Lucas Machado Nintendista Postado 4 de agosto de 2012 Denunciar Postado 4 de agosto de 2012 Eu tenho um amigo que está querendo comprar um Macbook Pro, e ele gostaria de criar uma partição no hd para instalar o Ubuntu 12.04, nesse caso eu gostaria de saber qual é o melhor jeito de se fazer isso, utilizando o Boot Camp, ou alguma outra ferramenta de terceiros, e também gostaria de saber a questão de drivers: o próprio Ubuntu reconhece automaticamente ou é preciso baixar de algum lugar já que no site da Apple não há drivers para linux. Citar
Willy Postado 4 de agosto de 2012 Denunciar Postado 4 de agosto de 2012 Eu aqui uso o VMware Fusion todos os dias para trabalho com o Ubuntu 12.04 : http://www.vmware.com/products/fusion/overview.html Citar
vegbrasil Postado 4 de agosto de 2012 Denunciar Postado 4 de agosto de 2012 Se for para particionar de fato, qualquer ferramenta consegue. Seja o próprio utilitário de disco da Apple (desde que seja via DVD ou Pendrive), Gparted (free) ou iPartition (pago, porém o melhor). Depois é só dar boot no Ubuntu e instalar. Há várias páginas na Wiki deles mostrando o funcionamento dos drivers para Macbook. Qualquer dúvida estamos aí Citar
torcapio Postado 4 de agosto de 2012 Denunciar Postado 4 de agosto de 2012 rapaz eu aconselho o parallels! Citar
Rique Camargo Postado 5 de agosto de 2012 Denunciar Postado 5 de agosto de 2012 rapaz eu aconselho o parallels! Parallels é uma tremenda gambiarra, se quer algo apple like recomendo VMware Citar
Ramon Postado 9 de agosto de 2012 Denunciar Postado 9 de agosto de 2012 Parallels é uma tremenda gambiarra, se quer algo apple like recomendo VMware Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros. Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável. Citar
Gustavo Jaccottet Postado 9 de agosto de 2012 Denunciar Postado 9 de agosto de 2012 Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros. Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável. Estabilidade, a chave de um bom App. O Parallels supriu as necessidades de quando eu usava o MBW. Citar
Maddo Garan Postado 9 de agosto de 2012 Denunciar Postado 9 de agosto de 2012 Chamar o Parallels de gambiarra é tenso, hein? pelo menos diga o porquê de achar que ele é uma gambiarra. Citar
Fernando Galvão Postado 9 de agosto de 2012 Denunciar Postado 9 de agosto de 2012 (editado) Uso o parallels a bastante tempo e não tenho do que reclamar...tenho o ubuntu, centos, windows 8,windows 2008 sem problemas nele Editado 9 de agosto de 2012 por Fernando Galvão Citar
Bruno Sena Postado 9 de agosto de 2012 Denunciar Postado 9 de agosto de 2012 Também uso o parallels a mais de 1 ano e nunca tive problema. Já testei o VMWare, mais achei o parallels muito melhor. Citar
Gustavo Jaccottet Postado 10 de agosto de 2012 Denunciar Postado 10 de agosto de 2012 Hoje instalei o Ubuntu 12.04 usando o Parallels no MBW. Nota 10 como sempre! Citar
dan_erick Postado 16 de agosto de 2012 Denunciar Postado 16 de agosto de 2012 Discordo. Testei ambos mas fiquei com o Parallels e acho bem superior, estilo, desempenho e outros. Concordo que alguns preferem o VMware, mas falar que o Parallels é gambiarra, não é. É um App muito bem estruturado, estável e confiável. Acredito que se um software não tem atualizações mensais ( quase sempre ), este é um bom indicativo. Quase sempre vejo colegas avisarem que há atualizações do Parallels, enquanto o VMWare é raro ter atualizações frequentes. Enfim, a VMWare em si tem mais de 15 anos de historia em virtualização..... Citar
Willy Postado 26 de agosto de 2012 Denunciar Postado 26 de agosto de 2012 (editado) VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!! Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos. 49,99 dólares Editado 26 de agosto de 2012 por Willy Citar
