DilmarRibeiro Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 Em 13/06/2023 at 23:28, Thiago Oliveira disse: Estava pensando em ir a uma loja da CLARO para trocar o meu chip por um compatível com o 5G SA (meu plano é pós, mas não sei se precisa de um específico), mas, pelo relato de vocês, acho que o mais prudente no momento é esperar a coisa amadurecer. Bom dia, amigo. Na Claro para "poder" ativar o 5G SA você tem que ter o plano compatível, os únicos são os do de 200GB (R$209,00, além disso não se habilita no e-sim do iPhone(?!). Eu estou desde abril tentando ativar e não consigo. Já tenho reclamações na ouvidoria e na Anatel. Mesmo tendo plano compatível e ter trocado o chip eles não habilitam. A última info que a OUVIDORIA me disse foi que o código do meu simcard não é o correto, para ter o SA o sétimo digito do simcard tem que ser 5 e o meu não é (?!) tenho até email da Ouvidoria com essa info. Nas lojas, os atendentes dizem que ou 1) não sabem nada sobre isso ou 2) que o chip está em falta. Duas atendentes me disseram que a Claro está dificultando a ativação para pessoas Físicas. Além disso, se você tiver o Claro Sync, você perde acesso a ele imediatamente pois eles dizem que com o SA você não pode compartilhar a internet com ninguém, mais uma limitação descabida para desestimar as pessoas a quererem usar. Enfim, ainda aguardando a resolução de uma reclamação que está em aberta na Anatel. Espero ter ajudado. Citar
wipeout85 Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 Passei exatamente o mesmo com a Claro, mudei o plano pro 5G SA, na hora perdi o Clarosync com meu Apple Watch, dois dias depois o iPhone não conseguia conexão na rede e no dia seguinte parou de fazer ligações, tentei por um mês resolver junto à ouvidoria deles e a Anatel, cansei de esperar e fiz portabilidade para Vivo, na mesma hora voltou o sync com o Apple Watch,como sempre tem um porém, na vivo aparece: “SIM atual não é compatível com a 5G standalone”. Como voltou a funcionar como antes e o sinal na minha cidade da vivo é melhor, vou manter esse SIM, ao menos até me mudar para Brasília ( falando nisso alguém de lá sabe como está a rede 5G standalone na região da asa sul?) Antonio_M_A_S 1 Citar
Antonio_M_A_S Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 1 hora atrás, wipeout85 disse: fiz portabilidade para Vivo, na mesma hora voltou o sync com o Apple Watch Também passei por algo semelhantes, mas fugi da Tim para Vivo e resolveu tudo! Citar
DilmarRibeiro Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 3 horas atrás, wipeout85 disse: Passei exatamente o mesmo com a Claro, mudei o plano pro 5G SA, na hora perdi o Clarosync com meu Apple Watch, dois dias depois o iPhone não conseguia conexão na rede e no dia seguinte parou de fazer ligações, tentei por um mês resolver junto à ouvidoria deles e a Anatel, cansei de esperar e fiz portabilidade para Vivo, na mesma hora voltou o sync com o Apple Watch,como sempre tem um porém, na vivo aparece: “SIM atual não é compatível com a 5G standalone”. Como voltou a funcionar como antes e o sinal na minha cidade da vivo é melhor, vou manter esse SIM, ao menos até me mudar para Brasília ( falando nisso alguém de lá sabe como está a rede 5G standalone na região da asa sul?) Também tive problemas por duas semanas sem sinal de internet. Fui em 4 lojas da Claro em SP e todas fora unânimes, eles não querem ativar, por isso essa bagunça. O atendimento deles no Twitter me disse que eles foram obrigados a criar esse plano por uma exigência da Anatel, o que me reforça a ideia de dificultar até as pessoas cansarem. Lamentável. Citar
Renan Mota Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 Pelo jeito só a Vivo que está dando menos dor de cabeça para ativar o SA, tem até relato de funcionar com o eSim também. Já começo a considerar a portar para a Vivo minha linha principal. Quem está usando o 5G SA pode relatar como está sendo a experiência de uso? Tem valido a pena, principalmente quando comparado ao 5G NSA? Antonio_M_A_S 1 Citar
