Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DESABAFO] Microsoft/Windows, Intel/AMD/Nvidia - Adeus!?


GeekSauro

Posts Recomendados

Profissionalmente eu utilizo Windows, não tem jeito, 99% do mercado é M$...

Para uso pessoal é macOS... meu Laptop é M2 e meu desktop (muito parrudo) é hackintosh...

Agora aparelho móvel celular? NÃO existe discussão... estou preso literalmente no iOS, pois uso desde o lançamento do primeiro iPhone e já investi muito em APPs que o valor supera fácil o valor do hardware... fico impressionado na facilidade que as pessoas trocam de plataforma e eu simplesmente NÃO CONSIGO e NÃO POSSO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

Profissionalmente eu utilizo Windows, não tem jeito, 99% do mercado é M$...

Para uso pessoal é macOS... meu Laptop é M2 e meu desktop (muito parrudo) é hackintosh...

Agora aparelho móvel celular? NÃO existe discussão... estou preso literalmente no iOS, pois uso desde o lançamento do primeiro iPhone e já investi muito em APPs que o valor supera fácil o valor do hardware... fico impressionado na facilidade que as pessoas trocam de plataforma e eu simplesmente NÃO CONSIGO e NÃO POSSO!

Depende do mercado né, eu mesmo que sou da área de Design, eu diria que 80% dela é tudo focado em MacOS 🤷🏻‍♂️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, interessante ver as impressões de vocês bem no momento onde eu naturalmente tenho feito o caminho oposto. Por mais de uma década usei quase exclusivamente todos os principais produtos da maça simultaneamente, ou seja, iPhone, MacBook, iMac e Mac Pro. Nesse período, comparar o iOS e o OS X com a concorrência era como ter um vislumbre do futuro. Lembro de usar uma versão inicial do recurso de reconhecimento de voz no Snow Leopard para automatizar parte de minhas atividades e até mesmo controlar automações de minha casa, tudo isso há quase 15 anos. 

Nos últimos anos, estava ainda mais empolgado com os recursos como o Continuidade e o Handoff, imaginando que iriam tornar meu uso dos sistemas ainda mais descomplicado. Porém, tinha a sensação de que a cada nova atualização e novo recurso minha experiência era também mais bagunçada. Aos poucos, fui naturalmente deixando de lado essa simbiose entre smartphone, computador, etc. e isolando cada dispositivo para um uso específico. Em outras palavras, posso dizer que fui quebrando a ideia, ou ilusão, do "ecossistema" e da necessidade do mesmo. 

Paralelamente, instalei no começo de 2020 o Debian em um ThinkPad T490 que ganhei e fiquei impressionado com a polidez do sistema. Tudo funcionou sem qualquer configuração, algo que parecia um milagre para quem usava GNU/Linux em 2010, e sem apresentar problemas. Foi até surpreende perceber que eu estava gostando muito mais de usar o T490 do que meu MacBook. Também nessa mesma época voltei a usar o Android em meu aparelho de trabalho, primeiro vinha linha Galaxy S e depois via Google Pixel, e me surpreendi com a experiência. É incrível a evolução que o sistema teve de 2013 para cá, sobretudo em sua versão "pura", que considero infinitamente superior. 

Hoje, vejo a maça ainda com o melhor conjunto de hardware e software, que tem mesmo, mas de alguma forma estranha não sendo aquele que me permite extrair o melhor de cada aparelho em específico. De modo contraintuitivo, tenho descoberto que estar em um "ecossistema", nesse caso o da maça, estava me deixando menos produtivo do que com essa mistura de dispositvos, marcas e sistemas que tenho hoje.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, marcosfisica disse:

eu tive uma fase open source e adesivinho de pinguin colado em tudo que é lugar. rssrrsrs.

tinha uma loja, não lembro o nome (vivaolinux? ou lojadolinux talvez?) que eu vivia comprando adesivo, caneca, camiseta, etc. bons tempos.

nunca consegui aprender e me fixar em uma disto. a cada 6 meses era formatar a maquina e instalar uma distro diferente. comecei no Kurumin Linux, Mandriva, Debian, Ubuntu, etc. até Red Hat  eu testei uma vez, antes de virar Fedora (que testei também). Enfim, era divertido mas muito pouco prático.

