Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook M1 Pro 16 polegadas vale a pena em 2023?


Edu San

Posts Recomendados

É um upgrade legal, sim.

Você vai ter uma tela maior (o que pra navegação e programar é ótimo), mais memória RAM, mais armazenamento e processamento gráfico ligeiramente melhor pois esse MBP tem um núcleo de GPU a mais em relação ao seu Air. Fora outros pontos como trackpad maior, melhor qualidade de som e volume devido ao tamanho etc.

"Programação" é muito vago. Para a maioria dos desenvolvedores essa configuração deve dar e sobrar, mas se você faz parte da parcela de profissionais que utiliza muitos recursos de hardware, se usa muitos containers, se lida com visão computacional, se lida com aplicações de alto processamento de dados etc... Aí cabe a você definir se o upgrade te atende profissionalmente.

É interessante também colocar o upgrade na ponta do lápis e avaliar a troca do ponto de vista financeiro. Você realmente precisa fazer esse upgrade agora? O Air deixou de atender suas necessidades? O upgrade do Air M1 8/256 pra um MBP 16/512 16" vai com certeza ser mais barato do que o salto Air M1 8/256 -> M3 de qualquer configuração, mas se não existe uma urgência, por que não esperar pra ver o que vem de lançamento e dói o bolso?

Só você mesmo pra decidir se vale a pena, mas deixo acima as seguintes considerações a serem levadas em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É interessante também colocar o upgrade na ponta do lápis e avaliar a troca do ponto de vista financeiro. Você realmente precisa fazer esse upgrade agora? O Air deixou de atender suas necessidades? O upgrade do Air M1 8/256 pra um MBP 16/512 16" vai com certeza ser mais barato do que o salto Air M1 8/256 -> M3 de qualquer configuração, mas se não existe uma urgência, por que não esperar pra ver o que vem de lançamento e dói o bolso?

O que me incomoda no Air é ver a compressão de RAM e swap trabalhando durante o uso, confesso que fico desconfortável com os números, mesmo que não tenha impacto direto na usabilidade do sistema, que por sinal o Mac OS  faz uma excelente trabalho de otimização no sistema operacional.

Meu objetivo sempre foi o modelo de 16 polegadas, mas por questões de orçamento na época acabei optando pelo Air. Há poucos meses descobri algumas lojas no Brasil que vendem  os modelos CPO a um preço mais atrativo e reacendeu a vontade de partir pra um modelo de 16 polegadas, mas me encontro nesses questionamentos:
- Em usabilidade o Air M1 não está me afetando, o quão devo considerar o número? 
- M1 Pro iria dar conta por quanto tempo?
- Os futuros M3 Pro serão uma revolução em termos de desempenho com a arquitetura 3 nanômetros? 
- Nos modelos M3 Pro, continuaremos com 16GB ou partiremos para um novo padrão?
 

Creio que algumas dessas perguntas serão respondidas nos próximos meses, porém tenho receio de quando for lançado o M3 concluir que o M1 Pro ainda é um excelente escolha e não encontrar mais estoque destes modelos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é complicado mesmo. Quase acabei pegando um desses CPO também porque o preço é muito atrativo, mas pesei bem e entre o "não preciso disso tudo" e o "é muito pesado pra levar pra lá e pra cá no dia a dia", acabei desistindo da ideia.

2 horas atrás, Edu San disse:


- Em usabilidade o Air M1 não está me afetando, o quão devo considerar o número? 
- M1 Pro iria dar conta por quanto tempo?
- Os futuros M3 Pro serão uma revolução em termos de desempenho com a arquitetura 3 nanômetros? 
- Nos modelos M3 Pro, continuaremos com 16GB ou partiremos para um novo padrão?

Se não está te afetando, talvez seja o caso de aguentar mais um tempo. Ainda que os CPOs estejam com uma oportunidade excelente, não duvido que com os próximos lançamentos não surjam novas oportunidades de CPOs.

Se o Air te atende, se seu uso não mudar muito, o M1-Pro deve dar conta por um bom tempo ainda.

Não acredito que o M3 tenha uma grande evolução, se tiver deve ficar para o M3-Max ou M3-Ultra. Mudança de tecnologia foi a mudança de rumo, agora devemos ver upgrades discretos por um tempo.

