Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS Ventura, tá valendo a pena?


João Lucas Almeida

Posts Recomendados

Pessoal que já está testando a nova versão, como está o desempenho de modo geral?

Pergunto isso porque aparentemente nenhum recurso novo me chamou atenção, e penso se é melhor deixar no Monterey mesmo. O sistema tá bem redondinho, e meu receio é atualizar e piorar. Meu MacBook é Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei por uns dias e não senti diferença de desempenho na prática, considerando o meu tipo de uso. O que me fez torcer o nariz foi o novo "Preferências do Sistema" que mudou tanto que nem o nome é mais o mesmo. Na minha opinião virou uma bagunça, nada mais está no lugar ou se parece com o que estamos acostumados há muito tempo. O tal Stage Manager também não facilitou nada no meu uso particular e ainda prefiro "andar" entre diversas desktops com os gestos do trackpad ao invés de "perder" um espaço da tela.

Eu geralmente atualizo tudo logo no lançamento, mas dessa vez eu vou deixar o macOS de lado, pelo menos por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu testei por uns dias e não senti diferença de desempenho na prática, considerando o meu tipo de uso. O que me fez torcer o nariz foi o novo "Preferências do Sistema" que mudou tanto que nem o nome é mais o mesmo. Na minha opinião virou uma bagunça, nada mais está no lugar ou se parece com o que estamos acostumados há muito tempo. O tal Stage Manager também não facilitou nada no meu uso particular e ainda prefiro "andar" entre diversas desktops com os gestos do trackpad ao invés de "perder" um espaço da tela.

Eu geralmente atualizo tudo logo no lançamento, mas dessa vez eu vou deixar o macOS de lado, pelo menos por enquanto.

 

O Preferências vai ser difícil acostumar de início, mas acho que não ficou ruim.

O Stage Manager não senti firmeza, pelos vídeos que vi até agora, achei um recurso dispensável. Como você falou, a gente já tá familiarizado com gestos, mission control, cmd+tab, enfim, tantos atalhos pra usar, não vi vantagem em ter um negócio ocupando área útil da tela pra fazer uma coisa que já faço bem sem ele. Talvez um dia eu pare pra usar e tirar uma conclusão mais realista.

Tirando isso, tem mais alguma coisa no Ventura que chame atenção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, JoãoLucasSilva disse:

Pessoal que já está testando a nova versão, como está o desempenho de modo geral?

Pergunto isso porque aparentemente nenhum recurso novo me chamou atenção, e penso se é melhor deixar no Monterey mesmo. O sistema tá bem redondinho, e meu receio é atualizar e piorar. Meu MacBook é Intel.

tudo redondo por aqui (M1) desde o beta 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando desde a primeira beta e nunca me deu problemas (graves). Só uns bugs ali e aqui mas nada demais. Não é muito diferente do Monterey, e na verdade prefiro o Monterey ao Ventura. 

Única coisa que é horrível e talvez seja a pior parte desse sistema é o que eles fizeram com as Preferências. Infelizmente, vão lançar desse jeito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu primeiro Mac M1 há pouco tempo depois de 20 anos usando só Windows e pensei o seguinte: "quero me acostumar a usar o sistema já com as novas funcionalidades" e instalei o Ventura, utilizei o Monterey por cerca de uma semana apenas.

No geral está estável para o uso no dia-a-dia, nenhuma incompatibilidade ou problema de desempenho, mas não recomendo até a RC ao menos pelas faltas de novidades importantes e alguns probleminhas aqui e ali.

Stage Manager tentei me acostumar, mas achei completamente inútil para o meu tipo de uso. O Ajustes do Sistema está meio confuso, mas me adaptei pois usei pouco o Preferencias do Sistema e já sei onde estão todas as opções.

Mas já não vivo sem duas coisas: Continuity Camera e o Live Text em vídeo. Ultimamente fico bastante em call com meus amigos e ligo a WebCam, a câmera do Air é terrível e sempre uso a camera do meu iPhone que já está no iOS 16 RC, é muito simples e nunca deu problema. O Live Text em vídeo é genial, nem sei como vivi tanto tempo sem isso kk achei que nunca ia usar mas sempre me pego usando pra alguma coisinha, pausando um vídeo no YouTube pra copiar alguma informação ou link principalmente.

