Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante - Onde buscar conhecimento na literatura/YouTube?


Marcus Marchesotti

Posts Recomendados

Boa noite,

A cerca de 1 mês adquiri meu primeiro iMac, sou usuário dos iPhone desde a época do jurássico 3gs, mas nunca tive um contato mais aprofundado com o macOS. Trabalho na área de TI/ desde 2010 e mesmo antes disso já era um entusiasta, então digamos que tenho uma certa "bagagem" nos Windows da vida, porém estou sentindo mais dificuldade que eu esperava no macOS.

O uso vai ser bem doméstico mesmo, não quero me aprofundar "profissionalmente" em nenhuma área específica (apesar de ter interesse em aprender sobre design/edição de imagens/vídeos).

Queria indicações de literatura e/ou canais no YouTube (preferência para esse último, rs) mais didáticos e práticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda adaptação é custosa. Quando eu comecei a usar Mac há um bom tempo atrás, eu já tinha uma bagagem de Windows pelo privilégio de ter e usar computador desde muito criança, e eu também tive meus perrengues, mas posso te garantir, é menos difícil do que parece ser. Um conselho? Não adianta ficar fazendo curso sobre sistema operacional, não. Usa o sistema, quebre a cabeça um pouco achando as coisas e o que for mais chato você pergunta pro Google. Também tem muito vídeo no YouTube com dicas de macOS, atalhos de teclado, macetes etc... Esses valem a pena assistir, porque são curtos, mostram funções muito específicas do sistema e sem enrolação. Quando você perceber, vai estar bem familiarizado com o sistema e provavelmente não vai sentir falta alguma do Windows, que tem seus méritos, mas é um sistema muito mais poluído e menos performático que o macOS, na minha humilde opinião, claro rs. A adaptação vai ser mais rápida se você se esforçar pra aprender e tiver ciência que nas primeiras semanas é mais chato mesmo, como acontece com qualquer troca de sistema operacional, seja desktop ou móvel.

Vou te passar uma lista de apps que considero essenciais e que uso diariamente, dê uma pesquisada a respeito deles e considere experimentar pra ver se te agradam:

VLC Media Player
The Unarchiver
iStat Menus
Magnet

Outra preferência pessoal minha que te deixo como dica:

Não use apps como o Clean My Mac, ou qualquer app que tenha como premissa "limpar", "otimizar", "liberar memória" etc etc. Esses apps até podem ter uma ou outra função útil, mas a proposta principal do app geralmente é balela, que você consegue fazer sozinho tendo bons hábitos de uso do sistema, não precisando ficar instalando apps de terceiros e que exigem muitas permissões no sistema.

Se você tem bons hábitos de navegação na internet, não precisa instalar antivírus. Mesmo com bons hábitos no Windows ainda há uma chance grande de acabar cedo ou tarde instalando porcaria no sistema, mesmo que de forma não intencional. No Mac esse tipo de coisa é mais difícil (mas não impossivel também). Se te faz sentir mais seguro ter um antivírus/firewall, fuja de qualquer software gratuito e compre o Kaspersky (que custa uma mixaria no site da KaBuM!).

Parabéns pela aquisição, faça bom proveito e fuce sem dó e sem medo de fazer cagada. É um sistema muito confiável.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazem cerca de 8 meses que fui para o Mac também após mais de 20 anos no Windows desde o 98, sei bem como se sente. Foi literalmente meu primeiro contato com o Mac, nunca tinha nem visto de perto antes kk.

Recomendo maratonar os vídeos da série Dominando do MacMagazine, o canal Doctor Apple também oferece ótimos tutoriais. Assim como o Beto falou tome ciência dos principais atalhos de teclado (tirar print é um comando que leva 3 botões por exemplo kk), o canal VlogTech aborda alguns desses atalhos. A penúltima recomendação é do DioLinux, ele tem alguns vídeos sobre Mac, inclusive um que deixa a namorada dele tentando descobrir o básico do sistema.

E a última recomendação é desse vídeo especificamente

De aplicativo recomendo o VLC Player e o Unarchiver (Winrar do Mac) também.

Outras recomendações são o Maccy (ele é pago na AppStore mas no site do dev da pra baixar de graça) ele serve como o Win + V, mostra todo o histórico do seu CTRL + C;

Tem o app Rectangle, ele faz o Mac gerenciar as janelas como o Windows, jogando as janelas nos cantos ela redimensiona.

Uma dica fundamental é sempre buscar as coisas na Barra de Menus, ela é o coração de qualquer app no Mac.

No mais são as suas configurações de personalização. Veja quais apps vai fixar no Dock ou quais atalhos vai deixar na Central de Controle, no geral é praticamente a mesma coisa se for utilizar os mesmos softwares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcus Marchesotti disse:

Boa noite,

A cerca de 1 mês adquiri meu primeiro iMac, sou usuário dos iPhone desde a época do jurássico 3gs, mas nunca tive um contato mais aprofundado com o macOS. Trabalho na área de TI/ desde 2010 e mesmo antes disso já era um entusiasta, então digamos que tenho uma certa "bagagem" nos Windows da vida, porém estou sentindo mais dificuldade que eu esperava no macOS.

O uso vai ser bem doméstico mesmo, não quero me aprofundar "profissionalmente" em nenhuma área específica (apesar de ter interesse em aprender sobre design/edição de imagens/vídeos).

Queria indicações de literatura e/ou canais no YouTube (preferência para esse último, rs) mais didáticos e práticos.

@Marcus Marchesotti,

Um canal legal que me ajudou muito foi esse aqui, ele responde as perguntas, dá muita assistência, atende até a pedidos:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela compra!

