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MacBook Pro 13 M1 - Tela Rachada


Rick Dam

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Boa tarde pessoal!

Mais alguém aqui sofreu do problema da tela rachada do MacBook Pro M1? Na própria Macmagazine teve uma postagem acerca deste assunto. No meu caso foi o LCD.

Semana passada eu limpei a tela dele pela primeira vez. Fechei a tampa. Pouco tempo depois quando levantei, surpresa! Sem sinal de pancada, não havia nada no teclado que ao fechar a tampa pudesse causar o problema. Rachadura com apenas 3 veios principais (não é igual quando é pancada, e no local do impacto fica estilhaçado ou com alguma deformação no ponto de impacto).

Este é o meu quinto macbook, e limpei igual eu limpei nestes 13 anos os que eu já tive. Não faz sentido ter quebrado por conta de uma eventual força maior para limpar a tela, caso tenha sido este o motivo.

A Apple se recusa a arrumar na garantia. Assistência está me cobrando mais de R$5 mil reais para arrumar. Já fiz uma notificação extra-judicial junto a Apple, e o plano é processá-la sim. Tela/LCD frágil que quebra a toa é foda.

Inclusive, depois deste comportamento irresponsável da Apple, estou caindo fora do ecossistema dela. Você pagar mais caro para ter atendimento e qualidade melhores, e me fazem esta presepada.

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18 minutos atrás, NEOLIGHT disse:

Interessante seu caso, você se importaria de postar uma foto de como ficou essa rachadura? Tenho um MBP igual ao seu... É uma pena que a Apple esteja encrencando com o seu conserto.

Em tempo: se pesquisar no Google sobre o tema, vai achar muuuuuuita notícia de gente com o mesmo problema de tela frágil do MacBook M1. Está sendo uma bela de uma furada comprar este notebook.

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1 hora atrás, LeBaldi disse:

Rapaz que situação chata viu… eu comprei o meu Air bem quando saiu os relatos e sempre fico apreensivo.

só por curiosidade, como fez a limpeza e qual produto usou?

Usei uma flanela apenas. Mais nada. Inclusive no início eu dou uma “espanada”, pois teve um que uma vez a tela arranhou com os ciscos.

Depois da espanada aí sim passo o pano na tela. Onde possui gotículas secas eu passo mais vezes e aumento um pouco só a pressão. Ressaltando: pouco. E assim fiz por 13 anos. 
Algumas raras vezes que a tela estava mais impregnada, aí era pano levemente unido com um pouco de detergente. Limpava, mas para tirar a marca de sabão demorava… era um saco.

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Complicado isso hein! Eu tinha visto esses relatos na internet, e realmente é bem preocupante, principalmente se a Apple não quiser assumir o problema. 

Eu tenho planos de comprar um M1 futuramente, mas acho que vou esperar a segunda geração dos modelos para ver se esses problemas são resolvidos. 

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9 horas atrás, du_skn disse:

Complicado isso hein! Eu tinha visto esses relatos na internet, e realmente é bem preocupante, principalmente se a Apple não quiser assumir o problema. 

Eu tenho planos de comprar um M1 futuramente, mas acho que vou esperar a segunda geração dos modelos para ver se esses problemas são resolvidos. 

Pois é… e ela não está assumindo não. Decepção total com a marca.

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Rick, eu desisti da compra do Macbook M1 por conta disso. Já até havia encomendado com um importador a máquina mas felizmente consegui cancelar depois que vi a notícia que está havendo uma ação jurídica coletiva no EUA contra a Apple por conta desse problema de projeto e a empresa não assume o reparo.

Logo que vi a notícia, corri no Reddit, fiz a pesquisa e o resultado confirmou: inúmeros casos de usuários relatando a tela quebrando sozinha.

Infelizmente desde 2016 a Apple coleciona problemas crônicos de projeto nas suas máquinas. Não preciso nem citar quais pois todo mundo já tá careca de saber. E a história é sempre a mesma: não fazem o reparo, mas depois de anos abrem recall e os usuários que tiveram o problema antes disso ficam no prejuízo.

Uso Mac há mais de uma década por conta do meu trabalho, não ligo de voltar pro Windows, pois tbm é um bom sistema, mas o mais confortável pra mim seria continuar no macOS e não fazer essa migração. 

