Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2011..surtou!!


Setangels

Posts Recomendados

Vamos lá....

iMac 21.5 2011, i5, 12G, SSD 256, High Sierra

Ontem já havia notado que ele travou e desligou

Hoje, liguei e ficou em looping...

Vendo tutoriais, um deles falava em desligar, tirar cabo de força, apertar power e ligar cabo de força. Voltou, com tela/cores desconfiguradas/pisacndo, ventoinha a mil (eu usava o fan control). Salvei tudo e formatei.

Agora tá ai descolorido (o fundo papel de parede do Sierra, todo verde), ventoinha surtada e não consigo fazer funcionar o fan control.

As minha conjunturas:

- quando ele liga e a ventoinha não da sinal, fica em looping

- quando desliga o cabo de fonte e religa, a ventoinha volta acelerada e cores alteradas, mas consigo acessar o mac (ai que foi nha oportunidade de salvar uns arquivos que não estavam backup)

- tem algo haver com essa questão de energia

- tentei ler a temperatura via terminal mas: unable to get smc values

Essa é a parte problemática, mas depois continuo para ver alternativas para uma troca por outra máquina.

Vlw

mesa 1.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, assim de longe, com base nas fotos e no seu relato, eu CHUTARIA, que a placa de vídeo foi ou está indo pro saco. é algo crônico nos iMacs 2011. mas o ideal é voce levar em um técnico de confiança e que tenha experiência com iMacs.

voce pode testar algumas  coisas:

  • conectar em um monitor externo. se funcionar, provavelmente o problema é pode ser tua tela e nao a placa de vídeo;
  • limpeza e troca da pasta térmica da GPU e CPU;
  • as ventoinhas estão todas funcionando? quando voce diz que "quando ele liga e a ventoinha não da sinal", o que quer dizer? ela não liga (voce tá com o Mac aberto pra verificar?) ou voce não escuta ela funcionando? (sao coisas diferentes, ela pode estar funcionando e vc apenas nao escuta);
  • deixa o Mac desligado por meia hora/1 hora. pra ter certeza de ele esfriar completamente. se ligar ele funciona de boa por algum tempo? (isso pode ser indicativo de problema com temperatura);
  • cabos flat da tela;
  • esse SSD tá instalado no lugar do cdd original? se sim, como voce fez com o sensor de temperatura?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosfisica disse:

cara, assim de longe, com base nas fotos e no seu relato, eu CHUTARIA, que a placa de vídeo foi ou está indo pro saco. é algo crônico nos iMacs 2011. mas o ideal é voce levar em um técnico de confiança e que tenha experiência com iMacs.

voce pode testar algumas  coisas:

  • conectar em um monitor externo. se funcionar, provavelmente o problema é pode ser tua tela e nao a placa de vídeo;
  • limpeza e troca da pasta térmica da GPU e CPU;
  • as ventoinhas estão todas funcionando? quando voce diz que "quando ele liga e a ventoinha não da sinal", o que quer dizer? ela não liga (voce tá com o Mac aberto pra verificar?) ou voce não escuta ela funcionando? (sao coisas diferentes, ela pode estar funcionando e vc apenas nao escuta);
  • deixa o Mac desligado por meia hora/1 hora. pra ter certeza de ele esfriar completamente. se ligar ele funciona de boa por algum tempo? (isso pode ser indicativo de problema com temperatura);
  • cabos flat da tela;
  • esse SSD tá instalado no lugar do cdd original? se sim, como voce fez com o sensor de temperatura?

Marcos, valeu.

Eu de perto, também pensei algo sobre a placa de vídeo.

Algumas respostas:

- Ventoinhas: a instalação do SSD foi numa assistência técnnica , tudo certo e já faz um bom tempo. Na época eu instalei um fan control (softaware) pois as ventoinhas rodavam no máximo.

- Ventoinhas: quando eu ligo e ela não da sinal (não escuto), o mac fica em loop (liga, barrinha maçã, desliga, liga)

- SSD instalado no lugar do original

Quando tiro da tomada e ligo novamente, as ventoinhas fazem barulho (como se estivessem rodando ao máximo) e consigo acessar o mac.

