Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu primeiro Macbook - Dúvidas


jvitorsalazar

Posts Recomendados

Boa noite, comprei o Air, M1, 2020.

 

Tenho algumas dúvidas e gostaria de saná-las com o pessoal.

 

Bateria - Deixo realmente entre 30% a 80%? Nunca deixo sempre na tomada?

Antivírus - Não tem necessidade de baixar, certo?

Hub - melhor comprar o que entra nas duas entradas ou o de cabinho que conecta em uma entrada?

Tokens - realmente e difícil fazer funcionar? Advogo e necessito dos tokens da OAB para assinatura digital nos processos

 

Alguma dica ou sugestÃo para esse novo aventureiro no macOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Bateria - Deixo realmente entre 30% a 80%? Nunca deixo sempre na tomada?

O aparelho tem que te servir, e não o contrário. Use da forma que for mais conveniente às suas necessidades e não caia nessa paranóia de porcentagens, tempo de carregamento, saúde de bateria etc. As únicas duas coisas que realmente não são recomendáveis é manter o aparelho guardado e sem uso com a bateria cheia por longos períodos de tempo, e também não deixar a bateria esgotada por muito tempo.

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Antivírus - Não tem necessidade de baixar, certo?

Depende do seu uso. Se você tem bons hábitos de navegação, como: sabe o que acessa, o que baixa, o que instala, onde clica etc etc não há necessidade, mas se você não tem muita experiência e já teve problemas antes com malwares e vírus, pode instalar sem problemas. Recomendo o Kaspersky. E se for usar antivirus não use versões gratuitas.

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Hub - melhor comprar o que entra nas duas entradas ou o de cabinho que conecta em uma entrada?

Eu particularmente prefiro o que conecta via cabo ao invés de encostar no aparelho. Penso que a longo prazo a chance de riscar a lateral do aparelho é menor.

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Tokens - realmente e difícil fazer funcionar? Advogo e necessito dos tokens da OAB para assinatura digital nos processos

Não é difícil, só precisa ter um token que seja conhecidamente compatível com macOS. A maioria não é ou é de difícil instalação/configuração. Salvo engano tem um tópico aqui no fórum pra discussão relacionada a esse assunto, lá provavelmente você vai encontrar boas informações nas últimas páginas.

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Alguma dica ou sugestÃo para esse novo aventureiro no macOS?

Explore e divirta-se. É um baita sistema operacional. Dois programas que eu considero essenciais:

https://theunarchiver.com/

https://www.videolan.org/vlc/download-macosx.pt_BR.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, jvitorsalazar disse:

Boa noite, comprei o Air, M1, 2020.

 

Tenho algumas dúvidas e gostaria de saná-las com o pessoal.

 

Bateria - Deixo realmente entre 30% a 80%? Nunca deixo sempre na tomada?

Antivírus - Não tem necessidade de baixar, certo?

Hub - melhor comprar o que entra nas duas entradas ou o de cabinho que conecta em uma entrada?

Tokens - realmente e difícil fazer funcionar? Advogo e necessito dos tokens da OAB para assinatura digital nos processos

 

Alguma dica ou sugestÃo para esse novo aventureiro no macOS?

Parabéns pela compra, e bem vindo ao mundo Mac! :)

Só posso te responder sobre os 2 primeiros itens:

 

1) usa teu MacBook e esquece da bateria! Se vai trabalhar um longo período no mesmo lugar, conecta ele na tomada. Se está pra lá e pra cá usufruindo da portabilidade (foi pra isso que comprou um notebook nao foi?), usa ele na bateria. enfim, dane-se a bateria! usa teu Mac do jeito que for mais conveniente pra ti. é uma máquina que está aí pra TE SERVIR, e não o contrário.

 

2), não precisa antivirus não. a menos que voce passe o dia em sites duvidosos clicando em tudo que é baner que aparece. mas não acho que seja o caso.

 

usa teu Mac, seja feliz com ele. isso que importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2022 at 09:52, BetoGaleazzo disse:

 

Explore e divirta-se. É um baita sistema operacional. Dois programas que eu considero essenciais:

https://theunarchiver.com/

https://www.videolan.org/vlc/download-macosx.pt_BR.html

Obrigado amigo, estou curtindo, a Tela é perfeita, apesar de falarem que são comparadas a FULL HD de outros notebooks, a tela RETINA parece ter uma qualidade superior.

