Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sofrendo um pouco para migrar do Android para iPhone


Posts Recomendados

Fala Pessoal.

Sou um tanto antigo aqui no fórum mas nas idas e vindas, alternei muito entre MacOS/Linux e Android/iPhone. Basicamente tive todos os iPhones até o 6, quando vi um Nexus e apaixonei, fui pra Samsung por anos e peguei um iPhone 12 numa promoção e resolvi voltar. Achei que eu ia amar o iPhone novamente, nunca mais querer Android e tudo mais, mas na real estou achando bem ruim ter voltado, então queria pedir a ajuda aí pra de repente quem fez este caminho também. 

A primeira coisa foi a tela, saí de um Galaxy S20 FE com uma belíssima tela de 6.5 a 120hz pra uma tela menor a 60hz, a sensação foi de um forte downgrade. A tela menor é relativa, mas na qualidade parece que voltei uns 5 anos no passado nessa questão. Sei que dá pra resolver isso com um 13 Pro Max, mas aí vou ter que pagar uma nota pra ter o que eu já tinha por muito menos. 

Falando de software, o iOS tem vários detalhezinhos que me parecem ser mais difíceis de usar do que o Android, nada absurdo, mas no Android era um passo pra fazer algo, no iOS são dois e isso vai te atrasando no dia a dia. Teclado precisa entrar dentro de um menu pra colocar vírgula, o gesto de voltar nem todo app aceita, notificação vc tem que empurrar duas vezes pra limpar ou dar um baita empurrão. Até umas coisas bestas tipo minha esposa me manda lista de compras pelo WhatsApp, eu vou colocando no carrinho e marcando pra apagar, no Android se ele bloqueia a tela, ao desbloquear está tudo selecionado, no iOS ele reseta tudo rs.

Não é nada drástico, mas muita coisa me parece um passo atrás e tenho que fazer de outra forma mais difícil.

Imagino que se a pessoa sai de um Android ruim e vai pro iPhone, sente uma melhora absurda, mas se você sai de um aparelho que tem boas specs, talvez a "mágica" da Apple não vai acontecer nesse caso. 

Alguém aí fez essa migração e teve essas mesmas impressões? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é questão de hábito. Eu já tive dois bons Android pra época em que foram lançados, um Motorola Moto X2 e um Samsung S7 Edge e realmente algumas coisas eram mais intuitivas no Android, mas ao retornar para o iPhone me acostumei novamente. Eu considero que existem "trade offs" que pesam muito pro lado da Apple, principalmente segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, pra mim, é difícil me livrar do Android, primeiramente porque dá pra fazer mais com meno$, "segundamente" porque fora as coisas que você se acostuma, tem algumas que simplesmente não funcionam legal no iOS, até mesmo uns apps simples  são simplesmente migrados sem qualquer cuidado e acabam não funcionando a contento no iOS.

A única questão a favor do iOS, pra mim, é a integração com o Mac. Não fosse por isso, eu nem cogitaria sair do Android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

realmente algumas coisas eram mais intuitivas no Android, mas ao retornar para o iPhone me acostumei novamente. 

Eu percebi isso, já estou me adaptado ao iOS novamente, porém é aquela adaptação de você se acostumar com o jeito dele, mesmo que não seja o melhor jeito de fazer aquilo. 

1 hora atrás, GeekSauro disse:

Hoje, pra mim, é difícil me livrar do Android, primeiramente porque dá pra fazer mais com meno$, "segundamente" porque fora as coisas que você se acostuma, tem algumas que simplesmente não funcionam legal no iOS, até mesmo uns apps simples  são simplesmente migrados sem qualquer cuidado e acabam não funcionando a contento no iOS.

A única questão a favor do iOS, pra mim, é a integração com o Mac. Não fosse por isso, eu nem cogitaria sair do Android.