Até que um dia conheci a luz, comprei um iBook rodando Mac OS e o resto é história...🤣

hoje eu não consigo sair do ecossistema da apple. o Android acho medonho, horroroso. todas as minhas experiências com ele foram com telefones meia boca, Motorolas da vida, e sempre me pareceu uma enorme porcaria. no meu trabalho é tudo windows, mas eu nao consigo largar o Mac. sigo firme na resistência. rsrsrs. 

Lendo seu relato eu quase me vi nele, com exceção da parte dos adesivos de pinguim 🤣. Nessa época, eu era o maior crítico dos projetos de código-aberto do mundo. Usar GNU/Linux e precisar encontrar e corrigir erros em drivers de rede para simplesmente poder me conectar à internet era uma lástima. Imagina só quando comprei um MacBook? 

O Android também era outra coisa horrível. Meu primeiro contato com o sistema foi através de um Galaxy S2 em seu lançamento. Comparar aquele sistema com um iOS 4 rodando no iPhone 4 beirava o ridículo. 

Mas nesse meio tempo, enquanto estava mergulhado no mundo Apple, as coisas mudaram demais. Claro, o Android ainda continua péssimo quando apresentado nesses aparelhos de entrada ou intermediários, e o GNU/Linux ainda continua com vários problemas no uso para desktop, mas já não tenho mais aquela boa sensação que tinha quando peguei meu MacBook ou meu iPhone 3G. Acho que estou ficando velho e saudosista! 🤣

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Amigos disse:

Lendo seu relato eu quase me vi nele, com exceção da parte dos adesivos de pinguim 🤣. Nessa época, eu era o maior crítico dos projetos de código-aberto do mundo. Usar GNU/Linux e precisar encontrar e corrigir erros em drivers de rede para simplesmente poder me conectar à internet era uma lástima. Imagina só quando comprei um MacBook? 

lembro do inferno que era fazer funcionar o wifi e bluetooth. tinha que baixar uns drivers Broadcom sei lá o que. muitas vezes nem a placa de video o linux reconhecia. cansei de instalar apenas em modo texto e ter que configurar na mão via terminal o XOrg pra fazer funcionar o video. uma desgraça...rsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, LeBaldi disse:

Depende do mercado né, eu mesmo que sou da área de Design, eu diria que 80% dela é tudo focado em MacOS 🤷🏻‍♂️

Sou engenheiro e na engenharia a maioria das pessoas sequer ouviram falar de Apple ou macOS kkkkkkkk muitos acham que a Apple é somente iPhone e iPad!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Sou engenheiro e na engenharia a maioria das pessoas sequer ouviram falar de Apple ou macOS kkkkkkkk muitos acham que a Apple é somente iPhone e iPad!

hahahaha... pior q eu sei como é pq eu fui de engenharia tbm hahahaha... ai entra exatamente os programas... de fato hoje quem precisa de um simples CAD por exemplo, sofre com MacOS

Agora na área de Design a única que não usa produtos da Apple são as gráficas... e exatamente pela questão dos drivers de impressora... pq de resto vixi... pra vc ter ideia nós fechamos uma parceria com a Editora do Brasil, e lá é 100% Mac! E eles exigem que quem trabalhe com eles tbm use por conta das fontes usadas, que apesar de serem intercompatíveis hoje entre Mac e Windows... seeeempre tem um leve jeito de trabalhar com os espaçamentos que dai quando vc abre o arquivo feito em um, no outro, pronto... foi o suficiente pra andar 1 palavra no texto... e desalinhar o arquivo todo! hahaha

Quando eu tava na faculdade por exemplo, foi exatamente o momento de aparecimento do Android e talz... e como era o mais acessível, tava começando a abocanhar todo o mercado e tal, nosso grupo resolveu fazer de TCC um app para android (bom, o app em si não saiu pq ninguem era programador hahaha)... dai apresentamos o projeto pra banca e tal, e a primeira pergunta que fizeram foi "por que pra android e não iOS? Onde todo designer usa produtos Apple?"... e pra defender o argumento que eu mesmo propuz na época que era a expansão do uso de smartphones?! hahahaha... pelo menos por fim deu tudo certo hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2023 at 11:09, LeBaldi disse:

hahahaha... pior q eu sei como é pq eu fui de engenharia tbm hahahaha... ai entra exatamente os programas... de fato hoje quem precisa de um simples CAD por exemplo, sofre com MacOS

