Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Mas uma vez a Samsung mostrou que não tem criatividade, hoje meu pai comprou um notebook da Samsung e eu peguei e dei uma olhada nos programas nativos, um deles é o software launcher, que é uma copia do dock do mac, vou colocar uma imagem para vocês verem.Software_Launcher.jpg

Postado

Aplicativos que imitam o Dock existem há anos e desenvolvidos não apenas pela Samsung. Quando eu usava somente windows (quatro anos atrás), instalei um aplicativo chamado Object Dock, muito legal. Tem versão gratuita e paga.

Postado (editado)

Aplicativos que imitam o Dock existem há anos e desenvolvidos não apenas pela Samsung. Quando eu usava somente windows (quatro anos atrás), instalei um aplicativo chamado Object Dock, muito legal. Tem versão gratuita e paga.

Isso é verdade, mas vindo de uma empresa do tamanho da Samsung fica meio feio... hehehe

Editado por LuizFelipe
Postado

Isso não é uma cópia! Várias empresas usam aplicativos com essa variação. Como alguns colegas disseram acima, lembro ainda do Dock que vinha com Creative Infra CD-Rom Drive, nos anos 90, que criava um Dock de Aplicativos junto da barra do W95, facilitando o acesso ao Office ou outros aplicativos a escolher. O Dock da Apple é completamente diferente. Pode até lembrar, mas se eu for levar tudo ao pé da letra, vou considerar que a mesa do MAC OS X, cheia de atalhos, é uma cópia da área de trabalho do Windows (usando isso como mera ilustração).

Nem tudo é cópia. Cópia é quando há quebra de patente e isto é que deve ser levado em conta. Para dar um exemplo: observem os carros chineses. Eles têm partes muito parecidas com outros veículos. O Cherry QQ é idêntico ao Chevrolet Spark, vendido no Uruguai, Argentina, Chile... Coréia, mas ainda não veio para o Brasil. É um carro menor que o Celta. Que vê, à primeira vista, pensa ser uma cópia, mas não, há detalhes que os diferenciam. É diferente da quebra de patentes. Patente é um bem imaterial, ele faz parte do que italianos chamam de Azienda, traduzindo, fundo de comércio. É a propriedade intelectual e empresas como a Apple vivem em torno das marcas e patentes, é a segurança delas contra casos ocorridos como o da Samsung. Agora, o exemplo do print screen não quebra patente alguma.

Postado

Gustavo, pode ate estar errado.

Mas pelo que me lembro de Historia, a Apple "inventou" digamos a GUI, com atalhos e etc tal como conhecemos hoje a partir das idéias do PARC (Xerox) cujo pessoal foi trabalhar em Cupertino após os geniais executivos da Xerox recusarem o projeto. O Windows Workgroups (3.1) que rodava sobre a plataforma MS-DOS foi literalmente copiada pela Microsoft e implementada em PCs IBM e NEC durante o periodo que Gates recebeu material para desenvolver aplicações (Office) para o então Apple III e posteriormente o Macintosh.

Apesar do fato que a Apple sempre utilizou GUI puras, ou seja direto no sistema e a Microsoft usava inicialmente como uma interface mascarando o DOS, coisa que mudou apenas no Vista e definitivamente no Seven, ainda se trata de uma "cópia" digamos do sistema da Apple.

Não viola as patentes, pois a MS as licenciou em algum periodo durante a transição do W95 > W98 como parte do acordo pós-volta de Jobs à Apple quando este anunciou um investimento (US$ 150 mi) por Gates/MS, na Macworld de 1997. Lembrando também que a Apple perdeu nos tribunais anteriormente esta disputa de patentes.

Quem conhece programação deve notar que os sistemas MS estão muito estáveis, sólidos no que concerne a GUI, em parte disso são os códigos implementados que seguem um filosofia semelhante às dos sistemas OSX. Inclusive o pessoal da MS usa MBP para desenvolvimento, devido a robustez do Hardware e integração, pode-se dizer que é muito bom rodar o Windows em um MBP quando necessário.

Não sei se este post tem alguma relevância na discussão, mas é apenas meu ponto de vista acerca da idéia das "cópias".

