ssrbhq Postado 21 de junho Denunciar Compartilhar Postado 21 de junho Pessoal, gostaria de saber se há alguém aqui que trocou todo o ecossistema da Apple pelo ecossistema da Samsung. Se sim, como foi a troca? Valeu a pena? Tenho lido e assistido muito sobre isso e, ao que tenho percebido, os coreanos chegaram no nosso nível. Correram atrás e chegaram em quase todos os aspectos. Então, tenho pensado em dar uma chance à Samsung. Alguma dica/conselho? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk GeekSauro 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Murcila Postado 21 de junho Denunciar Compartilhar Postado 21 de junho Aqui vai encontrar alguma coisa: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ssrbhq Postado 21 de junho Autor Denunciar Compartilhar Postado 21 de junho Aqui vai encontrar alguma coisa: Obrigado. Mas, procuro algo mais estritamente relacionado à Samsung mesmo.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Roarr Postado 21 de junho Denunciar Compartilhar Postado 21 de junho Como ecossistema, depende do que você usa/precisa, tem vantagens e desvantagens. Acho que a única desvantagem real da Apple é o preço. Notebook: não tem nenhum Galaxy Book que me agrade tanto quanto o MacBook, principalmente porque a questão da bateria e da estabilidade pesam muito pra mim. Tive o Book4 Pro e o Book4 Ultra e não me encantaram. Tablet: o iPad também está anos luz a frente pra quem precisa de softwares mais pesados e o teclado do iPad está bem à frente. O problema é o preço tanto dos tablets quanto dos acessórios (que o Tab S9 traz de brinde): como pra mim ainda não substitui um note/macbook, não vejo sentido no investimento. Wearable: pra mim o Galaxy Watch ter uma versão LTE "barata" e com suporte ao Whatsapp é um imenso diferencial (motivo pelo qual eu teria um e não vejo sentido em um Apple Watch. Os fones eu gosto das duas marcas, mas voto na Samsung por ser mais barato; a integracão dos fones com outros Galaxy ainda não é tão eficiente na hora de alternar. Smartphone: pelo preço, usabilidade e recursos, eu sou mil vezes o Andoid; a única coisa que me faz pensar no iOS é estar no Mac. Fora isso, no geral, a integracão na Apple parece mais natural, principalmente quando é preciso envolver o note. Nos Galaxy Book a integração não é nem de longe tão natural, nem mesmo rápido, nem mesmo vai funcionar 100% das vezes. ferrari, Mateus1320, GeekSauro e 1 other 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ssrbhq Postado 22 de junho Autor Denunciar Compartilhar Postado 22 de junho Como ecossistema, depende do que você usa/precisa, tem vantagens e desvantagens. Acho que a única desvantagem real da Apple é o preço. Notebook: não tem nenhum Galaxy Book que me agrade tanto quanto o MacBook, principalmente porque a questão da bateria e da estabilidade pesam muito pra mim. Tive o Book4 Pro e o Book4 Ultra e não me encantaram. Tablet: o iPad também está anos luz a frente pra quem precisa de softwares mais pesados e o teclado do iPad está bem à frente. O problema é o preço tanto dos tablets quanto dos acessórios (que o Tab S9 traz de brinde): como pra mim ainda não substitui um note/macbook, não vejo sentido no investimento. Wearable: pra mim o Galaxy Watch ter uma versão LTE "barata" e com suporte ao Whatsapp é um imenso diferencial (motivo pelo qual eu teria um e não vejo sentido em um Apple Watch. Os fones eu gosto das duas marcas, mas voto na Samsung por ser mais barato; a integracão dos fones com outros Galaxy ainda não é tão eficiente na hora de alternar. Smartphone: pelo preço, usabilidade e recursos, eu sou mil vezes o Andoid; a única coisa que me faz pensar no iOS é estar no Mac. Fora isso, no geral, a integracão na Apple parece mais natural, principalmente quando é preciso envolver o note. Nos Galaxy Book a integração não é nem de longe tão natural, nem mesmo rápido, nem mesmo vai funcionar 100% das vezes.Ótimo feedback. Obrigado!Vou considerar cada informação. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Roarr 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
MNardelli Postado 30 de junho Denunciar Compartilhar Postado 30 de junho Bom dia, meus queridos! Também estou pensando em migrar do ecossistema da Apple pelo menos no quesito tablet. O intuito do tablet seria para ler PDF grifando e fazendo anotações. Acham que vale mais sair do ecossistema da Apple ou ir em um iPad normal (sem ser air ou Pro)? ps: penso como seria transferir os PDF e vídeo aulas do MBP para o Tablet Samsung etc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Roarr Postado 30 de junho Denunciar Compartilhar Postado 30 de junho Nesse quesito a falta do ecossistema não ia prejudicar muito. Mas também, sendo só pra ler, um iPad normal daria conta bem. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
