Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

eSim relatem como foi a ativação no Brasil

Featured Replies

Postado

Olás a todos(as), li o tópico inteiro e não encontrei uma informação importante: é possível migrar um e-sim da Claro para um iPhone novo MANTENDO O MESMO NÚMERO de telefone/whatsapp??? Vou criar um whatsapp business com o e-sim, mas só faz sentido se eu puder levar o número para outro aparelho mais adiante. Alguém sabe sobre isso? Desde já agradeço a ajuda! Abraços!

• Respostas 876
  • Visualizações 191.6k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Posts Mais Populares

• Entrei em contato pelo 1052 na quinta, dia que peguei meu celular e não souberam me atender, anotei os protocolos e entrei no site do consumidor.gov.br e abri uma reclamação informando que as lojas es

• No Brasil, as empresas (tim oi vivo claro ...) estão criando barreiras para uma das principais virtudes do chip virtual (e-sim), para obter-lo, em todas estas empresas, obriga-se ao usuário ir a uma l

• Antonio Damasceno
    Antonio Damasceno

Essa Claro é um problema. Não consegue ativar outro eSim se não remover antes o da Claro. Na Vivo nem conseguia gerar o eSim, só conseguiu depois que removi o eSim da Claro. No entanto, mesmo tendo ou

Imagens Postadas

Postado
9 horas atrás, Marco Bonito disse:

Olás a todos(as), li o tópico inteiro e não encontrei uma informação importante: é possível migrar um e-sim da Claro para um iPhone novo MANTENDO O MESMO NÚMERO de telefone/whatsapp??? Vou criar um whatsapp business com o e-sim, mas só faz sentido se eu puder levar o número para outro aparelho mais adiante. Alguém sabe sobre isso? Desde já agradeço a ajuda! Abraços!

Não entendi bem. Mas sim vc pode migrar qualquer número pra esim, tecnicamente falando. Algumas operações contudo tentam dificultar ao máximo essa migração.

Agora, se vc perguntou sobre usar o mesmo qrcode usado em um iPhone, em outro iPhone, então a resposta é não. Uma vez usado, ele se vincula ao emei só funcionará novamente se vc apagar a linha e usar o código no mesmíssimo aparelho.

• 7 meses depois...
Postado

Pessoal, se ler o QR Code da Claro em outro aparelho, ativa o esim ou tenho que ir na loja "trocar" de aparelho?

• 1 ano depois...
Postado

Venho do futuro de 2025 dizer que 

CLARO - não funciona conversão do nanoSIM para eSIM | não funciona transferência de eSIM do iPhone XR para iPhone 15 Plus, ambos com iOS 18.5 | cobram 20 reais por uma cartela com um QR CODE | Sem 5G SA pra quem é pré (é meu 1º aparelho 5G e fui o último a saber disso)

VIVO - não funciona transferência de eSIM do iPhone XR para iPhone 15 Plus, ambos com iOS 18.5 | não cobram pra fazer a transferência.

Vejo vários relatos que nos planos controle e pós a conversão acontece pelos aplicativos invés de facilitarem e fazerem de forma nativa pelo iOS

• 3 semanas depois...
Postado

Saudações, pessoal

Talvez eu compre um iphone 16 nos Estados Unidos em outubro e queria fazer a transferência do meu e-sim (operadora Claro) lá mesmo. Meu modelo atual é um iphone 14. Alguém já fez isso? Ou só vai funcionar quando eu voltar?

Postado
15 horas atrás, pedroabj disse:

Saudações, pessoal

Talvez eu compre um iphone 16 nos Estados Unidos em outubro e queria fazer a transferência do meu e-sim (operadora Claro) lá mesmo. Meu modelo atual é um iphone 14. Alguém já fez isso? Ou só vai funcionar quando eu voltar?

