Tudo que Panqueca postou
-
Como é a transição "comercial" dos OS da Apple?
1. O Upgrade gratuito: Geralmente o programa de "upgrade" vale para 30 dias antes da data de lançamento, mas isso não é regra. Se não me engano a mudança do 10.5 (leopard) para o 10.6 (Snow Leopard) só pode fazer o upgrade gratuito quem comprou o mac após o lançamento do Snow Leopard. Quem participa do programa, preenche um formulário e manda junto com a NF pra apple. Depois de uns 20 dias, chega pelo correio o CD de upgrade. Demora mas chega e é de graça. O mesmo vale para o iWork e iLife se o humor da apple permitir. Uma vez consegui o upgrade do iLife, mas no último que saiu eu não consegui. Mas um OS novo é 80 reais... convenhamos, é muito barato perto do Windows, então nem vale a pena encanar por causa disso. 2. Quando os macs virão com o Lion: Assim que houver o lançamento do Lion, vai demorar um tempo até os Macs virem com o bixo instalado. Isso tem uma série de detalhes, por exemplo, peças em estoque, chegada do carregamento, etc. Pela minha experiência você NÃO TEM COMO SABER se o mac que você está comprando tem Lion até ver a caixa. Na lateral vem descrito o OS instalado, então se comprar em loja, peça pra ver a caixa antes de comprar porque os vendedores não fazem a menor idéia do que é Snow Leopard, Lion, ou jaguatirica. 3. Se o lançamento de um OS vem junto com um mac novo: NÃO. o lançamento do OS não está vinculado ao lançamento de novas máquinas. Pelo menos eu nunca vi. Mas vai saber? Vai que justamente no lançamento do Lion a apple resolve lançar junto com uma renovação total das máquinas? Nunca aconteceu, mas existe a possibilidade de 1 em 1 bilhão... Se você quer comprar um macbook pro agora COMPRA! Digo com letras maiúsculas, porque muita gente fica paranóica com esse lance de modelos novos. A apple lança modelos novos no máximo a cada 12 meses então seu macbook vai ficar desatualizado em pouquíssimo tempo. Mas eu tenho um Mac Pro de 2006 que roda Snow Leopard e uso todos os aplicativos normalmente. Ou seja, você não vai deixar de rodar algum aplicativo daqui a uns anos por pegar um modelo que vai ficar "defasado" em 6 meses. Outro fato importante é que o preço do MBP de 2.4 está sim muito atrativo. Sim, ele perde em desempenho pro i5 e vale a pena SIM pagar pelo novo, fora a porta thunderbolt ou coisa parecida... Mas como falei daqui uns 3 anos, você não vai deixar de instalar o 10.8 por causa disso. Ultima questão: se vale a pena esperar 3/4 meses. NÃO! Quem espera pra comprar um produto espera pra sempre, porque assim que sair o Lion no final do ano, vai começar os boatos dos novos MBP e assim por diante. O melhor momento pra comprar um MBP é agora, pois acabou de sair um modelo novo então você tem 2 excelentes escolhas: 1-Pegar um modelo "antigo" com desconto de 400 reais; 2-Pegar um modelo recém saído do forno que vai ficar "atual" por 12 meses. Boas compras.
-
MacBook Pro - Problema acredito que seja placa de video
Isso aí é problema sim. Se essa autorizada não resolveu, leve em outra. Esse negócio aí de "do it yourself" só vai fazer o tempo passar, porque resolver mesmo não vai. Aí a passa a garantia e você vai ter que conviver com o mac cegueta (sem video). Manda pra outra autorizada e não tira até resolver o problema.