Yuri Sandro Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 2 horas atrás, Renan Mota disse: Pelo jeito só a Vivo que está dando menos dor de cabeça para ativar o SA, tem até relato de funcionar com o eSim também. Já começo a considerar a portar para a Vivo minha linha principal. Quem está usando o 5G SA pode relatar como está sendo a experiência de uso? Tem valido a pena, principalmente quando comparado ao 5G NSA? Uso Vivo Pós e eSim no iPhone 14 Pro e nada de SA. Citar
Durigan Postado 21 de junho de 2023 Denunciar Postado 21 de junho de 2023 O meu também não funcionava. Fui na vivo, pedi um esim novo e liberou o SA. Citar
Antonio_M_A_S Postado 22 de junho de 2023 Denunciar Postado 22 de junho de 2023 15 horas atrás, Renan Mota disse: Pelo jeito só a Vivo que está dando menos dor de cabeça para ativar o SA, tem até relato de funcionar com o eSim também. Já começo a considerar a portar para a Vivo minha linha principal. Quem está usando o 5G SA pode relatar como está sendo a experiência de uso? Tem valido a pena, principalmente quando comparado ao 5G NSA? 13 horas atrás, Yuri Sandro disse: Uso Vivo Pós e eSim no iPhone 14 Pro e nada de SA. Fugi da Tim para Vivo e resolveu tudo! Velocidade mais que suficiente, bugs como sempre em toda operadora, tem dia que conversar na rede fica com uns ruídos, mas é coisa de brasil... Citar
LeandroCS Postado 22 de junho de 2023 Denunciar Postado 22 de junho de 2023 Sou cliente TIm Black Família, uso Iphone 14 Pro Max, SIM 5G, Plug in 5G Full ativado e aba 5G SA “ativada” no Iphone, porém, nunca consegui acessar a rede 5G SA aqui em Brasília. Já fiquei semanas em contato com a área técnica da TIM (reclamação na ANATEL e Consumidor.gov) e por fim, me disseram que realmente estava com instabilidade no sistema…. Na minha opinião, estão enganando o consumidor dizendo que disponibilizam o 5G SA nos Iphones, mas isso não é a realidade, pois fiz de tudo para acessar o 5 G SA e não consegui! No teste *3001#12345#* sempre aparece 5G NSA (2), em diversos locais com suposta cobertura 5G SA. DilmarRibeiro, Renan Mota e Marcos Rodrigo 3 Citar
DilmarRibeiro Postado 22 de junho de 2023 Denunciar Postado 22 de junho de 2023 15 horas atrás, Yuri Sandro disse: Uso Vivo Pós e eSim no iPhone 14 Pro e nada de SA. Tenho outros amigos que também estão na Vivo e não conseguem se conectar a rede SA...Toda vez que fazem o field test estão conectados no NSA. 1 hora atrás, LeandroCS disse: Sou cliente TIm Black Família, uso Iphone 14 Pro Max, SIM 5G, Plug in 5G Full ativado e aba 5G SA “ativada” no Iphone, porém, nunca consegui acessar a rede 5G SA aqui em Brasília. Já fiquei semanas em contato com a área técnica da TIM (reclamação na ANATEL e Consumidor.gov) e por fim, me disseram que realmente estava com instabilidade no sistema…. Na minha opinião, estão enganando o consumidor dizendo que disponibilizam o 5G SA nos Iphones, mas isso não é a realidade, pois fiz de tudo para acessar o 5 G SA e não consegui! No teste *3001#12345#* sempre aparece 5G NSA (2), em diversos locais com suposta cobertura 5G SA. A Claro deixou bem evidente que não quer e vai dificultar a ativação na rede SA, o próprio presidente ou alguém assim já declarou isso numa entrevista. SA está sendo reservado para Industria e não para pessoa Física. Eles estão enrolando as pessoas e a Anatel na faz nada. Citar
flaviolaw Postado 22 de junho de 2023 Denunciar Postado 22 de junho de 2023 3 horas atrás, Antonio_M_A_S disse: Fugi da Tim para Vivo e resolveu tudo! Velocidade mais que suficiente, bugs como sempre em toda operadora, tem dia que conversar na rede fica com uns ruídos, mas é coisa de brasil... Volto a dizer: serviço Tabajara. Antonio_M_A_S 1 Citar