Outra dúvida, Por medo de danificar o aparelho comprei uma case também, porém ao seu ver, qual melhor forma de limpar teclas e tela do macbook?

Já baixei ambos arquivos, VLC e The Unarchiver, vai ser bastante úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, jvitorsalazar disse:

Outra dúvida, Por medo de danificar o aparelho comprei uma case também, porém ao seu ver, qual melhor forma de limpar teclas e tela do macbook?

Use apenas panos de microfibra, daqueles coloridos que encontramos na seção de limpeza automotiva no mercado, pra evitar riscos. Eu costumo limpar periodicamente com um pano seco pra tirar gordura da mão e tal, mas conforme vai passando o tempo a sujeira vai ficando mais grossa, aí uso dois panos, um úmido com água (bem torcido) e outro seco. Passo o úmido e logo em seguida passo o seco pra tirar a umidade e as manchas de água que ficam. Não faça muita pressão com o pano úmido pra não escorrer nas teclas e outros orifícios do aparelho. A tela pode limpar dessa forma também (evite limpar demais, só quando for realmente necessário mesmo), se for só poeira ou pequenas manchas com o pano seco, e se tiver gordura, dedo etc com os dois, úmido e seco. Evite fazer pressão na tela, use movimentos pequenos e circulares. Garanta que os panos estejam sempre limpos antes de fazer a limpeza. Não use qualquer tipo de produto, apenas água limpa.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2022 at 00:37, jvitorsalazar disse:

Bateria - Deixo realmente entre 30% a 80%?

Se você conseguir, faça isso sempre que possível. Eu fiz no meu MacBook e mesmo após um ano, a saúde da bateria ainda está em 100%. Eu não chamo isso de "servir ao aparelho", eu chamo isso de cuidar do meu patrimônio — afinal de contas, 10 mil reais não dá em árvore.

Em 11/07/2022 at 00:37, jvitorsalazar disse:

Antivírus - Não tem necessidade de baixar, certo?

É pura besteira. Eu tenho dois Macs atualmente, e nenhum deles tem antivírus. O segredo é não ficar tentando instalar coisas "de grátis" em sites duvidosos. Se você realmente precisa de um programa cujo o único jeito confiável de obtê-lo é pagando… então pague!

Editado por Fritz Gerald
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fritz Gerald disse:

E você não precisa formatar o Mac todo fim de semana. Cada um com as suas manias.

Eu não sei porque ficou dolorido com o meu primeiro comentário a ponto de citá-lo ao invés de só dar a sua opinião.

Não sei de onde tirou a ideia de que eu formato meus Macs com tamanha frequência, mas tudo bem, rs. Sim, eu costumo fazer a instalação limpa uma vez por ano no major update, por questões que são inerentes ao meu tipo de uso, e recomendo, mas que me diga onde foi que eu estabeleci isso como regra. Aliás, trazer isso fora de contexto só prova o quão pessoal e passional você está sendo numa simples discussão.

Você tem o direito de olhar a cada 10 minutos para o nível de carga e a saúde da sua bateria, de recomendar por acreditar que é o certo a se fazer, essa é a sua opinião, baseada na sua experiência, mas não tem o direito de insinuar que quem não segue os seus hábitos não cuida do próprio patrimônio.

Esse é o meu MacBook Air M1 com 11 meses de uso, plugado sempre à tomada quando estou em casa, cuja bateria já zerou diversas vezes, e que eu uso da forma que eu preciso sem me preocupar em ficar policiando porcentagens. Deve estar com defeito, a saúde ainda é 100%.

 

Screen Shot 2022-07-13 at 10.30.16.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Fritz Gerald disse:

@BetoGaleazzo Eu não li a sua confissão, é grande demais! Relaxa um pouco cara, não precisa se justificar o tempo inteiro.

Fez bem, rs, vai que nesse meio tempo a tua bateria cai pra 29% rs

Abraço!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu não sei porque ficou dolorido com o meu primeiro comentário a ponto de citá-lo ao invés de só dar a sua opinião.

Não sei de onde tirou a ideia de que eu formato meus Macs com tamanha frequência, mas tudo bem, rs. Sim, eu costumo fazer a instalação limpa uma vez por ano no major update, por questões que são inerentes ao meu tipo de uso, e recomendo, mas que me diga onde foi que eu estabeleci isso como regra. Aliás, trazer isso fora de contexto só prova o quão pessoal e passional você está sendo numa simples discussão.

