JvDaP Postado 16 de novembro de 2017 Denunciar Postado 16 de novembro de 2017 (editado) O tutorial não é de minha autoria. Creditos: PeytonPlaysMc Você que possui um MacBook Pro 2011 15 com problema na GPU da AMD esse tutorial pode dar uma nova vida para o seu mac.Esse tutorial é para quem está usando macOS Sierra 1 - Entre no Recovery Mode (mode texto) Command + R + S 2 - Desabilite SIP (Para que você possa realizar as mudanças no sistema) . SIP (csrutil) somente enable / disable no Recovery Mode. Digite: csrutil disable 3 - Reinicie o sistema Digite: reboot 4 - Entre no modo single user segurando as teclas COMMAND+S 5 - Check o discoDigite: fsck -fy 6 - Monte a raiz do systems de arquivos com permissão de leitura e escrita Digite: mount -uw / 7 - Crie um diretório para usar futuramente os drivers da AMD que serão retirados do sistema Digite: mkdir /AMD_Kexts/ 8 - Mova os drivers da AMDDigite: sudo mv /System/Library/Extensions/AMD*.* /AMD_Kexts/ 9 - Remova o cache dos drivers da AMDDigite: sudo rm -rf /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/ 10 - Só por precaução caso o OS X não recrie um diretório para os caches, vamos recriar um diretório: Digite: sudo mkdir /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/ 11 - Para facilitar a criação do novo cache sem os drivers da AMD Digite: sudo touch /System/Library/Extensions/ 12 - Desmonte a partição Digite: sudo umount / 13 – Reinicie Digite: sudo reboot 14 - Antes de habilitar o SIP novamente, tente dar um boot normal para que o Mac OS reconstrua o kernel cache e depois reinicie. 15 - Habite o SIP novamente (reinicie o sistema)16 - Entre no Recovery Mode (modo de texto)Command + R + S 17 - Habilite o SIP novamente Digite: csrutil enable 18 - Reinicie o sistemaDigite: reboot 19 - Já no sistema abra o Terminal e coloque a linha abaixo:Digite: sudo nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00 20 - Reinicie o sistemaDigite: sudo shutdown -r now Se tudo ocorrer bem, conforme os passos acima, a gpu da amd está desabilitada pra sempre, forçando o sistema a usar apenas a Intel HD 3000 Fiz e deu certo Editado 16 de novembro de 2017 por JvDaP Felipe de Pietro, DonRibeiro e Giovanni Vicentin 1 2
Tony Sabbatini Postado 29 de dezembro de 2018 Denunciar Postado 29 de dezembro de 2018 Estou com esse problema, estou usando high Sierra, mas não to conseguindo, ele desabilita, mas na próxima vez que liga a máquina, volta ao normal, varias vezes tenho que entrar e digitar o comando, acho q a solução vai ser levar no técnico mesmo!!!
