M e GT 750M tinham.

É minha opinião, mas considerando só a GPU não acho ser uma boa opção. Essas Radeon na verdade dão mais problema que as GeForce citadas. É um defeito crônico, sem solução (fazer reballing ou trocar o chip não adianta), onde o único contorno é desabilitar totalmente a Radeon (preferencialmente via hardware; existe até um kit para isso) e forçar o uso da Intel HD 3000.

Além disso, tanto a Radeon quanto a HD 3000 não suportam Metal, o que vai piorar a experiência de uso (interface mais lenta e bugada, perda de compatibilidade com programas que requerem Metal, como Maps, iMovie e a suíte iWork, por exemplo) frente ao modelo atual do OP.

O ganho de performance na CPU seria sim muito interessante, se o 2012 do OP for um unibody de 13", mas fora isso, o 2011 é pior em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedro Passamani disse:

Agora, pensando em opções de upgrade, vejo apenas três:

1- MacBooks Pro Retina até 2015 (design lançado originalmente em 2012; aceitam upgrade de SSD);

2- MacBooks Pro de 16" (2019) e os de 13" e de 15" de 2020 (não usam teclado butterfly);

3- MacBooks Air até 2017 (design originalmente lançado em 2010; aceitam upgrade de SSD e possuem bateria removível);

4- MacBooks Air de 2020 (não usam teclado butterfly).

Correção, não existem Pros de 15" de 2020 com CPUs Intel. Somente os de 13" foram atualizados naquele ano pouco antes da migração para AS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2024 at 08:45, marcosfisica disse:

Definitivamente não vale a pena.

Acho que investir em um Mac intel hoje só vale a pena em duas situações:

1) quem quer um segundo computador, pra uso comum e esporádico. Exemplo: "já tenho um Mac Mini, ou um iMac apple silicon e quero um notebook só pra ter portabilidade lá de vez em quando". Aí ok.

2) saudosismo e coleção.

Nesses dois casos, o cara compraria algum Mac mais antigo, 2010/2011/2012, pagaria barato e vida que segue. Mas investir em um Mac intel 2017/2018 como voce está pensando acho que é loucura! Vai pagar caríssimo quando comparado ao desempenho dos apple silicon. Não faz sentido! O preço de Mac intel no Brasil, por incrível que pareça, não caiu. O povo continua pedindo preços surreais por essas máquinas de fritar ovo! 

 

 

Eu não atuo nessa área, mas acho (ACHO!) que você está enganado nisso aqui. Esses 8GB de ram nos apple silicon não são a mesma coisa que 8GB nos intel. Te informa com quem trabalha em desenvolvimento pra ver o que eles dizem (daqui a pouco aparece alguém que trabalhe com isso pra comentar melhor aqui).

 

Enfim, intel é fria cara. Vai de apple silicon! Procura uma boa promoção, dá uma olhada no iCelo (o preço dos caras é imbatível!), procura usados, algo que se adeque ao teu orçamento.

Fazendo uma análise realmente não vale a pena investir em Mac com processador Intel.

Atualmente utilizo o Mac com tela fechada, então um Mac Mini M2 com 256gb e 16gb de RAM já me atenderia, e se por ventura precisasse de portabilidade para algo simples tem o vintage.

Referente os 8gb de ram que você comparou com os SoC Intel já tenho ciência, porém penso em longevidade, logo os 16gb é mais negócio, e pelos comentários que recebi no Reddit a respeito do uso em desenvolvimento, ao usar vários contêineres no Docker, subir máquina virtual e afins vai demandar mais RAM, ficar só nos 8gb é viver no limite e ocorrerá swap direto no disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2024 at 17:35, rafarmoreira disse:

Possuo um mid 2012 com configuração maxima, e queria da uma melhorada para  um 2018 de 15 polegadas com as configurações também no maxímo, i7 de 6 núcleos e video dedicado Radeon 560X.

A pergunta que fica no ar, ainda vale a pena apostar nos Macs com Intel ? Suporte as novas versões do sistema estou ciente que não terei por muito tempo, e os novos  M1/M2 só me interessa com pelo menos 16gb de RAM, e o preço está bem salgado no momento. Atuo com desenvolvimento de software, e as vezes preciso subir VM para teste, logo 8gb RAM passo longe. 

Compra um Air M1 que vale mais a pena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2024 at 11:48, Pedro Passamani disse:

É um unibody de 13" ou de 15", ou um Retina?

Minha opinião é de que Macs Intel só valem a pena em três casos:

1- Se estiverem muito baratos, mas muito mesmo (faixa de R$ 3000 no máximo, e isso se for um modelo de 2019 ou 2020);

2- Você precisa rodar Windows ou Linux nativamente, e não vê problema em migrar para uma dessas plataformas no futuro quando a Apple parar de lançar novas versões do macOS compatíveis com Intel;

3- Para usar como um computador secundário, para rodar programas antigos ou para coleção.

Agora, pensando em opções de upgrade, vejo apenas três:

1- MacBooks Pro Retina até 2015 (design lançado originalmente em 2012; aceitam upgrade de SSD);

2- MacBooks Pro de 16" (2019) e os de 13" e de 15" de 2020 (não usam teclado butterfly);

3- MacBooks Air até 2017 (design originalmente lançado em 2010; aceitam upgrade de SSD e possuem bateria removível);

4- MacBooks Air de 2020 (não usam teclado butterfly).

É isso.

É minha opinião, mas considerando só a GPU não acho ser uma boa opção. Essas Radeon na verdade dão mais problema que as GeForce citadas. É um defeito crônico, sem solução (fazer reballing ou trocar o chip não adianta), onde o único contorno é desabilitar totalmente a Radeon (preferencialmente via hardware; existe até um kit para isso) e forçar o uso da Intel HD 3000.

Além disso, tanto a Radeon quanto a HD 3000 não suportam Metal, o que vai piorar a experiência de uso (interface mais lenta e bugada, perda de compatibilidade com programas que requerem Metal, como Maps, iMovie e a suíte iWork, por exemplo) frente ao modelo atual do OP.

O ganho de performance na CPU seria sim muito interessante, se o 2012 do OP for um unibody de 13", mas fora isso, o 2011 é pior em tudo.

Nessa época de 2010 até 2013 os MacBook usavam a nVidia não apenas como GPU, mas também como Chipset do sistema e o problema de BGA era apenas com a nVidia e não com os AMD/ATI... tanto que Dell, Acer, HP-Compaq e IBM-Lenovo sofreram com esses chipset também nas linhas PC.

A nVidia quase quebrou todo mundo kkkkkkk me admira ainda hoje alguém querer comprar qualquer produto dessa empresa (nVidia) sem nenhum remorso ou vergonha na cara... essa empresa merecia a falência e desejo que seus donos, acionistas e fanboys vão todos pro inferno kkkkkk

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...