Só que a cada geração de Mac a gente fica mais inseguro. E não é só nos Macbooks que esses problemas acontecem. Um dos macs que tenho hoje é um Mac Mini 2018 e a capacidade de gerenciamento têrmico da máquina é ridículo. Com o uso um pouco acima do básico a máquina bate acima de 90 graus. Nenhuma máquina é feita pra trabalhar nessas temperaturas, é degradação precoce dos componentes na certa.

Além disso, agora com a chega do Apple Silicon a empresa vai travar como nunca qualquer tipo de reparabilidade.

Resumido é que tbm me vejo cada vez mais próximo de fazer o que vc vai fazer: abandonar o ecossistema Apple.

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22 horas atrás, juniorgoncalves disse:

Rick, eu desisti da compra do Macbook M1 por conta disso. Já até havia encomendado com um importador a máquina mas felizmente consegui cancelar depois que vi a notícia que está havendo uma ação jurídica coletiva no EUA contra a Apple por conta desse problema de projeto e a empresa não assume o reparo.

Logo que vi a notícia, corri no Reddit, fiz a pesquisa e o resultado confirmou: inúmeros casos de usuários relatando a tela quebrando sozinha.

Infelizmente desde 2016 a Apple coleciona problemas crônicos de projeto nas suas máquinas. Não preciso nem citar quais pois todo mundo já tá careca de saber. E a história é sempre a mesma: não fazem o reparo, mas depois de anos abrem recall e os usuários que tiveram o problema antes disso ficam no prejuízo.

Uso Mac há mais de uma década por conta do meu trabalho, não ligo de voltar pro Windows, pois tbm é um bom sistema, mas o mais confortável pra mim seria continuar no macOS e não fazer essa migração. 

Só que a cada geração de Mac a gente fica mais inseguro. E não é só nos Macbooks que esses problemas acontecem. Um dos macs que tenho hoje é um Mac Mini 2018 e a capacidade de gerenciamento têrmico da máquina é ridículo. Com o uso um pouco acima do básico a máquina bate acima de 90 graus. Nenhuma máquina é feita pra trabalhar nessas temperaturas, é degradação precoce dos componentes na certa.

Além disso, agora com a chega do Apple Silicon a empresa vai travar como nunca qualquer tipo de reparabilidade.

Resumido é que tbm me vejo cada vez mais próximo de fazer o que vc vai fazer: abandonar o ecossistema Apple.

Meu caro, cada vez mais fico mais seguro em abandonar a Apple.

A última: teve um post no fórum da Apple, com um cara que teve o mesmo problema. Postei em cima, falando rapidamente do meu caso é sugerindo a ele: faça uma notificação extra-judicial, e se precisar entra na justiça. O que a Apple fez? Censurou. 
Ela pode? Pode. Mas que é hipócrita, isso é. Ela colocou “Editamos sua publicação Tela Macbook air M1 rachada espontaneamente, pois continha um comentário não-construtivo ou reclamação”

Sensacional.

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Em 12/10/2021 at 17:41, Rick Dam disse:

Boa tarde pessoal!

Mais alguém aqui sofreu do problema da tela rachada do MacBook Pro M1? Na própria Macmagazine teve uma postagem acerca deste assunto. No meu caso foi o LCD.

Semana passada eu limpei a tela dele pela primeira vez. Fechei a tampa. Pouco tempo depois quando levantei, surpresa! Sem sinal de pancada, não havia nada no teclado que ao fechar a tampa pudesse causar o problema. Rachadura com apenas 3 veios principais (não é igual quando é pancada, e no local do impacto fica estilhaçado ou com alguma deformação no ponto de impacto).

Este é o meu quinto macbook, e limpei igual eu limpei nestes 13 anos os que eu já tive. Não faz sentido ter quebrado por conta de uma eventual força maior para limpar a tela, caso tenha sido este o motivo.

A Apple se recusa a arrumar na garantia. Assistência está me cobrando mais de R$5 mil reais para arrumar. Já fiz uma notificação extra-judicial junto a Apple, e o plano é processá-la sim. Tela/LCD frágil que quebra a toa é foda.

Inclusive, depois deste comportamento irresponsável da Apple, estou caindo fora do ecossistema dela. Você pagar mais caro para ter atendimento e qualidade melhores, e me fazem esta presepada.