-
Não Consigo Formatar o iMac G5
Se não me engano, os iMacs G5 precisavam de atualização de firmware para aceitarem sistemas mais recentes. A interrogação pode significar tanto que o CD não está ok, como pode ser firmware defasado (no caso da instalação ser de um OS muito recente). A interrogação pode significar mais coisas ainda, como falha de HD em casos extremos. O que não entendi muito bem é se seu Mac só aparece a interrogação da hora de dar boot pelo CD, ou se aparece direto. Se aparece direto, pode ser o HD. Caso seu Mac dê boot normalmente, sugiro procurar pelo seu modelo de imac aqui: http://www.apple-history.com/ e ver qual OS ele suporta. Existem vários iMac G5, por isso é bom consultar. Uma vez descoberto o iMac e o OS mínimo pra rodar, procure em uma autorizada, ou anuncie no fórum mesmo, que você procura pelos CDs de instalação do mesmo. Muita gente tem e deixa encostado. Uma vez instalado, faça os updates necessários e gradativamente suba de OS. Por exemplo, do 10.3 para o 10.4, até chegar no OS desejado, sempre fazendo todos os updates possíveis. Pular do OS 10.3 para o 10.5 por exemplo, não rola em alguns macs, pois esses necessitam de updates de firmware. Por isso tem que ser por etapas. Se os seu Mac não liga mais, então é o HD, ou alguma outra peça que foi pro beleléu. Aí, só numa autorizada pra consertar, até porque você não tem os CDs originais e nem tem como executar um hardware test.
-
Mochila para transporte
Vou ser sincero... Por muitos anos eu vi tópicos desse tipo "qual a mochila ideal" e sempre achei inútil. Mas como as mochilas e bolsas evoluiram, acho que deixou de ser um tópico "inútil" pra ser um tópico muito útil... Quem tem note de 6 anos, que nem eu, pegou uma época em que só tinha mochila (grandes e toscas de tamanho único) ou bolsas tira-colo ( que evidenciavam na hora que tem um note lá dentro). Taí porque inútil: ou você compra uma bolsa ou uma mochila... Hoje, tem uma porrada de modelos e tipos diferentes. Quando fui comprar também pesquisei pra caramba e comprei esse modelo http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto_especial.asp?Produto=2033685&ordem=&linha=IA&Setor=IAMM Os fatores que me fizeram escolher esse modelo de "classic messenger" foram: 1. Pode ser carregada a tira-colo ou como "mochila" de uma alça só. A própria alça ajuda a bolsa a ser carregada nas costas. 2. Cabe um note de até 16 pol. e tem muitos bolsos internos pra guardar cabos. magic mouse, etc. 3. Cabe muita coisa dentro e é compacta, bem enxuta mesmo. 4. É impermeável. Eu não ligo pelo fato de ter um "vaio" estampado... Não uso a mochila na rua. O fato de poder ser carregada nas costas foi um fator determinante na escolha, porque tenho problemas sérios na coluna e o peso bem distribuido nas costas é bom pra mim. Também achei a bolsa estilosa, diferente daquele estilo tradicional de bolsas de notebook. Outra coisa que acho importante é proteção. Não contra riscos, pois como os colegas falaram, uma capa de neoprene resolve.... Me refiro a problemas com impacto mesmo, de você acidentalmente levar uma voadora ou um motoqueiro esbarrar com o capacete a 100km/h. Nesse quesito as bolsas tira-colo protegem menos. Se quiser proteção contra esse tipo de acidente, tem as mochilas da LOWEPRO que parecem que foram feitas pra guerra. Sem brincadeira, parece que pode cair uma bomba que mochila amortece o impacto. Se esse é o seu caso de ser meio "desastrado" e correr risco de impactos, as mochilas da Lowepro são bem interessantes.
-
Memórias MacPro
Então, esse kit 8Gb da OWC funciona e acho que é a única fabricante de pentes com essa capacidade. Esses pentes de 8Gb, inclusive são específicos pra Macpro. Há um porém que não entendi muito bem... Parece que até 24Gb a performance só cresce, depois de 24Gb estaciona. http://macperformanceguide.com/Mac-Upgrade-CaseStudy-MacPro-Memory.html Como eu não penso em aumentar mais memória, não me aprofundei no assunto (também uso 12Gb). No entanto, EU particularmente, acho que vale a pena colocar 3x8Gb = 24Gb no caso do macpro 4core. Isso porque vai trabalhar em tripple channel e vai ter uma performance melhor que 4x8Gb. Com a grana que se economiza dá pra colocar HDs mais rápidos que também ajudam na performance do macpro. A apple não diz que o macpro vai até 32Gb porque não colocou o carimbinho de "homologada"... Provavelmente a apple chama os fornecedores titulares e determina qual o pente de maior capacidade que eles tem pra oferecer e a partir disso determinam qual a capacidade máxima. Aí que fica a pergunta, por que a apple não coloca memória da OWC se mais da metade dos macprozeiros americanos troca as memórias originais apple pelas OWC... vai entender...
