Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque usar mac OSX?


Gustavot

Posts Recomendados

no dia em que o MacOS tiver 90% de market share eu quero ver se ele se mantém invulnerável.

Putz, eu definitivamente não boto fé nessa teoria. Só a fama de segurança do Mac OSX já o torna alvo potencial de ataques, e mesmo assim isso não rola. Além disso, 10% de market share não é nada desprezível. A Apple é uma das maiores montadoras de computador do mundo (apesar disso ter pouca influência no quesito segurança, concordo).

Não acho que market share tem muito a ver com a segurança do OS. Acredito mais em segurança estrutural do sistema, e nisso qualquer OS baseado em UNIX dá pau em Windows.

Mas é aquele tal negócio e pãns: opinião é igual a bunda, uns tem maiores e outras menores, rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

que a estrutura é mais segura e sólida não há duvida, mas sabemos que não existe sistema invulnerável. é virtualmente impossível.

havendo interesse, a quebra acontece.

com o market share atual, o interesse possível seria apenas por 'ego', como dizem por aí. não é lucrativo criar um exploit que mire em usuários de mac, por enquanto. se um dia se tornar lucrativo, pode ter certeza que começam a aparecer os buracos. vide a briga de gato e rato da apple vs. jailbreak.

but don't get me wrong, estou do mesmo lado que você. não suporto usar windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que a estrutura é mais segura e sólida não há duvida, mas sabemos que não existe sistema invulnerável. é virtualmente impossível.

havendo interesse, a quebra acontece.

com o market share atual, o interesse possível seria apenas por 'ego', como dizem por aí. não é lucrativo criar um exploit que mire em usuários de mac, por enquanto. se um dia se tornar lucrativo, pode ter certeza que começam a aparecer os buracos. vide a briga de gato e rato da apple vs. jailbreak.

but don't get me wrong, estou do mesmo lado que você. não suporto usar windows.

Nem tô contra vc, rott. Vc é dos meus, bicho!

Acho que aí devemos separar as coisas: Quebrar um sistema é uma coisa, ser vulnerável a ataques é outra.

Existe claro uma certa correlação entre as duas paradas, no question about it.

O lance é que apesar de não existir sistema invulnerável em todos os sentidos, é sabido que vc pode navegar virtualmente por qualquer site malicioso num mac que não vai ganhar um virulex de presente. E não precisa de antivirus nem nada.

Tem meia dúzia de pseudo-ameaças para Mac OSX, mas em todas elas o usuário tem que digitar uma senha de admin pra instalar o código malicioso.

O mesmo lance é válido para o iOS. Jailbreak só rola se o cara quiser fazer (fora o caso do jailbreak via internet, aquilo foi realmente cabeludo, pois foi totalmente baseado numa falha de segurança do OS e não requeria nenhum tipo de comando especial).

Mas sei lá, eu faço tudo com meu Mac, desde 97 quando comprei meu primeiro, sem me preocupar com absolutamente nada (e dou risada aqui quando algum novato insiste em instalar antivírus em mac). Num PC eu jamais faria isso, nem sob efeito de doses de uisque num sábado à noite. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até porque se o Windows fosse tão inseguro assim como tacham, nenhuma empresa ou entidade governamental se arriscaria a utilizá-lo, não é mesmo?

Tsc, tsc, tsc... o governo de Minas está trocando o sistema operacional de TODAS as estações de trabalho por Linux (por questões de custo, segurança e compatibilidade com os sistemas de gerenciamento desenvolvidos pelo próprio governo) e até onde eu sei, existe uma normativa para que os equipamentos do governo Federal também tenham o sistema operacional migrado.

Ou seja: tio Bill se fudeu nessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para apimentar a discussão de vocês, li hoje no jornal Digital da minha cidade os seguintes dados:

Empresas de tecnologia com programas mais vulneráveis:

1- Apple

2- Oracle

3- Microsoft

4- HP

5- Adobe

...