Comigo tem dois problemas principais: utilizo ele num monitor HDMI principal e a tela do MacBook como tela secundária, ao deixar qualquer app em fullscreen na tela do Mac, ele da umas flicadas, como se a tela estivesse acendendo e apagando rapidamente, isso não acontecia quando usei o Monterey e não acontece quando os programas estão no modo de mesa com a dock aparecendo, somente em tela cheia mesmo e especificamente na tela do Mac, no monitor externo não ocorre.

Outro problema é o Safari, que do nada começou há umas três semanas dar umas crashadas do nada. Utilizo poucas extensões e no máximo 4-5 abas abertas, pelo menos uma vez no dia quando estou fazendo algo ele fecha na minha cara. Outra coisa do Safari é que ele perde conexão do nada, estou fazendo algo e vou pra outro link e ele para de carregar, como se a internet tivesse caído, tenho que dar command + Q e ao reabrir, carrega as coisas normalmente de novo, isso ocorre com mais frequência do que os crashes.

Editado por Mateus1320
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei em casa e atualizei pro Beta 7, o Mac não está mais reconhecendo meu monitor externo kkkkkkk
NÃO USEM BETA ahsuahsuashusah

Eita! Eu quase instalei aqui quando instalei no iPhone. Sorte que no iOS não tive maiores problemas e já está na RC.


@ iPhone 11 Pro Max
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2022 at 18:03, Mateus1320 disse:

Cheguei em casa e atualizei pro Beta 7, o Mac não está mais reconhecendo meu monitor externo kkkkkkk

NÃO USEM BETA ahsuahsuashusah

tbm estou com esse problema aqui do ultimo beta, conseguiu alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JoaoOliveira disse:

tbm estou com esse problema aqui do ultimo beta, conseguiu alguma solução?

Pior que não. O pessoal do Reddit e forum do MacRumors com o mesmo problema, inclusive gente sem acesso ao monitor em Macs que não são portáteis.

Estou pensando em voltar para o Monterey até a RC ao menos, medo do Beta 8 quebrar mais alguma coisa ou demorar pra vir e corrigir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stage Manager é um recurso totalmente sem sentido. 

Sacrificar um pedaço significativo da tela com a minuatura dos apps que estão abertos sendo que facilmente podemos ir para eles com um simples command + tab ou um gesto de teclado se estiver em tela cheia. 
Recurso sem a menor necessidade, ainda mais em telas pequenas.
Preferências do sistema a princípio confuso, mas até que gostei. 
Estou usando em um MacBook Air M1 o último beta que saiu. Até agora tudo funcionando perfeitamente. Nem parece que é beta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li no Reddit que um carinha conseguiu resolver o problema no monitor formatando o Mac, eu, sabendo que ia dar ruim decidi fazer o mesmo, ele ligou e deu sinal no monitor, mas depois não quis mais ligar.

E la vai eu perder boa parte do domingo pra reinstalar o sistema.

Novamente: NÃO INSTALEM BETA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mateus1320 disse:

Li no Reddit que um carinha conseguiu resolver o problema no monitor formatando o Mac, eu, sabendo que ia dar ruim decidi fazer o mesmo, ele ligou e deu sinal no monitor, mas depois não quis mais ligar.

E la vai eu perder boa parte do domingo pra reinstalar o sistema.

Novamente: NÃO INSTALEM BETA!

Esquisito... aqui tudo normal num MacMini e monitor ultrawide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, joel.cachioli disse:

Esquisito... aqui tudo normal num MacMini e monitor ultrawide.

Pelo que vi dos relatos o problema ocorre somente em monitores que estão nos adaptadores USB-C. Se estiver no HDMI fica tudo certo

Maaaaas eu já optei por voltar ao Monterey ontem kk, deixar o Ventura somente quando sair a RC mesmo, falta cerca de um mês só

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/09/2022 at 18:03, Mateus1320 disse:

Cheguei em casa e atualizei pro Beta 7, o Mac não está mais reconhecendo meu monitor externo kkkkkkk

NÃO USEM BETA ahsuahsuashusah

Aconteceu a mesma coisa comigo com adaptador USB C Baseus pra HDMI, ja no beta 8.

Editado por ferteles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...