Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Trocar Macbook Air M1 (modelo base) por Macbook Pro 2018 (A1990)


TonRodrigues

Posts Recomendados

Salve, salve méquizeiros. 

 

Trabalho com edição desde 2017, e desde 2018 uso Mac. Comecei com um iMac 2017 (i5 3.0GHz com 4 cores, 8GB RAM, PLACA DE VÍDEO 2GB) e usei ele até início do ano passado, quando troquei pelo Macbook do título. 

Sim, ele é mais rápido que o meu iMac. A bateria é incrível. Mas pelejo MUITO quando preciso rodar projetos mais complexos no After Effects ou até mesmo no Premiere Pro. 

 

Apareceu uma oportunidade de realizar uma troca sem custos por esse MBP, que tem 32GB de RAM e placa de vídeo com 4GB. 

Entendedores, acham que vale a pena? é um i7 2,2GHz com 6 cores. 

 

No melhor dos mundos eu conseguiria comprar um Macbook Pro dos novos (14 ou 16")

 

ps: a bateria foi trocada pela Apple e está com 1 ciclo, e as portas ainda estão com aquele adesivo de proteção. 

Editado por TonRodrigues
inclusão de PS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os modelos Intel estão desvalorizando muito e a Apple esta ansiosa pra matar logo os modelos cortando eles das próximas versões do Sistema Operacional. Os modelos 2018 também possuem o problematico teclado borboleta, reconhecido até mesmo pela Apple por precisar de manutenção.

O M1 tem mais poder de processamento e SSD mais rápido. E pelo que deu a entender você pegou o seu lacrado, é bem diferente do que pegar algo que ja está sendo usado por quase 5 anos independente do quanto o dono anterior cuidou bem dele.

Então acho que não vale a pena. Eu esperaria o melhor dos mundos acontecer pra pegar ao menos um M1 com mais RAM revendendo o seu atual pra dar uma entrada no restante.

Editado por Mateus1320
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão atual do macOS funciona com Macs de 2017 para frente, sem exceções. 

Apple está sendo bem agressiva para matar os Macs Intel como o amigo acima falou. Se vc pegar um Mac de 2018 vai receber a versão do macOS que vai sair daqui a alguns meses e provavelmente vai parar por ai.
Por mais que vc tenha a limitação na RAM no modelo base, acho muito difícil um modelo de 2018 oferecer melhor desempenho geral, seja por ser um Mac mais antigo e ainda Intel como pela exigência de um sistema mais atual. 
Se tratando de Macs, a máxima de quanto mais recente melhor sempre é válida. 

Com todo respeito para quem tem Intel, mas não vale nem um pouco fazer o caminho inverso e pegar um Intel tendo um Apple Silicom em mãos, nao importa qual Mac seja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros @Mateus1320 e @jailsonrs obrigado pela resposta!

Faz todo sentido o que falaram... Eu mesmo antes de pegar o Macbook (que peguei lacrado, do iCelo) já tinha visto vários reviews que exaltavam a performance do M1. E eu super concordo. 

A dificuldade que realmente tenho é quando estou editando um projeto com muitos efeitos no Adobe Premiere e principalmente em qualquer projeto básico do After Effects. Tenho a impressão que para rodar o After Effects bem a memória RAM faz toda diferença, mas realmente, as memórias do M1 são muito rápidas...

 

Então é isso, trabalhar para conseguir comprar um Macbook Pro novo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @TonRodrigues.

Eu tenho uma opinião diferente. Concordo que Macs Intel estão descendo a ladeira em questão de desvalorização. Concordo também que o desempenho do M1 mais básico está muito aquem de modelos tops mais antigos. Especialmente pra programação, como já comentei em outros tópicos, onde você depende 90% de processador, o Air M1 deixa os Intel MUITO atrás. Nem possibilidade de substituir. Mas, quando o assunto é gráfico, pensaria bem sobre pegar um Mac um pouco mais antigo.

A conta que eu faço é a seguinte: se eu tivesse uma máquina melhor nesse momento, eu conseguiria ser mais produtivo afim de fazer uma grana maior a cada mês? No meu caso essa resposta já foi sim. Então peguei um Mac mais antigo pra ter o que eu precisava naquele momento, e, o rendimento que tive a mais me ajudou a guardar grana pra comprar um Mac mais top (já da linha M2) em menos de 1 ano. No meu caso como precisei trabalhar com edição por um tempo, o M1 renderizava em tempo legal, mas, para os efeitos, visualização em 4K e quantidade de dispositivos que eu tinha conectados ao Mac, infelizmente não deu conta. Precisava de pelo menos 16GB de RAM e uma ventoínha. Fiz praticamente a mesma troca, só, que, na época foi por um 2017 que segue com minha esposa hoje a todo vapor.