-
Erro atualização Snow Leopard - 10.6 > 10.6.1 em diante
Charles, então o problema pode estar no HD. É o seguinte: o MACOSX tem lá sua lista de pré requisitos pra instalar. A mensagem "este volume não cumpre com os requisitos da instalação" significa que algo especificamente no HD não permite a instalação. O volume é a descrição para unidade física mesmo, então é algo relacionado ao HD, que geralmente é falta de espaço ou formatação... Mas como você formatou corretamente (sim, registro cronológico é a mesma coisa que journaled), então não sobra muitas alternativas. Pode ser um problema físico, mas se fosse isso nem instalaria o OSX... Por isso, antes de levar numa AT, acho legal tentar algumas coisas: Olha só... estou com o 10.6.6 e as informações do Darwin e Sistema são diferentes. Pode ser que por vc ter o 10.0 tenha algo a ver.... System Version: Mac OS X 10.6.6 (10J567) Kernel Version: Darwin 10.6.0 Tente baixar a versão combo do Snow 10.6.1 pelo site da apple. Se instalar, pode até usar o software update mesmo pro restante. Se não rolar (acho que já não rolou da primeira vez), é melhor levar numa AT mesmo... Acho que não vale a pena ficar esperando pelo Lion, porque talvez nem instale. E ficar com o 10.6.0 é muito ruim, porque ele é bem bugado.
-
Opinião sobre SSD & HDs e outras coisas
RWEBER Dê uma olhada no macperformanceguide.com é a bíblia para Photoshopeiros e todas as suas dúvidas estarão respondidas. Mas vou adiantar algumas coisas: o Momentus XT NÃO é vantajoso para o seu workflow, porque você precisa de velocidade sequencial de leitura. Nesse caso o momentus atua como um HD comum de 7200RPM e fica pau-a-pau com o Hitachi default de 5400RPM. A vantagem do momentus aparece nos comandos que você mais usa, pois ficam em cache e são lançados mais rapidamente, por exemplo, o boot, ou um programa específico que você abre todo dia. Usuários comuns, dificilmente vão encher o cache de 4Gb do momentus, por isso praticamente todas as operações serão mais rápidas. Mas o seu workflow é diferente e você não vai sentir ganho de produtividade. Para o seu note, só valeria a pena MESMO migrar para um SSD, o mais recomendado seria o OCZ Vertex 2. Agora entra custo vs benefício... Se você comprar um Momentus, você terá um ganho de 10% de performance a um custo de R$ 300,00 (preço do Monaco). Se você comprar 2 HDs Samsung "genéricos" a R$ 220,00 os dois e colocar em RAID 0, terá um ganho de performance de leitura e gravação 70% a 100% (dependendo da operação) a um custo menor... Porém, você vai ter que instalar o HD extra no lugar do leitor de CD e isso não é mamão com açucar como trocar memória... Mas também não é uma cirurgia como trocar processador... No trabalho uso um Macpro e qdo viajo uso um MBP. EU optei por manter o HD de 250 Hitachi e comprar um OCZ qdo a grana permitir. Por já usar RAID no macpro sei que o ganho não justifica a perda do leitor de dvd... isso é minha opinião. No caso do seu comp principal, acho o mini fraco pro seu workflow. O ponto fraco é justamente o HD que é de 2.5 o mesmo dos notebooks. O ideal é um macpro, claro... Mas sei que grana é um problema sempre, então dê uma olhada no macperformanceguide.com que tem umas soluções muito interessantes com HDs externos em RAID para certas operações. Não é o ideal, mas é mais barato que gastar R$ 10.000,oo num pro. Mas fique de olho porque você pode achar o modelo "antigo" o Quad 2,66 a R$ 7000,00 em algumas revendas... Uso esse modelo e é ótimo. No seu caso, sugiro também uma olhadinha no Lightroom, que pode te ajudar a acelerar o workflow... O LIghtroom trata a imagem... acerta curvas, levels, white balance, etc... Acho mais adequado usar o LR quando se tem umas 100 imagens pra tratar...