Claro não é de confiança. Uma vez, mas faz muito tempo, levei o esim daqui e lá ativei, mas já havia comprado o cel pelo site, busquei na loja e lá mesmo ativei. 
Detalhe: viajei sem cel, então teve todo um planejamento. Rsrs. E outras pessoas que estavam comigo tinham cel.

Sem contar que não é interessante nem você voltar com os dois celulares, muito menos trocar lá, pois pegam num valor muito abaixo daqui.

Editado por Stow

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, não sei se é novidade, mas penso que não. 

A tim tem uma forma, pelo site, de migrar sim físico pra esim, nesse link: https://www.tim.com.br/ajuda/troca-chip

Ou basta jogar no Google que você acha. Usei o AC+ essa semana e precisei ficar num cel com sim físico, migrei numa loja tim e quando fui voltar pro esim o próprio atendente disse que podia ser feito assim e de graça. Não levou nem um minuto.

• 1 mês depois...
Postado

Pessoal, consegui ativar o eSIM 5G SA no meu aparelho e conto em detalhes.

Qual aparelho eu uso:
-iPhone 15 Plus, com pouco mais de 2 meses de garantia

Qual modalidade:
-Pós-pago

Qual plano eu uso:
-Claro Pós ON 75GB + SVA

Quanto eu pago:
-R$65,97

Onde consegui o chip virtual (eSIM):
-Shopping Center Norte - São Paulo (fica do lado da loja LEGO, não é a loja que fica próxima da praça central)

Consigo em qualquer loja?
-Não, apenas em lojas oficiais da Claro. Não terá em lojas terceirizadas. Qualquer loja da Claro que estiver nesse link não vá em hipótese nenhuma https://redeflexcell.com.br/nossa-lojas/. Repetindo: não irá ter em lojas não-oficiais.

Qual a aparência do cartão:
-Aqui está a grande questão. Foi falado pelo colega @DilmarRibeiro em 2023 que na numeração da cartela do chip físico o sétimo dígito tem que ser o "5". No chip virtual essa numeração se manteve, porém existe um meio mais fácil de saber qual é o correto. 

O eSIM 5G e o eSIM 5G SA tem aparências diferentes na cartela, procurem somente a cartela da direita. 

image.jpeg

Os chips físicos também tem essa aparência?
-Não sei informar. Provavelmente você irá encontrar essas cartelas

Como você conseguiu pagar 65 reais se o valor dele é 159 reais, segundo esse link https://files.tecnoblog .net/wp-content/uploads/2022/07/regulamento-plano-claro-pos-5g-sa.pdf?
-Entrei com reclamação em 3 órgãos: Consumidor.gov.br, Anatel e Procon. Na descrição informei que havia comprado um iPhone novo e o serviço estava bloqueado.

Deixo uma observação nesse parágrafo. A Claro tenta impor venda casada de planos pós-pagos desde 2008 (https://blogdoiphone .com/arquivo/america-movil-anuncia-iphone-america-latina/). Sempre quando alguma funcionalidade do iPhone depende de infraestrutura de telecomunicações, ele se utilizam de meios tecnológicos pra restringir o acesso que na verdade seria benéfico a todos os consumidores.

Dito isso, para cada reclamação não atendida eu fui abrindo outra em outro órgão. No Procon adverti que iria entrar no Juizado Especial Cível caso a imposição de venda casada continuasse. Eles me ligaram, me ofereceram o pós-pago por, praticamente, 50% e, através do WhatsApp oficial +55 11 99991-0621, a atendente Rosangela me disse as lojas que tinham o chip presente.

Eles mandam o chip virtual para o seu endereço ou manda por motoboy
-Não, tem que ir pessoalmente na loja. Não importa o motivo, eles não fazem.

Como sei que estou em 5G SA?
-Deixe a opção "5G Ativado" nas configurações do iOS, certifique que está em uma área de cobertura do 5G SA e use o aplicativo nPerf. Nesse app vai aparecer 5G NSA ou 5G SA.
Caso não apareça, significa que você não está em área de cobertura.