AutoCAD agora ganhou suporte para o M1/M2... agora a briga vai começar a ficar feia rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, GeekSauro disse:

AutoCAD agora ganhou suporte para o M1/M2... agora a briga vai começar a ficar feia rss

pois é eu vi isso ontem! hahahaha... e diz que ficou 2x mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LeBaldi disse:

pois é eu vi isso ontem! hahahaha... e diz que ficou 2x mais rápido

Que vença o melhor!😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, GeekSauro disse:

AutoCAD agora ganhou suporte para o M1/M2... agora a briga vai começar a ficar feia rss

A galera acha que Engenharia é apenas AutoCAD... infelizmente ele é apenas um software de desenho de projetos, usado por Desenhistas, Cadistas e Projetistas, é o mais usado mas não o único. Por curiosidade, o CAD começou no macOS e depois foi para Windows, mas vc vê a importância que a desenvolvedora dá ao "volume" quando ela deixa para adequar seu principal software ao macOS somente quase 3 anos depois...

Na engenharia existem muitos softwares para modelagem de maquetes, BIM, Cálculos, Esforços, Estruturas, Flexibilidade e tudo mais relacionado à Física... infelizmente o macOS é carente nessa área... eu estou na engenharia a 25 anos e se precisei usar AutoCAD foi umas 3 ou 4 vezes na vida kkkkk

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

25 anos e se precisei usar AutoCAD foi umas 3 ou 4 vezes na vida kkkkk

Sério, achei que povo da engenharia ligava o AutoCAD de manhã e desligava a noite, igual a gente faz com computador do trabalho😁

Parece piada, mas é verdade, é o que as pessoas de fora acham!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

A galera acha que Engenharia é apenas AutoCAD... infelizmente ele é apenas um software de desenho de projetos, usado por Desenhistas, Cadistas e Projetistas, é o mais usado mas não o único. Por curiosidade, o CAD começou no macOS e depois foi para Windows, mas vc vê a importância que a desenvolvedora dá ao "volume" quando ela deixa para adequar seu principal software ao macOS somente quase 3 anos depois...

Na engenharia existem muitos softwares para modelagem de maquetes, BIM, Cálculos, Esforços, Estruturas, Flexibilidade e tudo mais relacionado à Física... infelizmente o macOS é carente nessa área... eu estou na engenharia a 25 anos e se precisei usar AutoCAD foi umas 3 ou 4 vezes na vida kkkkk

Mas foi como falei... escolha da desenvolvedora... na área gráfica é tudo Mac... dai existe uma coisinha abominável que se chama Corel Draw... e essa coisinha praticamente abandonou o Mac... e adivinha qual amam usar em Graficas? hahahaha... ai fica a eterna briga de quem vetoriza no Illustrator e os caras abrem o PDF no "coréu"... eu já briguei tanto de mandar PDF fechado pra impressão... e as graficas meia boca me abrem o PDF no "coréu" e acaba com a posição e efeitos de tudo... eu quase perdi um trabalho interdisciplinar por isso... pois as marcas dágua vivaram um monte de borrão nas páginas hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GeekSauro disse:

@LeBaldi, ainda está assim com o Corel? Achei que já tinham se resolvido.

Sinceramente não sei... desde 2018 só trabalhei com a suit Adobe... tanto pra trabalho interno quanto cliente... então não sei te falar se na atualidade ainda esteja bem desse jeito (e sim... nunca mais lidei com gráficas pequenas tbm hahahahaha... hoje só mando o PDF fechado pro cliente já com o perfil de fechamento dele, e ele manda pra gráfica dele)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2023 at 10:37, Anderson Siqueira disse:

Sou engenheiro e na engenharia a maioria das pessoas sequer ouviram falar de Apple ou macOS kkkkkkkk muitos acham que a Apple é somente iPhone e iPad!

Depende da engenharia. Na minha (telecom/comp), vários preferem Mac pela estabilidade e pelo kernel unix-based.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...