Duvido que a Apple mude tão cedo a "política de RAM", ainda mais depois que conseguiu esse swap quase que imperceptível, eles vão deixar o upgrade pra quem realmente precisa e quer/pode pagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Edu San disse:

O que me incomoda no Air é ver a compressão de RAM e swap trabalhando durante o uso, confesso que fico desconfortável com os números, mesmo que não tenha impacto direto na usabilidade do sistema, que por sinal o Mac OS  faz uma excelente trabalho de otimização no sistema operacional.

Meu objetivo sempre foi o modelo de 16 polegadas, mas por questões de orçamento na época acabei optando pelo Air. Há poucos meses descobri algumas lojas no Brasil que vendem  os modelos CPO a um preço mais atrativo e reacendeu a vontade de partir pra um modelo de 16 polegadas, mas me encontro nesses questionamentos:
- Em usabilidade o Air M1 não está me afetando, o quão devo considerar o número? 
- M1 Pro iria dar conta por quanto tempo?
- Os futuros M3 Pro serão uma revolução em termos de desempenho com a arquitetura 3 nanômetros? 
- Nos modelos M3 Pro, continuaremos com 16GB ou partiremos para um novo padrão?
 

Creio que algumas dessas perguntas serão respondidas nos próximos meses, porém tenho receio de quando for lançado o M3 concluir que o M1 Pro ainda é um excelente escolha e não encontrar mais estoque destes modelos.  

Tenho um Air M1 idêntico ao seu. No final do ano passado experimentei um M1 Pro de 14' por 1 mês. Minhas considerações são as seguintes:

- Sou Desenvolvedor Backend e em cenários de vários contêineres + instâncias Java + reuniões senti um grande salto por conta da RAM. Notável a diferença, mesmo que, eu não sentisse necessidade de mais RAM com o Air M1. Embora apenas 8GB, são 8GB de ótima velocidade e o gerenciamento do MacOS faz a mágica. Mas com 16GB você percebe nitidamente a diferença e passa a sentir "necessidade" do upgrade, rs.

- A tela de 14 foi o ponto alto, em qualidade e em tamanho! Não tem tanta diferença em 13' pra 14', mas, aqueles pixels a mais tornaram meu trabalho muito mais confortável. 16' então, seria um sonho.

- Senti que os dois foram equivalentes em relação a bateria. 6hrs no meu uso, e, rodando o mesmo ambiente e aplicativos em ambos. Os dois eram lacrados quando peguei, então, não sei se deveria ter feito uma calibragem da bateria ou coisa do tipo, mas, achei justo. Sem reclamações.

- Teclado mais confortável pra quem usa 4hrs+ ininterruptas durante o dia.

- Som melhor. Graves BEM mais presentes.

No fim senti que o upgrade era bem legal, mas, não achei que valiam R$6000,00 a mais. O Air M1 me atende bem e decidi permanecer com ele até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, brunoregisduarte disse:

No fim senti que o upgrade era bem legal, mas, não achei que valiam R$6000,00 a mais. O Air M1 me atende bem e decidi permanecer com ele até o momento.

Pois então, esse é o questionamento que me pego, vale a pena o investimento neste momento onde vemos fortes rumores de upgrades em toda linha com a chegada do M3? 

O Air atende completamente  minha necessidade, mas claro que uma tela maior, som melhor, mais CPU e mais RAM fazem a diferença, mas ainda assim não sei se vale o upgrade nesse momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Edu, tudo certo?

Uso diariamente um Macbook M1 Pro de 16". Antes disso eu possuía um modelo de 14" M1 Pro de entrada e quando fiz a troca percebi duas coisa bem nítidas:

  • 1 - O modelo de 16" não fica com o corpo quente quase que em situação nenhuma, só durante jogos (ventoinha? só jogando também);
  • 2 - A bateria desse danado é absurda. Consigo trabalhar por 10 horas sem sonhar com a tomada. 

Quanto ao desempenho, não tem o que dizer, o M1 tem CPU monstruosa que bate de frente com os i9, mas isso todos sabemos. Pra mim o que fez diferença mesmo quando saí de um Pro M1 de 13.3" para o Pro M1 Pro de 14" foi a RAM. Por mais rápido que os SSDs dos Macs sejam jamais irão superar a RAM LPDDR5 com seus 200Gb/s de largura de banda e seus 08 canais de acesso. Isso faz MUITA diferença no dia a dia. Por mais que seu Air por enquanto não apresente sinais de cansaço posso afirmar que em alguns anos isso vai acontecer impreterivelmente, ja no caso do chip "Pro" dificilmente você sentirá estes engasgos justamente pela eficiência da RAM. 

