Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ERRO ao preparar a instalação do Catalina em Macbook não suportados


Juliano Zucare

Posts Recomendados

Olá pessoal do fórum

Fiz todo o procedimento para instalação do sistema operacional Catalina no Mac iOS antigo de 2008 e deu certo. 

Como eu fiz um downgrade do sistema operacional para o El Capitan. Usando o mesmo procedimento não foi possível mais voltar para o Catalina.

Esse erro estranho informa:

 "a preparação durante a instalação ocorreu um erro".

Uso um SSD Samsung formatado em APFS

 o que não dá para entender é que eu já instalei uma vez e agora não estou conseguindo mais. 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

2 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

Olá pessoal do fórum

Fiz todo o procedimento para instalação do sistema operacional Catalina no Mac iOS antigo de 2008 e deu certo. 

Como eu fiz um downgrade do sistema operacional para o El Capitan. Usando o mesmo procedimento não foi possível mais voltar para o Catalina.

Esse erro estranho informa:

 "a preparação durante a instalação ocorreu um erro".

Uso um SSD Samsung formatado em APFS

 o que não dá para entender é que eu já instalei uma vez e agora não estou conseguindo mais. 

Obrigado. 

não deu pra entender muita coisa. que mac é o seu? modelo/ano.

voce instalou o catalina seguindo que procedimento? patch do dosdude?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

não deu pra entender muita coisa. que mac é o seu? modelo/ano.

voce instalou o catalina seguindo que procedimento? patch do dosdude?

 

Já fiz o procedimento alguns meses atrás e instalei o sistema operacional Catalina nesse mesmo HD porém ao fazer o downgrade eu me arrependi e quero voltar para o Catalina e não consigo mais está dando erro.

Todos os procedimentos foram tomados quanto a formatação correta do HD, ou seja formatação do zero na partição. 

O patch foi baixado diretamente do site "Deosdude" bem como o sistema operacional baixado diversas vezes. 

Estou usando um HD externo na porta USB para instalação (Usei outro Mac para instalar o patch e concluiu com sucesso, sem erros)

Já Formatei o SSD diversas vezes em APFS

Segue fotos:

https://drive.google.com/file/d/1O9bKjIw9LfLq0SAhQc6YLpQqYzgvXKU5/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1OMcEUcavzFdXZOA38Q3UXgNw96b4ud72/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1OVpfswDqG7MFEOmWa30Ub4bJIjeV2KyL/view?usp=drivesdk

Depois de faltar apenas quatro minutos para encerrar a instalação ele dá esse erro

https://drive.google.com/file/d/1OZOW8PuAXaiFhECfaN4uAU8AurjnBHxK/view?usp=drivesdk

Obrigado pela atenção. 

Editado por Juliano Zucare
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Juliano Zucare disse:

Olá pessoal do fórum

Fiz todo o procedimento para instalação do sistema operacional Catalina no Mac iOS antigo de 2008 e deu certo. 

Como eu fiz um downgrade do sistema operacional para o El Capitan. Usando o mesmo procedimento não foi possível mais voltar para o Catalina.

Esse erro estranho informa:

 "a preparação durante a instalação ocorreu um erro".

Uso um SSD Samsung formatado em APFS

 o que não dá para entender é que eu já instalei uma vez e agora não estou conseguindo mais. 

Obrigado. 

Macbook pro 2008 (SSD 500GB particionado em duas unidades, uma delas contem dados salvos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não deu pra ver as fotos. estão bloqueadas.

eu ia dizer pra testar o pendrive de boot. fazer de novo. em geral quando tenho problemas assim com a instalação é sempre culpa do pendrive. mas se voce tá dizendo que testou em outro mac e funcionou então já não sei.

não sei se tem sentido o que vou falar, apenas um chute, não pode ser algo relacionado com firmware? lá na pagina do dosdude pro catalina, tem um "important info", que fala sobre a versão da BootRom e os problemas que pode dar se voce tiver abaixo do High sierra. Tenta ver se pode ser algo disso.

curiosidade: teu macbook é o early ou late 2008? eu tenho um early 2008 rodando o high Sierra com o patch. e tá fundando de boa. o catalina como ficou no teu? rodou bem? sem problemas?