wkonnai Postado 2 de julho Denunciar Compartilhar Postado 2 de julho Boa tarde. Não dá para comparar ecossistema Apple com qualquer outro pelo simples fato de 2 variáveis: MacOS e iOS. Qualquer outro ecossistema será basicamente combo Android (versão não pura mexido pelo fabricante) + Rwindows (eca!) ou Linux (entre sua distro aqui). Então fica difícil uma comparação 100%. Seria o mesmo que comparar uma refeição tipo grill no OutBack e uma em uma churrascaria genérica. WK Mateus1320 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ferrari Postado 20 de julho Denunciar Compartilhar Postado 20 de julho Em 21/06/2024 at 13:33, ssrbhq disse: Pessoal, gostaria de saber se há alguém aqui que trocou todo o ecossistema da Apple pelo ecossistema da Samsung. Se sim, como foi a troca? Valeu a pena? Tenho lido e assistido muito sobre isso e, ao que tenho percebido, os coreanos chegaram no nosso nível. Correram atrás e chegaram em quase todos os aspectos. Então, tenho pensado em dar uma chance à Samsung. Alguma dica/conselho? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Cara, eu tentei. Você terá boa parte das funções que usamos, por exemplo a cópia e cola entre dispositivos, extensão da tela etc. Mas há uma coisa para mim que é chata: Quase tudo no mundo Android há a solução da Samsung e Google coexistindo. Carteira digital, browser, calendário, aplicativo de fotos, armazenador de senhas... e aí, quando você vai para o Windows, que não é um sistema nem Google nem Samsung, você precisa instalar aplicativos que vão completar a integração. No final das contas, fica uma sala de aplicativos de plugins que você precisa administrar. Acho o dispositivo Samsung fabuloso para se utilizar individualmente, agora, pra fazer integração celular / tablet com computador, a Apple ganha de lavada. manondedge e GeekSauro 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Visitante Postado 19 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 19 de agosto (editado) Em 21/06/2024 at 13:33, ssrbhq disse: Pessoal, gostaria de saber se há alguém aqui que trocou todo o ecossistema da Apple pelo ecossistema da Samsung. Se sim, como foi a troca? Valeu a pena? Tenho lido e assistido muito sobre isso e, ao que tenho percebido, os coreanos chegaram no nosso nível. Correram atrás e chegaram em quase todos os aspectos. Então, tenho pensado em dar uma chance à Samsung. Alguma dica/conselho? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Opa. Já fui muito fanboy da Apple. Nem consigo contabilizar o dinheiro que eu não tinha e gastei com a marca por consumismo e admiração hehe. No final de 2022 o meu sentimento era de estar usando um produto premium, show de bola, mas, queria algo diferente. Parecia que mesmo utilizando um iPhone 14 ou um MacBook Pro M1 Pro eu não sentia tanta diferença para um iPhone 11 ou um MacBook Pro 2015. Claro que o M1 Pro é infinitamente mais rápido que um MBP 2015. Mas quero dizer que eu já estava contente com o iPhone 11 e o MPB 2015, e, o que me segurou na Apple até final de 2023 foi o Chip M1 Pro. Para Desenvolvimento de Software a performance do M1 faz toda a diferença. Com o lançamento do iPhone 15, e, as mudanças insignificantes do último Mac lançado, eu cheguei a conclusão de que estava gastando demais com um ecossistema que me atendia perfeitamente, mas, que talvez outra plataforma me atendesse tão bem quanto por 1/3 do valor. Sem mais delongas, eu experimentei o seguinte: - Samsung Galaxy S23 FE - Samsung Galaxy Watch 6 - Lenovo E14 4gn i5 16GB 512SSD Sobre o ecossistema em si: - Os dispositivos Samsung conversam tão bem entre si quanto conversavam meus gadgets da Apple. Para o meu uso (ler mensagens, monitorar atividades físicas, fazer e receber ligações, bateria, qualidade e estética) estava bom demais. - A integração entre Samsung e Windows é um pouco chata no início. Diferente da Apple que você liga e usa, na Samsung você precisa sim fazer algumas configurações para deixar tinindo. Porém, coisa de 30 minutos talvez, e, você tem o Smartphone conectado ao Google ou One Drive e tem acesso a tudo no seu notebook. Claro que abrir fotos, notas e lembretes não é tão glamuroso quanto no MacOS com o app fotos, por exemplo. Mas, faz a mesma coisa, e, gastando mais um tempinho em configuração fica bonito de se ver, removendo barras desnecessárias do Windows, aumentando o tamanho das miniaturas e aplicando o modo escuro. - O notas da Samsung é muito bom no Smartphone. Curti até mais que o da Apple. Mas não posso mentir que no Windows não funciona tão legal como no MacOS. É meio quadrado, interface mais poluída, enfim. Questão de gosto. Faz a mesma coisa e sincroniza com a mesma agilidade. - Voltando em fotos, sem comparações: Google e One Drive atualizam MUITO mais rápido na nuvem do que iCloud. Fiquei muito feliz, especialmente com vídeos 4k. Sobre os dispositivos: - O S23 FE é excepcional! Por menos de 3k eu não esperava câmeras e tela tão boas quanto é pessoalmente. 120hz é vida, mas, associado a um Smartphone rápido, fotos com qualidade melhor (minha opinião, considerando coloração, definição e foco) do que no iPhone 14 que eu estava usando e a integração show que ficou como eu citei acima, estava perfeito demais. Achei que as bordas da tela seriam grossas, mas, pessoalmente é muito melhor do que vi nos reviews. Comprei uma capinha original da Samsung, e, por ela ser bem fina e bem acabada, ficou elegante. - Watch6 me agrada muito mais por ser redondo. O formato sempre me incomodou nos Apple Watchs. De resto não senti perdas nem ganhos: tela impecável, acabamento premium, veloz, bateria de 1 dia e sensores com precisão semelhante. - A maior estranheza foi sem dúvidas no Lenovo. Falando de estética eu curti. Muitos anos num Mac, é legal ter algo diferente nas mãos. É fino, leve, construção em metal (exceto a tampa inferior que é um plástico, aparentemente de boa qualidade) e tem som tão bom quanto no Mac. O teclado curti mais o da Lenovo, incrivelmente mais confortável para digitar. Já o trackpad parece piada. Nada que conheço supera a Apple, mas, o da Lenovo é bizarro de pequeno hehe. Ainda assim, 95% uso mouse. O trackpad é mais para zoom em fotos. No final do dia tanto faz o tamanho dele. A tela é FHD fosca. Aí foi a maior estranheza. Cores e definição MUITO boas, fiquei surpreso. A definição já se esperava pois o display pequeno e Full