Gustavo Jaccottet Postado 17 de outubro de 2019 Denunciar Postado 17 de outubro de 2019 Prezados, Tenho lido diversos tópicos, alguns deles com informações divergentes e até mesmo de teorias de que as operadoras podem desligar as Bandas 3 e 7 para prender os usuários a comprar os modelos que suportam a Banda 28, numa suposta "proteção", mas já adianto que isso é comercialmente e tecnicamente inviável diante das especificações do sistema LTE Advanced e LTE Advanced Pro. Quem tem um iPhone sem suporte à Banda 28, pode ficar tranquilo. Há muita polêmica em torno dos modelos de iPhone "americanos" e "europeus e/ou Anatel", estes com o suporte à Banda 28, aqueles sem o suporte a banda 28, contudo ambos suportam as Bandas 3 e 7. O primeiro ponto a ser compreendido é o que significa ter um Smartphone que é compatível com as três bandas oferecidas ao consumidor brasileiro, exceto aos clientes da Oi, pois a operadora não oferece o suporte à Banda 28. Coletei alguns dados e aqui vai: 1. 2.849 municípios brasileiros estão cobertos pelo sistema LTE Advanced, que nada mais é do que a possibilidade de um smartphone se conectar a duas faixas de espectro distintas, exemplo: o meu iPhone 11 Pro Max pode se conectar, simultaneamente, às Bandas 3 e 7, mas não à Banda 28. Se ele fosse compatível com a Banda 28, poderia haver a combinação com esta banda, lembrando que a conectividade se dá apenas com duas faixas de espectro distintas, a depender da oferta de sinal da Estação Rádio Base da sua Operadora; 2. 1865 municípios brasileiros, entenda-se, destes 2.849 que citei acima, possuem Estações Rádio Base que permitem o LTE Advanced Pro. Quais as suas vantagens? a) ele pode combinar três faixas de frequência, leia-se, Bandas 3, 7 e 28, num espectro mínimo de 30MHz; b) conectividade 4x4 MIMO (apenas o iPhone Xs e o 11 Pro oferece, esta conectividade, os modelos X, Xr e 11, são 2x2 MIMO); 3) Modulação de 256QAM, que permite uma melhor transmissão de bits, melhorando o DL e o UL. 3. Claro e VIVO são as operadoras com o maior número de Estações Rádio Base e municípios atendidos pelo LTE Advanced. 4. Agora vou ensinar a como saber a qual antena o meu Smartphone está conectado e a quais outras estações rádio base ele também está ou pode estar conectado, sabendo inclusive a respectiva banda: Usando seu discador, digitar *3001#12345#*. Discar. Vai aparecer um menu. Selecionar LTE ---> Serving Cell Info; Depois Back. Selecionar LTE Neighbor Cell Meas (aqui você vai ver as Estações Rádio Base vizinhas e qual o espectro de frequência presente em cada uma, a depender da Banda ali presente). Como vocês podem ver pelos prints abaixo, eu estou conectado a apenas uma antena, cuja conectividade é com a Banda 7. Este teste foi feito usando um iPhone Xs comprado no Brasil. Interessante notar que moro no interior do RS e não há, aqui onde estou, nenhuma Estação Rádio Base da Claro que ofereça suporte LTE a não ser a única que estou conectado. Como venho testado isso com bastante afinco, todas as demais, na Zona Urbana, oferecem as Bandas 3 e 7. Por ora não há a Banda 28, pelo menos aqui. Até para servir de guia e tranquilizar aos demais colegas, peço que compartilhem, se possível, os seus dados com as informações de localidade, exemplo: Cidade de Pelotas, Bairro Três Vendas ou São Paulo - Capital, próximo ao Shopping Morumbi. Com toda certeza teremos pessoas que vão atestar somente a presença da Banda 28 e da mesma forma, meu caso, quase sempre das Bandas 3 e 7, com alguns lugares, como o Bairro do Bom Fim, em Porto Alegre, onde há Estações Rádio Base com suporte às três bandas. E sempre lembrando que a coexistência das três bandas significa uma melhora significativa no uso de dados via LTE Advanced Pro, mas não se assustem, pois o LTE Advanced já oferece uma qualidade de sinal excelente e mesmo que milhares de cidades tenham a possibilidade de oferecer o LTE Advanced Pro, são poucos os locais, nessas cidades, que oferecem Estações Rádio Base com os três espectros. Abs. Gustavo