-
Erro atualização Snow Leopard - 10.6 > 10.6.1 em diante
Charles... Vc tem espaço no HD e tem um OS instalado.... a única coisa que me ocorre é formatação errada. Veja se o HD está formatado como MAC OS Extended Journaled
-
Muitos KERNEL PANICS em Macbook White novo
Comigo Kernel Panic também esteve mais ligado a Software que Hardware. Uso MAC OS desde a segunda versão Jaguar e só tive 2 KP. Sempre depois de fazer uma atualização. Então acho que antes de levar na AT, pode tentar formatar como os colegas sugeriram.
-
De vez em quando o MacBook trava! Com apenas 3 programas abertos
Fellipe, realmente com sua configuração não deveria dar problema. Geralmente a bolinha aparece quanto o sistema está "ocupado", por exemplo, um programa deu "crash" e o sistema leva um tempo pra gerar o log. No seu caso, como não existe nada em especial que gere o congelamento, pode ser problema de hardware (placa lógica, memória, etc). O ideal é levar na autorizada enquanto ainda tem garantia. Mas em todo caso, faça alguns testes só pra descartar os problemas bobos: - Desligue o bluetooth (caso tenha mouse, fone, etc, use apenas cabeado) - Baixe algum programa para estressar a memória. O diggloyd (http://diglloydtools.com/) tem bastante mas é só pra Photoshop.Procure no versiontracker.com algum app free. - Execute o hardware test completo. É só colocar o CD de instalação e dar boot com D pressionado. Mas no CD mesmo está escrito o procedimento. Mas se prepare porque leva algumas horas. Se não resolver desligar o bluetooth, nem apontar nada nos testes, pode ser placa lógica. Então é melhor na autorizada mesmo.
-
Macbook Pro i5 lento
Sobre o quanto memória e HD influenciam na performance no MBP, tem esse artigo aqui do macperformance guide: http://macperformanceguide.com/Mac-Upgrade-CaseStudy-MacBookPro.html o artigo seguinte, (nº13) também é muito bom. Bruno Barreto, se entendi bem, sua crítica é apenas em relação ao tempo de boot? Se for só isso, não acho motivo para pânico. Pude sentir no ano passado que com o sistema zerado o boot era em 20~30 segundos, mas com tempo, depois de 6 meses, levava até 2 minutos. Isso em um Macpro. Não sei se são as atualizações, ou registros, mas o que importa é que depois de ligado, a performance era a mesma. Por isso, veja se não há perda de performance em outros aplicativos. Se isso começar a acontecer, abra o monitor de sistema e veja no gerenciador de memória se há um número alto de page outs. Se houver MUITO page out, tipo uns 3Gb e o sistema mostrar 1Gb de RAM disponível, então a lentidão é falta de memória. Thiago, no seu caso é trabalhar com imagens de 40mb no PS. Olha.... sinceramente 40Mb deveria voar. É o "peso" de uma imagem de 21mp. Então faço a mesma sugestão que fiz Bruno: veja os page outs enquanto trabalha no PS. Se houver muito page out, então é falta de memória (o que duvido muito... o mais provável é que de zero de pageout.). Sugiro então, fazer o boot em 64bits e ver se há mudança (Dê o boot com as teclas 6 e 4 pressionadas). Se não resolver, procure algum software de "Stress test para memória". Se tiver pente bichado vai denunciar. Acho melhor descartar os possível problemas de soft antes de ir pra hardware. Fury, benchmarks são bem traiçoeiros... o Xbench por exemplo, soma tudo: HD+memória+processador, por isso dá diferença de score final. Mas o score do seu processador deu média, então está OK. Quanto ao HD, veja o