Poxa, que complicada essa situação.

Eu instruo a sempre limpar a tela com o equipamento com a tela "deitada" em alguma base reta, e limpar suavemente, mas infelizmente não tem o que fazer caso eles não troquem.
Eu trabalho com peças originais Apple, se precisar eu consigo com entrega em 10 dias do Display Completo Original 2.990,00. Qualquer coisa me chame no Whats, abaixo meu contato.

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inacreditável isso. uma fortuna um bagulho desses pra dar pau assim tão cedo e a Apple simplesmente lavar as mãos. é foda.

mete na justiça cara. não deixa barato não. e não deixa de ir atualizando o tópico com as novidades que tiver.

abraço e boa sorte.

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Entrei no ecossistema Apple em 2013 e fica evidente que, com o passar dos anos, as máquinas ficaram mais propensas a problemas. Apesar do preço abusivo dos equipamentos e da assistência, ainda a considero uma das melhores opções entre os fabricantes vendidos nacionalmente. A maioria dos problemas que vemos se quer teria vez se fossem em outras marcas. O acesso ao SAC é rápido, os atendentes são educados, cordiais e tentam resolver o seu problema ou pelo menos aparentam rs. Sei que posso estar sendo parcial na minha análise, pois minhas experiências com outros fabricantes não foram das melhores. Infelizmente, o preço de importados no país aliado ao status da marca tornaram surreal o reparo dos equipamentos. Hoje, não penso em deixar minhas máquinas sem garantia e depois que acabar, é rezar para não dar nenhum defeito kkkkk

Já tentou o suporte avançado via telefone? Uma vez uma AT negou o reparo de um iphone meu, dentro da garantia, alegando que o aparelho já tinha sido aberto pois faltava um parafuso. Como esse parafuso desapareceu eu não faço ideia kkkk Liguei, expliquei o caso, mandei o aparelho pelos correios (frete grátis) e repararam o problema.

Há muitos relatos internacionais e inclusive uma ação coletiva, como citado acima. Se depois dessa 2ª análise a AT negar, manda pra justiça. Não perca tempo e nem paciência.

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11 horas atrás, Higashi Curitiba disse:

Poxa, que complicada essa situação.

Eu instruo a sempre limpar a tela com o equipamento com a tela "deitada" em alguma base reta, e limpar suavemente, mas infelizmente não tem o que fazer caso eles não troquem.
Eu trabalho com peças originais Apple, se precisar eu consigo com entrega em 10 dias do Display Completo Original 2.990,00. Qualquer coisa me chame no Whats, abaixo meu contato.

Tem sim! Conserto e posso processar a Apple. Pra eu usar sua tela, tem que ser original mesmo Apple, e vou precisar de nota fiscal para constar no processo. Rola? E não achei seu numero de WhatsApp.

10 horas atrás, marcosfisica disse:

inacreditável isso. uma fortuna um bagulho desses pra dar pau assim tão cedo e a Apple simplesmente lavar as mãos. é foda.

mete na justiça cara. não deixa barato não. e não deixa de ir atualizando o tópico com as novidades que tiver.

abraço e boa sorte.

Atualizo sim! 😉

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“Editamos sua publicação Tela Macbook air M1 rachada espontaneamente, pois continha um comentário não-construtivo ou reclamação”
Sensacional.


Estamos cada vez mais parecendo aquele filme O Demolidor... xingar vai ser passível de multa em prol de um mundo mais limpinho...
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8 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Entrei no ecossistema Apple em 2013 e fica evidente que, com o passar dos anos, as máquinas ficaram mais propensas a problemas. Apesar do preço abusivo dos equipamentos e da assistência, ainda a considero uma das melhores opções entre os fabricantes vendidos nacionalmente. A maioria dos problemas que vemos se quer teria vez se fossem em outras marcas. O acesso ao SAC é rápido, os atendentes são educados, cordiais e tentam resolver o seu problema ou pelo menos aparentam rs. Sei que posso estar sendo parcial na minha análise, pois minhas experiências com outros fabricantes não foram das melhores. Infelizmente, o preço de importados no país aliado ao status da marca tornaram surreal o reparo dos equipamentos. Hoje, não penso em deixar minhas máquinas sem garantia e depois que acabar, é rezar para não dar nenhum defeito kkkkk

Já tentou o suporte avançado via telefone? Uma vez uma AT negou o reparo de um iphone meu, dentro da garantia, alegando que o aparelho já tinha sido aberto pois faltava um parafuso. Como esse parafuso desapareceu eu não faço ideia kkkk Liguei, expliquei o caso, mandei o aparelho pelos correios (frete grátis) e repararam o problema.

