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Macbook Pro 2011 - Problema no GPU - Quem teve, entra aqui!


Vicente Cancella

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Gostaria de contar a minha historia pra voces sobre este modelo de 15" early 2011.

A primeira vez que meu macbook apresentou defeito, já existiam na internet muitas reclamações, principalmente fora do País, do modelo. No Brasil diziam que só a placa logica iria custar 850 dolares na epoca, o que era inviável.

Uma amiga estava indo para Los Angeles e pedi a gentileza de levar numa loja Apple lá. Ainda não existia recall para este modelo e me ofereceram uma taxa fixa de conserto ao custo de 320 dolares para trocar tudo que estivesse em mas condicoes. Fiz o servico, trocaram a placa logica, a bateria, o HD e o flat cable. Passados 8 meses do conserto, a Apple me ligou informando que fiz um conserto de meu macbook e que eles estavam assumindo um recall para o modelo, e como eu tinha feito o conserto, me reembolsariam do valor que paguei na época. Achei ótimo, é claro.

Ano passado, meu macbook deu o mesmo problema. Aqui na Apple Brasil alegaram que já estava fora do período de recall e que não havia peça para ele. Meu pai estava indo para NY e pedi para ele levar lá. A resposta foi a mesma, não havia mais pecas de reposição e que se eu quisesse, poderiam consertar com pecas usadas por 500 dolares. Claro que não fiz o servico pois sabia que iria quebrar em um ano novamente. Tentei trocar o computador lá em NY e aqui no Brasil, alegando ser defeito de projeto e que eu não ficaria com um computador para servir de peso de papel, logo um Macbook.

Eu não tive a mesma sorte do rapaz do Gabriel, que conseguiu trocar o computador dele, eu ate aceitaria um computador da Apple com menor desempenho mas em nenhum momento me foi oferecido a troca.

 

Gostaria de saber daqui quem é de SP e de repente marcarmos de ir no Shopping Morumbi, o maior número de pessoas que conseguirmos para pressionar a Apple a tomar uma decisão. Pagamos caro por algo que não funciona e não é concebível que um computador tão caro fique obsoleto em 5 anos. Eu comprei um PC ano passado porque não tinha dinheiro para comprar outro MAC e preciso para trabalhar.

Quem se interessar na proposta, me procure no instagram, @Betobaixista e tentamos marcar esse propesto na frente da loja, acho que a propaganda negativa não irá cair bem para eles.

Quem topa?

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  • 2 mês depois...

Como faz pra formatar esse MacBook com defeito na GPU? Porque esses comandos da nvram servem pra ligar, mas to tentando formatar aqui e a instalação parece que para no meio. Consegui formatar com aquele esquema de instalar o Mojave em Mac antigo, mas eu queria colocar um sistema limpo. Tentei instalar o High Sierra, mas não to conseguindo. 

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  • 3 mês depois...
Em 21/09/2019 at 15:35, migueljrbr disse:

Como faz pra formatar esse MacBook com defeito na GPU? Porque esses comandos da nvram servem pra ligar, mas to tentando formatar aqui e a instalação parece que para no meio. Consegui formatar com aquele esquema de instalar o Mojave em Mac antigo, mas eu queria colocar um sistema limpo. Tentei instalar o High Sierra, mas não to conseguindo. 

Única maneira que consegui, foi instalando o Sierra em um MacBook Air, pelo cabo USB e o hd numa gaveta de hd externo, depois coloca no MacBook Pro que vai de boa 

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  • 2 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Ola pessoal sei que estamos em 2020 já mas estava pesquisando sobre esse problema na net e achei essa discussão e pensei porque não perguntar...se alguem ainda estiver por ai!

