Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização MacBook Pro (13-inch, Mid 2012) - ainda vale a pena?


glima

Posts Recomendados

Fala galera,
Meu conhecimento é de nível de usuário apenas, por isso pergunto, pois talvez alguém possa me ajudar.

Uso um MacBook Pro (13-inch, Mid 2012), o sistema operacional ainda é o El Capitan (10.11.6), através das vias normais (App Store) não há mais atualizações disponíveis para o sistema operacional. Mas isso vem me atrapalhando um pouco, pois alguns programas já "exigem" uma versão mais recente para rodarem com todos os recursos.

Então pergunto: como atualizar? Vale a pena atualizar em um equipamento antigo assim?

Fico no aguardo das opiniões de vocês.

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível, sim.

Como você pode ver no tópico abaixo, nosso amigo @marcosfisica relata uma experiência dessa em outro equipamento mais antigo.

https://forum.macmagazine.com.br/topic/219315-monterey-em-um-imac-2010-deus-abençoe-o-opencore-legacy-patcher/

A instalação de versões não oficiais em alguns Macs é totalmente possível e em muitas vezes o resultado é ótimo. É feito através do OpenCore Legacy Patcher. Aqui está a documentação dele pra você se informar: https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/START.html

Também existem diversos tutoriais no YouTube do passo a passo, muito provavelmente usando inclusive um Mac igual ao seu.

Apenas se certifique de salvar seus dados num local seguro antes de fazer esses procedimentos, como um HD externo e/ou serviço de armazenamento em nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

É possível, sim.

Como você pode ver no tópico abaixo, nosso amigo @marcosfisica relata uma experiência dessa em outro equipamento mais antigo.

https://forum.macmagazine.com.br/topic/219315-monterey-em-um-imac-2010-deus-abençoe-o-opencore-legacy-patcher/

A instalação de versões não oficiais em alguns Macs é totalmente possível e em muitas vezes o resultado é ótimo. É feito através do OpenCore Legacy Patcher. Aqui está a documentação dele pra você se informar: https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/START.html

Também existem diversos tutoriais no YouTube do passo a passo, muito provavelmente usando inclusive um Mac igual ao seu.

Apenas se certifique de salvar seus dados num local seguro antes de fazer esses procedimentos, como um HD externo e/ou serviço de armazenamento em nuvem.

Obrigado!!! Farei um backup atualizado antes de avançar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para Atualização MacBook Pro (13-inch, Mid 2012) - ainda vale a pena?
Em 02/08/2023 at 14:49, glima disse:

Obrigado!!! Farei um backup atualizado antes de avançar.

é a mesma máquina que a minha e funciona muito bem com o ventura, não sei como está sua configuração, mas é bom colocar um SSD e 16 gb de ram, aí vai ter máquina pra um bom tempo ainda ... pelo menos no quesito produtividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como já foi relatado pelos amigos acima, se tiver com HDD, substituia para SSD, e se possível, mais RAM, mas isso vai depender de como utiliza o mac, eu mesmo com 4GB uso pra tarefas basicas como navegar e assistir videos, além de editar textos, planilhas e apresentações (pacote office / pages, keynote, numbers), 

Só o com OpenCore sem modificações, já é possível instalar o Big Sur  mantendo toda a configuração como SIP ativado, filevault (criptografia), se for partir para Monterey, Ventura e Sonoma, terá que deixar a configuração padrão do OCLP 0.6.9n (Sonoma), ou OCLP 0.6.8 (Monterey e Ventura), que é com o SIP desativado e ainda aplicar o patch-root (pós instalação), pois o patch-root traz a aceleração da GPU de volta ( A Apple removeu o Intel HD Graphics 4000 das versões Monterey, Ventura e Sonoma)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...