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, marcosfisica disse:

não deu pra ver as fotos. estão bloqueadas.

eu ia dizer pra testar o pendrive de boot. fazer de novo. em geral quando tenho problemas assim com a instalação é sempre culpa do pendrive. mas se voce tá dizendo que testou em outro mac e funcionou então já não sei.

não sei se tem sentido o que vou falar, apenas um chute, não pode ser algo relacionado com firmware? lá na pagina do dosdude pro catalina, tem um "important info", que fala sobre a versão da BootRom e os problemas que pode dar se voce tiver abaixo do High sierra. Tenta ver se pode ser algo disso.

curiosidade: teu macbook é o early ou late 2008? eu tenho um early 2008 rodando o high Sierra com o patch. e tá fundando de boa. o catalina como ficou no teu? rodou bem? sem problemas?

abraço

 

Pessoal. 

Bom dia a todos.

Podem me ajudar, ganhei de um amigo MacBook White acredito que early 2009

Core 2 duo 2ghz 2gb ram 

Estou tentando tudo que imaginarem, e não consigo acessar o modo recolvery, ele está usando uma versão muito antiga, Leopard com isso quase nada roda. Mas não consigo inicializar o modo recolvery, já criei um pendrive bootavel, tentei outras formas mas não consigo de forma nenhuma. 

Vcs tem alguma orientação sobre o tema, agradeço desde já 

Att Luan

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, marcosfisica disse:

não deu pra ver as fotos. estão bloqueadas.

eu ia dizer pra testar o pendrive de boot. fazer de novo. em geral quando tenho problemas assim com a instalação é sempre culpa do pendrive. mas se voce tá dizendo que testou em outro mac e funcionou então já não sei.

não sei se tem sentido o que vou falar, apenas um chute, não pode ser algo relacionado com firmware? lá na pagina do dosdude pro catalina, tem um "important info", que fala sobre a versão da BootRom e os problemas que pode dar se voce tiver abaixo do High sierra. Tenta ver se pode ser algo disso.

curiosidade: teu macbook é o early ou late 2008? eu tenho um early 2008 rodando o high Sierra com o patch. e tá fundando de boa. o catalina como ficou no teu? rodou bem? sem problemas?

abraço

 

Quanto ao firmware eu acredito que esteja correto pois o mesmo Mac já foi anteriormente formatado com Catalina e rodou normal.

O APFS tem que ser "encriptado"?

Tenho que criar uma partição para Dados, tipo "Macintosh HD - DADOS"? Isso não seria automaticamente?

Se esse mesmo macbook antigo já rodou, porquê esse erro?

Passos seguidos:

fui no Deosdude baixei o patch

abri, baixei o SisOS Catalina e instalei a imagem no HD externo (usb)

reiniciei no HD externo,  leu sem problemas 

no utilitário de disco formatei o SSD em uma partição APFS (Macintosh HD) /Volumes/Macintosh HD 

fui em Reinstalar o MacOS

ERRO 

"Ocorreu um erro na preparação da instalação, tente novamente"

Acontece que eu utilizei um tempo atrás o Catalina, depois fiz uma cópia de um HD antigo com El Captain no SSD. Pretendo voltar para o Catalina e o procedimento não passa com esse erro.

Late-2008 Aluminum Unibody MacBook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

 

abri, baixei o SisOS Catalina e instalei a imagem no HD externo (usb)

 

aqui voce quer dizer que criou um disco de boot usando o disco externo né? porque quando voce diz "instalei a imagem" parece que voce instalou o sistema no disco externo e agora tá dando boot nele pra tentar instalar no ssd do macbook.