danielfsf Postado 21 de outubro de 2019 Denunciar Postado 21 de outubro de 2019 Aproveitando o tópico, tenho feito o teste de campo com frequência nas ultimas semanas (vou para os EUA logo mais e planejo comprar o iPhone 11 Pro Max lá) e vou compartilhar os resultados que tive. Tenho um iPhone 8 Plus com suporte as 3 bandas, usando IOS 13.1.3, minha operadora é a Claro. São Paulo Capital: Eu moro no Morumbi e trabalho na Berrini, boa parte dos testes rodei aí. Eventualmente a noite eu fiz medições em bairros como Moema, região da Paulista e Vila Mariana. Sempre estava conectado nas bandas 3 e 7. Notei a banda 28 próximo do Shopping Morumbi e outra vez na garagem do meu prédio (no Morumbi). Mas em ambas as localidades, em outros dias, apresentou conexão a banda 7 no mesmo local. Litoral norte de SP: Apenas bandas 3 e 7 Santos - Grande maioria das vezes bandas 3 e 7, e 1 vez na 28. Cotia (interior, 35km de SP) : Fui em um final de semana, e na casa onde eu fui (meio afastada) só pegava banda 28. Na Raposo Tavares, no caminho, estava conectado a banda 7. Minha conclusão até o momento é que para a minha rotina, pouquíssimas vezes conectei a banda 28. E quando ocorreu, foi algo intermitente, porque em outros dias no mesmo local estava conectado a banda 3 ou 7. A exceção foi a casa de Cotia que fui, que lá só conectou na 28. Só o meu do field test que apresenta itens de menu diferentes dos postados por aqui, não sei se varia de acordo com o modelo do iPhone. Queria entender como identificar se o celular está conectado no modo LTE Advanced ou LTE Advanced Pro. Alguém sabe dizer?
Gustavo Jaccottet Postado 21 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 21 de outubro de 2019 2 horas atrás, danielfsf disse: Só o meu do field test que apresenta itens de menu diferentes dos postados por aqui, não sei se varia de acordo com o modelo do iPhone. Queria entender como identificar se o celular está conectado no modo LTE Advanced ou LTE Advanced Pro. Alguém sabe dizer? O LTE Advanced Pro, antes de tudo, exige que o teu celular tenha uma antena 4x4 MiMo. Isto permite que se conecte a três espectros de banda distintos. Além disso a modulação fica em 256 QAM, o que permite uma experiência ainda melhor com o LTE, mas no caso ele deve estar conectado, ao mesmo tempo, às Bandas 3, 7 e 28. É como um agregamento de bandas. Ele permite agregar até 5 espectros de banda, totalizando 640MHz. Aqui no Brasil isto só acontece com 3 espectros de banda. Agora em termos práticos: o LTE Advanced, que tu tens no teu iPhone 8, vai permitir um DL de até 300mbps e um UL de até 75mbps. O LTE Advanced Pro pode chegar na casa dos 600mbps até 1gbps de DL e 150mbps de UL. Tudo depende da qualidade da conexão e dos espectros de banda. Como a Banda 28 usa a Frequência de 700Mhz APT, dificilmente teremos a possibilidade de desfrutar ao máximo do LTE Advanced e do LTE Advanced Pro. A Banda 13, também de 700MHz, usada nos EUA, oferece uma experiência melhor em locais ermos, mas mesmo assim deixa a desejar, logo tu identificas a conexão ao LTE Advanced Pro quando estiveres conectado a três ou mais bandas ao mesmo tempo, num total de 5 possíveis.
danielfsf Postado 22 de outubro de 2019 Denunciar Postado 22 de outubro de 2019 Valeu Gustavo, eu já tinha o feedback de alguns amigos que tem o iPhone XS americano e não sentem nenhum problema de conexão aqui em SP, com base na sua explicação fico ainda mais seguro em comprar o modelo americano do iPhone 11 Pro Max .