Quando é pra trabalho, eu não penso muito em desvalorização ou qualquer coisa do tipo. Penso que é mais fácil crescer tendo o que você precisa ter nesse momento. Se for pra uso pessoal, eu penso em cada centavo, rs. Aí não trocaria mesmo, hehe.

Enfim, grande abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2023 at 16:49, TonRodrigues disse:

Salve, salve méquizeiros. 

 

Trabalho com edição desde 2017, e desde 2018 uso Mac. Comecei com um iMac 2017 (i5 3.0GHz com 4 cores, 8GB RAM, PLACA DE VÍDEO 2GB) e usei ele até início do ano passado, quando troquei pelo Macbook do título. 

Sim, ele é mais rápido que o meu iMac. A bateria é incrível. Mas pelejo MUITO quando preciso rodar projetos mais complexos no After Effects ou até mesmo no Premiere Pro. 

 

Apareceu uma oportunidade de realizar uma troca sem custos por esse MBP, que tem 32GB de RAM e placa de vídeo com 4GB. 

Entendedores, acham que vale a pena? é um i7 2,2GHz com 6 cores. 

 

No melhor dos mundos eu conseguiria comprar um Macbook Pro dos novos (14 ou 16")

 

ps: a bateria foi trocada pela Apple e está com 1 ciclo, e as portas ainda estão com aquele adesivo de proteção. 

Eu pegaria M1 com mais RAM! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso ctz que a RAM e a refrigeração passiva é que tem pegado no nervo ai... a RAM é complicado pq além dos efeitos e uso em si, a parte do pre render do After que ele usa a GPU, ele joga tbm na mesma RAM que afinal é compartilhada, então com ctz o uso de SWAP deve ta bem grande ai... e segundo que a temp do CPU deve ta alta ao ponto de ele estar desligando vários nucleos, te deixando com poucos de eficiencia somente... esse ainda dá pra vc amenizar fazendo o thermal pad mod... mas sinceramente não acho muita vantagem em dar um respiro pro CPU mas continuar estrangulando a RAM

Se vc conseguisse ai um Pro com M1 mesmo mas com 16GB de RAM provavelmente ele já iria rodar muito melhor pra vc... só q o problema hoje tem sido os preços... tem Air M2 com 16GB q sai o mesmo preço de um Pro de 14" hehehehe... dificil competir assim né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Bom dia, @TonRodrigues.

Eu tenho uma opinião diferente. Concordo que Macs Intel estão descendo a ladeira em questão de desvalorização. Concordo também que o desempenho do M1 mais básico está muito aquem de modelos tops mais antigos. Especialmente pra programação, como já comentei em outros tópicos, onde você depende 90% de processador, o Air M1 deixa os Intel MUITO atrás. Nem possibilidade de substituir. Mas, quando o assunto é gráfico, pensaria bem sobre pegar um Mac um pouco mais antigo.

 

 

Ó lá, obrigado @Bruno Régis Duarte, me fez ficar em dúvida de novo! Hahah, eu sou formado em Redes e trabalhei com TI por alguns anos, posso me considerar um pouco nerd sobre algumas specs. Mas nem tudo é número né? Tem todo um ecossistema rolando pra fazer a animação que quero no After. 

E tipo, não to podendo investir agora em uma máquina, e concordo, que com uma máquina mais potente eu consiga fazer trabalhos mais caros (principalmente de animação)

1 hora atrás, LeBaldi disse:

No seu caso ctz que a RAM e a refrigeração passiva é que tem pegado no nervo ai... a RAM é complicado pq além dos efeitos e uso em si, a parte do pre render do After que ele usa a GPU, ele joga tbm na mesma RAM que afinal é compartilhada, então com ctz o uso de SWAP deve ta bem grande ai... e segundo que a temp do CPU deve ta alta ao ponto de ele estar desligando vários nucleos, te deixando com poucos de eficiencia somente... esse ainda dá pra vc amenizar fazendo o thermal pad mod... mas sinceramente não acho muita vantagem em dar um respiro pro CPU mas continuar estrangulando a RAM

E sim, o swap sempre fica alto. E muitas vezes no Monitor de Atividades a pressão da memória fica amarela/laranja. E também sofro um pouco com a questão de portas, tenho duas aqui, no MBP de 2018 tem 4! (com basicamente as mesmas capacidades)

E tipo, é uma máquina com 32GB de RAM, mesmo sendo uma tecnologia "anterior" ao SoC, é bastante coisa! E uma GPU dedicada de 4GB, fora um sistema de arrefecimento mais complexo. 

Acho que vou acabar fazendo a troca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...