8 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

 

O APFS tem que ser "encriptado"?

Tenho que criar uma partição para Dados, tipo "Macintosh HD - DADOS"? Isso não seria automaticamente?

 

que eu saiba não tem que ter nada de criptografia não. a partição dados é criada pelo Mac OS automaticamente. só tem que formatar o drive.

detalhe, na hora de formatar voce está formatando a unidade completa? ou apenas o volume criado?

eu gosto sempre de formatar o disco completamente. no utilitario de disco vai em visualizar - mostrar todos os dispositivos. segue um print:

Captura de Tela 2021-03-20 às 15.05.54.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Luan silveira disse:

Pessoal. 

Bom dia a todos.

Podem me ajudar, ganhei de um amigo MacBook White acredito que early 2009

Core 2 duo 2ghz 2gb ram 

Estou tentando tudo que imaginarem, e não consigo acessar o modo recolvery, ele está usando uma versão muito antiga, Leopard com isso quase nada roda. Mas não consigo inicializar o modo recolvery, já criei um pendrive bootavel, tentei outras formas mas não consigo de forma nenhuma. 

Vcs tem alguma orientação sobre o tema, agradeço desde já 

Att Luan

 

 

 

 

 

 

o Leopard não tem partição de recovery.

em teoria, pelo patch do Dosdude, dá pra por até o Catalina nesse macbook. Mas tem que ver como fica o desempenho.

na página do dosdude tem todas as informações: http://dosdude1.com/software.html

agora, antes de mais nada, antes de atualizar qualquer sistema nesse macbook voce precisa necessariamente: trocar o HDD convencional por um SSD e ampliar a memória. tenho uns pentes de memória à venda que acho que são compatíveis com esse macbook: 

 

 

também vale lembrar que o Mac OS não é a única opção. rola instalar Linux (que vai rodar mais leve e suave que o Mac OS X) e até mesmo windows (7 com certeza, 10 já não sei).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, marcosfisica disse:

aqui voce quer dizer que criou um disco de boot usando o disco externo né? porque quando voce diz "instalei a imagem" parece que voce instalou o sistema no disco externo e agora tá dando boot nele pra tentar instalar no ssd do macbook.

que eu saiba não tem que ter nada de criptografia não. a partição dados é criada pelo Mac OS automaticamente. só tem que formatar o drive.

detalhe, na hora de formatar voce está formatando a unidade completa? ou apenas o volume criado?

eu gosto sempre de formatar o disco completamente. no utilitario de disco vai em visualizar - mostrar todos os dispositivos. segue um print:

Captura de Tela 2021-03-20 às 15.05.54.png

Sim, boot com HD externo 

E quanto ao SSD 

Ele esta particionado. A partição em que eu pretendo instalar o catalina esta em /volume/Macintosh HD em APFS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhmm 

Muito obrigado por essa informação inicial, sim, está correto, eu tenho já o SSD mas como não conseguia inicializar nada estava difícil. Sobre os pentes de memória, saberia dizer até quanto esse Mac e expansivo, eu li, que era somente 4gb mas fiquei em dúvida se a informação estava correta. 

Estou acessando o link informado para tentar, quanto vc está vendendo os pentes de memória, sou de Curitiba. Caso der certo enviaria pelos correios, transfiro o valor do frete junto a compra 

 

Obg desde já pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

Sim, boot com HD externo 

E quanto ao SSD 

Ele esta particionado. A partição em que eu pretendo instalar o catalina esta em /volume/Macintosh HD em APFS 

putz, tô ficando sem idéias. coloca públicas essas fotos do google drive pra eu poder ver. não consegui abrir elas aqui.

11 minutos atrás, Luan silveira disse:

Uhmm 

Muito obrigado por essa informação inicial, sim, está correto, eu tenho já o SSD mas como não conseguia inicializar nada estava difícil. Sobre os pentes de memória, saberia dizer até quanto esse Mac e expansivo, eu li, que era somente 4gb mas fiquei em dúvida se a informação estava correta. 

