Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro M2 ou Macbook Air M2: Para produtividade e edição básica, qual modelo escolher?


jzemarcio

Posts Recomendados

Caros, estou na procura de uma nova máquina para me auxiliar no dia-a-dia. Sou designer e empreendedor, tenho uma startup em fase de tração e um estúdio de design y comunicação.

Na startup minha máquina atual (windows) funciona para produtividade: planilhas, escritos e dia-a-dia da administração do negócio. No estúdio a máquina se desdobra com Adobe Illustrator e Photoshop, desenvolvendo logotipos e identidades visuais com o Illustrator, e edição e criação de cards e imagens no Photoshop. Este é meu uso cotidiano do computador atual.

Estou migrando e com esta dúvida: qual máquina pegar? Um Pro ou Air, o Air salta aos olhos dado ao preço um pouco mais abaixo do Pro que para empreendedor em início de carreira faz diferença.

Para esse uso qual vocês indicam? Preço é importante? Sim! Porém não ter dor de cabeça e ser atendido perfeitamente pela máquina para mim é mais valioso e vale o orçamento a mais do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU iria de Air M2 por causa do design. Esse Pro M2 nem deveria existir. Eu escolheria, inclusive, o Air M1 no lugar do Pro M2. Mesmo se dinheiro não fosse problema.

O Air M1 atende 90% dos casos de uso. Se procurar matérias em outros países vai ver que ele é um notebook imbatível.

Tive um por mais de um ano mas substitui por um combo iPad Air M1 e Mac Mini M1.

Editado por joel.cachioli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com Indesign, Photoshop e Illustrator e uso um Air M1 de entrada (8gb/256gb com SSD externo de 1TB)... e funciona que é uma delícia! Estou com ele ha 1 ano e 3 meses e valeu cada centavo gasto!

Deeeeependendo do quanto conseguir, tente ver se consegue ele com 16GB... não é mandatório pois os 8GB com o gerenciamento do MacOS já são bem suficientes... mas é aquela coisa... se conseguir com 16GB vc vai garantir uma folga bem maior pra uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Os dois modelo lhe atenderia bem. A diferença real entre o M1 e M2 é de aproximadamente 23%. Você não vai notar essa diferença.
Eu iria procurar um modelo com 16gb de ram e pegaria o que couber no orçamento. O m1 deve durar mais uns 4 anos antes de deixar se ter atualizações.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2022 at 20:31, jzemarcio disse:

Caros, estou na procura de uma nova máquina para me auxiliar no dia-a-dia. Sou designer e empreendedor, tenho uma startup em fase de tração e um estúdio de design y comunicação.

Na startup minha máquina atual (windows) funciona para produtividade: planilhas, escritos e dia-a-dia da administração do negócio. No estúdio a máquina se desdobra com Adobe Illustrator e Photoshop, desenvolvendo logotipos e identidades visuais com o Illustrator, e edição e criação de cards e imagens no Photoshop. Este é meu uso cotidiano do computador atual.

Estou migrando e com esta dúvida: qual máquina pegar? Um Pro ou Air, o Air salta aos olhos dado ao preço um pouco mais abaixo do Pro que para empreendedor em início de carreira faz diferença.

Para esse uso qual vocês indicam? Preço é importante? Sim! Porém não ter dor de cabeça e ser atendido perfeitamente pela máquina para mim é mais valioso e vale o orçamento a mais do esperado.

Meu caro, bom dia!

Em termos de CPU/GPU tanto o Pro ou Air vão sobrar em desempenho. Não se preocupe com isso.

O gargalo nesses Macs com Apple Silicon para trabalhos mais sérios e pesados com a suite Adobe está na quantidade de RAM. Falo isso com experiência prática profissional, é o que vejo com meus próprios olhos diariamente. Muitos companheiros de trabalho que pegaram a versão com 8gb de RAM ficaram muito decepcionados com a performance da máquina.

Então pegue com a maior quantidade de RAM possível. 16gb pra cima. Essa é a primeiro prioridade que vc deve ter com esses Macs novos.

Pode até pegar com 256gb de armazenamento pois essa expansão vc resolve com SSD externo, já que a velocidade de escrita e leitura via USB-C não é gargalo para trampo de Photoshop e Illustrator. E CPU/GPU pode ser até do Macbook Air mais simples que vai sobrar desempenho.

Agora memória RAM não, vc não consegue expandir posteriormente e vai subnutrir o desempenho do seu CPU empacando a performance geral da máquina. 

Espero ter ajudado. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, juniorgoncalves disse:

Meu caro, bom dia!

Em termos de CPU/GPU tanto o Pro ou Air vão sobrar em desempenho. Não se preocupe com isso.

O gargalo nesses Macs com Apple Silicon para trabalhos mais sérios e pesados com a suite Adobe está na quantidade de RAM. Falo isso com experiência prática profissional, é o que vejo com meus próprios olhos diariamente. Muitos companheiros de trabalho que pegaram a versão com 8gb de RAM ficaram muito decepcionados com a performance da máquina.

Então pegue com a maior quantidade de RAM possível. 16gb pra cima. Essa é a primeiro prioridade que vc deve ter com esses Macs novos.

Pode até pegar com 256gb de armazenamento pois essa expansão vc resolve com SSD externo, já que a velocidade de escrita e leitura via USB-C não é gargalo para trampo de Photoshop e Illustrator. E CPU/GPU pode ser até do Macbook Air mais simples que vai sobrar desempenho.

Agora memória RAM não, vc não consegue expandir posteriormente e vai subnutrir o desempenho do seu CPU empacando a performance geral da máquina. 

Espero ter ajudado. Abraço!

Faço minhas as palavras do juniorgoncalves.  

Experiência própria.  Atualmente eu tenho um Macbook Air 2013 com 2 problemas: bateria (não funciona mais, só na tomada) e, óbvio, memória - 8GB.  Não acredito como até hoje a Apple e esse monte de loja parceira (ex.: IPlace) só vende com 8GB de RAM!  Raramente uso a máquina.  Mas até uns 3-4 anos atrás usava direto, para navegação na internet (e para trabalho só usava os PCs Windows do escritório, já há anos com 32GB de RAM).

No dia-a-dia, trabalho com desenvolvimento em um Acer com GPU Nvida 1080 (8GB de memória GPU) + 32GB de RAM (também com problema de bateria, embora comprado em 2020), mas que sinceramente, tirando um ou outro problema - ex.: um dos SSDs queimou e de 512TB virou 256TB :( ), não me decepciona em nada em termos de performance.  Atende 100% às atividades profissionais e acadêmicas (hoje estou 100% em home office).  Ah, e também 256TB tem atendido, sempre lembrando de apagar dados muito grande (ex.: modelos de rede neural treinados há tempo)

Mas como não quero depender desse Acer (que como citei acima em termos de durabilidade não se compara aos da Apple), estou para, assim que possível (assim que surgir alguma promoção melhor :) ), comprar um novo Macbook Air M1 ou M2, a partir de 16GB de RAM.  O Pro acho caro e pesado, para o quesito leveza e portabilidade a que a Apple se propõe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, qualquer um destes lhe atenderia muitíssimo bem e falo isso porque é a minha área de atuação, mas financeiramente falando, iria de Air M1(não há a menor necessidade do M2) com 16GB e com o resto do valor que sobrar, você opta pelo aumento do armazenamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...