Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação MacBook em 2023


ferrari

Posts Recomendados

22 minutos atrás, ferrari disse:

Beleza cara! Obrigado pela resposta

Eu faço questão do M3 por ter a certeza de que, na hora de passar o facão, a Apple vai descontinuar a série sem fazer distinção entre Pro ou regular. 

Tenho certeza que eles descontinuariam um M1 Max antes de um M3 regular mesmo sendo esse último possivelmente mais lento. 

 

Sobre os 10 anos de prazo, essa é a média que tenho mantido meus Macs. Foi assim com o G3 e com o Core2Duo. 

Quando compro um equipamento longevo (para durar 10 anos) nem esquento a cabeça dele ser ou não descontinuado.

Eu usei um MBPr 15" 2012 (o primeirão retina) até janeiro de 2023 (isso mesmo, 11 anos... aliás ele ainda está aqui com a esposa rodando lindamente). Em fevereiro peguei o MBP 14 M2 Pro (peguei praticamente na semana do lançamento).

Essa máquina, apesar de nova, foi minha primeira experiência com chip Apple série M e confesso que os 16GB de Ram não me atenderam suficientemente (me atendiam no MBP 2012)... pensando nisso, estou avaliando migrar para um MBP 14" ou 16" com 32GB de Ram, mesmo que seja um M1 Pro/Max (isso mesmo que vc está lendo, eu desceria um degrau no processador)...

Avalie e pense bem antes de comprar... o fato de ser M3 não te garante nada a mais com relação ao M1 e ao M2. Aliás, a Apple já fez isso no passado ao lançar um iPad 4 ela tirou o 3 de linha e manteve o 2 (vai entender) e já fez isso com iphone, com Watch e até com Macs. Então essa sua lógica não é verdade absoluta...

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Siqueira disse:

Quando compro um equipamento longevo (para durar 10 anos) nem esquento a cabeça dele ser ou não descontinuado.

Eu usei um MBPr 15" 2012 (o primeirão retina) até janeiro de 2023 (isso mesmo, 11 anos... aliás ele ainda está aqui com a esposa rodando lindamente). Em fevereiro peguei o MBP 14 M2 Pro (peguei praticamente na semana do lançamento).

Essa máquina, apesar de nova, foi minha primeira experiência com chip Apple série M e confesso que os 16GB de Ram não me atenderam suficientemente (me atendiam no MBP 2012)... pensando nisso, estou avaliando migrar para um MBP 14" ou 16" com 32GB de Ram, mesmo que seja um M1 Pro/Max (isso mesmo que vc está lendo, eu desceria um degrau no processador)...

Avalie e pense bem antes de comprar... o fato de ser M3 não te garante nada a mais com relação ao M1 e ao M2. Aliás, a Apple já fez isso no passado ao lançar um iPad 4 ela tirou o 3 de linha e manteve o 2 (vai entender) e já fez isso com iphone, com Watch e até com Macs. Então essa sua lógica não é verdade absoluta...

Anderson, me expressei mal. Quando eu disse descontinuar eu estava me referindo a manter o suporte em atualizações de sistema. 
Do que tenho em mãos historicamente da Apple, acho razoável prever que uma atualização futura de sistema primeiro deixe de rodar no M1, depois no M2 e só então no M3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ferrari disse:

Anderson, me expressei mal. Quando eu disse descontinuar eu estava me referindo a manter o suporte em atualizações de sistema. 
Do que tenho em mãos historicamente da Apple, acho razoável prever que uma atualização futura de sistema primeiro deixe de rodar no M1, depois no M2 e só então no M3

É q eu não esquento a cabeça com o suporte oficial da Apple nas atualizações... eu uso até hackintosh kkkkk

Meu MBPr 2012 está rodando Sonoma lindamente mesmo sem o "suporte" da Apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Sichieri disse:

Fala Ferrari, blz?

Ta pensando em ficar 10 anos com um MacBook  sem ventoinha e com 8Gb de RAM? Acho que seria uma proeza e tanto conseguir passar por isso em...