Marcos Rodrigo Postado 2 de julho de 2023 Denunciar Postado 2 de julho de 2023 Em 22/06/2023 at 10:33, LeandroCS disse: Sou cliente TIm Black Família, uso Iphone 14 Pro Max, SIM 5G, Plug in 5G Full ativado e aba 5G SA “ativada” no Iphone, porém, nunca consegui acessar a rede 5G SA aqui em Brasília. Já fiquei semanas em contato com a área técnica da TIM (reclamação na ANATEL e Consumidor.gov) e por fim, me disseram que realmente estava com instabilidade no sistema…. Na minha opinião, estão enganando o consumidor dizendo que disponibilizam o 5G SA nos Iphones, mas isso não é a realidade, pois fiz de tudo para acessar o 5 G SA e não consegui! No teste *3001#12345#* sempre aparece 5G NSA (2), em diversos locais com suposta cobertura 5G SA. Sou de São Paulo e aqui aparece disponível o 5G SA porém não consigo ativar por causa do chip Citar
halvaro Postado 3 de julho de 2023 Denunciar Postado 3 de julho de 2023 É só o Iphone 14 que aceita 5G SA ? Citar
Renan Mota Postado 3 de julho de 2023 Denunciar Postado 3 de julho de 2023 2 minutos atrás, halvaro disse: É só o Iphone 14 que aceita 5G SA ? Não. Mas, na prática, no BR só a linha 14 está aceitando. Citar
Renan Mota Postado 3 de julho de 2023 Denunciar Postado 3 de julho de 2023 Tenho um chip da Vivo em que possuo o plano Vivo Easy. Então, aproveitei uma folga e resolvi passar na loja da Vivo e pedir a substituição do meu chip físico para um chip 5G. Eu até perguntei se poderia ser um eSim, mas queriam me obrigar assinar um plano pós e, como não é meu número principal, acabei pegando o chip físico mesmo. Resultado: 5G SA ativado. Isso em TEORIA! Pois na prática, após 03 dias consecutivos de testes e andando por várias áreas da cidade onde, segundo o Mapa de Cobertura da Vivo, o 5G SA estaria disponível, eu não consegui pega o 5G puro em nenhuma situação. Segue o resultado de um dos testes de conexão que eu fiz: Em suma: em termos de velocidade e latência, o 5G NSA da Claro ainda me supre melhor. Além do custo benefício ser superior. Pena que o sinal da Claro apresenta muitas falhas em minha cidade, o que me obriga a ter uma outra linha de backup. E, por causa disso também, eu realmente estava considerando fazer a portabilidade do meu número principal para a Vivo, mas agora irei esperar mais um pouco e caso alguma operadora ofereça 5g SA de verdade e, que faça a diferença, irei considerar a portabilidade. Citar
halvaro Postado 3 de julho de 2023 Denunciar Postado 3 de julho de 2023 3 horas atrás, Renan Mota disse: Não. Mas, na prática, no BR só a linha 14 está aceitando. É que eu li em algum lugar que o fato de o 12 e 13 não ter esse ajuste no menu, não significa que não pegue, simplesmente ele é automático, não tem como desligar o SA como no 14 Citar
Breno varejao pontes Postado 4 de julho de 2023 Denunciar Postado 4 de julho de 2023 4 horas atrás, halvaro disse: É que eu li em algum lugar que o fato de o 12 e 13 não ter esse ajuste no menu, não significa que não pegue, simplesmente ele é automático, não tem como desligar o SA como no 14 SIM também li essa mesma matéria que saiu quando a equipe técnica do governo fez uma visita na Apple e fico acertado que a apple ia libera uma atualização pra resolver isso para os iPhones 12 da época e ate agora nada. mas que fico certo que da linha 12 em diante ia ter acesso SIM a SA Citar
DilmarRibeiro Postado 4 de julho de 2023 Denunciar Postado 4 de julho de 2023 (editado) O fato de estar tudo ativado não quer dizer que esteja conectado a rede 5G SA, a única forma de ter certeza é fazendo o Field Test. No meu está tudo ativado, com plano compatível mas não se conecta. A Claro insiste em dificultar a ativação para PF. E sim, o 5G SA está disponível na minha região, porque já chegou a usar a rede, mas depois a Claro bagunçou minha linha e agora alega problema técnicos na rede. Enfim.... Editado 4 de julho de 2023 por DilmarRibeiro Antonio_M_A_S 1 Citar
halvaro Postado 4 de julho de 2023 Denunciar Postado 4 de julho de 2023 19 horas atrás, Breno varejao pontes disse: SIM também li essa mesma matéria que saiu quando a equipe técnica do governo fez uma visita na Apple e fico acertado que a apple ia libera uma atualização pra resolver isso para os iPhones 12 da época e ate agora nada. mas que fico certo que da linha 12 em diante ia ter acesso SIM a SA OU seja, então o 12 e 13 não tem 5G SA, é isso ? E se for Claro, nem o 14 ? Antonio_M_A_S 1 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.