Realmente tem umas coisas que bugam a cabeça, você se acostuma com o gesto de voltar, aí vai usar um app que não tem ele implementado, aí tem que apertar no voltar lá em cima, esse é um ponto que no Android acho mais bem resolvido, o voltar está sempre ali no mesmo lugar e ao alcance fácil do dedo, inclusive pra voltar pro app anterior, acho bizarro aquele micro texto que aparece espremido abaixo do relógio rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, existe uma coisa que eu sempre tento fazer na vida quando se trata de bens de consumo: se tento fazer uma mudança em algo que já tenho costume e, por um ou mais motivos, isso não me agrada, não perco muito tempo tentando me acostumar ou tornar essa mudança mais prática.

No seu caso, que já tinha um aparelho e que não é nem topo de linha, mas com uma tela de 120Hz e vir pra um iPhone com 60Hz, era muito improvável que não fosse fazer uma grande diferença. Eu hoje estou com um 13 Pro e quando pego o 12 da minha esposa, percebo de cara a mudança na tela. Se precisasse voltar para um aparelho sem Pro Motion, seria muito inconveniente.

Sobre os demais aspectos citados, tudo é questão de costume, ao meu ver. E você citou pontos tão detalhados que só me faz pensar que, de fato, você não vai se acostumar com essa mudança pro iOS. Ou seja, prefere o Android, e vai procurar até numa vírgula (literalmente 🤣),um ponto negativo do iOS em comparação ao Android.

Eu faria o mesmo se tivesse que mudar de plataforma, pois acho as configurações do Android muito confusas e nada práticas, não gosto do GBoard (apanho quando uso no S21 da empresa) e não tem nada no Android que me faça falta no iOS, ainda mais com o rumo recente que o iOS vem tomando permitindo cada vez mais personalizações.

Enfim, se você consegue enxergar algum motivo para ficar com o iPhone sem precisar se forçar a isso, vai acabar se acostumando com o iOS em breve. Mas se está apenas "forçando" a voltar ao iOS, tendo inclusive que abrir mão de coisas que, para você, eram mais práticas no Android, então essa mudança não tem benefício algum.

Uso iPhone, iPad, Apple TV, Watch e Macbook e sou muito fã desse ecossistema. Mas sempre tive iPhone porque, realmente, prefiro o iPhone muito mais que qualquer Android que já tive (e olha que eu amava meu Galaxy Nexus e Nexus 4).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Heitor disse:

Sobre os demais aspectos citados, tudo é questão de costume, ao meu ver. E você citou pontos tão detalhados que só me faz pensar que, de fato, você não vai se acostumar com essa mudança pro iOS. Ou seja, prefere o Android, e vai procurar até numa vírgula (literalmente 🤣),um ponto negativo do iOS em comparação ao Android.

É um negócio engraçado porque eu realmente não esperava essa impressão negativa, eu tenho tendência a gostar demais de produtos Apple e se tinha uma coisa que eu menos esperava era não ter gostado do iPhone, inclusive eu achava que iria acabar sentindo uma diferença positiva em usabilidade, porque é o que acontece geralmente quando a gente pega algo da Apple que costuma ser muito bem pensado, não imaginava que iria encontrar mais trabalho pra fazer as mesmas coisas que já fazia com menos passos no Android.

Eu cheguei a cogitar esperar a black e dar uam esticada num 13 Pro Max pra resolver a questão da tela, mas aí tem o iOS que eu realmente não estou gostando de lidar com ele, então vou pagar caríssimo num produto que não iria me atender 100%. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tudo é uma questão de costume, mas discordo que seja para melhor ou pior!
Eu sempre tenho um Android porque tenho uns apps e gosto de testar e tal.

Mas meses atrás eu vendi um iPhone e entre um e outro fiquei usando um S20 (que tem boas especado), mas mesmo assim eu senti travado em várias coisas! A sensação era do sistema estar me limitando que eu fazia rápido algo com dois gestos e eu estava lá apertando e apertando!
Até as notificações me incomodavam, parecia que tinha um mar lá e para me situar era mais lento (claro que com ajustes na conf poderia deixar melhor).

Acho que quando se acostuma com algo, aquilo vira “certo”, “melhor”, e na verdade é só outra forma de fazer que você não está acostumado!