Há muitos relatos internacionais e inclusive uma ação coletiva, como citado acima. Se depois dessa 2ª análise a AT negar, manda pra justiça. Não perca tempo e nem paciência.

Cara, eu liguei pro Sac da Apple. Fui super educado, super de boa. O que me falaram? Escreve lá no Apple.com/feedback. Se puderem fazer algo, vai ser por lá. E insisti muito. Falei dos meus 13 anos de Apple, trocentos aparelhos como MacBooks, iPods, iPods touch, Apple TVs, iPhones, Apple Watches, Time Capsules, Home Pod, iPads, etc. Isso só meu. Tem ainda da minha família, que fui eu que trouxe pra Apple. E também posso levar embora.

Não adiantou absolutamente nada.

Mas quando você fala suporte avançado, é este né? Porque pedi para falar com outra pessoa, abrir algum tíquete para análise, mas o atendente disse que não podia fazer isso.

11 minutos atrás, NEOLIGHT disse:

 


Estamos cada vez mais parecendo aquele filme O Demolidor... xingar vai ser passível de multa em prol de um mundo mais limpinho...

 

Kkkkkkk. Pelo menos no filme ele usou para arranjar papel higiênico.

cara, postei de novo, falando que estava dando a solução pro cara. Aí excluíram completamente o post. Pelo menos é uma exclusão do bem, onde mandam um e-mail avisando, kkkkk

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Boa tarde pessoal!

Só para dar aquela atualizada e postar foto, para quem pediu:

Fiz orçamentos na Tecnosys e na iPlace aqui em Belo Horizonte. Arredondando, uns R$5.100 na Tecnosys e R$5.300 na iPlace. Procedimento padrão que elas seguem: Apple não cobre dano físico na tela. Mesmo a tela tendo problemas. Próxima sexta-feira completam duas semanas da notificação extra-judicial junto a Apple. Devo fazer uma outra depois deste prazo, demonstrando a minha vontade de resolver isto amigavelmente e sem necessidade de envolver a justiça.

Mas por enquanto a Apple está me ignorando. Aliás, me ignorando não: no SAC ela só diz que a política da Apple é não cobrir conserto de tela quando existe dano físico. E claro que não assumem que existe algum problema com a tela. Nem mesmo se propõem a fazer uma avaliação mais profunda da qualidade da tela. É o exame padrão das assistências, que apenas dizem: "rachaduras na parte interna da tela, que desqualificam para reparo em garantia, pois a garantia não cobre danos acidentais".

O mais interessante é o malabarismo de palavras que eles fazem para dizer que não podem fazer nada, mas sem dizer que o cliente é mentiroso ou ignorante. Afinal, se eles não assumem a culpa pela tela defeituosa que quebra à toa, querem colocar a culpa no cliente. E se o cliente está afirmando que a tela quebrou sozinha....

Enfim, seguem as fotos da tela. Na mais distante, dá para ver a tela com defeito, mas não dá para ver as rachaduras. Somente na foto mais de perto, quando eu aperto um pouco a tela. Como podem fez, três veios. Sem estilhaço ou evidência de impacto / pancada.

 

 

IMG_0753.jpg

IMG_0750.jpg

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Parece até aqueles problemas que ocorrem sozinhos com boxes se banheiro novos, que estilhaçam também. Será que essa parada é frágil contra variação térmica?

A gente devia tentar encontrar um circunstância que leve a este desfecho para a gente diminuir o próprio risco dado que a Apple está pondo o bumbum na parede pra evitar arcar. Até porque eu mesmo estou com um M1 e economizei à vera pra poder comprar este depois de 7 anos com um late-2013...

E no seu caso não vai ter jeito, vai ser na Justiça que você vai encontrar solução. Mas repito o que eu achei em post anterior, pow, milhares de reais num problema que parece bobo... é muito frustrante.