Estou acessando o link informado para tentar, quanto vc está vendendo os pentes de memória, sou de Curitiba. Caso der certo enviaria pelos correios, transfiro o valor do frete junto a compra 

 

Obg desde já pela atenção

sim, a venda a gente combina. posso anunciar no ML tb. isso não é problema.

vai em https://everymac.com/ultimate-mac-lookup/ digita o modelo do teu mac AXXXX e tu vai achar todas as especificações dele. mas eu diria que sim, provavelmente aceita 4gb de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marcosfisica disse:

putz, tô ficando sem idéias. coloca públicas essas fotos do google drive pra eu poder ver. não consegui abrir elas aqui.

sim, a venda a gente combina. posso anunciar no ML tb. isso não é problema.

vai em https://everymac.com/ultimate-mac-lookup/ digita o modelo do teu mac AXXXX e tu vai achar todas as especificações dele. mas eu diria que sim, provavelmente aceita 4gb de boa.

As fotos estão públicas. 

Enquanto isso vou tentar o Mojave 

Se der certo volto aqui e informo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, tem um erro que aconteceu comigo na instalação do El Capitan que é a questão da data do sistema.

depois de dar boot no instalador e formatar o disco, abre o terminal e altera a data do sistema pra alguns dias depois do lançamento do catalina. https://techisours.com/how-to-fix-an-error-occurred-while-preparing-the-installation-error-on-mac/

tenta também resetar pra/nvram, essas coisas. 

joga no google essa mensagem de erro que tem bastante gente com o mesmo problema. tenta ver se alguém conseguiu solucionar. mas testa isso da data. o Catalina foi lançado em outubro de 2019, coloca 15/11/2019 por exemplo na data do sistema, e vê se dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

cara, tem um erro que aconteceu comigo na instalação do El Capitan que é a questão da data do sistema.

depois de dar boot no instalador e formatar o disco, abre o terminal e altera a data do sistema pra alguns dias depois do lançamento do catalina. https://techisours.com/how-to-fix-an-error-occurred-while-preparing-the-installation-error-on-mac/

tenta também resetar pra/nvram, essas coisas. 

joga no google essa mensagem de erro que tem bastante gente com o mesmo problema. tenta ver se alguém conseguiu solucionar. mas testa isso da data. o Catalina foi lançado em outubro de 2019, coloca 15/11/2019 por exemplo na data do sistema, e vê se dá certo.

Vi isso agora pouco. As vezes, colocar até um ano após o lançamento resolve o problema. 

Estava agora tentando fazer o mesmo com o Mojave, tive que pegar uma imagem antiga, pois as imagens que baixei durante a formatação do boot não passa. Vai entender...

Continuando... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcosfisica disse:

cara, tem um erro que aconteceu comigo na instalação do El Capitan que é a questão da data do sistema.

depois de dar boot no instalador e formatar o disco, abre o terminal e altera a data do sistema pra alguns dias depois do lançamento do catalina. https://techisours.com/how-to-fix-an-error-occurred-while-preparing-the-installation-error-on-mac/

tenta também resetar pra/nvram, essas coisas. 

joga no google essa mensagem de erro que tem bastante gente com o mesmo problema. tenta ver se alguém conseguiu solucionar. mas testa isso da data. o Catalina foi lançado em outubro de 2019, coloca 15/11/2019 por exemplo na data do sistema, e vê se dá certo.

Depois de alguma pesquisa, descobri que alguns programas e até o Chrome funciona cheio de bugs no Catalina em macbook antigo. Então, resolvi colocar o Mojave. Advinha? 

Depois de tudo feito, aparece uma porcaria de pasta com sinal de interrogação. 

Patch instalado no sistema Mojave

Wi-Fi conectado.

Mas não abriu o SisOp Mojave.

Maldita pasta com ponto de interrogação 

Tem solução isso?