(fonte: Secunia)

(fonte2: http://macmagazine.com.br/2010/07/21/relatorio-da-secunia-aponta-produtos-da-apple-como-campeoes-em-quantidade-de-vulnerabilidades/)

Porém um dado é importante: 99,4% dos códigos impróprios criados no 1o. semestre de 2010 foram específicos para Windows. (fonte: emrpesa alemã G-Data)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas sei lá, eu faço tudo com meu Mac, desde 97 quando comprei meu primeiro, sem me preocupar com absolutamente nada (e dou risada aqui quando algum novato insiste em instalar antivírus em mac). Num PC eu jamais faria isso, nem sob efeito de doses de uisque num sábado à noite. ;)

Exemplo recente disso comigo esse final de semana formatei meu bootcamp com windows 7 e depois da instalação reiniciei o micro no OS X pra acessar meu Internet Banking...

Voltando ao assunto do tópico. Se vocês forem ver pelo lado de o windows ter várias atualizações durante o mês comparado ao Mac OS, ele era para sair disparado na frente na questão de segurança por ser "muito mais atualizado" em um pequeno espaço de tempo diferente do sistema da maçã, porém não é isso que acontece. Eu tenho minha idéia de que o pessoal não está interessado no OS X devido ao seu Market Share como disseram aqui...vamos ver daqui uns 10 anos como isso vai ficar...ai agente volta aqui no tópico pra continuar a debater isso..=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplo recente disso comigo esse final de semana formatei meu bootcamp com windows 7 e depois da instalação reiniciei o micro no OS X pra acessar meu Internet Banking...

Voltando ao assunto do tópico. Se vocês forem ver pelo lado de o windows ter várias atualizações durante o mês comparado ao Mac OS, ele era para sair disparado na frente na questão de segurança por ser "muito mais atualizado" em um pequeno espaço de tempo diferente do sistema da maçã, porém não é isso que acontece. Eu tenho minha idéia de que o pessoal não está interessado no OS X devido ao seu Market Share como disseram aqui...vamos ver daqui uns 10 anos como isso vai ficar...ai agente volta aqui no tópico pra continuar a debater isso..=D

Concordo,

Eu fico imaginando se esses caras que comem e respiram unix não seriam capazes de criar "ameaças" ao osx caso isso fosse de interesse deles.

Se tem gente que invade bancos com sistemas de segurança de última geração, isso aí é café pequeno, basta ser do interesse.

Agora filosofando:

Nada criado pelo homen é inviolável...:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, eu definitivamente não boto fé nessa teoria. Só a fama de segurança do Mac OSX já o torna alvo potencial de ataques, e mesmo assim isso não rola. Além disso, 10% de market share não é nada desprezível. A Apple é uma das maiores montadoras de computador do mundo (apesar disso ter pouca influência no quesito segurança, concordo).

Não acho que market share tem muito a ver com a segurança do OS. Acredito mais em segurança estrutural do sistema, e nisso qualquer OS baseado em UNIX dá pau em Windows.

Mas é aquele tal negócio e pãns: opinião é igual a bunda, uns tem maiores e outras menores, rs!

Se você fosse um programador com enorme conhecimento das falhas do Mac OS X e do Windows e, de repente, num belo dia decide que vai criar uma BotNet cavalona para montar uma enorme rede de computadores zumbis. Posteriormente, sabe que quanto maior a quantidade de computadores infectados, maior será o seu poder de derrubar servidores (seja por interesse, seja por diversão).

Ou então, num outro dia você decide que vai criar keyloggers para pegar senhas de contas bancárias de usuários em todo o Brasil (ou qualquer outro país). Nessa mesma situação, você é um programador que entende das falhas do Mac OS X e do Windows.