AVISO IMPORTANTE. PEÇAM SOMENTE A CARTELA QUE ESTEJA ESCRITO 5G+. NÃO IMPORTA O QUANTO O VENDEDOR OFEREÇA OUTRO, É SOMENTE ESSE QUE FUNCIONA!

image.jpeg

Postado
Em 24/09/2025 at 21:50, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Pessoal, consegui ativar o eSIM 5G SA no meu aparelho e conto em detalhes.

Qual aparelho eu uso:
-iPhone 15 Plus, com pouco mais de 2 meses de garantia

Qual modalidade:
-Pós-pago

Qual plano eu uso:
-Claro Pós ON 75GB + SVA

Quanto eu pago:
-R$65,97

Onde consegui o chip virtual (eSIM):
-Shopping Center Norte - São Paulo (fica do lado da loja LEGO, não é a loja que fica próxima da praça central)

Consigo em qualquer loja?
-Não, apenas em lojas oficiais da Claro. Não terá em lojas terceirizadas. Qualquer loja da Claro que estiver nesse link não vá em hipótese nenhuma https://redeflexcell.com.br/nossa-lojas/. Repetindo: não irá ter em lojas não-oficiais.

Qual a aparência do cartão:
-Aqui está a grande questão. Foi falado pelo colega @DilmarRibeiro em 2023 que na numeração da cartela do chip físico o sétimo dígito tem que ser o "5". No chip virtual essa numeração se manteve, porém existe um meio mais fácil de saber qual é o correto. 

O eSIM 5G e o eSIM 5G SA tem aparências diferentes na cartela, procurem somente a cartela da direita. 

image.jpeg

Os chips físicos também tem essa aparência?
-Não sei informar. Provavelmente você irá encontrar essas cartelas

Como você conseguiu pagar 65 reais se o valor dele é 159 reais, segundo esse link https://files.tecnoblog .net/wp-content/uploads/2022/07/regulamento-plano-claro-pos-5g-sa.pdf?
-Entrei com reclamação em 3 órgãos: Consumidor.gov.br, Anatel e Procon. Na descrição informei que havia comprado um iPhone novo e o serviço estava bloqueado.

Deixo uma observação nesse parágrafo. A Claro tenta impor venda casada de planos pós-pagos desde 2008 (https://blogdoiphone .com/arquivo/america-movil-anuncia-iphone-america-latina/). Sempre quando alguma funcionalidade do iPhone depende de infraestrutura de telecomunicações, ele se utilizam de meios tecnológicos pra restringir o acesso que na verdade seria benéfico a todos os consumidores.

Dito isso, para cada reclamação não atendida eu fui abrindo outra em outro órgão. No Procon adverti que iria entrar no Juizado Especial Cível caso a imposição de venda casada continuasse. Eles me ligaram, me ofereceram o pós-pago por, praticamente, 50% e, através do WhatsApp oficial +55 11 99991-0621, a atendente Rosangela me disse as lojas que tinham o chip presente.

Eles mandam o chip virtual para o seu endereço ou manda por motoboy
-Não, tem que ir pessoalmente na loja. Não importa o motivo, eles não fazem.

Como sei que estou em 5G SA?
-Deixe a opção "5G Ativado" nas configurações do iOS, certifique que está em uma área de cobertura do 5G SA e use o aplicativo nPerf. Nesse app vai aparecer 5G NSA ou 5G SA.
Caso não apareça, significa que você não está em área de cobertura.

AVISO IMPORTANTE. PEÇAM SOMENTE A CARTELA QUE ESTEJA ESCRITO 5G+. NÃO IMPORTA O QUANTO O VENDEDOR OFEREÇA OUTRO, É SOMENTE ESSE QUE FUNCIONA!

image.jpeg

Bom dia, afinal, e-chip é o e-sim? Se for, nem sabia que ele era vendido no cartãozinho como na foto, achei que era 100% virtual.