artigo que indiquei acima... O Score de um HD de note, é sempre baixo e sim, influencia na performance dos programas. Se você trabalhar num iMac e num MBP de mesma configuração, exceto HDs, vai senti que o iMac é mais rápido. Pois HDs de 3.5 no geral tem uma performance melhor que HDs de 2.5, mesmo ambos a 7200 RPM (Isso não é regra... mas acontece). Colocar um HD melhor ajuda, principalmente se for um SSD. Mas esses são caros e só indico se realmente você estiver disposto a gastar a grana, porque custo x benefício ainda não compensa. Nem trocar de HD ajuda, porque o próprio HD do MBP (5400rpm) tem quase a mesma performance de um de 7200RPM. Então, gastar até 300 reais pra ter 20% de ganho, é de se pensar... 20% significa que um programa não vai abrir em 2 segundos, vai abrir em 1.6seg.... Tem que ver se vale a pena... O que não pode esquecer é que é o MBP é um note... tudo é mais compacto, então é difícil compactar sem perder performance...
-
MacPro não reconhece NoBreak
Verifique primeiro se o seu nobreak aguenta a carga. MacPro puxa energia pra caramba. Eu uso um de 1700Va pra 1 Mac Pro e 2 monitores. A conta é a seguinte: Potência (VA) x 0.66 = Watts que o nobreak segura. Por exemplo, o meu nobreak é de 1700va x 0.66 = 1122 Watts. Uma margem segura é deixar uns 20% de folga. Então um macpro pode chegar a picos de até 700 watts + 80watts de 2 monitores, da 780 Watts. Por isso tenho uma margem de segurança, mas como falei, o macpro atinge pico de 700watts. Então a média gira em torno de 300watts e o nobreak que uso é satisfatório, pois além de estabilizar, vai ter uns 15 minutos de carga, em caso de queda de energia - o suficiente pra fechar tudo. Se você estiver com um nobreak "padrão" de mercado de 600va, ele vai acender a luz. Ele não está segurando a carga. Não vai apitar, porque não caiu energia, mas ele vai trabalhar com luz acesa porque estará trabalhando acima da capacidade. Eu não uso a ligação USB por opção, então não sei dizer porque o seu mac não reconhece mais o nobreak. Minha dica é: verifique novamente a potência de seu nobreak e se for abaixo do ideal, compre outro. De vez em quando, puxe da tomada pra ver se ainda segura. Esse teste você pode fazer com uma lâmpada por exemplo. Abs. Vi agora que você colocou a capacidade do nobreak, de 1,5kva, então é o suficiente pro que você usa. Nesse caso, faça só o teste da lâmpada, pra ver se está segurando a carga. Se estiver, beleza, pode continuar trabalhando.
-
Loja Virtual Vivo
NicholasPufal, acho que vocâ falou bem, mas tem mais... Sempre tem uma turminha de sobrenome chique que não manja nada, mas tomam as decisões. Isso acontece em qualquer área... É filhinho de político que ganha 100 paus por mês no cargo de gerência pra ir em reunião e ficar falando de Aspen e Ibiza. Aí quando tem que tomar decisão eles falam, "Ah, eu falo com a turma do 'designer' e eles dão um jeito nisso aí"... Isso vai ficar assim até a vivo ter uma perda de 10% da base de clientes, ou perder market share. Aí troca a gerência de alguma coisa e os caras pra mostrar serviço decidem que o melhor é contratar uma nova agência pra "reposicionar a marca". Enquanto a vivo estiver vendendo iPhone e aumentando a base de cliente a cada dia, dificilmente vai sair dessa... Porque no "chart" deles o site é altamente funcional e corresponde a 2% de alguma coisa. Nem vale a dor de cabeça de corrigir a parada. Pescotapa neles!