Me responda: Em ambas as situações, qual sistema operacional te daria maior lucro? Perder dias codando uma keylogger para Mac OS X e conseguir umas 100 contas bancárias em 1 mês ou perder dias codando uma keylogger para Windows e conseguir 1.000 contas bancárias em 1 mês?

Com todo o respeito, cara, acorda, na boa.

Mac OS X não é imune, invulnerável, imortal, perfeito, construído com barreira de aço militar e bla bla bla. É um sistema operacional, é uma criação humana e, portanto, apenas passa essa imagem de ser mais seguro porque é acessível para poucos (contando os próprios hackers).

A dificuldade de exploitar um sistema operacional é uma grandeza relativa, e nunca absoluta. Quanto mais obscuro, quanto mais desconhecido e quanto menos acessível, mais difícil será de conhecê-lo (consequentemente suas falhas).

Esse é o caso do Mac OS X.

Já o Windows... É mais fácil de exploitar porque qualquer computador de 500 reais roda e qualquer adolescente com capacidade intelectual acima da média pode aprender a explorar suas vulnerabilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fosse um programador com enorme conhecimento das falhas do Mac OS X e do Windows e, de repente, num belo dia decide que vai criar uma BotNet cavalona para montar uma enorme rede de computadores zumbis. Posteriormente, sabe que quanto maior a quantidade de computadores infectados, maior será o seu poder de derrubar servidores (seja por interesse, seja por diversão).

Ou então, num outro dia você decide que vai criar keyloggers para pegar senhas de contas bancárias de usuários em todo o Brasil (ou qualquer outro país). Nessa mesma situação, você é um programador que entende das falhas do Mac OS X e do Windows.

Me responda: Em ambas as situações, qual sistema operacional te daria maior lucro? Perder dias codando uma keylogger para Mac OS X e conseguir umas 100 contas bancárias em 1 mês ou perder dias codando uma keylogger para Windows e conseguir 1.000 contas bancárias em 1 mês?

Com todo o respeito, cara, acorda, na boa.

Mac OS X não é imune, invulnerável, imortal, perfeito, construído com barreira de aço militar e bla bla bla. É um sistema operacional, é uma criação humana e, portanto, apenas passa essa imagem de ser mais seguro porque é acessível para poucos (contando os próprios hackers).

A dificuldade de exploitar um sistema operacional é uma grandeza relativa, e nunca absoluta. Quanto mais obscuro, quanto mais desconhecido e quanto menos acessível, mais difícil será de conhecê-lo (consequentemente suas falhas).

Esse é o caso do Mac OS X.

Já o Windows... É mais fácil de exploitar porque qualquer computador de 500 reais roda e qualquer adolescente com capacidade intelectual acima da média pode aprender a explorar suas vulnerabilidades.

É isso aí mesmo.

Unix pode sim ser violado, basta um individuo capacitado ter interesse em fazê-lo.

Enquanto Macintosh for coisa de uma minoria, estamos mais "seguros", caso isso venha a mudar, com certeza estaremos correndo mais riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando migrei pro mundo Mac no inicio desse ano, instalei antivirus hehehe. Estava com tralma do Ruindows Vista que tinha... Depois com o tempo, desinstalei o antivirus e comecei a curtir a maquina, e que maquina! Percebi que fiz a melhor coisa que podia fazer, comprando um Mac, ao inves de Windows. E acredito que vocês pensam como eu: Windows nunca mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando migrei pro mundo Mac no inicio desse ano, instalei antivirus hehehe. Estava com tralma do Ruindows Vista que tinha... Depois com o tempo, desinstalei o antivirus e comecei a curtir a maquina, e que maquina! Percebi que fiz a melhor coisa que podia fazer, comprando um Mac, ao inves de Windows. E acredito que vocês pensam como eu: Windows nunca mais!

Não cheguei a ficar com "trauma" de windows pq até hoje ainda preciso dele para rodar o SAS e alguns outros de análise estatística, mas não tem como comparar, pois o MAC OSX é muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...