Fiquei usando por uma semana como principal, depois de alguns dias, a sensação já estava melhorando! Mas eu lembro do sentimento de estar lento e pensando: já tinha feito e dado pirueta no iOS! Hahahhahaha

Obs: agora tenho um pro com tela 120hz, mas mesmo no S20 (que já tinha) eu não noto essa diferença drástica que gere desconforto quando uso um 60 ou 120!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Y0shi, li todo seu texto e me identifiquei bastante. 

Usei até ano passado 2 aparelhos, um particular e um pessoal. O iOS(12 pro) era meu pessoal e usava um S21 para o trabalho. 

Eu era acostumado já com os 2 sistemas pois tenho iOS desde o iPhone 3gs e o Android comecei em 2014 acho com o motomaxx... 

Eu sempre resolvi as coisas muito mais rápidas quando sacava o S21 do bolso, seja em receber um e-mail com um arquivo e já compartilhar direto para um contato do WhatsApp, entre outras funções que no iOS eu preciso realmente perder mais algum tempo. Isso parece besteira, o que são 5 segundos a mais? Porém ao final eu percebo o quanto sou mais produtivo no S21. 

Hoje meu cenário já mudou, substituí o S21 pelo S22 e estou sem iPhone. Continuo somente com o ipad, este não abro mão se comparado aos Tablets Android. (até mesmo o Samsung S8). 

Vendi também o macbook ano passado e peguei um Windows parrudo, também sinto a mesma agilidade a mais do que quando tinha o macbook. 

Não edito, nem tenho rede sociais e nem jogo, então meu uso é bem básico. 

Edit: acho que estou velho mesmo pois também vendi o Apple watch que usava pois fiquei sem paciência de ficar carregando todos os dias quase e hoje uso um relógio analógico. 

Ou seja, quero tudo que seja mais prático e que agilize minha vida hoje em dia. Rss

Editado por fabiowap
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal!

eu tinha um S10e, compacto e prático e migrei pro iPhone 13 normal. Em termos de tela não senti diferença, pois tem as mesmas especificações. Contudo, senti que o iOS muitas vezes é travado mesmo. App da câmera não temos a liberdade do modo pro, entre outros pequenos pontos, como até a questão da tecla de “vírgula” citado. 

Única coisa que vi de muito melhor em relação ao Android, foi o Face ID. Muito mais prático do que a digital e mais rápido também. Faz 6 meses que fiz a troca e as vezes me bate um arrependimento hahaha. Bem provável que em breve volte para o Android. 
 

obrigado por compartilhar conosco sua experiência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Bruno Trettel disse:

Fala, pessoal!

eu tinha um S10e, compacto e prático e migrei pro iPhone 13 normal. Em termos de tela não senti diferença, pois tem as mesmas especificações. Contudo, senti que o iOS muitas vezes é travado mesmo. App da câmera não temos a liberdade do modo pro, entre outros pequenos pontos, como até a questão da tecla de “vírgula” citado. 

Única coisa que vi de muito melhor em relação ao Android, foi o Face ID. Muito mais prático do que a digital e mais rápido também. Faz 6 meses que fiz a troca e as vezes me bate um arrependimento hahaha. Bem provável que em breve volte para o Android. 
 

obrigado por compartilhar conosco sua experiência!

Experimente o S22 Comum. Você irá gostar. Tem tamanho similar ao iPhone 13.

Peguroo s22+ primeiro e vendi pelo peso e tamanho que já era muito pra mim. O s22 é perfeito. 

Editado por fabiowap
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Eu também, assim como a maioria, passei pela mesma dificuldade de migrar de um pra outro. Eu sempre ficava alternando entre iPhone e Android porque um tinha uma coisa que me atendia e outro não e vice-versa. Hoje tenho ambos os sistemas, e ambos para uso pessoal e profissional, mas no fim do dia quando vejo relatório de uso, eu acabo usando bem mais o Android do que o iOS, principalmente por ter personalizado ele tanto do meu uso ideal, que acabo pegando mais nele mesmo, é como se tudo já fosse mais automatizado no Android. No fim das contas o iPhone me é mais útil por conta do meu trabalho, pois se sai melhor em filmagens do que o Android.