HD, zero serrilhamento. Mas falando de coloração e brilho é melhor do que eu esperava. Obviamente não chega nem perto da tela de um MacBook Pro M1. Também nem tinha como eu esperar 120hz hehe. Mas, pelo preço e por eu usar monitor 4k, tanto faz e tanto fez. Não vou mentir que sinto saudades do painel brilhante do Mac nas vezes em que trabalho na rua ou atendo algum cliente. Quem sabe futuramente um Dell XPS, ou, Samsung Book 360. Vamos ver. Falando de performance que é o mais importante, peguei um i5 porque o preço estava bom, foi uma barbada. Achei que não daria conta como o Mac dava, afinal, o M1 Pro é um bruto se comparado a um i5. Mas, no dia a dia eu devo ter levado uns 30 segundos a mais pra subir uma aplicação, 15 segundos pra compilar um código, talvez uns 30 segundos também pra subir instâncias docker. Obviamente também senti o notebook esquentar com mais frequência. Mas, atendeu super bem. Se os números fossem mais elevados eu teria me estressado, sem dúvidas. Felizmente não me atrapalha no dia a dia e roda tudo que eu preciso considerando setup de trabalho + várias páginas no chrome + spotify + youtube e etc. Falando sobre preços, sem comparação também: R$19500,00 - MacBook Pro M1 Pro 14 + iPhone 14 Plus + Apple Watch 6 (Comprados no Paraguay no final de 2022) R$7600 - Lenovo E14 + S23 FE + Watch 6 (Smartphone e Watch peguei num combo, o que deixou o valor bem atrativo) (Comprados no Brasil) Faz quase 10 meses que migrei para o novo ecossistema e estou bem contente. Tudo o que eu preciso está integrado, salvo e acessível de forma rápida e fluída. Não tive grandes perdas em relação a performance, visto que, eu não passo o dia recompilando códigos. Sou Dev e atuo em sistemas complexos e integrados, porém, normalmente trabalho meio período em uma task e preciso retestá-la 2x talvez até o final do dia. Se passasse o dia inteiro compilando e recompilando, fazendo milhares de testes e coisas do tipo, não poderia ter ido para um I5. No mínimo um i7 linha H. Ainda assim ficaria abaixo dos 10K o setup completo. Editado 19 de agosto por brd Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dellmed Postado 20 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 20 de agosto 6 horas atrás, Visitante disse: Opa. Já fui muito fanboy da Apple. Nem consigo contabilizar o dinheiro que eu não tinha e gastei com a marca por consumismo e admiração hehe. No final de 2022 o meu sentimento era de estar usando um produto premium, show de bola, mas, queria algo diferente. Parecia que mesmo utilizando um iPhone 14 ou um MacBook Pro M1 Pro eu não sentia tanta diferença para um iPhone 11 ou um MacBook Pro 2015. Claro que o M1 Pro é infinitamente mais rápido que um MBP 2015. Mas quero dizer que eu já estava contente com o iPhone 11 e o MPB 2015, e, o que me segurou na Apple até final de 2023 foi o Chip M1 Pro. Para Desenvolvimento de Software a performance do M1 faz toda a diferença. Com o lançamento do iPhone 15, e, as mudanças insignificantes do último Mac lançado, eu cheguei a conclusão de que estava gastando demais com um ecossistema que me atendia perfeitamente, mas, que talvez outra plataforma me atendesse tão bem quanto por 1/3 do valor. Sem mais delongas, eu experimentei o seguinte: - Samsung Galaxy S23 FE - Samsung Galaxy Watch 6 - Lenovo E14 4gn i5 16GB 512SSD Sobre o ecossistema em si: - Os dispositivos Samsung conversam tão bem entre si quanto conversavam meus gadgets da Apple. Para o meu uso (ler mensagens, monitorar atividades físicas, fazer e receber ligações, bateria, qualidade e estética) estava bom demais. - A integração entre Samsung e Windows é um pouco chata no início. Diferente da Apple que você liga e usa, na Samsung você precisa sim fazer algumas configurações para deixar tinindo. Porém, coisa de 30 minutos talvez, e, você tem o Smartphone conectado ao Google ou One Drive e tem acesso a tudo no seu notebook. Claro que abrir fotos, notas e lembretes não é tão glamuroso quanto no MacOS com o app fotos, por exemplo. Mas, faz a mesma coisa, e, gastando mais um tempinho em configuração fica bonito de se ver, removendo barras desnecessárias do Windows, aumentando o tamanho das miniaturas e aplicando o modo escuro. - O notas da Samsung é muito bom no Smartphone. Curti até mais que o da Apple. Mas não posso mentir que no Windows não funciona tão legal como no MacOS. É meio quadrado, interface mais poluída, enfim. Questão de gosto. Faz a mesma coisa e sincroniza com a mesma agilidade. - Voltando em fotos, sem comparações: Google e One Drive atualizam MUITO mais rápido na nuvem do que iCloud. Fiquei muito feliz, especialmente com vídeos 4k. Sobre os dispositivos: - O S23 FE é excepcional! Por menos de 3k eu não esperava câmeras e tela tão boas quanto é pessoalmente. 