Fiz tudo certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

Depois de alguma pesquisa, descobri que alguns programas e até o Chrome funciona cheio de bugs no Catalina em macbook antigo. Então, resolvi colocar o Mojave. Advinha? 

Depois de tudo feito, aparece uma porcaria de pasta com sinal de interrogação. 

Patch instalado no sistema Mojave

Wi-Fi conectado.

Mas não abriu o SisOp Mojave.

Maldita pasta com ponto de interrogação 

Tem solução isso?

Fiz tudo certinho.

peraí. depois de instalar o Mojave voce fez aquele esquema de iniciar de novo pelo disco externo e rodar o "macOS post Install"?

voce disse que o disco tá particionado, que está tentando instalar em uma das partições sem formatar a outra. cara, já que não tá funcionando, não rola formatar esse disco inteiro não? não tem backup desses dados?

outra opção, será que esse SSD não tá ruim não? com algum problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, marcosfisica disse:

não deu pra entender muita coisa. que mac é o seu? modelo/ano.

voce instalou o catalina seguindo que procedimento? patch do dosdude?

 

Late 2008

Deosdude 

Catalina funcionou 

Voltei pro El Captain 

Tentei o Catalina novamente e deu erro

Tentei o Mojave 

Vai até o post install, ou seja, até as instalações de patches e ao reiniciar ele fica mostrando uma pasta com ponto de interrogação piscando.

Fui no reparador de unidade e concluiu sem erros mas não abre o Mojave, volta a tal pasta.

https://drive.google.com/file/d/1OkndZ4ZjTWB8FEN_ZyXx2DMdDj4mmD-I/view?usp=drivesdk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Juliano Zucare disse:

Late 2008

Deosdude 

Catalina funcionou 

Voltei pro El Captain 

Tentei o Catalina novamente e deu erro

Tentei o Mojave 

Vai até o post install, ou seja, até as instalações de patches e ao reiniciar ele fica mostrando uma pasta com ponto de interrogação piscando.

Fui no reparador de unidade e concluiu sem erros mas não abre o Mojave, volta a tal pasta.

https://drive.google.com/file/d/1OkndZ4ZjTWB8FEN_ZyXx2DMdDj4mmD-I/view?usp=drivesdk

tenta selecionar essa opção de "force cache rebuild" ao aplicar o patch. vê também entre as opções que o patch não seleciona automaticamente, o que é cada uma delas e se pode estar aí o problema.

não sei mais o que sugerir. eu tentaria formatar completamente esse SSD e instalar com ele zerado.

essa pasta com ponto de interrogação sinaliza que ele não encontrou o disco de boot. tenta inicializar apertando option e seleciona o disco onde vc acabou de instalar o catalina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola 
Bom Dia 

Estou aqui novamente. 
Peço desculpas, mas estou vendo que vcs são minha única saída. 

Estou tentando realizar as instalações partir do site da DosDude1 porém ele dize " pode ser obtido na Mac App Store usando uma máquina compatível com High Sierra ou usando o recurso de download integrado da ferramenta."

Ou meu Mac não é compatível, com isso não consigo baixar a imagem do instalador, teria alguma forma de realizar esse download de outra forma ?
Outra dúvida, conforme comentei anteriormente, pretendo colocar o SSD porém quando substituo o HD original com a versão antiga, pelo SSD e tento iniciar pelo pendrive, após clicar para iniciar pelo pendrive, parece que a maquina trava e não acontece mais nada, eu tentei com o catalina e acontece isso, não consigo tomar nenhuma ação depois que clico no pendrive, a tela fica toda cinza e não sai mais daquilo. 

Estou ficando sem ideias =/
Não ligaria de colocar uma versão mais antiga que o Catalina, somente gostaria de conseguir colocar alguma, que na versão atual dele, "Leopard" não consigo fazer absolutamente nada nele. 

Muito Obrigado novamente a todos 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...