A título de curiosidade, tenho um S22+ e um 13 Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2022 at 21:27, fabiowap disse:

Eu sempre resolvi as coisas muito mais rápidas quando sacava o S21 do bolso, seja em receber um e-mail com um arquivo e já compartilhar direto para um contato do WhatsApp, entre outras funções que no iOS eu preciso realmente perder mais algum tempo. Isso parece besteira, o que são 5 segundos a mais? Porém ao final eu percebo o quanto sou mais produtivo no S21. 

Então, esses 5 segundos a mais, todo dia e várias vezes ao dia vão se acumulando e virando pequenos obstáculos num dia a dia corrido pra caramba, aí você lembra que pagou mais caro num aparelho que te oferece mais passos pra fazer a mesma coisa que outro mais barato, isso me deixou um pouco frustrado. Se tratando de Apple eu achei que ia pegar o iOS depois desse tempo todo e ver inovações que o Android nem sonharia ter, não o contrário rs.

 

Em 22/10/2022 at 14:59, Bruno Trettel disse:

Única coisa que vi de muito melhor em relação ao Android, foi o Face ID. Muito mais prático do que a digital e mais rápido também. Faz 6 meses que fiz a troca e as vezes me bate um arrependimento hahaha. Bem provável que em breve volte para o Android. 

Face ID e câmera, são duas coisas que me fazem pensar em ficar no iPhone, porque ambos realmente são acima da concorrência. 

 

Em 22/10/2022 at 20:49, fabiowap disse:

Experimente o S22 Comum. Você irá gostar. Tem tamanho similar ao iPhone 13.

Estou vendendo o iPhone 12, assim que vender pretendo pegar um S22, com desconto pela empresa consigo ele a 3.6k novo. Tinha pensado no S21fe já que tive o S20fe, mas o S21fe está com alguns problemas de aquecimento e performance que me fazem deixar ele de lado. 

 

12 horas atrás, se7m disse:

mas no fim do dia quando vejo relatório de uso, eu acabo usando bem mais o Android do que o iOS, principalmente por ter personalizado ele tanto do meu uso ideal, que acabo pegando mais nele mesmo, é como se tudo já fosse mais automatizado no Android. No fim das contas o iPhone me é mais útil por conta do meu trabalho, pois se sai melhor em filmagens do que o Android.

Interessante ver essa experiência de quem tem ambos, eu só estou com o iPhone, mas quando pego o meu antigo S20 que está com minha esposa, bate uma saudade do Android, me sinto muito mais "em casa". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha comprado um velho Note10 via AliExpress que agora está pra chegar, e estou seriamente pensando em encostar o iPhone 12 mini. Mais do que o tempinho a mais pra fazer algumas coisas, penso na raiva que passo quando algumas coisas simplesmente não funcionam, ou não funcionam de forma simples. Pra mim, a simples integração com outros devices Apple, ainda não é suficiente para pagar mais caro e conviver com as limitações do iOS.

No Mac, ainda que eu ache a interface do Windows mais adequada ao meu uso, o M1 já matou qualquer chance de eu voltar para um note nos próximos anos; no iPad, o que a Apple fez com o iPadOS em termos de potência, interface e, principalmente softwares, já matou qualquer chance de eu voltar para um tablet com Android nos próximos anos. Pra mim, ainda faltam diversos pontos para tornar o iPhone "matador" também; e não falo apenas em resolver problemas ou deixar mais parecido com o Android, mas pelo menos trazer algum diferencial de peso que justifique a convivência com algumas chatices que dificilmente vão deixar o sistema.

Editado por GeekSauro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, GeekSauro disse:

Pra mim, ainda faltam diversos pontos para tornar o iPhone "matador" também; e não falo apenas em resolver problemas ou deixar mais parecido com o Android, mas pelo menos trazer algum diferencial de peso que justifique a convivência com algumas chatices que dificilmente vão deixar o sistema.