120hz é vida, mas, associado a um Smartphone rápido, fotos com qualidade melhor (minha opinião, considerando coloração, definição e foco) do que no iPhone 14 que eu estava usando e a integração show que ficou como eu citei acima, estava perfeito demais. Achei que as bordas da tela seriam grossas, mas, pessoalmente é muito melhor do que vi nos reviews. Comprei uma capinha original da Samsung, e, por ela ser bem fina e bem acabada, ficou elegante. - Watch6 me agrada muito mais por ser redondo. O formato sempre me incomodou nos Apple Watchs. De resto não senti perdas nem ganhos: tela impecável, acabamento premium, veloz, bateria de 1 dia e sensores com precisão semelhante. - A maior estranheza foi sem dúvidas no Lenovo. Falando de estética eu curti. Muitos anos num Mac, é legal ter algo diferente nas mãos. É fino, leve, construção em metal (exceto a tampa inferior que é um plástico, aparentemente de boa qualidade) e tem som tão bom quanto no Mac. O teclado curti mais o da Lenovo, incrivelmente mais confortável para digitar. Já o trackpad parece piada. Nada que conheço supera a Apple, mas, o da Lenovo é bizarro de pequeno hehe. Ainda assim, 95% uso mouse. O trackpad é mais para zoom em fotos. No final do dia tanto faz o tamanho dele. A tela é FHD fosca. Aí foi a maior estranheza. Cores e definição MUITO boas, fiquei surpreso. A definição já se esperava pois o display pequeno e Full HD, zero serrilhamento. Mas falando de coloração e brilho é melhor do que eu esperava. Obviamente não chega nem perto da tela de um MacBook Pro M1. Também nem tinha como eu esperar 120hz hehe. Mas, pelo preço e por eu usar monitor 4k, tanto faz e tanto fez. Não vou mentir que sinto saudades do painel brilhante do Mac nas vezes em que trabalho na rua ou atendo algum cliente. Quem sabe futuramente um Dell XPS, ou, Samsung Book 360. Vamos ver. Falando de performance que é o mais importante, peguei um i5 porque o preço estava bom, foi uma barbada. Achei que não daria conta como o Mac dava, afinal, o M1 Pro é um bruto se comparado a um i5. Mas, no dia a dia eu devo ter levado uns 30 segundos a mais pra subir uma aplicação, 15 segundos pra compilar um código, talvez uns 30 segundos também pra subir instâncias docker. Obviamente também senti o notebook esquentar com mais frequência. Mas, atendeu super bem. Se os números fossem mais elevados eu teria me estressado, sem dúvidas. Felizmente não me atrapalha no dia a dia e roda tudo que eu preciso considerando setup de trabalho + várias páginas no chrome + spotify + youtube e etc. Falando sobre preços, sem comparação também: R$19500,00 - MacBook Pro M1 Pro 14 + iPhone 14 Plus + Apple Watch 6 (Comprados no Paraguay no final de 2022) R$7600 - Lenovo E14 + S23 FE + Watch 6 (Smartphone e Watch peguei num combo, o que deixou o valor bem atrativo) (Comprados no Brasil) Faz quase 10 meses que migrei para o novo ecossistema e estou bem contente. Tudo o que eu preciso está integrado, salvo e acessível de forma rápida e fluída. Não tive grandes perdas em relação a performance, visto que, eu não passo o dia recompilando códigos. Sou Dev e atuo em sistemas complexos e integrados, porém, normalmente trabalho meio período em uma task e preciso retestá-la 2x talvez até o final do dia. Se passasse o dia inteiro compilando e recompilando, fazendo milhares de testes e coisas do tipo, não poderia ter ido para um I5. No mínimo um i7 linha H. Ainda assim ficaria abaixo dos 10K o setup completo. Obrigado por compartilhar sua experiência. Eu usei por muitos anos Linux (Alô Ubuntu), e como professor e farmacêutico, meu uso sempre foi leve. Basicamente planilhas, textos, PDFs e Powerpoints. Meu uso é leve mas, mesmo assim, por muitos anos desejei entrar na Apple. Há dois anos comprei um MacAir 2017 e um Watch S3 (já tinha um iPhone 11). Obviamente, gostei demais do ecossistema. No entanto, meu Air 2017 ficou no Monterrey (ainda serve muito bem, mas não se até quando vai receber updates). Meu S3 ficou no WatchOS 8 (e nem ligo - só compraria um outro quando este aqui morrer), e meu Iphone 11 a bateria já era (74% - carrego duas vezes no dia). Como dinheiro não está sobrando, e preciso comprar um novo celular, estou vendo um iPhone 13 (com muita sorte, um 14) e seguir a vida. Mas com a queda nos preços dos S24 (um S24 Plus está mais barato que um iPhone 14), pensei em instalar o Linux no Mac (ou continuar como está mesmo), pegar um S24 Plus e, mais tarde, um Galaxy Watch. Como tenho o Google One, meus arquivos estão todos ali, basicamente. Não deixo nada de importante no Mac, pois posso acessar o que quiser de qualquer lugar. Confesso que o modo Dex me deixa muito curioso de testar no dia a dia. Enfim, minha data de troca é outubro - até lá, vou pensar com cuidado o que fazer. Você pensa ainda em, no futuro, voltar pra Apple? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ImperadorOS Postado 20 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 20 de agosto (editado) 14 horas atrás, dellmed disse: Obrigado por compartilhar sua experiência. Eu usei por muitos anos Linux (Alô Ubuntu), e como professor e farmacêutico, meu uso sempre foi leve. Basicamente planilhas, textos, PDFs e Powerpoints. Meu uso é leve mas, mesmo assim, por muitos anos desejei entrar na Apple. Há dois anos comprei um MacAir 2017 e um Watch S3 (já tinha um iPhone 11). Obviamente, gostei demais do ecossistema. No entanto, meu Air 2017 ficou no Monterrey (ainda serve muito bem, mas não se até quando vai receber updates). Meu S3 ficou no WatchOS 8 (e nem ligo - só compraria um outro quando este aqui morrer), e meu Iphone 11 a bateria já era (74% - carrego duas vezes no dia). Como dinheiro não está sobrando, e preciso comprar um novo celular, estou vendo um iPhone 13 (com muita sorte, um 14) e seguir a vida. Mas com a queda nos preços dos S24 (um S24 Plus está mais barato que um iPhone 14), pensei em instalar o Linux no Mac (ou continuar como está mesmo), pegar um S24 Plus e, mais tarde, um Galaxy Watch. Como tenho o Google One, meus arquivos estão todos ali, basicamente. Não deixo nada de importante no Mac, pois posso acessar o que quiser de qualquer lugar. Confesso que o modo Dex me deixa muito curioso de testar no dia a dia. Enfim, minha data de troca é outubro - até lá, vou pensar com cuidado o que fazer. Você pensa ainda em, no futuro, voltar pra Apple? Fala amigo, tudo bem? Eu escrevi o post que você citou. Porém, tinha duas contas no