A mesma RAM é utilizada pelo Chip gráfico, então esqueça lags na interface  por maior que seja a densidade de pixel exibidos na tua tela. 

Além disso, o display de 16" de miniled é um show a parte. A capacidade de utilizar diferentes resoluções pra aumentar a "área útil" pode ser um diferencial muito importante na sua rotina dirária. Abandonei o monitor externo depois que migrei para a máquina de 16". Utilizo uma resolução customizada e consigo encaixar MUITA coisa na tela, mantendo minha produtividade elevada com um setup com menos elementos.

Se não se importa em esperar pra pegar o modelo M3 Pro que será mais caro e ainda vai levar um bom tempo para ser lançado, aguarde, mas se o Air ja te atende e você consegue adquirir o modelo M1 Pro de 16" por um preço mais baixo eu recomendaria o segundo caso, pois além de salvar uma grana você não vai sentir a necessidade de nada mais poderoso por vários anos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2023 at 02:03, BetoGaleazzo disse:

É interessante também colocar o upgrade na ponta do lápis e avaliar a troca do ponto de vista financeiro. Você realmente precisa fazer esse upgrade agora? O Air deixou de atender suas necessidades? O upgrade do Air M1 8/256 pra um MBP 16/512 16" vai com certeza ser mais barato do que o salto Air M1 8/256 -> M3 de qualquer configuração, mas se não existe uma urgência, por que não esperar pra ver o que vem de lançamento e dói o bolso?

Só você mesmo pra decidir se vale a pena, mas deixo acima as seguintes considerações a serem levadas em conta.

O amigo Beto foi extremamente preciso aqui!

 

Somente você sabe se é válida a troca para o seu caso de uso, pois além de todos os fatores específicos do seu uso, também irão pesar muito os fatores "querer" e "estar disposto a pagar". Por vezes você pode até não precisar, mas querer muito e estar totalmente disposto que acaba comprando, algo que representa a maioria dos casos que vejo. Em outros casos você pode até querer, além de realmente precisar, mas talvez não estar disposto à pagar o valor agora. Enfim, é uma escolha muito pessoal e que, muitas vezes, vai além do racional e mensurável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2023 at 20:58, Andreqms disse:

Eu nunca tive Mac e quero pegar um.. pensando em pegar exatamente esse modelo

Aproveitando o tópico, alguém usa teclado bt + mouse bt + airpods? Li que quase tudo que é M1, exceto iPad, tem problema de bluetooth..

Valeu, pessoal!

Opa, to no combo aqui: Teclado MX Keys Mini White, Logitech G604 Bluetooth LightSpeed e AirPods Pro 2. 

O bluetooth tem hora que buga, mas é bem de vez em quando, 1x por mês, por ai, ai é só abrir o Ajustes do Mac, ligar e desligar o Bluetooth que sucesso, tudo ja volta a funcionar normalmente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2023 at 20:58, Andreqms disse:

Eu nunca tive Mac e quero pegar um.. pensando em pegar exatamente esse modelo

Aproveitando o tópico, alguém usa teclado bt + mouse bt + airpods? Li que quase tudo que é M1, exceto iPad, tem problema de bluetooth..

Valeu, pessoal!

No meu trabalho, eu uso por bluetooth um Teclado e Mouse Pop Keys. Nunca enfrentei problema de conexão. 
Em casa, uso o teclado Mx keys  e o mouse lift, por conexão wireless (do “pendrive). Por incrível que pareça, as vezes tenho que reiniciar o Mx keys por se desconectar sozinho. Vai entender. É um dos teclados mais famosos que o pessoal usa no macOS, e no final acho que o problema é o teclado e não o bluetooth kkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal, vindo avisar que acabei comprando o MacBook Pro 16 polegadas. 
 

Em 08/08/2023 at 21:12, Amigos disse:

Enfim, é uma escolha muito pessoal e que, muitas vezes, vai além do racional e mensurável. 


Esse comentário foi super importante, pois via necessidade de ter mais RAM pra ficar um bom tempo com a máquina, assim como fiquei com o MBP2012 até pelo Air. Além disso sempre tive vontade de ter um MacBook de 16 polegadas, só que não justificava pagar 15k-18k num computador. 
 

O apoio da comunidade é muito importante na hora de tomar alguma decisão.
 

Valeu galera 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Edu San disse:

Pessoal, vindo avisar que acabei comprando o MacBook Pro 16 polegadas. 
 