Estava desde 2016 nos PCs com Linux até a Apple lançar o M1, que pra mim não foi nem o pulo do gato, mas um salto gigantesco em relação a concorrência, esse troço é absurdo, deixou praticamente toda a linha de PCs obsoleta da noite pro dia. Já o iPhone contra um flagship de outra empresa é questão de gosto, não tem um diferencial mais. Acho que em smartphone a Apple tá surfando na zona de conforto que foi criada em países de primeiro mundo, onde lá eles nem se dão a chance de ir pra um Android. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixou praticamente toda a linha de PCs obsoleta da noite pro dia.

Pior, já faz 2 anos e ninguém conseguiu correr atrás, nem perto. Pra mim, performance foi o principal, mas quando estava com um note, fica sensível outros pontos como aquecimento, bateria, ruído…

Acho que em smartphone a Apple tá surfando na zona de conforto

Sim, talvez porque poucos precisam de produtividade no smartphone além do que um smartphone padrão entrega.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora uma dúvida que pesquisei mas não achei nada conclusivo. Um dos maiores sofrimentos pra mim nesse celular é o teclado, eu digito muito no smartphone e digitar no iPhone é um sofrimento pra mim.

Sempre que erro e vou apertar o backspace eu sofro porque a velocidade dele é muito lenta, mas se por exemplo eu digito umas quatro palavras aí depois percebo que errei uma lá atrás, ele vai apagando bem devagar até do nada acelerar freneticamente apagando uma palavra por vez fazendo com que eu passe do ponto, ou seja, ou apaga muito devagar ou muito rápido, é uma coisa que me deixa maluco. 

Sei que existe a forma de selecionar, etc, mas isso é mais lento ainda. Um backspace mais rápido e que não dê essa acelerada maluca seria excelente, mas não tem essa opção pra configurar. Também tentei gboard, mas lá não tem como configurar isso, provavelmente por bloqueio da Apple.

Alguém tem algum segredo pra tornar isso menos sofrível? 

Editado por y0shi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2022 at 13:53, y0shi disse:

Alguém tem algum segredo pra tornar isso menos sofrível? 

Tanto no S22 quanto no iPhone eu uso a função de trackpad no teclado. E por falar em teclado, isso no iPhone, em minha opinião, é algo que dá de 10 em qualquer outro teclado. Eu acho o teclado nativo da Samsung horrível, pois gosto de usar o corretor, mas o corretor da Samsung é tão, mas tão ruim, que eu deixo desativado, aí acaba me atrasando demais. Eu já tentei usar o Gboard mas acho muito poluído, então hoje uso o SwiftKey, mas ainda assim prefiro o teclado da Apple, desde sempre. Até quando tinha o iPhone 3Gs, 4 e etc eu já gostava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive vários iPhones e Androids e fico sempre trocando de acordo com meu gosto ou com novidades que vão aparecendo. Eu gosto do Android por ser mais aberto e ter multitarefa melhor. Para emuladores, instalar apps de várias fontes, ter vários programas na tela ao mesmo tempo e etc. O iPhone poderia fazer isso tudo mas a Apple bloqueia. Na minha opinião ela o faz para proteger as vendas do iPad que tem multitarefa melhor que o iPhone há muitos anos e por controle mesmo da plataforma (lucros, suporte, segurança e etc). O que eu gosto no iPhone é a experiência de usuário. Fluidez, consistência, apps mais otimizados, detalhes de interface, qualidade de construção e etc. O iPhone é mais ou menos como um console de videogame para mim, mais fechado e mais otimizado, e o Android é como um PC, mais aberto mas também pode dar mais dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, joaofaf disse:

 O iPhone é mais ou menos como um console de videogame para mim, mais fechado e mais otimizado, e o Android é como um PC, mais aberto mas também pode dar mais dor de cabeça.

Fala João! 

Que frase cara, sensacional!!!! 

Nunca tinha pensado nisso e de fato é um pensamento muito semelhante ao meu. Muito bom mesmo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...