-
Loja Virtual Vivo
Mas quem desenvolve um site do porte da loja da vivo não tem desculpa. O cara merece um pescotapa pela retardadisse.
-
UFC - Silva x Belfort
O "phenom" já foi bom. Mas depois que a irmã dele foi sequestrada o cara nunca mais foi o mesmo.
-
Nvidia Quadro 4000 não reconhece 2º monitor
Blz. Problema resolvido, isso que importa. Parabéns pela placa. Nunca tive o prazer de usar uma quadro pois meu trabalho não exige placa gráfica parruda... a própria GT120 sobra... Mas sei o quanto rende uma quadro Abs
-
Nvidia Quadro 4000 não reconhece 2º monitor
Cara, eu estava lendo esse artigo: http://macperformanceguide.com/blog/2010/20101211_DisplayPortCables--video.html Lembrei desse seu tópico... Será que não tem a ver algo com o adaptador? O artigo fala de monitor que não volta do sleep, mas vai que seu problema é uma "variante"?
-
Nvidia Quadro 4000 não reconhece 2º monitor
Presumo que você tenha comprado uma placa própria para mac pro, nesse caso: - Vá em About this mac/more info / Graphics Display e veja como foi reconhecido o display. Se o driver não bate com o da placa instalada, vá no site da apple ou do fabricante e procure pelo driver correto. - Se estiver tudo ok com driver, tente um reset d Pram. Procure no google, eu sempre esqueço como é... algo como iniciar com as teclas p e r pressionadas. Esse "reset" é de hardware, então se estiver com algum conflito com a placa antiga, vai zerar tudo. Pode parecer meio absurdo o que vou falar, afinal é uma Quadro... mas veja se a placa tem saída dual-link exatamente como a sua antiga GT120. Acho que o Cinema Display é dual link e se a Quadro não for, só vai rolar 1 display de cada vez.
-
Macbook white não liga! Resposta da APPLE. Chocado e Decepcionado.
Leve em outras autorizadas. O diagnóstico pode variar. Pode não ser culpa da apple, mas da autorizada em questão.
-
Entrega da Apple Store
Eu compro muito online, desde mamadeira até computadores. Acho que 80% dos casos os produtos chegaram dentro do prazo estipulado. Carrefour e Ponto Frio, pelo menos pra mim, nunca atrasaram entregas. Os atrasos que tive foram de Americanas.com, Submarino e Apple. A parte boa é que sempre recebi o produto, sempre veio o produto certo e nunca tive que trocar produto. Na americanas comprei jogos, eletrodomésticos, eletrônicos, tudo chegou beleza. Aí comprei um monitor e nada do produto chegar. Mais de uma semana além do prazo, reclamações, etc... Uma hora, quando o pedido está muito atrasado, vai pra um setor diferente e aí a coisa anda. A mulher conversou comigo, pediu desculpas e em 3 dias chegou o monitor. Único atraso até hoje. Na apple sempre tive atraso. Por isso comprei apenas 2 produtos com eles: Um teclado e um adaptador. Eles passam 2 datas: a estimativa e o limite. Nunca recebi na estimativa, só depois da data limite. O serviço telefonico é péssimo, é como se estivesse falando num celular sem sinal. Eles não resolvem problemas referentes a atraso, porque a responsável é a rapidão cometa. Eles só pedem desculpas e dizem pra esperar. Moro em SP e por mais que os atendentes digam com idignação "Mas você mora em SP, deveria ter recebido o produto em 2 dias!!" eu nunca recebi o produto na data. Eu desrecomendo apple online. Daqui uns 2 anos talvez normalize, porque vão ganhando experiência, uns 10 milhões em multa e aí acertam a logística. Quando tenho pressa, eu compro na loja, mesmo pagando mais caro. Lá é certeza que você sai com produto na mão. Outra vantagem de comprar em loja é o prazo de 3 a 7 dias úteis que as lojas dão para troca EM LOJA, em caso de defeito. Ou seja, se o produto pifar ou não funcionar, é só trocar por um novo. Na compra online é mais complicado, pois depende da política de troca de cada empresa. Quando tenho a grana em mãos também prefiro comprar na loja, pela possibilidade de negociar preço a vista. A Fast Shop tem ótimos descontos a vista. Aqui em SP, é só começar a pressionar o vendedor. Se o vendedor é chato, vou em outra loja. Sempre consigo ótimos descontos e até em parcelamento já consegui abater uns reais... Mas vendendor é vendedor, os caras são espertos, eles vão falar maravilhas de um produto quebrado. E tem que saber negociar, porque o cara não vai dar desconto pra qualquer um, porque o desconto geralmente come a comissão do cara. Enfim, seja online ou em loja física tem vantagens e desvantagens. Mas se você tem a grana em mãos, sugiro ir numa loja física e negociar com os caras. Se não conseguir nada, aí compra online...