Se você tem bala na agulha pra um MacBook Pro de 14" faria a compra sem qualquer dúvida. Você vai ter mais portas, uma tela sem igual, auto-falantes que vão fazer você nem precisar levar caixa de som bluetooth pra dar aula, e os 16 Gb de RAM serão suficientes pra aguentar os upgrades do macOS.

Falei 16Gb de RAM porque não acredito que os M3 sejam vantagem. Pega um M2 Pro que ta ótimo. E com isso você consegue compra perto dos 10k. 

Quanto ao tamanho/peso, sai do de 14" para o de 16" pq preciso de tela maior no meu dia a dia, pois trabalho o dia todo só na tela do Mac, mas o peso é bem menor. O de 14" passa uma sensação de ser bem mais leve, mesmo mostrando que a diferença, na balança, não seja tão grande. Já a diferença do Air para o Pro não vai ser muita. Coisa de 400g. Da pra encarar. E só de vc não ter que ficar carregando dongle pra cima e pra baixo já é muita vantagem. 

Comparei o Air com o Pro na loja da Apple no Morumbi. 
a diferença de tela é som é bruta demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ferrari disse:

Comparei o Air com o Pro na loja da Apple no Morumbi. 
a diferença de tela é som é bruta demais. 

Exatamente mermão! Vai comprar algo pra 10 anos? Ja pega logo o que tem de melhor. É tua ferramenta de trabalho. Nem esquenta a cabeça com M sei la o que. O M1 Pro, M2 Pro e M3 Pro com 16Gb vão te atender por muito tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Sichieri disse:

Exatamente mermão! Vai comprar algo pra 10 anos? Ja pega logo o que tem de melhor. É tua ferramenta de trabalho. Nem esquenta a cabeça com M sei la o que. O M1 Pro, M2 Pro e M3 Pro com 16Gb vão te atender por muito tempo. 


total… mas eu comecei a ver uns vídeos dos iPads associados a monitores externos e fiquei  😲

 

será que dá pra usar como computador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, ferrari disse:


total… mas eu comecei a ver uns vídeos dos iPads associados a monitores externos e fiquei  😲

 

será que dá pra usar como computador ?

ihhhhh.....assunto polêmico heim...rssrrs

cara, vai ter gente que diz que dá, outros que não. só testando. depende muito do uso de cada um.

minha esposa é professora, e no inicio da pandemia pensamos em substituir o note por um iPad. Sem chance. não funcionou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, marcosfisica disse:

ihhhhh.....assunto polêmico heim...rssrrs

cara, vai ter gente que diz que dá, outros que não. só testando. depende muito do uso de cada um.

minha esposa é professora, e no inicio da pandemia pensamos em substituir o note por um iPad. Sem chance. não funcionou.

 

Mas foi um iPad M, com gerenciamento de janelas e os carai todo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, ferrari disse:

Mas foi um iPad M, com gerenciamento de janelas e os carai todo ?

Eu tentei... mas houve limitações dos APP de e-mail mobile com o e-mail da minha empresa. Também perdi a possibilidade de usar alguns softwares através de virtualização. Além do que, como algumas vezes preciso trabalhar com várias planilhas extensas  "lado a lado", mesmo com monitor externo, foi inviável... o gerenciamento de janelas e tarefas de um iOS não pega nem beira contra um Mac.

Se o seu uso é de apenas alguns APPS específicos que contam com versões para iOS e vc trabalha basicamente com Web e e-mail... vai fundo, mas para quem pega pesado esquece... ipad ainda é brinquedo!

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2023 at 13:34, ferrari disse:

Agradeço a resposta dos foristas. 
 

Meu monitor LG já recebe o sinal do meu MacMini pelo cabo USB-C. Então, eu nem precisaria de adaptador. 
 

Quanto aos preços, vou postar aqui o que tenho visto:

AirM1 R$5400 

Air M2 R$7600 

Não vou nem colocar o preço do Pro porque foge totalmente do que eu preciso/busco.

Aqui, galera, fico pensando se vale a pena os R$2200 extras… é bacana a ideia de comprar o último modelo e tal. Mas será que compensa? Fico pensando em gastar mais grana pra escrever texto no LaTEX e no Google DOCs 😄

 

Que monitor vc está usando?