Seguinte, a minha maquina é essa 2011 e até pouco tempo atrás estava tudo bem, eu comprei ele faz uns 2 anos, mas aconteceu esse problema que todos vcs relataram na conversa e depois de pagar 1300 pelo conserto ele voltou a dar problema, por usar o premier acredito eu, o dinheiro eu recebi de volta. Porem queria saber uma coisa, estou apenas com uma das placas funcionando, e alguns me falaram que para programas como o lightroom eu poderia usar o computador assim como está com uma placa a menos, editar apenas editar video...alguem confirma isso? posso instalar o lightroom que com uma placa ele aguentaria?

Abraços

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  • 1 mês depois...

Fala Vitor, beleza? Eu estava usando o MacBook normalmente com Photoshop e Illustrator, claro que o desempenho para algumas coisas muda bastante, mas quebrou o galho por bastante tempo. Atualmente está com um colaborador da empresa, fiz upgrades para SSD, 16gb de Ram e troquei a placa bluetooth para ativar airdrop, continuidade e afins. Foi o meu melhor mac, apesar do problema infeliz.

Acabei comprando um Dell G5 e colocando o hackintosh, os preços da Apple estão inviáveis. 

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  • 1 mês depois...
Em 15/07/2020 at 10:31, leandroborges disse:

Fala Vitor, beleza? Eu estava usando o MacBook normalmente com Photoshop e Illustrator, claro que o desempenho para algumas coisas muda bastante, mas quebrou o galho por bastante tempo. Atualmente está com um colaborador da empresa, fiz upgrades para SSD, 16gb de Ram e troquei a placa bluetooth para ativar airdrop, continuidade e afins. Foi o meu melhor mac, apesar do problema infeliz.

Acabei comprando um Dell G5 e colocando o hackintosh, os preços da Apple estão inviáveis. 

Fala Leandro, bom dia! Tranquilo?

Vim recorrer aqui a esse post após ter feito o Recall na própria loja oficial Apple Store Morumbi.

(Vide imagm abaixo da NF de entrada da máquina p/ substituição da Logic Board deste mesmo MBP 2011 “Vintage”.)

Bom, o problema retornou e após orçamento final, meu MBP apresentou esse famigerado problema escroto e também não pretendo comprar outra máquina (mais atual e config mais parruda) neste momento de pandemia que estamos vivendo.
Pensei em ir pro Paraguai e trazer de lá outro MacBok Pro 2019/20 após ser liberada a entrada segura no país.

Por ora vou testar esses comandos via Terminal que você indicou aqui... seja o que Deus quiser! 🍀🤘🏻

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19 minutos atrás, phc1986 disse:

Fala Leandro, bom dia! Tranquilo?

Vim recorrer aqui a esse post após ter feito o Recall na própria loja oficial Apple Store Morumbi.

(Vide imagm abaixo da NF de entrada da máquina p/ substituição da Logic Board deste mesmo MBP 2011 “Vintage”.)

Bom, o problema retornou e após orçamento final, meu MBP apresentou esse famigerado problema escroto e também não pretendo comprar outra máquina (mais atual e config mais parruda) neste momento de pandemia que estamos vivendo.
Pensei em ir pro Paraguai e trazer de lá outro MacBok Pro 2019/20 após ser liberada a entrada segura no país.

Por ora vou testar esses comandos via Terminal que você indicou aqui... seja o que Deus quiser! 🍀🤘🏻

Segue imagem da NF de entrada p/ Genius Bar...

2A88C447-DACA-44B9-8164-16CA5A1E4692.jpeg

Editado por phc1986
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Em 23/08/2020 at 08:36, phc1986 disse:

Fala Leandro, bom dia! Tranquilo?

Vim recorrer aqui a esse post após ter feito o Recall na própria loja oficial Apple Store Morumbi.

(Vide imagm abaixo da NF de entrada da máquina p/ substituição da Logic Board deste mesmo MBP 2011 “Vintage”.)

Bom, o problema retornou e após orçamento final, meu MBP apresentou esse famigerado problema escroto e também não pretendo comprar outra máquina (mais atual e config mais parruda) neste momento de pandemia que estamos vivendo.
Pensei em ir pro Paraguai e trazer de lá outro MacBok Pro 2019/20 após ser liberada a entrada segura no país.

Por ora vou testar esses comandos via Terminal que você indicou aqui... seja o que Deus quiser! 🍀🤘🏻

Pois é, infelizmente o recall não adianta porque a GPU utilizada possui um problema em sua construção que faz ela quebrar com o uso. Já li relatos de pessoas que trocaram 5 vezes a placa mãe e o mesmo problema apareceu. Eu só troquei 1 vez, quando quebrou a segunda vez já tinha acabado o programa.

MacBooks Pro e iMacs com Radeon 6750 e 6770 vão ter problema com a GPU em algum momento, o problema dessa série mobile nunca foi resolvido.

Existe como você fazer o reflow da placa, mas também não vai resolver por muito tempo. A única solução viável é essa de desativar a Radeon via terminal. O meu continua funcionando normalmente e está sendo utilizado por uma funcionária da empresa.

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  • 1 ano depois...
Em 15/08/2018 at 10:23, leandroborges disse:

Minha placa de vídeo pifou novamente. Como o recall acabou, desativei a placa dedicada e estou utilizando exclusivamente a Intel Graphics 3000.

Está funcionando perfeitamente há 1 ano dessa forma. A única intervenção que tenho que fazer é ao atualizar o sistema operacional, pois devo remover manualmente o driver para que ele não seja carregado no boot. 

Tenho o passo a passo salvo para consultas futuras, deixo abaixo para vocês, caso tenham interesse:

 

1. Inicie com tudo limpo: resete o SMC e PRAM/NVRAM:

Desligue o computador, remova todos os periféricos e cabos, menos o de força e pressione ao mesmo tempo:

<ShiftEsquerdo>+<Ctrl>+<Alt>+<Power>

Solte ao mesmo tempo.

2. Agora ligue novamente e pressione ao mesmo tempo:

<Command>+<Alt>+<p>+<r>

Você vai ouvir o som de inicialização tocar 2 vezes. Assim que tocar a segunda vez, solte os botões e pressione:

<Command>+<r>+<s>

Você será direcionado para o modo de recuperação em linha de comando. Siga os passos abaixo para desabilitar a dGPU:

3. Desabilitar dGPU na inicialização (AMD Radeon 6770m):

digite:

nvram fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9:gpu-power-prefs=%01%00%00%00

(pressione ‘Enter')

4. Ative o Verbose Boot e reinicie o computador:

digite:

nvram boot-args="-v"

(pressione ‘Enter')

Digite

reboot

(pressione ‘Enter’), logo depois segure:

<Cmd>+<s>

para reiniciar no modo Single User Mode 

Novamente você vai ser levado a uma interface de linha de comando.

5. Faça com que a sua partição root seja Leitura/Escrita:

digite:

/sbin/mount -uw /

(pressione ‘Enter')

6. Faça um backup dos seus drivers (kexts):

digite:

mkdir -p /System/Library/Extensions-off 

(pressione ‘Enter'). Uma pasta será criada em /System/Library para mover os drivers que vamos mexer.

7. Mova apenas UM kext que "quebra o nosso computador":

digite:

sudo mv /System/Library/Extensions/AMDRadeonX3000.kext /System/Library/Extensions-off/ 

(pressione ‘Enter')

8. Bote o sistema para fazer uma atualização no cache dos drivers (kextcache):

digite:

sudo kextcache -v 1 -m /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext /System/Library/Extensions/ 

(pressione 'Enter’). [Esse passo parou de funcionar a partir do High Sierra, mas não interferiu no resultado final]

Esse processo pode levar algum tempo para completar. Em seguida:

9. Desligue o modo Verbose no boot e reinicie o computador:

digite:

nvram boot-args="" 

(pressione ‘Enter’) [Esse passo é opcional, prefiro deixar com o verbose ativado para ver erros e warnings quando ligo e desligo o computador]

digite:

sudo reboot 

(pressione ‘Enter’)

Se tudo der certo, seu computador vai dar o boot e entrar no sistema operacional.

Agora devemos seguir alguns passos para deixar o sistema estável. Em primeiro lugar, para manter o computador ligado nesse primeiro boot, siga os passos abaixo rapidamente para que o computador não desligue:

10. Carregue manualmente o driver do dGPU (é necessário carregar porque ele é responsavel pelo gerenciamento de energia. Esse passo NÃO vai reativar a placa de vídeo externa):

Abra o terminal (Applications -> Utilities -> Terminal) e digite:

sudo kextload /System/Library/Extensions-off/AMDRadeonX3000.kext 

(pressione ‘Enter’)

11. Agora siga os passos abaixo para criar um script que faça automaticamente esse carregamento toda vez que reiniciar o computador. Criaremos um serviço que será rodado na inicialização:

No terminal, siga os passos abaixo:

sudo mkdir -p /Library/LoginHook
sudo nano /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Digite o código abaixo no editor de texto:
 

Quando digitar o conteúdo acima, pressione Control-X. Vai aparecer um texto na parte de baixo, perguntando se deseja salvar o arquivo. Digite Y para salvar.

De volta ao terminal, vamos transformar o arquivo em um script executável com o comando:

sudo chmod a+x /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

Agora vamos fazer com que esse executável rode toda vez que seu computador seja inicializado:

sudo defaults write com.apple.loginwindow LoginHook /Library/LoginHook/LoadX3000.sh

 

Medidas preventivas para o futuro:

Existem duas circunstâncias que devem ser citadas: esse guia é reversível quando o SMC/PRAM/NVRAM for resetado. Se isso acontecer, o itemGPU-power-pref que criamos no NVRAM será removido e deverá ser reinserido para forçar o uso da placa de vídeo integrada no momento do boot.

Já que isso pode acontecer com certa frequência, recomendo que se prepare para este cenário criando um script simples para rodar pelo Single User Mode (dando boot segurando Command+S) quando tiver problemas: 

sudo nano /force-iGPU-boot.sh

– Coloque o seguinte código nesse arquivo:
 

– Pressione Control-X e depois pressione Y para salvar.

- Agora faça esse script executável:

sudo chmod a+x /force-iGPU-boot.sh

No futuro, quando resetar o SMC/PRAM/NVRAM, é possível corrigir o problema seguindo os passos abaixo:

Ligue o computador no Single User Mode, segurando Command+S ao ligar.

Deixe sua partição root como Leitura/Escrita:

/sbin/mount -uw /

– Depois disso, execute o comando abaixo:

sh /force-iGPU-boot.sh

 

Estou utilizando os passos acima há 1 ano no computador que uso para trabalho diariamente com desenvolvimento web, incluindo a utilização de ferramentas gráficas como Photoshop. É claro que a performance gráfica não fica a mesma, mas utilizei um script para colocar mais memoria RAM na Intel 3000, que tinha 512mb de RAM com 16gb de RAM no MacBook (acho que ela fica com 256mb de RAM quando você tem até 4gb de RAM no MacBook). Rodei o script e botei ela com 1gb de RAM. O ganho de desempenho não é gritante, mas ajuda. Se tiverem interesse, posso buscar os arquivos que fazem a modificação e posto aqui.

 

Pretendo ficar com esse MacBook Pro 17" late 2011 por mais alguns anos, me recuso pagar 14 mil em um MacBook Pro 15" nos importadores, não vou nem citar o valor cobrado pela Apple Brasil, porque aquilo ali é uma falta de respeito com o consumidor.

Boa sorte e abraços!

Screen-Shot-2018-08-15-at-10.22.18.png

Quando chego ao passo 6 para criar o diretório sou informado que não tenho permissão para isso. O que devo fazer? Recebo a mensagem > mkdir: System/Lybrary/Extensions-off: Operation not permitted.

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      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

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