Olha eu sou meio q igual o Beto falou ai, eu meto as caras, fuço e o que não encontro faço uma pesquisa rápida no Google... a maior dica de se acostumar com o Mac é igual pro iOS... é simplesmente esquecer como fazia antes... é meio complicado pelo hábito das coisas mas com o tempo vc acostuma, por exemplo posição de atalhos como o ctrl+C... que vira o Command+C... e no teclado convencional fica na posição do Alt... até mesmo padrão de teclado (eu por exemplo faz uns 2 anos que abandonei padrão ABNT e to usando ANSI e sinceramente não sinto falta alguma)

Agora se vc é do tipo de pessoa que de fato se perde e não consegue encontrar as coisas, afinal cada pessoa tem suas facilidades e dificuldades, ai de fato tem muito video no YT com auxilio... vc vai ver que as coisas no MacOS são simples... muita coisa vc usa simplesmente um "click, arrasta e solta" pra mover arquivos, copiar e até instalar e desinstalar apps!

Por exemplo que dou novamente meu, maioria das pessoas usa o sistema de janelas, sistema de áreas distintas (esqueci o nome delas hahaha)... com gestos e etc... eu sinceramente não uso nada disso! Eu deixo minha barrinha da dock embaixo, configurei pra ficar pequena, ao minimizar as coisas ele joga pro icone do app... e as telas expandidas mostrando ainda a dock... ou seja... vira praticamente o uso do Windows com a barra Iniciar embaixo! Mas isso é coisa minha, eu nunca consegui usar apps em tela cheia e isso desde o Win8 por exemplo, sempre me incomodou e no Mac não é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2023 at 22:01, BetoGaleazzo disse:

Toda adaptação é custosa. Quando eu comecei a usar Mac há um bom tempo atrás, eu já tinha uma bagagem de Windows pelo privilégio de ter e usar computador desde muito criança, e eu também tive meus perrengues, mas posso te garantir, é menos difícil do que parece ser. Um conselho? Não adianta ficar fazendo curso sobre sistema operacional, não. Usa o sistema, quebre a cabeça um pouco achando as coisas e o que for mais chato você pergunta pro Google. Também tem muito vídeo no YouTube com dicas de macOS, atalhos de teclado, macetes etc... Esses valem a pena assistir, porque são curtos, mostram funções muito específicas do sistema e sem enrolação. Quando você perceber, vai estar bem familiarizado com o sistema e provavelmente não vai sentir falta alguma do Windows, que tem seus méritos, mas é um sistema muito mais poluído e menos performático que o macOS, na minha humilde opinião, claro rs. A adaptação vai ser mais rápida se você se esforçar pra aprender e tiver ciência que nas primeiras semanas é mais chato mesmo, como acontece com qualquer troca de sistema operacional, seja desktop ou móvel.

Vou te passar uma lista de apps que considero essenciais e que uso diariamente, dê uma pesquisada a respeito deles e considere experimentar pra ver se te agradam:

VLC Media Player
The Unarchiver
iStat Menus
Magnet

Outra preferência pessoal minha que te deixo como dica:

Não use apps como o Clean My Mac, ou qualquer app que tenha como premissa "limpar", "otimizar", "liberar memória" etc etc. Esses apps até podem ter uma ou outra função útil, mas a proposta principal do app geralmente é balela, que você consegue fazer sozinho tendo bons hábitos de uso do sistema, não precisando ficar instalando apps de terceiros e que exigem muitas permissões no sistema.

Se você tem bons hábitos de navegação na internet, não precisa instalar antivírus. Mesmo com bons hábitos no Windows ainda há uma chance grande de acabar cedo ou tarde instalando porcaria no sistema, mesmo que de forma não intencional. No Mac esse tipo de coisa é mais difícil (mas não impossivel também). Se te faz sentir mais seguro ter um antivírus/firewall, fuja de qualquer software gratuito e compre o Kaspersky (que custa uma mixaria no site da KaBuM!).

Parabéns pela aquisição, faça bom proveito e fuce sem dó e sem medo de fazer cagada. É um sistema muito confiável.

Faço dessas as minhas palavras.. uso o VLC e o iStat atualmente

Tem um site gringo que faz uma lista bem interessante, tenho salvo aqui em algum lugar, depois edito aqui e adiciono

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para mim, quanto mais nativo melhor.

Uso apenas:

  • Maccy
  • Rectangle
  • Rocket Typist

 

Acompanho o: https://www.youtube.com/@VlogTechYT

 

Mas não costumo baixar muitos apps não. O segredo é conhecer os atalhos. Por exemplo, cmd+control+shift+4 = captura de tela.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Passei essa migração em 2007 e foi tenso... até 2021 não precisei usar Windows (nem Android) nenhuma vez sequer... mas em meados de 2021, por motivo de trabalho, me vi necessitando a usar Windows algumas vezes e vou dizer que a dificuldade foi maior em voltar para o lado da M$... ainda hoje sofro quando tenho que usar Windows 10 ou 11...

 

Para o macOS Não tem segredo, uso o M$ Office, o Magnet e o The Unarchiver... todo o restante uso apenas coisas nativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Passei essa migração em 2007 e foi tenso... até 2021 não precisei usar Windows (nem Android) nenhuma vez sequer... mas em meados de 2021, por motivo de trabalho, me vi necessitando a usar Windows algumas vezes e vou dizer que a dificuldade foi maior em voltar para o lado da M$... ainda hoje sofro quando tenho que usar Windows 10 ou 11...

 

Para o macOS Não tem segredo, uso o M$ Office, o Magnet e o The Unarchiver... todo o restante uso apenas coisas nativas.

Comecei migrar em novembro de 2021 e ainda estou migrando rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...