Cristiano Galdino Postado 27 de agosto de 2012 Denunciar Postado 27 de agosto de 2012 Dependendo so uso, só vale a pena virtualizar se tiver bastante memória e um processador atual. A propósito, já usei o VirtualBox (gratuíto), tenho licença do Parallels e VMware Fusion. Prefiro o VMware. Citar
HTVentura Postado 27 de agosto de 2012 Denunciar Postado 27 de agosto de 2012 Uso o Ubuntu no Fusion e não tenho do que reclamar. Mas gostaria de aproveitar toda capacidade de meu MBP com uma instalação em uma partição. No entanto, parece que existem algumas limitações ao instalar Ubuntu no MBP 17" 2011. Por exemplo: A GPU dedicada fica "on" o tempo inteiro, o que limita a duração da bateria. Se alguém por aqui souber de um jeito para instalar e ficar 100% seria legal. Citar
Rod Takehara Postado 30 de janeiro de 2013 Denunciar Postado 30 de janeiro de 2013 tem dois problemas no Parallels e VMware; você nao usa 100% da capacidade da máquina (dependendo da máquina, isso é um contra de muito peso) e são aplicativos pagos (VirtualBox resolve isso, mas nao o desempenho...) Eu instalei Ubuntu 12.10 essa semana no meu macbook branco antigo: 1- Particionei 20GB para o Ubuntu pelo Boot Camp (pode ser feito pelo utilitario de disco também, mas resolvi facilitar) 2- Abri o instalador do Ubuntu por um pen drive bootavel (pode usar um CD se achar mais facil) 3- Apaguei (apenas) a partiçao do Boot Camp e criei uma partiçao swap de 4GB e uma partiçao ext4 para a pasta raiz do ubuntu "/" 4- Apos instalar, o wifi nao funcionava, conecte na internet de alguma forma (cabo ethernet ou um adaptador wifi USB) e baixe o Hardware Drivers e ele detectará o driver nao ativado, mande ativar e pronto! wi-fi funcionando. se tiver problemas com placa de video, provavelmente também funcionará assim! espero ter ajudado Citar
DiGo PeNuMbRa Postado 2 de fevereiro de 2013 Denunciar Postado 2 de fevereiro de 2013 Amigos, leiam isto: https://help.ubuntu....nity/MacBookPro Uso aqui o 12.10 no MacBook Pro MId 2010 (7,1). Uso também o rEFIt http://refit.sourceforge.net/ Fica perfeito e melhor que VM(exceto se você precisa do MacOSX e o Ubuntu em paralelo) Thiago Duarte 1 Citar
Lucas Machado Nintendista Postado 2 de fevereiro de 2013 Autor Denunciar Postado 2 de fevereiro de 2013 Pessoal muito obrigado pelas dicas, foram muito úteis! Citar
Lucas Machado Nintendista Postado 3 de fevereiro de 2013 Autor Denunciar Postado 3 de fevereiro de 2013 Embora eu havia me esquecido de falar mas esse amigo meu pretende instalar o Ubuntu em uma partição do HD no Mac e rodar o mesmo nativamente, ou seja ele não tem interesse em virtualizar. Citar
Fellipe Postado 4 de fevereiro de 2013 Denunciar Postado 4 de fevereiro de 2013 VMware Fusion é o melhor mas eles não respeitam clientes antigos !!! Acabou de ser lançada a versão 5.00 com mudanças insignificantes e o preço como sempre é o mesmo tanto para novos clientes como para os antigos. 49,99 dólares Certo.. e o Parallels? Eu possuo o ele desde a versão 5, sempre atualizando no valor de no máximo US$19,90, agora, com a última versão, pra funcionar direito com os novos Ubuntu, é preciso pagar US$49,90!!!!! Senão, você não consegue suporte aos drivers do Paralels no novo Ubuntu, muito menos suporte total pro Windows 8! Sim! quem possui a versão 7, não tem suporte total aos últimos lançamentos, ou seja, ou você fica nas versões antigas, ou arruma uma "gambiarra" pra funcionar nas novas! Sim, eu tenho: Ubuntu, Debian, Win7 e Win8 usando Parallels.. sempre usei ele e sempre achei muito bom... mas agora com o lançamento da ultima versão, e obrigando a gente a atualizar.. é complicado! Porque não lançar um update pro 7, pelo menos pros Drivers?! Veja na internet, e no próprio forum deles, que é generalizado a repercussão disso. []s Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.