almeida mac Postado 5 de junho de 2019 Denunciar Postado 5 de junho de 2019 Em 16/11/2017 at 19:31, JvDaP disse: O tutorial não é de minha autoria. Creditos: PeytonPlaysMc Você que possui um MacBook Pro 2011 15 com problema na GPU da AMD esse tutorial pode dar uma nova vida para o seu mac. Esse tutorial é para quem está usando macOS Sierra 1 - Entre no Recovery Mode (mode texto) Command + R + S 2 - Desabilite SIP (Para que você possa realizar as mudanças no sistema) . SIP (csrutil) somente enable / disable no Recovery Mode. Digite: csrutil disable 3 - Reinicie o sistema Digite: reboot 4 - Entre no modo single user segurando as teclas COMMAND+S 5 - Check o disco Digite: fsck -fy 6 - Monte a raiz do systems de arquivos com permissão de leitura e escrita Digite: mount -uw / 7 - Crie um diretório para usar futuramente os drivers da AMD que serão retirados do sistema Digite: mkdir /AMD_Kexts/ 8 - Mova os drivers da AMD Digite: sudo mv /System/Library/Extensions/AMD*.* /AMD_Kexts/ 9 - Remova o cache dos drivers da AMD Digite: sudo rm -rf /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/ 10 - Só por precaução caso o OS X não recrie um diretório para os caches, vamos recriar um diretório: Digite: sudo mkdir /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/ 11 - Para facilitar a criação do novo cache sem os drivers da AMD Digite: sudo touch /System/Library/Extensions/ 12 - Desmonte a partição Digite: sudo umount / 13 – Reinicie Digite: sudo reboot 14 - Antes de habilitar o SIP novamente, tente dar um boot normal para que o Mac OS reconstrua o kernel cache e depois reinicie. 15 - Habite o SIP novamente (reinicie o sistema) 16 - Entre no Recovery Mode (modo de texto) Command + R + S 17 - Habilite o SIP novamente Digite: csrutil enable 18 - Reinicie o sistema Digite: reboot 19 - Já no sistema abra o Terminal e coloque a linha abaixo: Digite: sudo nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00 20 - Reinicie o sistema Digite: sudo shutdown -r now Se tudo ocorrer bem, conforme os passos acima, a gpu da amd está desabilitada pra sempre, forçando o sistema a usar apenas a Intel HD 3000 Fiz e deu certo Já faz um tempinho que vc escreveu mas talvez vc pode me ajudar. digitei todos os códigos. Mas em alguns como o csrutil disable ele aparece "command not found" Sabe me dizer o que é ? Estava com Sierra. Mas o sistema do Mac acabou voltando para o Lion.
realpehs Postado 5 de junho de 2019 Denunciar Postado 5 de junho de 2019 cara, falando em desabilitar gpu eu consigo instalar o mojave e usar a hd graphics? tenho um i7 4770k, b85 g43 com gtx 980
Fernanda Varella Postado 5 de junho de 2019 Denunciar Postado 5 de junho de 2019 Oi pessoal, sou nova aqui! Quem aí desabilitou e a máquina continua funcionando? Acabei de fazer isso no meu macbook pro early 2011! Fui testar e abaixei a tampa e ao abrir novamente, tava desligada...não liga, esperei um pouco e liguei novamente, agora foi, será que é o caso do sleep que não funciona? vi isso em outros foruns! mas como tenho 90 dias de garantia, menos mal, estou com medo de perder a máquina... se alguém puder me falar se suas máquinas funcionam bem, fico mais tranquila rsrs
Ricardo Smith Postado 11 de setembro de 2019 Denunciar Postado 11 de setembro de 2019 Será que funciona em Mac Book pró 2100 de 17"?
Anne Pattrice Postado 25 de janeiro de 2020 Denunciar Postado 25 de janeiro de 2020 Em 05/06/2019 at 18:44, Fernanda Varella disse: Oi pessoal, sou nova aqui! Quem aí desabilitou e a máquina continua funcionando? Acabei de fazer isso no meu macbook pro early 2011! Fui testar e abaixei a tampa e ao abrir novamente, tava desligada...não liga, esperei um pouco e liguei novamente, agora foi, será que é o caso do sleep que não funciona? vi isso em outros foruns! mas como tenho 90 dias de garantia, menos mal, estou com medo de perder a máquina... se alguém puder me falar se suas máquinas funcionam bem, fico mais tranquila rsrs Acabei de realizar (20/01) e está funcionando. e o seu? ainda vive? obrigada!
Rafael Ritta Postado 13 de abril de 2020 Denunciar Postado 13 de abril de 2020 Reativando este post aqui. Alguém sabe dizer se esse procedimento funciona no meu? No momento estou usando o APP GFX toda vez que ligo o note, mas se uso o Chrome, ou Photoshop, ele altera para a dedicada, mesmo marcando a opção "apenas integrada". O app que desabilita a GPU via software aparentemente não funciona, mas mesmo assim o habilito ao ligar o note. A dedicada é uma NVIDIA GEFORCE GT 330M Sou novo aqui, e faz uma semana que tenho lido tudo que posso sobre este problema, e aprendendo muito com vocês, muito obrigado. Também queria saber se alguém já fez a troca do capacitor, já li sobre, e vi que em alguns casos funcionou. Obrigado aí gente.
William Santos Postado 13 de abril de 2020 Denunciar Postado 13 de abril de 2020 13 horas atrás, Rafael Ritta disse: Reativando este post aqui. Alguém sabe dizer se esse procedimento funciona no meu? No momento estou usando o APP GFX toda vez que ligo o note, mas se uso o Chrome, ou Photoshop, ele altera para a dedicada, mesmo marcando a opção "apenas integrada". O app que desabilita a GPU via software aparentemente não funciona, mas mesmo assim o habilito ao ligar o note. A dedicada é uma NVIDIA GEFORCE GT 330M Sou novo aqui, e faz uma semana que tenho lido tudo que posso sobre este problema, e aprendendo muito com vocês, muito obrigado. Também queria saber se alguém já fez a troca do capacitor, já li sobre, e vi que em alguns casos funcionou. Obrigado aí gente. Ola boa tarde, o seu não vai dar certo porque o problema nao é a Gpu. O problema e um componente na placa mãe, se quiser eu faço reparo e resolvo o problema. Att - William 11 99204-9496
Rafael Ritta Postado 14 de abril de 2020 Denunciar Postado 14 de abril de 2020 12 horas atrás, William Santos disse: Ola boa tarde, o seu não vai dar certo porque o problema nao é a Gpu. O problema e um componente na placa mãe, se quiser eu faço reparo e resolvo o problema. Att - William 11 99204-9496 Me fala mais sobre esse componente, nunca li nada sobre.
palhano Postado 14 de abril de 2020 Denunciar Postado 14 de abril de 2020 Reativando este post aqui. Alguém sabe dizer se esse procedimento funciona no meu? No momento estou usando o APP GFX toda vez que ligo o note, mas se uso o Chrome, ou Photoshop, ele altera para a dedicada, mesmo marcando a opção "apenas integrada". O app que desabilita a GPU via software aparentemente não funciona, mas mesmo assim o habilito ao ligar o note. A dedicada é uma NVIDIA GEFORCE GT 330M Sou novo aqui, e faz uma semana que tenho lido tudo que posso sobre este problema, e aprendendo muito com vocês, muito obrigado. Também queria saber se alguém já fez a troca do capacitor, já li sobre, e vi que em alguns casos funcionou. Obrigado aí gente.Tenta usar esse aqui! https://github.com/fabioiop/MBP-2010-GPU-Panic-fix
juliobuenopm Postado 14 de abril de 2020 Denunciar Postado 14 de abril de 2020 Olá, meu macbook tem esse defeito da placa de video, ja desativei e estou usando o catalina tranquilamente, porem comprei um adaptador para usar monitor externo, e não compartilha a tela, seria comum isso acontecer quando se tem o defeito da placa de video? BetoGaleazzo 1
BetoGaleazzo Postado 14 de abril de 2020 Denunciar Postado 14 de abril de 2020 (editado) 7 minutos atrás, juliobuenopm disse: Olá, meu macbook tem esse defeito da placa de video, ja desativei e estou usando o catalina tranquilamente, porem comprei um adaptador para usar monitor externo, e não compartilha a tela, seria comum isso acontecer quando se tem o defeito da placa de video? Boa tarde, Julio. Salvo engano em aparelhos com GPU a Thunderbolt usa exclusivmente a GPU para gerenciar o espelhamento. Caso tenha interesse, eu faço o reparo desse defeito efetuando a troca do resistor responsável por esse defeito na placa lógica. No meu Instagram (@betoapplemga) tem imagens do procedimento no destaque "Linha Mac". É um reparo simples porém demanda experiência e equipamento. Mesmo assim não é um procedimento caro e você nunca mais terá problemas, pois eu uso uma resistência maior do que a original de fábrica (que na verdade nada mais é do que um erro de projeto de quem projetou a placa). Eu uso a mesma resistência utilizada Apple nas placas que sucederam o seu modelo. Entre em contato para orçamento. WhatsApp: (44) 98823-5588 Abraço! Editado 14 de abril de 2020 por BetoGaleazzo