Ativei um plano pós no combo multi e a menina falou que todos os pós possuem 5G SA, só que preciso ir atrás do chip compatível e que só tem em loja própria.

Postado

Alguem trocou de iPhone, e conseguiu passar o esim facilmente pela opção de transferir? Sendo cliente vivo?

Postado
13 horas atrás, Soyti disse:

Alguem trocou de iPhone, e conseguiu passar o esim facilmente pela opção de transferir? Sendo cliente vivo?

Sim, troquei há uns 15 dias. processo super tranquilo , tudo sendo feito pelo próprio iOS.

Postado
1 hora atrás, Don Corleone disse:

Sim, troquei há uns 15 dias. processo super tranquilo , tudo sendo feito pelo próprio iOS.

Boa! Bom saber…..

Pq sempre achei um saco ter que ficar entrando em contato com operadora, pedindo verificação disso e daquilo 

Postado
17 horas atrás, Soyti disse:

Não sei como tá hoje, mas quando troquei meu antigo 15 Pro por um 16 Pro Max em Maio deste ano, não consegui de jeito nenhum pelo modo nativo do iOS, não sei como está agora.

Como peguei esse aparelho num shopping e já que teria que ir numa loja Vivo, preferi inclusive resgatar minha linha para um chip físico mesmo para não passar por isso numa próxima vez.

Postado
Em 30/09/2025 at 17:21, Soyti disse:

Na vivo tudo depende do teu plano. Na tim consegui de boa. Já na vivo uso o easy, que estranhamente se propaga como plano 100% digital, porém você não resolve nada digitalmente. Kkkkk E nele não consegui a transferência. Tive que ir a uma loja. 

Postado

Pessoal

Desculpe perguntar se a mesma pergunta já foi respondida anteriormente, não dar para ler 42 páginas haha

Atualmente estou com iPhone 14 utilizando chip da Claro e vou viajar aos EUA e comprar novo iPhone 17, como não tem bandeja para chip. Qual melhor alternativa?

1. Ativar e-chip no iPhone 14 (modelo brasileiro) e transferir para novo iPhone durante a migração?
ou
2. Solicitar o e-chip e não ativar no iPhone 14, somente no iPhone 17 estando nos EUA?
ou
outra alternativa?

Desde já, obrigado!

Postado

3. Comprar um SIM virtual com algum serviço (ex: Airalo, Holafly, mySimTravel, etc) lá mesmo nos EUA quando for utilizar seu aparelho novo e não mexer na sua linha atual.

Deixa pra fazer isso quando estiver de volta ao Brasil. Não é em 100% dos casos que essa migração funciona perfeito, então você pode ficar na mão lá e perder bastante tempo tentando resolver.

Pelo menos é o que eu faria se estivesse na mesma situação. 

• 1 mês depois...
Postado

Só um relato sobre como a Vivo finalmente esta muito boa a questão do e-sim

Troquei o iPhone 14 por um 16, peguei o 14 na época que lançou em 2022 (iOS 16) e logo fui na Vivo solicitar o e-sim.

Quando migrei para o 16 a transferencia do chip foi solicitada pelos smartphones logo na configuração, o chip ativou normalmente no 16 sem que eu precisasse ir em loja ou que eu baixasse algum app da Vivo.

Formatei o 14 e dei de presente para a minha mãe. O 14 é modelo brasileiro e tem entrada para chip fisico, porém o chip da Vivo da minha mãe era tão antigo que não tinha suporte para habilitar a opção de "5G Standalone".

Como ela usa Vivo Easy no app não tem a opção de gerar e-sim e pede para ir a loja para que seja feito o procedimento, porém descobri que desde o iOS 17.4 tem a opção de converter chip fisico em e-sim, fui nos ajustes de Celular e la estava a opção. O procedimento durou 5 minutos e deu tudo certo! O chip fisico parou de ter sinal, ativou o e-sim e agora a opção de "5G Standalone" da pra ser selecionada.

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.