Mas verdade seja dita que a alta direção da Samsung tem uma obsessão tenaz pela Maçã, de repente capaz deles até oferecerem-se para a Apple compra-los.

Postado

Gustavo, pode ate estar errado.

Mas pelo que me lembro de Historia, a Apple "inventou" digamos a GUI, com atalhos e etc tal como conhecemos hoje a partir das idéias do PARC (Xerox) cujo pessoal foi trabalhar em Cupertino após os geniais executivos da Xerox recusarem o projeto. O Windows Workgroups (3.1) que rodava sobre a plataforma MS-DOS foi literalmente copiada pela Microsoft e implementada em PCs IBM e NEC durante o periodo que Gates recebeu material para desenvolver aplicações (Office) para o então Apple III e posteriormente o Macintosh.

Apesar do fato que a Apple sempre utilizou GUI puras, ou seja direto no sistema e a Microsoft usava inicialmente como uma interface mascarando o DOS, coisa que mudou apenas no Vista e definitivamente no Seven, ainda se trata de uma "cópia" digamos do sistema da Apple.

Não viola as patentes, pois a MS as licenciou em algum periodo durante a transição do W95 > W98 como parte do acordo pós-volta de Jobs à Apple quando este anunciou um investimento (US$ 150 mi) por Gates/MS, na Macworld de 1997. Lembrando também que a Apple perdeu nos tribunais anteriormente esta disputa de patentes.

Quem conhece programação deve notar que os sistemas MS estão muito estáveis, sólidos no que concerne a GUI, em parte disso são os códigos implementados que seguem um filosofia semelhante às dos sistemas OSX. Inclusive o pessoal da MS usa MBP para desenvolvimento, devido a robustez do Hardware e integração, pode-se dizer que é muito bom rodar o Windows em um MBP quando necessário.

Não sei se este post tem alguma relevância na discussão, mas é apenas meu ponto de vista acerca da idéia das "cópias".

Mas verdade seja dita que a alta direção da Samsung tem uma obsessão tenaz pela Maçã, de repente capaz deles até oferecerem-se para a Apple compra-los.

Fala meu caro,

Teu tópico foi pertinente e claro e sempre quem está na frente é alvo de cópias, ou de tentativas de ser copiado. O Dock da Apple é muito bem estruturado, já o desenho do tópico não é cópia. Meu forte na verdade não é programação, na verdade entrei no fórum com o foco de aprender e tenho aprendido até demais. Esse teu post me esclareceu uma dúvida muito clara, sobre o passado Apple vs. MS, foste claro e conciso.

Mas uma cópia tem que obrigatoriamente violar uma marca ou uma patente. Se não houve reclamação por parte da Apple, é porquê apesar do layout ser parecido, não houve violação de marca ou patente. A violação de uma marca ou patente é aquela que usa de segredos industriais e é capaz de levar o usuário final ao erro acerca da procedência do produto. Ou seja, gera a dúvida sobre o que é original e que é cópia. Claro, isso é um apontamento jurídico. As marcas e patentes tem que atender aos princípios da inovação, veracidade e têm um prazo, no Brasil, de 9279 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm elas não são eternas, por isso que aqui a propriedade intelectual é tão desestimulada e os grandes engenheiros e inventores brasileiros registram suas propriedades intelectuais no exterior, o que, a mesma forma, é feito pelas empresas nacionais. Em matéria de proteção a marcas e patentes, nada mais rígido que a legislação dos EUA e de alguns países da Europa.

Teu tópico ainda traz à luz a um tema: se eu limito o tempo ao direito de uma marca ou patente, eu mando os futuros grandes nomes para fora e incentivo a cópia. Podemos resumir assim: a lei de marcas e patentes permite essas brechas. O detalhe é que a proteção a marcas e patentes é diferente. Marcas são mais bem protegidas, as patentes, depois de expiradas, passam o integrar o domínio público e todos podem fazer uso dela.

Sobre outromtópico, nós discutimos sobre o passado draconiano da Samsung e o seu CEO fora de linha.

Postado

Sobre o assunto patentes, a Corte de Tokyo deu vitória à Samsung. Perda significativa para a Apple, já que o mercado japonês tem o celular como um ícone cultural. Por ora só tenho a notícia, em algumas horas a Bloomberg deve dar mais detalhes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...