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Eu li um tempo atrás sobre usar com a tampa fechada e vi alguém falando que nos intels além de esquentar muito a touchbar esquentava e trincava a tela… mas nem sei mais onde li isso é nem se é real… mas seria as vezes algo como o amigo acima disse de a tela estar gelada e encontrar uma carcaça mais quente ao fechar… pq tem que ter algum minuto pra quebrar… é impossível ser literalmente do nada

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6 horas atrás, Rick Dam disse:

Boa tarde pessoal!

Só para dar aquela atualizada e postar foto, para quem pediu:

Fiz orçamentos na Tecnosys e na iPlace aqui em Belo Horizonte. Arredondando, uns R$5.100 na Tecnosys e R$5.300 na iPlace. Procedimento padrão que elas seguem: Apple não cobre dano físico na tela. Mesmo a tela tendo problemas. Próxima sexta-feira completam duas semanas da notificação extra-judicial junto a Apple. Devo fazer uma outra depois deste prazo, demonstrando a minha vontade de resolver isto amigavelmente e sem necessidade de envolver a justiça.

Mas por enquanto a Apple está me ignorando. Aliás, me ignorando não: no SAC ela só diz que a política da Apple é não cobrir conserto de tela quando existe dano físico. E claro que não assumem que existe algum problema com a tela. Nem mesmo se propõem a fazer uma avaliação mais profunda da qualidade da tela. É o exame padrão das assistências, que apenas dizem: "rachaduras na parte interna da tela, que desqualificam para reparo em garantia, pois a garantia não cobre danos acidentais".

O mais interessante é o malabarismo de palavras que eles fazem para dizer que não podem fazer nada, mas sem dizer que o cliente é mentiroso ou ignorante. Afinal, se eles não assumem a culpa pela tela defeituosa que quebra à toa, querem colocar a culpa no cliente. E se o cliente está afirmando que a tela quebrou sozinha....

Enfim, seguem as fotos da tela. Na mais distante, dá para ver a tela com defeito, mas não dá para ver as rachaduras. Somente na foto mais de perto, quando eu aperto um pouco a tela. Como podem fez, três veios. Sem estilhaço ou evidência de impacto / pancada.

 

 

IMG_0753.jpg

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Rick, vou te dar um conselho do ponto de vista de física e ciência dos materiais.

Uma análise da forma e distribuição dessas trincas no vidro podem te indicar o mecanismo de fractura envolvido. Pode te indicar se foi uma fratura decorrente de algum impacto, alguma torção, flexão ou tensão interna. Mas veja bem, essa é uma análise técnica, que um especialista pode fazer mas teria que desmontar a tela pra analisar a fratura por microscopia. Voce teria que contratar um especialista, que desmontaria a tela e analisaria o vidro e te emitiria um laudo técnico afirmando que a tela quebrou por tensões internas ou alguma flexão/torção excessiva ao abrir/fechar, ou seja, uma falha de projeto.

Mas porque estou falando isso? Porque acho que pensando em processo, voce tem que evitar essa linha de argumento de que "não ficou estilhaçado" ou  "não tem ponto de impacto", esquece isso. Voce não pode afirmar isso sem um laudo técnico especializado. Se voce torcer o vidro excessivamente, por exemplo, ele vai quebrar sem formar estilhaço ou ponto de impacto. Então tua linha de argumento não pode ir por aí porque a Apple desmonta isso fácil. Eu sugiro que voce foque em: "há uma falha de projeto que faz com que a tela rompa mesmo em situação normal de uso. Há vários casos lá fora, inclusive com ações judiciais já rolando". Levanta toda a informação possível sobre esses processos, quantidade de pessoas envolvidas, locais, número de série dos aparelhos, etc, tudo que possa ser usado a teu favor. Acho que tua linha de argumentação tem que ser por aí. Se optar ir pra parte técnica, procure um especialista que possa respaldar tudo o que voce for usar como argumento. 

 

Agora uma pergunta de leigo total: voce não pode entrar junto nessas ações coletivas que estão acontecendo lá fora não? Juridicamente isso é possível? Não tenho nem idéia.

Outra coisa, voce comprou aonde esse MacBook? No Brasil com nota e tal, ou de algum desses caras que trazem de fora? Sendo esse o caso, o cara não consegue te ajudar não? Não consegue falar com a loja ou com a Apple diretamente nos EUA?

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