Gustavo Jaccottet Postado 22 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 22 de outubro de 2019 38 minutos atrás, danielfsf disse: Valeu Gustavo, eu já tinha o feedback de alguns amigos que tem o iPhone XS americano e não sentem nenhum problema de conexão aqui em SP, com base na sua explicação fico ainda mais seguro em comprar o modelo americano do iPhone 11 Pro Max . Sou cliente da Claro. Ontem, em Porto Alegre, fiz testes com o meu iPhone 11 Pro e um iPhone Xs, agora na região próxima ao Estádio Beira-Rio, no centro e nos Shoppings Praia de Belas e Barra. Em dois locais do centro estive conectado às três bandas, no restante sempre Banda 3 e Banda 7. Muito difícil estar em algum lugar do centro e dos Bairros de POA e não estar pelo menos com LTE Advanced. O LTE Advanced Pro é bem restrito e numa janela de um ano dificilmente as coisas vão mudar. Ano que vem começa a implantação, ainda bem restrita, da Banda C para que quem sabe em 2021 tenhamos uma cobertura da rede 5G, logo teremos dois movimentos: as operadoras vão tentar ampliar a Rede LTE via Banda 28 para as localidades mais ermas e para a Zona Rural, otimizando um produto que funciona muito bem na zona urbana; ao mesmo tempo, iniciar a comercialização de um novo produto, muito mais caro, complexo e que vai demandar uma quantidade maior de ERBs. O nosso espectro será o de 3,5 GHz, com a possibilidade haver a disponibilidade em outros espectros, como 700 MHz 800 MHz, 900 MHz, 1700/1800 MHz, 1900/2100 MHz e 2500 MHz.
guimotta Postado 29 de outubro de 2019 Denunciar Postado 29 de outubro de 2019 Em 22/10/2019 at 10:19, Gustavo Jaccottet disse: Sou cliente da Claro. Ontem, em Porto Alegre, fiz testes com o meu iPhone 11 Pro e um iPhone Xs, agora na região próxima ao Estádio Beira-Rio, no centro e nos Shoppings Praia de Belas e Barra. Em dois locais do centro estive conectado às três bandas, no restante sempre Banda 3 e Banda 7. Muito difícil estar em algum lugar do centro e dos Bairros de POA e não estar pelo menos com LTE Advanced. O LTE Advanced Pro é bem restrito e numa janela de um ano dificilmente as coisas vão mudar. Ano que vem começa a implantação, ainda bem restrita, da Banda C para que quem sabe em 2021 tenhamos uma cobertura da rede 5G, logo teremos dois movimentos: as operadoras vão tentar ampliar a Rede LTE via Banda 28 para as localidades mais ermas e para a Zona Rural, otimizando um produto que funciona muito bem na zona urbana; ao mesmo tempo, iniciar a comercialização de um novo produto, muito mais caro, complexo e que vai demandar uma quantidade maior de ERBs. O nosso espectro será o de 3,5 GHz, com a possibilidade haver a disponibilidade em outros espectros, como 700 MHz 800 MHz, 900 MHz, 1700/1800 MHz, 1900/2100 MHz e 2500 MHz. garantido então? Moro perto de santa Maria, aqui no RS. Estou indo a Miami e estarei na Black Friday em New York. Acho que consigo pegar o iphone 11 normal por uns 2650. O meu X com 1 ano e meio de uso vou vender por 3.300. garantido q não terei problemas com A VIVO por aqui ? valeu tche
Gustavo Jaccottet Postado 29 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 29 de outubro de 2019 4 horas atrás, guimotta disse: garantido então? Moro perto de santa Maria, aqui no RS. Estou indo a Miami e estarei na Black Friday em New York. Acho que consigo pegar o iphone 11 normal por uns 2650. O meu X com 1 ano e meio de uso vou vender por 3.300. garantido q não terei problemas com A VIVO por aqui ? valeu tche Fala meu caro, Fiz alguns testes na região de Santa Maria entre os dias 13 e 15 de Setembro, sempre usando a Rede da Claro. Achei a banda 28 nas proximidades de Júlio de Castilhos e Santaninha. Em Santa Maria e proximidades, apenas a Banda 3 e a Banda 7. No centro de Santa Maria, perto do Shopping, achei uma ERB com a Banda 28, mas não posso garantir como é o funcionamento da Vivo. Considerando que a Vivo é a subsidiária da antiga CRT Celular, que sempre trabalhou com a Banda 3, é bem provável que tenha até mais ERBs com a Banda 3 do que a própria Claro, mas como te disse, terias que fazer o LTE Field Test na tua cidade para saber bem sobre a cobertura. Abs, Gustavo