- Deixei parado amanhã testo novamente, mas fica complicado

- iMac fechado,  nem sei abrir e quando precisei foi numa assistência oficial.

 

Semana passada já estava falando em pensar numa troca, mas iMac de hoje está bem $$$. Estou pensando em alternativas.

Um novo iMac ou macmini/monitor, só não estava querendo voltar para o win. Pouco espaço na bancada.

E olha, comentei com um colega que depois que comprei esse iMac em 2011 nunca mais me preocupei, só foi para a assistência para instalar esse SSD em 02/2019.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Setangels disse:

 

- Ventoinhas: quando eu ligo e ela não da sinal (não escuto), o mac fica em loop (liga, barrinha maçã, desliga, liga)

isso me cheira a temperatura. quando aquece ele desliga. mas é só um chute.

Quando tiro da tomada e ligo novamente, as ventoinhas fazem barulho (como se estivessem rodando ao máximo) e consigo acessar o mac.

acho que quando tira da tomada o iMac reseta a sms/nvram, etc. aí quando liga ele não tem leitura do sensor de temperatura do hdd original, interpreta isso como um problema e joga as ventoinhas pro modo "decolagem". rssrrs

 

- Deixei parado amanhã testo novamente, mas fica complicado

testa isso. vai ser interessante. se for mesmo apenas problema de temperatura ele deveria ligar e  demorar um pouco mais pra desligar. talvez complete o boot no Mac OS. 

 

- iMac fechado,  nem sei abrir e quando precisei foi numa assistência oficial.E olha, comentei com um colega que depois que comprei esse iMac em 2011 nunca mais me preocupei, só foi para a assistência para instalar esse SSD em 02/2019.

então, independente do problema, já tá na hora de uma limpeza e troca das pastas térmicas. dá uma boa diferença na temperatura do iMac. o técnico fez isso em 2019? ou só fez a instalação do ssd mesmo?

Eu acho que a melhor coisa é abrir, e dar uma boa limpada nas ventoinhas e trocar a pasta térmica da CPU e GPU.

respondi em negrito mas acho que ficou misturado com a tua resposta.

Editado por marcosfisica
correção do texto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, marcosfisica disse:

Eu acho que a melhor coisa é abrir, e dar uma boa limpada nas ventoinhas e trocar a pasta térmica da CPU e GPU.

respondi em negrito mas acho que ficou misturado com a tua resposta.

Bom, fiz o teste e a mesma coisa.

Estou olhando empresa para fazer essa limpeza.

A outra vez fio via iPlace, mas vi uma que falaram bem.

Ainda estou avaliando ($$) comprar outro, mas tem que pensar bem.

Um iMac deve estar na casa dos 15k

Um Macmini + bom monitor também é uma alternativa.

Não tenho muito espaço na bancada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando...

Assistência oficial, não aceita pois equipamento. Alegação: obsoleto

Vou levar em outra assistência para pelo menos fazer um diagnóstico.

Independente disso, estou vendo um Mac mini M2, 8G, 256 GB que a ideia é alguém trazer de fora ($ 599)

Acredito que será um ganho em relação ao que tenho (ou tinha..rsrs)

Agora é pensar num monitor, não precisa ser um top ($$$$), pode até ter uma tela maior, algo decente. De preferência, com som integrado, tenho pouco espaço na mesa (por isso a escolha do iMac, além de querer "fugir" do win).

Aceito sugestões

Vou atualizando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualizando....

Nada de resposta da assistência...oh coisa difícil de passarem um diagnóstico.

Por enquanto estou na de ver o que acontece, pedir para pegar um mac mini m2 básico (até abri um tópico só sobre isso, onde alguém traria de fora, mas tem que ver  monitor poderia usar) ou chutar tudo e pegar um iMac M1 básico

Tudo é grana...mas sem saber o que aconteceu com o iMac 2011 é complicado.

Vontade que dá é pegar esse iMac M1 e vender tudo que tenho, não me preocupar se o cara vai trazer direito dos EUA ou se o monitor vai ser compatível ou se vai ficar bem na bancada....12 anos com o iMac 2011 até que foi longe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...