mmfórum e solicitei a exclusão da outra. Não tenho intenção de voltar para o ecossistema da Apple, a menos que seja "obrigado". O Windows já foi um sistema MUITO ruim. Já o Linux era muito bom, na minha opinião. Estamos falando de 15 - 10 anos atrás. Mas me incomodava no Ubuntu a interface feia, falta de ecossistema, e enfim. Surgiu a oportunidade de um iPhone, e, posteriormente um MacBook. Amei o ecossistema e surgiu a paixão pela marca e demais produtos. Fui usando até o setup citado no post anterior: MacBook Pro M1 Pro 14 + iPhone 14 Plus + Apple Watch 6 (fora outros dispositivos que tenho até hoje guardados com carinho como iPods, iPhones mais antigos, periféricos da marca, etc). Antes de migrar para o ecossistema da Samsung + Windows eu instalei o Ubuntu num desktop que estava parado há anos aqui em casa. Tentei me adaptar. Mas ainda não consigo curtir a interface. Me parece um sistema perfeito em termos de performance, mas, a interface não me agrada. Gnome, KDE, Cinnamon, nenhum me agradou (inclusive testei o Cosmic na última semana e não curti rs). Queria algo mais esmerado, como o MacOS. Ícones mais desenhados, sistema mais plug & play, essas coisas. Tentei pacotes de temas e etc, mas, sempre tem um programa que você abre, ou, durante a navegação dá pra perceber que é gambiarra. Por fim, resolvi dar uma chance ao Windows, e, diferente do passado, o Windows é um sistema MUITO bom hoje. Interface fluída, layout agradável e limpo, menos tela azul, mais integração com Android, e, combinado com uma máquina de qualidade mais premium, som legal, tela com cores mais vivas e bastante memória RAM, ficou até mais performático que o Mac no uso diário (minha opinião). A forma que as coisas fluem na interface é rápida. Hoje o sentimento que eu tenho é que tudo flui mais rápido no Windows (exceto por compilar códigos), e, como eu compilo e subo aplicações 1 - 2x por dia, subo docker 1x no dia, e o restante do tempo de uso é escrevendo código e chrome + spotify + coisas leves, me sinto mais produtivo no Windows. A interface, bem configurada, fazendo aquela limpeza de remover ícones desnecessários, programas desnecessários na inicialização do sistema, remover programas pré-instalados + um fru fru ou outro pra dar elegância, fica legal compondo com o setup. Dito isso, eu não tenho intenção em voltar para o ecossistema da Apple. Quando eu migrei para Samsung estava tranquilo de grana. Eu poderia ter ficado com aquele setup Apple e atualizado depois de uns 3 anos tranquilamente se quisesse. Acho que foi mais a vontade de mudar, e, hoje, mais maduro na área em que atuo, com planos mais voltados para desenvolvimento pessoal, viagens, família, vejo que eu consigo ser produtivo sem o ecossistema da Apple e investir meu dinheiro e outros pontos mais importantes da vida. Obviamente, se o Windows se tornar um sistema capado como era no passado, eu tentarei Linux novamente, e, em último caso o MacOS. Aí sim, não faria sentido não voltar também para o iOS. A ideia é em 2026 pegar algum dispositivo da família S25 (talvez o Plus ou o especulado S25 Note/Ultra) e ficar com o aparelho por pelo menos uns 4 - 5 anos (visto que a partir da linha S24 os aparelhos serão atualizados por 7 anos). Também pretendo substituir o Lenovo por um modelo com tela brilhante como um Dell XPS usado ainda em garantia (6 - 7,5k) ou um Galaxy Book 360 de 13ª geração (6k lacrado, na data de hoje). Já o Watch deve me acompanhar até morrer. Aparelho bonito, competente e muito legal. Uso bastante. Abs. Editado 20 de agosto por ImperadorOS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ImperadorOS Postado 20 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 20 de agosto 14 horas atrás, dellmed disse: Obrigado por compartilhar sua experiência. Eu usei por muitos anos Linux (Alô Ubuntu), e como professor e farmacêutico, meu uso sempre foi leve. Basicamente planilhas, textos, PDFs e Powerpoints. Meu uso é leve mas, mesmo assim, por muitos anos desejei entrar na Apple. Há dois anos comprei um MacAir 2017 e um Watch S3 (já tinha um iPhone 11). Obviamente, gostei demais do ecossistema. No entanto, meu Air 2017 ficou no Monterrey (ainda serve muito bem, mas não se até quando vai receber updates). Meu S3 ficou no WatchOS 8 (e nem ligo - só compraria um outro quando este aqui morrer), e meu Iphone 11 a bateria já era (74% - carrego duas vezes no dia). Como dinheiro não está sobrando, e preciso comprar um novo celular, estou vendo um iPhone 13 (com muita sorte, um 14) e seguir a vida. Mas com a queda nos preços dos S24 (um S24 Plus está mais barato que um iPhone 14), pensei em instalar o Linux no Mac (ou continuar como está mesmo), pegar um S24 Plus e, mais tarde, um Galaxy Watch. Como tenho o Google One, meus arquivos estão todos ali, basicamente. Não deixo nada de importante no Mac, pois posso acessar o que quiser de qualquer lugar. Confesso que o modo Dex me deixa muito curioso de testar no dia a dia. Enfim, minha data de troca é outubro - até lá, vou pensar com cuidado o que fazer. Você pensa ainda em, no futuro, voltar pra Apple? Sobre o modo DEX: é um barato! Minha esposa ficou alguns meses sem notebook e basicamente o DEX atendeu ela perfeitamente. Edição de planilhas, navegação web, spotify. Mas é isso. Notebook é muito mais prático. Eu mesmo não uso o DEX. E se meu uso fosse básico, já trabalho há muito anos num notebook. Não me adaptei ao DEX, não me adaptei ao iPad quando estava no ecossistema da Apple, e, não me adapto tão bem a PC de mesa. Gosto de levar a máquina onde vou. É basicamente meu chaveirinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
GeekSauro Postado 20 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 20 de agosto 16 minutos atrás, ImperadorOS disse: Sobre o modo DEX: é um barato! Minha esposa ficou alguns meses sem notebook e basicamente o DEX atendeu ela perfeitamente. Edição de planilhas, navegação web, spotify. Mas é isso. Notebook é muito mais prático. Eu mesmo não uso o DEX. E se meu uso fosse básico, já trabalho há muito anos num notebook. Não me adaptei ao DEX, não me adaptei ao iPad quando estava no ecossistema da Apple, e, não me adapto tão bem a PC de mesa. Gosto de levar a máquina onde vou. É basicamente meu chaveirinho. Minha questão é bem parecida, não me adapto a fazer tudo pelo smartphone (sempre que posso uso o Mac), não me adaptei ao tablet (tem seus diferenciais, mas na verdade acho muito caro pra não conseguir fazer tudo que faço no Mac), mas acho que um grande defeito do DEX é a Samsung meio que ter esquecido dele - falta muita coisa básica em termos de interface/funcionalidade e necessitar de um mouse/teclado mata 90% da praticidade (sempre sonhei com um lapdock da Samsung, todas as alternativas que testei deixavam bastante a desejar). ImperadorOS 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dellmed Postado 20 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 20 de agosto 6 horas atrás, ImperadorOS disse: Fala amigo, tudo bem? Eu escrevi o post que você citou. Porém, tinha duas contas no mmfórum e solicitei a exclusão da outra. Não tenho intenção de voltar para o ecossistema da Apple, a menos que seja "obrigado". O Windows já foi um sistema MUITO ruim. Já o Linux era muito bom, na minha opinião. Estamos falando de 15 - 10 anos atrás. Mas me incomodava no Ubuntu a interface feia, falta de ecossistema, e enfim. Surgiu a oportunidade de um iPhone, e, posteriormente um MacBook. Amei o ecossistema e surgiu a paixão pela marca e demais produtos. Fui usando até o setup citado no post anterior: MacBook Pro M1 Pro 14 + iPhone 14 Plus + Apple Watch 6 (fora outros dispositivos que tenho até hoje guardados com carinho como iPods, iPhones mais antigos, periféricos da marca, etc). Antes de migrar para o ecossistema da Samsung + Windows eu instalei o Ubuntu num desktop que estava parado há anos aqui em casa. Tentei me adaptar. Mas ainda não consigo curtir a interface. Me parece um sistema perfeito em termos de performance, mas, a interface não me agrada. Gnome, KDE, Cinnamon, nenhum me agradou (inclusive testei o Cosmic na última semana e não curti rs). Queria algo mais esmerado, como o MacOS. Ícones mais desenhados, sistema mais plug & play, essas coisas. Tentei pacotes de temas e etc, mas, sempre tem um programa que você abre, ou, durante a navegação dá pra perceber que é gambiarra. Por fim, resolvi dar uma chance ao Windows, e, diferente do passado, o Windows é um sistema MUITO bom hoje. Interface fluída, layout agradável e limpo, menos tela azul, mais integração com Android, e, combinado com uma máquina de qualidade mais premium, som legal, tela com cores mais vivas e bastante memória RAM, ficou até mais performático que o Mac no uso diário (minha opinião). A forma que as coisas fluem na interface é rápida. Hoje o sentimento que eu tenho é que tudo flui mais rápido no Windows (exceto por compilar códigos), e, como eu compilo e subo aplicações 1 - 2x por dia, subo docker 1x no dia, e o restante do tempo de uso é escrevendo código e chrome + spotify + coisas leves, me sinto mais produtivo no Windows. A interface, bem configurada, fazendo aquela limpeza de remover ícones desnecessários, programas desnecessários na inicialização do sistema, remover programas pré-instalados + um fru fru ou outro pra dar elegância, fica legal compondo com o setup. Dito isso, eu não tenho intenção em voltar para o ecossistema da Apple. Quando eu migrei para Samsung estava tranquilo de grana. Eu poderia ter ficado com aquele setup Apple e atualizado depois de uns 3 anos tranquilamente se quisesse. Acho que foi mais a vontade de mudar, e, hoje, mais maduro na área em que atuo, com planos mais voltados para desenvolvimento pessoal, viagens, família, vejo que eu consigo ser produtivo sem o ecossistema da Apple e investir meu dinheiro e outros pontos mais importantes da vida. Obviamente, se o Windows se tornar um sistema capado como era no passado, eu tentarei Linux novamente, e, em último caso o MacOS. Aí sim, não faria sentido não voltar também para o iOS. A ideia é em 2026 pegar algum dispositivo da família S25 (talvez o Plus ou o especulado S25 Note/Ultra) e ficar com o aparelho por pelo menos uns 4 - 5 anos (visto que a partir da linha S24 os aparelhos serão atualizados por 7 anos). Também pretendo substituir o Lenovo por um modelo com tela brilhante como um Dell XPS usado ainda em garantia (6 - 7,5k) ou um Galaxy Book 360 de 13ª geração (6k lacrado, na data de hoje). Já o Watch deve me acompanhar até morrer. Aparelho bonito, competente e muito legal. Uso bastante. Abs. Muito legal teu depoimento. Algumas coisas que vc pontuou tbem fazem sentido pra mim: - gastar menos no ecossistema e direcionar este dinheiro pra outras coisas. Sinceramente, os smartphones estão "mais do mesmo". Câmeras, funcionalidades do sistema...estão muito parecidos. A diferença mesmo é o quanto estamos dispostos a gastar com isto. - eu gosto do linux também, mas tem coisas que irritam ainda. O Windows realmente tem ficado menos pior, rs. Ainda falta estrada pra deixar um OS visualmente coeso, mas no básico tá ok. - o que me pega ainda é sair do Macbook (pela construção em si). Meu air 2017 ficou no