William Santos Postado 14 de abril de 2020 Denunciar Postado 14 de abril de 2020 (editado) 2 horas atrás, juliobuenopm disse: Olá, meu macbook tem esse defeito da placa de video, ja desativei e estou usando o catalina tranquilamente, porem comprei um adaptador para usar monitor externo, e não compartilha a tela, seria comum isso acontecer quando se tem o defeito da placa de video? Boa tarde Julio, todos os Macs com Video dedicado, quem faz o gerenciamento da thunderbolt e a Gpu. Se estiver em Sao Paulo, pode nos contatar. Att William 1199204-9496 Editado 14 de abril de 2020 por William Santos
Rafael Serrano Postado 15 de abril de 2020 Denunciar Postado 15 de abril de 2020 Boa tarde pessoal, após desativar a GPU, vocês conseguem ajustar o brilho normalmente pelas teclas F1 e F2 ou vocês utilizam algum programa para criar uma camada de brilho escuro sobre a tela?
William Santos Postado 18 de abril de 2020 Denunciar Postado 18 de abril de 2020 Em 15/04/2020 at 19:20, Rafael Serrano disse: Boa tarde pessoal, após desativar a GPU, vocês conseguem ajustar o brilho normalmente pelas teclas F1 e F2 ou vocês utilizam algum programa para criar uma camada de brilho escuro sobre a tela? Após desabilitar o a Gpu, a máquina não baixa mais o brilho. O brilho fica sempre no máximo, porque é uma função exclusiva da Gpu e o thunderbolt também para de funcionar. Sao sequelas que ficam , mas a máquina fica confiável novamente .
juliobuenopm Postado 18 de abril de 2020 Denunciar Postado 18 de abril de 2020 1 hora atrás, William Santos disse: Após desabilitar o a Gpu, a máquina não baixa mais o brilho. O brilho fica sempre no máximo, porque é uma função exclusiva da Gpu e o thunderbolt também para de funcionar. Sao sequelas que ficam , mas a máquina fica confiável novamente . William a minha funciona o brilho, com o catalina
William Santos Postado 18 de abril de 2020 Denunciar Postado 18 de abril de 2020 10 minutos atrás, juliobuenopm disse: William a minha funciona o brilho, com o catalina Não era pra funcionar, qual a forma usou para desabilitar o video ?
BetoGaleazzo Postado 19 de abril de 2020 Denunciar Postado 19 de abril de 2020 (editado) 13 horas atrás, William Santos disse: Não era pra funcionar, qual a forma usou para desabilitar o video ? Se desabilitar pela linha de comando sim, mas salvo engano tem um patch que desabilita a GPU mas faz adaptação de algumas funções via software, umas delas é o brilho. Acho que o patch faz o mesmo procedimento pra ativar o controle de brilho pelo teclado que se usa nos hackintoshes (inclusive eu uso no meu hackintosh, pois uso teclado Apple nele) https://github.com/Bensge/NativeDisplayBrightness Editado 19 de abril de 2020 por BetoGaleazzo
William Santos Postado 20 de abril de 2020 Denunciar Postado 20 de abril de 2020 (editado) 11 horas atrás, BetoGaleazzo disse: Se desabilitar pela linha de comando sim, mas salvo engano tem um patch que desabilita a GPU mas faz adaptação de algumas funções via software, umas delas é o brilho. Acho que o patch faz o mesmo procedimento pra ativar o controle de brilho pelo teclado que se usa nos hackintoshes (inclusive eu uso no meu hackintosh, pois uso teclado Apple nele) https://github.com/Bensge/NativeDisplayBrightness Vou dar uma olhada e testar, se funcionar aviso aqui... vlw Editado 20 de abril de 2020 por William Santos
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora