Franciscojunior Postado 23 de outubro de 2014 Denunciar Postado 23 de outubro de 2014 (editado) Comprei dois SSD's da samsung e troquei o do meu mac(120gb) e do meu Dell Windows(250gb). Adorei o desempenho do windows no boot, ele liga em 12 segundos aproximadamente, o Mac o desempenho do boot foi abaixo do esperado, ele liga em 23 segundos mais ou menos. Os dois foram clonados, sendo que o Mac depois fiz a instalação limpa nele e mesmo assim o desempenho foi o mesmo. Esse tempo com o Yosemite, mesmo no beta 1, no Mavericks eram de 28 segundos. Já ouvir falando em TRIM, mais nem sei o que é isso e já vi falando que estava dando problema no Yosemite. Editado 23 de outubro de 2014 por Franciscojunior Citar
faustompc Postado 23 de outubro de 2014 Denunciar Postado 23 de outubro de 2014 meu ma c liga em 16 segundos Citar
gustavopi Postado 24 de outubro de 2014 Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 Não cronometrei o boot do meu, mas também não mudou muito, aparentemente. O que mudou foi no uso mesmo, como eu raramente desligo e ele quase não trava, fiquei satisfeito com o resultado. Pelo pouco que conheço dos dois sistemas, o Windows é bastante fundamentado no registro, e o Mac parece "dar uma olhada geral" cada vez que inicia, então o boot do Windows será mais rápido. Citar
Adalberto Taylor Postado 24 de outubro de 2014 Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 O Windows tem os processos com atraso de inicialização, isso faz com que o boot fique mais rápido mesmo. No SSD não dá pra perceber com facilidade, mas sempre que o Windows te mostra a área de trabalho, ainda tem uma caralhada de coisa que ainda não está rodando. O Windows usa muito o registro, mas o Mac tem o Kernel Cache, que faz basicamente a mesma coisa. O osx tem um consumo maior de recursos, haja vista a quantidade de RAM que ele mantém em uso, esse espaço da RAM não foi preenchido com dados aleatórios, algum dado precisou ser carregado do HDD/SSD, isso faz com que o tempo de boot aumente mesmo. Quando instalei o SSD no meu Mac, notei pouco ganho de desempenho. Subi em verbose mode e notei que por alguma razão ele estava realizando uma verificação de disco a cada inicialização. Reparei as permissões do disco inteiro e melhorou bastante. Não sei dizer exatamente quanto tempo meu Mac está levando pra subir, mas certamente está abaixo dos 20 segundos. Sobre a sua dúvida do TRIM, existe muita coisa na interwebs explicando o que é e como funciona. Mas vou resumir aqui, o TRIM é uma rotina interna do SSD, essa rotina visa limpar setores que não estão mais armazenando nada, assim quando o setor precisar ser usado novamente ele estará pronto para a escrita. O uso do TRIM faz com que seu SSD mantenha a performance ao longo do tempo, engana-se quem acha que o TRIM deixará seu SSD mais rápido do que é, ele apenas trabalhará para que a performance não caia. Franciscojunior e bernaction 2 Citar
Psycopata Postado 24 de outubro de 2014 Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 Olha, o OSX é lento, isso é um fato. E a minha percepção é que o OSX é mais lento que o Windows (o meu é o 7) e o Ubuntu 14.04. Mas eu coloquei um SSD no meu MacBook Pro Late 2011, um Samsung 840 PRO, e o boot dele fica por volta de 10 segundos. Citar
Adalberto Taylor Postado 24 de outubro de 2014 Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 Olha, o OSX é lento, isso é um fato. E a minha percepção é que o OSX é mais lento que o Windows (o meu é o 7) e o Ubuntu 14.04. Mas eu coloquei um SSD no meu MacBook Pro Late 2011, um Samsung 840 PRO, e o boot dele fica por volta de 10 segundos. Eu costumo dizer que o osx é mais pesado, consome mais recursos, mas em contrapartida é mais estável do que o Windows. Botar Linux na brincadeira é covardia... -.- Mas 10 segundos é um recorde por aqui man... Citar
Franciscojunior Postado 24 de outubro de 2014 Autor Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 O Windows tem os processos com atraso de inicialização, isso faz com que o boot fique mais rápido mesmo. No SSD não dá pra perceber com facilidade, mas sempre que o Windows te mostra a área de trabalho, ainda tem uma caralhada de coisa que ainda não está rodando. O Windows usa muito o registro, mas o Mac tem o Kernel Cache, que faz basicamente a mesma coisa. O osx tem um consumo maior de recursos, haja vista a quantidade de RAM que ele mantém em uso, esse espaço da RAM não foi preenchido com dados aleatórios, algum dado precisou ser carregado do HDD/SSD, isso faz com que o tempo de boot aumente mesmo. Quando instalei o SSD no meu Mac, notei pouco ganho de desempenho. Subi em verbose mode e notei que por alguma razão ele estava realizando uma verificação de disco a cada inicialização. Reparei as permissões do disco inteiro e melhorou bastante. Não sei dizer exatamente quanto tempo meu Mac está levando pra subir, mas certamente está abaixo dos 20 segundos. Sobre a sua dúvida do TRIM, existe muita coisa na interwebs explicando o que é e como funciona. Mas vou resumir aqui, o TRIM é uma rotina interna do SSD, essa rotina visa limpar setores que não estão mais armazenando nada, assim quando o setor precisar ser usado novamente ele estará pronto para a escrita. O uso do TRIM faz com que seu SSD mantenha a performance ao longo do tempo, engana-se quem acha que o TRIM deixará seu SSD mais rápido do que é, ele apenas trabalhará para que a performance não caia. todos responderam bem, mais sua resposta tirou todas as milhas dúvidas mesmo, vlw mesmo pela ajuda de todos, principalmente a sua, que me tirou todas as duvidas! Citar
milson Postado 24 de outubro de 2014 Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 não levo muito em conta o tempo de inicialização,o importante é para abrir algum programa,arquivo,video ou qualquer coisa do tipo,já usei ssd em mac e windows,eu sempre achei muito mais rapido usando no mac,não adianta o windows ser rapido para iniciar e demorar para abrir cada programa Citar
Franciscojunior Postado 24 de outubro de 2014 Autor Denunciar Postado 24 de outubro de 2014 não levo muito em conta o tempo de inicialização,o importante é para abrir algum programa,arquivo,video ou qualquer coisa do tipo,já usei ssd em mac e windows,eu sempre achei muito mais rapido usando no mac,não adianta o windows ser rapido para iniciar e demorar para abrir cada programaeu também, eu quase não desligo o computador. Citar
Mr_Phillip Postado 3 de novembro de 2014 Denunciar Postado 3 de novembro de 2014 Depois que atualizei para o Yosemite o tempo de boot aqui subiu o dobro, antes iniciava em 13 segundos, agora com mais de 20 segundos certeza. Mas o desempenho no desktop está o mesmo ou talvez até melhor, por isso, não ligo muito para o Boot, até porque, raramente preciso reiniciar a máquina. Falow Citar
bernaction Postado 8 de novembro de 2014 Denunciar Postado 8 de novembro de 2014 Quando eu tinha um Mac retina de entrada, i5 2.5 128gb ssd, fiz bootcamp nele e eu via que a performance rodando windows NELE era melhor. Citar
Franciscojunior Postado 8 de novembro de 2014 Autor Denunciar Postado 8 de novembro de 2014 (editado) Depois que atualizei para o Yosemite o tempo de boot aqui subiu o dobro, antes iniciava em 13 segundos, agora com mais de 20 segundos certeza. Mas o desempenho no desktop está o mesmo ou talvez até melhor, por isso, não ligo muito para o Boot, até porque, raramente preciso reiniciar a máquina. Falow no beta 1 do Yosemite ligava mais rápido do que no Mavericks mais atualizado Editado 8 de novembro de 2014 por Franciscojunior Citar
Fabio_RJ Postado 16 de novembro de 2014 Denunciar Postado 16 de novembro de 2014 (editado) Instalei um ssd samsung 850 pro no meu iMac 2009 late e tanto o boot quando o desempenho geral melhoraram notavelmente. Tirei o Hd 500gb 7200rpm e coloquei numa case externa. Nem vou trocar meu mac agora. So achei que os valores ficaram menores do que imaginei para a leitura e escrita sequencial( 260mb/s e 220 mb/s, respectvamente). Pensei que voce ficar proximos dos 300mb/s, ja que o gargalo seria a minha sata 2, que teoricamente chega a 300mb/s. Mas mesmo assim, revitalizou minha maquina ate os proximos lancamentos do ano q vem, q serah quando vou ter grana p trocar. Abs. Editado 16 de novembro de 2014 por Fabio_RJ Citar
bernaction Postado 16 de novembro de 2014 Denunciar Postado 16 de novembro de 2014 Instalei um ssd samsung 850 pro no meu iMac 2009 late e tanto o boot quando o desempenho geral melhoraram notavelmente. Tirei o Hd 500gb 7200rpm e coloquei numa case externa. Nem vou trocar meu mac agora. So achei que os valores ficaram menores do que imaginei para a leitura e escrita sequencial( 260mb/s e 220 mb/s, respectvamente). Pensei que voce ficar proximos dos 300mb/s, ja que o gargalo seria a minha sata 2, que teoricamente chega a 300mb/s. Mas mesmo assim, revitalizou minha maquina ate os proximos lancamentos do ano q vem, q serah quando vou ter grana p trocar. Abs.é bem isso mesmo que você falou, o gargalo é a porta sata2 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.