Você tem o direito de olhar a cada 10 minutos para o nível de carga e a saúde da sua bateria, de recomendar por acreditar que é o certo a se fazer, essa é a sua opinião, baseada na sua experiência, mas não tem o direito de insinuar que quem não segue os seus hábitos não cuida do próprio patrimônio.

Esse é o meu MacBook Air M1 com 11 meses de uso, plugado sempre à tomada quando estou em casa, cuja bateria já zerou diversas vezes, e que eu uso da forma que eu preciso sem me preocupar em ficar policiando porcentagens. Deve estar com defeito, a saúde ainda é 100%.

 

Screen Shot 2022-07-13 at 10.30.16.png

o pessoal tem um fetiche estranho por bateria né? rssrsrrs

como se o fato de a indicação de "saúde" ou capacidade de carga cair de 100 pra 90%, ou um pouco menos, significasse muita coisa.

essas medidas são TODAS, TODAS, subjetivas. A "capacidade de carga" é algo extremamente difícil de se medir em uma bateria. Isso que o sistema operacional mostra é uma aproximação. se essa indicação cai pra 95, 90% não necessariamente significa impacto no tempo de duração da bateria. mesmo que sim, mesmo que altere o tempo de duração, isso é extremamente difícil de se medir, de detectar. é algo que depende de muitas variáveis, depende demais do uso.

eu tenho certeza absoluta, que quando o indicador de capacidade de carga cair pra 90%, o usuário vai continuar sem conseguir medir direito se o tempo de duração mudou ou não. vai testar uma vez e vai durar x horas. vai testar no outro dia e vai durar um pouco mais, um pouco menos. enfim, não é algo simples e fácil de se medir e essa indicação não significa lá muita coisa.

fico imaginando o cara parando de trabalhar, pausando algum filme, pra ir olhar se a bateria está acima de 80 ou abaixo de 30% pra saber se conecta o carregador ou não. 

mas enfim, cada um com seus fetiches. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, marcosfisica disse:

o pessoal tem um fetiche estranho por bateria né? rssrsrrs

como se o fato de a indicação de "saúde" ou capacidade de carga cair de 100 pra 90%, ou um pouco menos, significasse muita coisa.

essas medidas são TODAS, TODAS, subjetivas. A "capacidade de carga" é algo extremamente difícil de se medir em uma bateria. Isso que o sistema operacional mostra é uma aproximação. se essa indicação cai pra 95, 90% não necessariamente significa impacto no tempo de duração da bateria. mesmo que sim, mesmo que altere o tempo de duração, isso é extremamente difícil de se medir, de detectar. é algo que depende de muitas variáveis, depende demais do uso.

eu tenho certeza absoluta, que quando o indicador de capacidade de carga cair pra 90%, o usuário vai continuar sem conseguir medir direito se o tempo de duração mudou ou não. vai testar uma vez e vai durar x horas. vai testar no outro dia e vai durar um pouco mais, um pouco menos. enfim, não é algo simples e fácil de se medir e essa indicação não significa lá muita coisa.

fico imaginando o cara parando de trabalhar, pausando algum filme, pra ir olhar se a bateria está acima de 80 ou abaixo de 30% pra saber se conecta o carregador ou não. 

mas enfim, cada um com seus fetiches. 

É curioso como esse assunto sempre aparece né? Estamos mais de dez anos neste mesmo fórum e ele sempre volta a tona. Longe de mim criticar o criador do tópico, pelo contrário, já que é uma dúvida bastante comum, mas é incrível como a galera se importa tanto com ciclos e saúde da bateria do Mac. Algo que nem deveria ser levado em questão, visto que é um laptop e a função dele é ser usado longe da tomada. Eu particularmente não entendo essa cisma que as pessoas tem com esse assunto em questão, até porque como você citou, não fazia sentido alguém parar de trabalhar ou ver um filme para olhar a porcentagem da bateria nesse caso. 

Acho que as pessoas deveriam ficar mais atentas apenas quanto o Mac perder desempenho e/ou o aviso de alerta sobre a bateria aparecer no canto superior esquerdo da tela. Aí sim deveriam se preocupar. Até porque o aviso aparece pouco antes da bateria começar a apresentar problemas, seja de desempenho como até estufar e danificar o Bottom Case do Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...