-
MacBook Air 2010 - Opnião de quem já tem
Pra um entusiasta que vai rodar Creative Suite, eu considero o Air satisfatório. Dificilmente vai afogar tanto a memória e se o fizer, o HD SSD fará um bom scratch. A turminha PS, AI, ID, não pede tanta memória de video, então o Air mesmo com placa "simples" vai bem. Se você quiser fazer umas montagens, apagar olho vermelho, ou fazer poster em imagens de 10 megapixels, o air vai rodar bem. Já para edição de video o HD interno acho pequeno. Vai lotar rápido. Mas nada impede que use um HD externo pra becapar tudo. Não sou especialista em video, então vou opinar pouco sobre o assunto. Pra jogos não acho bom negócio. Tem muito note genérico mais barato e com melhores configurações pra jogo. Minha opinião é que o AIR é um baita dum note pra se levar pra todo lado. Não tem como exigir performance de desktop porque não é essa a proposta desse note, mas o desempenho dele, frente ao tamanho compacto, é muito bom! Considero um ótimo negócio. Eu uso um MBP pra levar pra cima e pra baixo e acho satisfatório. Não comprei um Air pois achei que a diferença de preço não justificaria 1 quilo a menos. Mas se tivesse com a grana no bolso e desse um "5 minutos", eu teria comprado o AIR também. Todo dia tenho que carregar uma mochileta pro trampo por causa do MBP. 2quilos é pouco, mas não dá pra levar numa bolsa sem parecer que tem um note dentro. Se fosse o AIR, eu compraria uma bolsa tiracolo mesmo e ninguém ia suspeitar que tem um note lá... iam achar que tem um caderno.
-
Futuro do Mac OS X
Uma coisa que o Steve Jobs sempre se preocupou é o "Think different" e o "Simple to use". Tem um video dele no lançamento do AppleII se não engano que ele descreve a busca da apple em desenvolver um "aparelho" onde a pessoa poderia armazenar suas músicas, fotos e videos e compartilhar com os amigos. Caraca, isso a quase de 30 anos atrás! Acho que a maior revolução recente (afinal a apple revoluciona a cada 6 meses), foi o lançamento do app store. Tem uma notícia aqui no MM que o Sketchbook vendou em 20 dias o dobro de todo o ano de 2010. Mas pra isso teve que se enquadrar as exigências da apple. O negócio vingou em 20 dias. Quando o Lion sair daqui uns meses, será que já não teremos o Creative Suite, Maya e outros softs "pro" a venda na appstore? Pra mim isso também pode ser uma revolução na forma como a gente tá acostumado a lidar com softwares. Com o 11, pode ser que exista a opção de instalação por download. Vai saber? O tal de "cloud computing" também taí. Pode ser que tenhamos a possibilidade de um MobileMe mais turbinado que funcione meio como um time machine... Fora isso, tem muita coisa que acontece debaixo do capô que a gente não vê mesmo... gerenciamento de memória, recursos "anti-crash" e por aí vai...