Monterrey, que em breve não deve mais receber atualizações de segurança. Opção? Sonoma via OCLP (o que vai acabar com a autonomia da bateria, por exemplo). Daí quem sabe colocar o Windows nele, ou alguma distro linix + um S24 por exemplo. Pegar um Mac mais novo, iria de M1 (preços dos M2 e M3 estão fora de cogitação). A sensação que tenho é, se trocar o Iphone 11 pelo 14 normal, por exemplo, de na real não ter feito troca alguma. A longo prazo, a Apple não vai mudar funcionalidades, visual, etc (e tirar um rim pra pegar um lançamento não dá). Obrigado por compartilhar seu relato! Sobre o Dex: acho que fica legal usar com um teclado e mouse BT - usar numa TV e consumir conteúdo deve ficar bem legal (ou num monitor e usar como PC). Eu penso tbem em usar aqui no trabalho - mas meio que ja faço isso por ter o Google One (mais armazenamento) e abrir meu workflow no navegador mesmo. GeekSauro 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ImperadorOS Postado 21 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 21 de agosto (editado) 3 horas atrás, dellmed disse: Muito legal teu depoimento. Algumas coisas que vc pontuou tbem fazem sentido pra mim: - gastar menos no ecossistema e direcionar este dinheiro pra outras coisas. Sinceramente, os smartphones estão "mais do mesmo". Câmeras, funcionalidades do sistema...estão muito parecidos. A diferença mesmo é o quanto estamos dispostos a gastar com isto. - eu gosto do linux também, mas tem coisas que irritam ainda. O Windows realmente tem ficado menos pior, rs. Ainda falta estrada pra deixar um OS visualmente coeso, mas no básico tá ok. - o que me pega ainda é sair do Macbook (pela construção em si). Meu air 2017 ficou no Monterrey, que em breve não deve mais receber atualizações de segurança. Opção? Sonoma via OCLP (o que vai acabar com a autonomia da bateria, por exemplo). Daí quem sabe colocar o Windows nele, ou alguma distro linix + um S24 por exemplo. Pegar um Mac mais novo, iria de M1 (preços dos M2 e M3 estão fora de cogitação). A sensação que tenho é, se trocar o Iphone 11 pelo 14 normal, por exemplo, de na real não ter feito troca alguma. A longo prazo, a Apple não vai mudar funcionalidades, visual, etc (e tirar um rim pra pegar um lançamento não dá). Obrigado por compartilhar seu relato! Sobre o Dex: acho que fica legal usar com um teclado e mouse BT - usar numa TV e consumir conteúdo deve ficar bem legal (ou num monitor e usar como PC). Eu penso tbem em usar aqui no trabalho - mas meio que ja faço isso por ter o Google One (mais armazenamento) e abrir meu workflow no navegador mesmo. O iPhone 11 vai atualizar para o iOS 18 (que está prometendo muito, vamos ver...). Eu esperaria a atualização e ficaria com o iPhone + 6 meses - 1 ano pra entender se estou de fato contente nesse ambiente. Fora que o investimento em uma bateria original é muito mais barato do que comprar um iPhone novo. Se o seu iPhone está bonito, e só a bateria incomoda, quem sabe vale a troca da mesma. Sendo bem honesto, troquei do 11 para o 14 e senti 2 diferenças apenas: as fotos melhoraram em definição, mas, é o tipo de coisa que eu percebi porque tive o 14. Se tivesse ficado no 11, eu já era muito feliz com a qualidade das fotos. Melhora para o 14, mas, não é nada de outro mundo. E também é notável a diferença da tela. No iPhone 12 em diante as telas tem qualidade e tecnologia superior. Pretos mais pretos, e, cores um pouco mais vivas. De resto, é a pegada que passou a ser quadrado nas laterais (eu achava o 11 muito mais ergonômico por ser redondo) e o posicionamento das câmeras que acho mais bonitinho na diagonal. Sinceramente? Por ESSES upgrades não acho que vale mais de 3k de investimento. Se fosse para um iPhone 15, aí sim a tela é absurdamente mais brilhante, e, dá pra notar uma diferença estupenda nas fotos. Fora que o notch em pilula + dynamic island é bem legal. Mas também são coisinhas superficiais hehe. Como bem disseste: é o sobre quanto estamos dispostos a gastar. Sobre o Dex: você usa 3 vezes na TV e deixa de ser novidade, hehe. Todo mundo achou isso aqui em casa. Mas deve ter quem curte bastante, sem dúvidas. Editado 21 de agosto por ImperadorOS dellmed 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
dellmed Postado 21 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 21 de agosto 22 minutos atrás, ImperadorOS disse: O iPhone 11 vai atualizar para o iOS 18 (que está prometendo muito, vamos ver...). Eu esperaria a atualização e ficaria com o iPhone + 6 meses - 1 ano pra entender se estou de fato contente nesse ambiente. Fora que o investimento em uma bateria original é muito mais barato do que comprar um iPhone novo. Se o seu iPhone está bonito, e só a bateria incomoda, quem sabe vale a troca da mesma. Sendo bem honesto, troquei do 11 para o 14 e senti 2 diferenças apenas: as fotos melhoraram em definição, mas, é o tipo de coisa que eu percebi porque tive o 14. Se tivesse ficado no 11, eu já era muito feliz com a qualidade das fotos. Melhora para o 14, mas, não é nada de outro mundo. E também é notável a diferença da tela. No iPhone 12 em diante as telas tem qualidade e tecnologia superior. Pretos mais pretos, e, cores um pouco mais vivas. De resto, é a pegada que passou a ser quadrado nas laterais (eu achava o 11 muito mais ergonômico por ser redondo) e o posicionamento das câmeras que acho mais bonitinho na diagonal. Sinceramente? Por ESSES upgrades não acho que vale mais de 3k de investimento. Se fosse para um iPhone 15, aí sim a tela é absurdamente mais brilhante, e, dá pra notar uma diferença estupenda nas fotos. Fora que o notch em