Esse comentário foi super importante, pois via necessidade de ter mais RAM pra ficar um bom tempo com a máquina, assim como fiquei com o MBP2012 até pelo Air. Além disso sempre tive vontade de ter um MacBook de 16 polegadas, só que não justificava pagar 15k-18k num computador. 
 

O apoio da comunidade é muito importante na hora de tomar alguma decisão.
 

Valeu galera 

Uso um top no trabalho e meu Air base M1 em casa, confesso que praticamente não sinto diferença, não que valha a o valor da troca, por isso estou com ele ainda pagando AC+ anual e devo ficar literalmente até acabar rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha visto um dos rumores pro próximo M3 seria a RAM base de 12GB, haja vista o padrão que se tem visto... Acho muito provável, já que 8 GB já está ficando muito pouco, mas 16 GB é muito para a Apple como memória base.

Hoje tenho um Air M1 base e até então, está dando conta, visto que não faço uso de container. No meu caso, por exemplo, faria sentido esperar os M3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2023 at 15:43, Antonio_M_A_S disse:

Uso um top no trabalho e meu Air base M1 em casa, confesso que praticamente não sinto diferença, não que valha a o valor da troca, por isso estou com ele ainda pagando AC+ anual e devo ficar literalmente até acabar rs

Estou trocando por que sempre tive vontade de ter um computador com tela maior para uso fora da mesa de trabalho e somado ao uso excessivo de SWAP quando trabalhar com Docker e mais a necessidade de ter um ambiente Windows, optei por trocar por um MBP 16 CPO no Paraguai que agora está com um preço aceitável até, menos caro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2023 at 09:06, Edu San disse:

Estou trocando por que sempre tive vontade de ter um computador com tela maior para uso fora da mesa de trabalho e somado ao uso excessivo de SWAP quando trabalhar com Docker e mais a necessidade de ter um ambiente Windows, optei por trocar por um MBP 16 CPO no Paraguai que agora está com um preço aceitável até, menos caro. 

Entendi, nesse caso vc merece se dar esse presente! Depois conta pra gente as primeiras impressões! Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/09/2023 at 14:51, Antonio_M_A_S disse:

Entendi, nesse caso vc merece se dar esse presente! Depois conta pra gente as primeiras impressões! Boa sorte!

Bom, vamos lá! 

A experiência está sendo surreal, acho que finalmente encontrei um equipamento me sinto extremamente confortável pra realizar qualquer atividade. Para muitos é um "trambolho"? Sim, mas não dou importância pra tamanho. 

Sobre o desempenho, o que posso dizer é que noto algumas melhorias ao abrir alguns aplicativos e no uso em geral, o principal ganho foi em trabalhar com Docker que agora não utiliza tanto swap que nem utilizava no MacBook Air, e mesmo conectado num monitor 4K as tarefas fluem bem 

Já em design, qualidade de som e tela, fica meio obvio dizer que o MBP é superior na minha opinião. Ambos os designs são bonitos, mas o som e a tela do MBP são superiores quando comparado ao MBA, não estou dizendo que o Air seja ruim não, muito pelo contrário são excelentes e são excelente quando comparamos com outros computadores na mesma faixa de preço ou até mesmo superiores. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Edu San disse:

Bom, vamos lá! 

A experiência está sendo surreal, acho que finalmente encontrei um equipamento me sinto extremamente confortável pra realizar qualquer atividade. Para muitos é um "trambolho"? Sim, mas não dou importância pra tamanho. 

Sobre o desempenho, o que posso dizer é que noto algumas melhorias ao abrir alguns aplicativos e no uso em geral, o principal ganho foi em trabalhar com Docker que agora não utiliza tanto swap que nem utilizava no MacBook Air, e mesmo conectado num monitor 4K as tarefas fluem bem 

Já em design, qualidade de som e tela, fica meio obvio dizer que o MBP é superior na minha opinião. Ambos os designs são bonitos, mas o som e a tela do MBP são superiores quando comparado ao MBA, não estou dizendo que o Air seja ruim não, muito pelo contrário são excelentes e são excelente quando comparamos com outros computadores na mesma faixa de preço ou até mesmo superiores. 

 

Pra mim MBA supriu, porque vinha de mil Dell que faziam barulho de avião a jato e não rendiam nada rs peguei o Air e sentir fluidez e silêncio!

Mas sim, com certeza MBP é uma mega máquina pra suprir por anos e anos, com certeza mais fluída e já testei o som dele, dá show no MBA! Vc vai curtir muitos anos sem dor de cabeça e engasgos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...