-
Futuro do Mac OS X
Pois é... Por isso comentei que pode ser só recauchutagem (como foi do OSX 7, pro 8 e pro 9) OU pode ser algo novo. Se for algo novo, a apple vai cuidar para que os desenvolvedores e usuários tenham tempo pra transição. Já passamos por uma gigantesca recentemente que foi a mudança de PPC para X86. Foi bem mais suave que a mudança do sistema 9 pro X, mesmo sendo muito mais complexa. A apple aprendeu a lição. Por isso continuo a bater na mesma tecla de que a única coisa que não deve mudar é o hardware. Dificilmente a apple vai lançar um OS que exija um novo hardware pra rodar. Isso seria um tiro no pé. Caso o faça, ainda manterá a compatibilidade com o hardware já existente. Ou seja a interação com o OS ainda será na base do mouse (click simples) e drag/drop. Uma interação que exija múltiplos toques pra funcionar e consequentemente hardware específico, será implantada de forma lenta. Na verdade já vem sendo implantada a muito tempo, pois desde os Powerbooks, já temos o multitouch. Mas o multitouch é uma questão micro num universo macro...
-
Futuro do Mac OS X
Desde que a apple passou a adotar nome de felinos, ficou claro que a última versão do OSX seria o Lion. Particularmente, achei que o Lion, a última versão do OSX, seria a versão 10.5 pois os gatos vinham crescendo: Cheetah, Jaguar, Panther e Tiger. Bom, com o Lion aí, leva a crer que a apple já está querendo dar um "revival" no seu sistema operacional. Pode ser só uma jogada de marketing porque qual o próximo felino a usar? A jaguatirica? O gato do mato? O dentes-de-sabre? Então eles precisam de outra jogada de marketing pra continuar vendendo... talvez sejam até metais, por exemplo, bronze, silver, gold, platinum... qualquer coisa que fale que o sistema novo é melhor que o velho. A sequência muda pra OS11.0 e a gente acha que tudo mudou, mas continua tudo a mesma coisa... OU... Pode ser a transição para um novo sistema totalmente novo, como foi o OS9 para o OSX... Talvez incorporando o iOS com o OSX. Quem acompanhou a transição do OS9 para o OSX deve lembrar da confusão que foi. Tanto que a migração de todos os usuários só ocorreu mesmo no Panther (10.3), quando o sistema passou a ser estável e usável. Antes disso, maioria usava o OS9 no classic, até porque nem todos os softs haviam sido "carbonizados" ainda. Isso aconteceu porque o OSX era um sistema totalmente novo e todos os softwares tiveram que ser reescritos do zero. Foi um risco pra apple, porque se a adobe diz que não vai reescrever os softwares pra apple, a casa cai... Uma coisa é fato: Não vai haver mudança drástica na forma de interagir com o OS conforme os colegas estão especulando. Isso porque uma grande parcela dos clientes apple ainda são profissionais da área gráfica, audio e video e esses profissionais trabalham sob padrões e formatos definidos por outros fabricantes/empresas além da apple. Então acho difícil que a apple revolucione tanto a interface, pois se nessa mudança perder compatibilidade, vai perder uma base muito grande de clientes. Por exemplo, multitouch pode até haver, mas profissionais da área gráfica dependem de monitores de terceiros. A apple vai conseguir forçar os fabricantes a desenvolverem hardware específico pra ela? Os usuários vão aceitar trocar todo o seu hardware pra poder usar uma versão mais recente do mac os? Vale lembrar que a transição do OS9 pro OSX foi só o software. Ninguém foi obrigado a trocar de equipamento. Para teste, a apple já desenvolveu o iOS, que é voltado pro usuário comum. Se funcionar, eles incorporam ao OSX, como aconteceu com a appstore. O mais provável é que a apple mantenha a separação iOS e MacOS, pois atendem a necessidades diferentes. Não é tão legal usar um iPad com mouse e teclado, assim como não vai funcionar vender macpro com iOS (macpro vem sem monitor).
-
Qual comprar: Mac Mini, Macbook ou iPad
Brunoinfo, esse é o ponto. Não que o macmini seja ruim, mas o macbook está em promoção.