pilula + dynamic island é bem legal. Mas também são coisinhas superficiais hehe. Como bem disseste: é o sobre quanto estamos dispostos a gastar. Sobre o Dex: você usa 3 vezes na TV e deixa de ser novidade, hehe. Todo mundo achou isso aqui em casa. Mas deve ter quem curte bastante, sem dúvidas. Meu i11 tenho há 4 anos, está intacto - apenas a bateria. Uma original aqui sair em media R$ 800 - aí prefiro pgar um i13 ou o 14 mesmo. Você levantou um ponto interessante - aguardar o iOS 18 e ver como se sai... Esqueci de mencionar um ponto interessante - a revenda. Vender um Mac, iPhone é bem mais fácil que um Note PC ou Android. Creio que vende, mas aí o lance é diferente - pegar algum da linha S, e usar até comprar outro sem depender da venda. Afinal de contas, em meses após o lancamento os preços costumam cair bastante, o que não acontece com os iPhones. Estabeleci até outubro pra decidir. E quanto mais penso, mais indeciso fico, rs... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
ImperadorOS Postado 21 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 21 de agosto (editado) 11 horas atrás, dellmed disse: Meu i11 tenho há 4 anos, está intacto - apenas a bateria. Uma original aqui sair em media R$ 800 - aí prefiro pgar um i13 ou o 14 mesmo. Você levantou um ponto interessante - aguardar o iOS 18 e ver como se sai... Esqueci de mencionar um ponto interessante - a revenda. Vender um Mac, iPhone é bem mais fácil que um Note PC ou Android. Creio que vende, mas aí o lance é diferente - pegar algum da linha S, e usar até comprar outro sem depender da venda. Afinal de contas, em meses após o lancamento os preços costumam cair bastante, o que não acontece com os iPhones. Estabeleci até outubro pra decidir. E quanto mais penso, mais indeciso fico, rs... Pois então, se você pensa em revenda esqueça o Android. Eu já abri mão disso. Coisas de uso pessoal eu me importo sim se vão desvalorizar, mas, não é um fator decisivo pra mim. No meu caso, a conclusão que cheguei é de que prefiro gastar menos hoje, e, investir em pontos que vão gerar saúde financeira, familiar e hobbies, e, se necessário futuramente pagar mais caro, do que estar sempre pagando mais caro numa coisa que não é imprescindível. Assim, mesmo perdendo na revenda, o custo com esses dispositivos em 1 ou 2 décadas sai muito mais em conta do que comprando sempre Apple e revendendo por "bons preços". Mas admito, houve tempo que eu tinha de ter Apple, e, tinha de ser do melhor, do mais caro, pra estar sempre com a última tecnologia e não perder tanto na revenda. Em 2021 eu vendi meu MacBook Air M1 e comprei o MacBook Pro 2015. Eu queria experimentar sair de algo mais recente pra algo de 6 anos atrás, e, depois de 1 ano voltar para algo top (que foi o MacBook Pro M1 Pro 14) pra ver como eu me sentia. Foi aí que caiu a ficha: mesma coisa por 3x o valor hehe. Enfim, espero que tome a melhor decisão. Nada como ter algo nas mãos que realmente nos agrada. Grande abs. Editado 21 de agosto por ImperadorOS dellmed 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
_João_Paulo Postado 21 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 21 de agosto 11 horas atrás, dellmed disse: Meu i11 tenho há 4 anos, está intacto - apenas a bateria. Uma original aqui sair em media R$ 800 - aí prefiro pgar um i13 ou o 14 mesmo. Você levantou um ponto interessante - aguardar o iOS 18 e ver como se sai... Esqueci de mencionar um ponto interessante - a revenda. Vender um Mac, iPhone é bem mais fácil que um Note PC ou Android. Creio que vende, mas aí o lance é diferente - pegar algum da linha S, e usar até comprar outro sem depender da venda. Afinal de contas, em meses após o lancamento os preços costumam cair bastante, o que não acontece com os iPhones. Estabeleci até outubro pra decidir. E quanto mais penso, mais indeciso fico, rs... Isso da revenda eu senti na pele umas 2 vezes nos últimos 12 meses... Até os da linha S (inclusive o ultra) desvalorizam muito, porque hora que vai pro mercado o pessoal quer derrubar o preço no chão, diferente do iPhone, que segura um preço relativamente alto até na venda do usado (só ver o preço que estão pedindo num 11 até hoje). Não estou entrando no mérito do que é justo ou não, mas a constatação da realidade é essa. Dependendo da frequência de troca da pessoa, isso pode ser um problema, aí tem que colocar na ponta do lápis. ImperadorOS e dellmed 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Ft Ft Postado 21 de agosto Denunciar Compartilhar Postado 21 de agosto 1 hora atrás, _João_Paulo disse: Isso da revenda eu senti na pele umas 2 vezes nos últimos 12 meses... Até os da linha S (inclusive o ultra) desvalorizam muito, porque hora que vai pro mercado o pessoal quer derrubar o preço no chão, diferente do iPhone, que segura um preço relativamente alto até na venda do usado (só ver o preço que estão pedindo num 11 até hoje). Não estou entrando no mérito do que é justo ou não, mas a constatação da realidade é essa. Dependendo da frequência de troca da pessoa, isso pode ser um problema, aí tem que colocar na ponta do lápis. Esse negocio de preço é muita culpa do modelo de negocio da Samsung(Android em geral), eles importam em vender. Isso é bom para quem gosta de se "atualizar" e pagar um valor justo (mesmo 6 meses / 1 ano depois) e ruim para quem gosta de sempre comprar no lançamento, pq paga o valor pela novidade. Além do mais o mercado no iPhone é assim pq a pessoal compra, lembro numa época q o 11 novo era uns 3k, já usado/semi novo era sempre 2,5k. dellmed 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.