E onde vc encontrou esses valores de air?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, voltei aqui para dizer que desencanei da compra. 

Um Macbook Air M1 só é vendido novo hoje num preço decente com 8 Gb. Mas é um computador com mais de 3 anos de idade. O Macbook Pro, mesmo refurbished começa em 10k, e é muita grana para um computador de uso básico. 

Ainda tem outro problema de notebook que é a possibilidade de quebra de tela, teclado ou bateria que praticamente inutilizam o computador. 

Meu Macmini me serve pra caramba, é poder de processamento de sobra para o que eu preciso. Os únicos problemas são o aquecimento excessivo no Google Meet e o fato dele ficar lento quando uso a resolução da tela em 1440p no modo retina.  

Vou manter esse computador por um tempo e, talvez, no futuro eu compre um Mini M3 ou talvez um iPad da linha M que tem se mostrado quase um computador quando atrelado a um monitor externo. 

 

Agradeço a todos pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ferrari disse:

Ainda tem outro problema de notebook que é a possibilidade de quebra de tela, teclado ou bateria que praticamente inutilizam o computador. 

Por isso assina AC+ anual pro meu Air M1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ferrari disse:

ou talvez um iPad da linha M que tem se mostrado quase um computador quando atrelado a um monitor externo. 

Cuidado com os videos que vc encontra onde "garantem" que um iPad substitui um Mac.

Eles usam casos muito específicos e usam a régua própria pra dizer que serve pra todo mundo. Não, Não serve!

Eu tenho aqui um Pro M1, e já tentei de tudo que é forma substituir meu MacBook pelo ipad Pro, usando teclado, mouse, monitor, etc... NÃO ROLA!

Como eu disse, a maioria vai dizer que dá certo, mas pq apenas usam webapps, e-mail, agenda e algum APP "específico", mas se tiver que trabalhar PESADO o gerenciamento de janelas do iPadOS não dá conta AINDA. É ilusão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Eu tenho aqui um Pro M1, e já tentei de tudo que é forma substituir meu MacBook pelo ipad Pro

Falou tudo, eu sou um dos vendidos por vídeos que dizem que iPad reinventou a roda rs

O treco não tem calculadora, não tem app whatsapp, se vc ativar seu app de banco ali, cai do seu celular...

Enfim, vendi meu Pro M1 e voltei pro Mac com rabo entre as pernas😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Falou tudo, eu sou um dos vendidos por vídeos que dizem que iPad reinventou a roda rs

O treco não tem calculadora, não tem app whatsapp, se vc ativar seu app de banco ali, cai do seu celular...

Enfim, vendi meu Pro M1 e voltei pro Mac com rabo entre as pernas😁

Mac subsistiu até o iPhone nos dias de trabalho. Tem dia que só tenho uma hora de tela no telefone, já que respondo e faço tudo mais pelo Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Cuidado com os videos que vc encontra onde "garantem" que um iPad substitui um Mac.

Eles usam casos muito específicos e usam a régua própria pra dizer que serve pra todo mundo. Não, Não serve!

Eu tenho aqui um Pro M1, e já tentei de tudo que é forma substituir meu MacBook pelo ipad Pro, usando teclado, mouse, monitor, etc... NÃO ROLA!

Como eu disse, a maioria vai dizer que dá certo, mas pq apenas usam webapps, e-mail, agenda e algum APP "específico", mas se tiver que trabalhar PESADO o gerenciamento de janelas do iPadOS não dá conta AINDA. É ilusão!

To ligado, 

é que meu uso é pacote Office e LaTeX mesmo. Então é bem tranquilo. Não há necessidade de eu empatar 10k num computador pra isso,. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2023 at 23:20, Juliano Pereira de Castro disse:

Mac subsistiu até o iPhone nos dias de trabalho. Tem dia que só tenho uma hora de tela no telefone, já que respondo e faço tudo mais pelo Mac. 

Verdade! iPad é meio que onda ainda, serve pra trabalho específico e diversão! Mac é pau pra toda obra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...