guimotta Postado 30 de outubro de 2019 Denunciar Postado 30 de outubro de 2019 16 horas atrás, Gustavo Jaccottet disse: Fala meu caro, Fiz alguns testes na região de Santa Maria entre os dias 13 e 15 de Setembro, sempre usando a Rede da Claro. Achei a banda 28 nas proximidades de Júlio de Castilhos e Santaninha. Em Santa Maria e proximidades, apenas a Banda 3 e a Banda 7. No centro de Santa Maria, perto do Shopping, achei uma ERB com a Banda 28, mas não posso garantir como é o funcionamento da Vivo. Considerando que a Vivo é a subsidiária da antiga CRT Celular, que sempre trabalhou com a Banda 3, é bem provável que tenha até mais ERBs com a Banda 3 do que a própria Claro, mas como te disse, terias que fazer o LTE Field Test na tua cidade para saber bem sobre a cobertura. Abs, Gustavo não aparece no meu. será q é pq é do paraguai ou nao tem nada a ver??aparece só wait for atualization
Gustavo Jaccottet Postado 30 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 30 de outubro de 2019 Agora, guimotta disse: não aparece no meu. será q é pq é do paraguai ou nao tem nada a ver??aparece só wait for atualization Não tem nada a ver. Espera atualizar. Dependendo da rede demora um pouco. guimotta 1
guimotta Postado 30 de outubro de 2019 Denunciar Postado 30 de outubro de 2019 aqui está na 28 14 minutos atrás, Gustavo Jaccottet disse: Não tem nada a ver. Espera atualizar. Dependendo da rede demora um pouco. aqui está na 28. Consegui agora. e agora, assim: LTE NEIGHNBOR 0 - 28 LTE NEIGHNBOR 1 3 LTE NEIGHNBOR 2 7 PELO que estou vendo, aqui na minha cidade, pego nas 3 bandas, seria isso?
Gustavo Jaccottet Postado 30 de outubro de 2019 Autor Denunciar Postado 30 de outubro de 2019 3 horas atrás, guimotta disse: aqui está na 28 aqui está na 28. Consegui agora. e agora, assim: LTE NEIGHNBOR 0 - 28 LTE NEIGHNBOR 1 3 LTE NEIGHNBOR 2 7 PELO que estou vendo, aqui na minha cidade, pego nas 3 bandas, seria isso? Não necessariamente na cidade, mas no local em que você está o seu iPhone está recebendo o sinal de três estações rádio base distintas, conectado a três espectros de banda distintos, a ver, Banda 3, Banda 7 e Banda 28. Quando isto acontece, estás podendo utilizar o LTE Advanced Pro, que seria o famoso 4.5G se o teu iPhone tiver a antena 4x4 MiMo. Tanto o iPhone X quanto o 11 tem a antena 2x2 MiMo. As antenas da VIVO na tua cidade oferecem as três bandas, o que tem sido comum. Agora, dificilmente se atinge, no Brasil, as velocidades prometidas para o LTE Advanced Pro. Com a Claro, conectado preferencialmente à Banda 7, consigo um índice de DL e UL excelente. Volta e meia, quando vou a algum lugar distante, levo comigo um iPhone Xs que tenho parado aqui e faço os mesmos testes e a diferença é mínima, salvo em localidades que têm apenas a Banda 28, o que é bastante raro mesmo para usuários brasileiros que são clientes da VIVO e da Claro. A VIVO oferece o LTE Advanced em 1.069 cidades, o que quer dizer que há a coexistência, pelo menos, da Banda 3 e 7, 3 e 28 ou 7 e 28. Na tua cidade há a presença das três, captadas pelo teu iPhone, logo pode ficar tranquilo que não terás problemas com velocidade.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora