Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chrome OS - O que acharam?


Posts Recomendados

Sei que o fórum é sobre maçãs, mas n custa nada perguntar.

Alguém leu, viu...?

Eu achei totalmente inútil. Ao meu ver, vai dar na mesma que o Google Wave - nada. Aliás, a Google é ótima as vezes, mas o senso de inovação deles não é lá muito bom... digamos que eles viajam SÉRIO em alguns momentos. Tentam promover revoluções que não ocorrem. Ou se ocorrem, não fazem o BOOM esperado na mídia/sociedade no geral.

Eu me perguntei, quando li sobre isso, quem seria o público-alvo do sistema deles. Se não bastasse, vão ter notebooks com as especificações que eles querem - e sem o CAPS LOCK como alguns surtaram ao saber.

E eu achando que era a maçã que inventava moda! Mas antes moda com sentido, do que moda sem sentido. Eles alegam ser para "deixar a web um lugar melhor", SEM TEXTOS DIGITADOS ASSIM, SABE???

Mas voltando ao assunto do público-alvo, quem usaria o SO deles?

Desenvolvedores possuem Linux e Mac, com linha de comando, e com possibilidade de se usar offline, sem complicações...

O usuário final não pode ficar dependendo de uma conexão com a internet para acessar seus documentos e informações. Cloud computing é ótimo, mas quando existe uma maneira de acessar OFF-LINE essas informações. Pelo que entendi do SO deles, é tudo on-line, tanto que ter um modem 3G built-in é premissa dos notebooks.

Não é mais fácil pegar simplesmente uma distribuição Linux, abrir o Chrome, e acessar tudo de lá? É gratuito também, ninguém pagaria nada por isso, e ainda por cima o Linux permite abrir arquivos OFF-LINE sem problemas.

Outra pergunta: como usar dentro de um avião, uma viagem de negócios? Se fu***? Ou executivos n podem ter ele, então?

Sendo assim, o que resta como público? Um gurizão que quer experimentar o sistema?

Eu achei completamente tosca a idéia.

Mas isso é só a minha opinião mesmo.

O que vc acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O que eu acho ? Que se foda, tanto faz. Eu não vou usar mesmo. E esse conceito aí, de OS-Browser, nunca vai substituir o WIndows e o Mac. Pelo menos pra mim.

Sobre o cloud computing, não temos como evitar, é o futuro. Apesar de eu achar ridícula essa idéia, é o futuro.

Abraço :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cloud computing sim!

Agora, depender de internet para tudo eu n acho que seja futuro.

Em algum lugar, local, a info. vai ficar armazenada, justamente para evitar problemas nessa dependência de conexão.

Talvez eu seja meio conservador em pensar assim, mas é a mesma coisa que ocorre hj em dia.

Ainda mais que entra a questão de que: se eu n tiver HD, minhas infos, sejam elas ULTRA pessoais ou não, vão ficar nas mãos de um terceiro? Eu n deitaria a cabeça no travesseiro tranqüilo...

Pra mim isso n é o futuro. Sincronizar em múltiplos dispositivos, incluindo uma geladeira ou sei lá onde, isso sim... Mas deixar tudo na nuvem, vindo de um servidor terceiro, e não ter nada local é pau...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cloud computing sim!

Agora, depender de internet para tudo eu n acho que seja futuro.

Em algum lugar, local, a info. vai ficar armazenada, justamente para evitar problemas nessa dependência de conexão.

Talvez eu seja meio conservador em pensar assim, mas é a mesma coisa que ocorre hj em dia.

Ainda mais que entra a questão de que: se eu n tiver HD, minhas infos, sejam elas ULTRA pessoais ou não, vão ficar nas mãos de um terceiro? Eu n deitaria a cabeça no travesseiro tranqüilo...

Pra mim isso n é o futuro. Sincronizar em múltiplos dispositivos, incluindo uma geladeira ou sei lá onde, isso sim... Mas deixar tudo na nuvem, vindo de um servidor terceiro, e não ter nada local é pau...

a idéia é que os apps poderão ficar em cache, e sincronizarão quando ficar online.

nesse primeiro beta ainda não são todos os apps que permitem, mas acontecerá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é algo que faça diferença pra mim. Não dou tanto respeito a eles. Eles são gigantes das buscas, em OS e notebooks ele são qualquer um.

Faço de suas palavras as minhas.

Pra mim, o sucesso deles nisso será igual ao da MS com o Bing: despresível.

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comerciais são sempre interessantes hehehe

Mas... Tudo aquilo ali eu posso ter de qualquer computador, com qualquer SO.

E cujas funções não dependem de uma interface de browser.

Bom, é uma opção a mais e gratuita. Então não deixa de ser valida e bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia da parte da legislação, mas sempre concordei que é absurdo deixar infos. privadas todas na nuvem.

Trecho retirado de: http://tecnoblog.net/51127/chrome-os-deve-morrer-em-2011-diz-pai-do-gmail/

“Nos EUA, você perde os direitos legais sobre seus dados caso os armazene na nuvem do que em sua própria máquina. A polícia precisa de um mandato para vascular seu computador pessoal, mas pode acessar seus dados armazenados num servidor sem problemas. (…) Acredito que muitos continuarão se movendo em direção a essa computação descuidada, porque um idiota nasce a cada minuto. O governo deseja que as pessoas se mudem para a nuvem por conseguir controla-las de perto. Enquanto nós conseguirmos manter nossos dados sob nossos controle, devemos fazê-lo”, disse ao jornal britânico Guardian.

Uma coisa é querer sincronizar, mas ter o material off-line - a nuvem é apenas uma ponte, e não uma moradia para esta informação. Algum dispositivo sempre vai ser o lar maior, que daí sim vai baixar a informação e armazenar.

Talvez isso fuja um pouco do conceito "maravilhoso" que é a nuvem, pois no momento que eu baixar de algum lugar, a informação (isso é opcional) é removida do servidor.

Aqui eu arquivo a cópia do Gmail, sempre que baixo do Mac (POP3). Porém se acesso pelo celular, ele só mostra as não-lidas e não arquiva - assim possibilita que eu baixe na hora que acesso o Thunderbird no Mac.

Eu vejo muita gente que confia DEMAIS no Google. Só não vamos nos esquecer que eles são uma empresa que inclusive coloca anúncios de acordo com o teor do e-mail que está sendo lido, ou seja, o sistema, querendo ou não, usa como base a informação de todos os usuários, traça seu perfil, controla e manipula como bem quiser.

Não que eles roubem, mas domínio de informação nos dias de hoje não dá pra deixar tão barato assim, tratando com descaso, e deixando todo mundo chegar e ter um pedaço de você na internet.

E a tendência são mais redes sociais, e mais empresas querendo te por "na nuvem".

Praticidade mil, privacidade 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Material Off-line sempre irá existir.

Não é a toa que na documentação do Google sobre o Chrome Notebook ainda há indagações sobre a necessidades do usuário para guardar alguns arquivos.

Eu acho a idéia do Chrome OS muito boa. Hoje não vejo motivo para usar meu notebook se não tiver internet. Eu tenho minhas músicas, minhas fotos, meus jogos e tudo... mas não vejo motivo para usar ele sem internet!

Agora pense: todas minhas músicas, todos os documentos e todas minhas fotos poderiam existir em um serviço através da nuvem. Ainda há muitas opções de jogos on-line. Há algum motivo para eu guardar todo esse tipo de coisas na minha máquina? Sem contar que eu iria odiar perder todas essas coisas que tenho aqui...

Mais ainda: Por que não usar uma máquina otimizada para usar esses serviços on-line? O Chrome OS da boot em 10 segundos, e já com o Google Chrome aberto, que sem dúvida é o melhor browser do mundo. E exatamente por ser voltado para a nuvem você nunca vai se preocupar em depender dele.... porque toda informação que você produzir ali vai ser acessível de qualquer outro computador, com o Google Chrome instalado.

Eles não querem substituir sua máquina principal.

Eles querem criar uma alternativa prática, segura e confortável para as pessoas ficarem na Web. Afinal, é o que fazemos 90% do tempo (no computador) hoje em dia... e a tendência é aumentar cada vez mais. Além de te dar a segurança de jamais perder seus dados... com a comodidade da zero-configuração do Google Chrome para sincronizar seus dados.

Tem vantagens e desvantagens. Tudo na vida é assim.

De qualquer maneira, eu vejo que tem muito futuro nisso.

A tendência é todos aparelhos e todas as pessoas estarem conectadas todo o tempo. O browser é praticamente o programa principal de muita gente... E quando não é o browser, muitas vezes tal programa poderia ser muito bem substituido por um Web App(e a tendência é que eles fiquem cada vez melhores).

Não estou dizendo que o Chrome OS vai virar moda.

Mas todo o desenvolvimento empenhado nele, no Google Chrome e nos seus Web Apps poderão ser reaproveitados para criar muitas outras coisas.

O Google está olhando para o futuro e se preparando para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dados na nuvem é futuro só pra nós do tericeiro mundo.

Para os Estados Unidos é questão de tempo para migração de usuários. Eles têm toda uma infra-estrutura que não existe aqui. Mal temos internet boa em todo o país. Esse computador pode ser perfeito, mas não é pra gente.

Na minha opinião, idem ao Apple TV. Quantos daqui do fórum tem internet boa o suficiente pra fazer streaming de filmes e séries em alta definição? Dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São poucos os que tem internet que aguente streaming em HD. Eu mal consigo ver vídeos em 480p no YouTube.

Eu mantenho minha opinião. Não vejo o porque de usar essas paradas de nuvem. Pra que eu vou querer deixar meus dados a 234567869 m de distância se eu posso deixá-los em meu Mac ? Acho legal o conceito de nuvem pra Backup de dados mais importantes e para acesso dos mesmos fora do seu computador, leia-se Dropbox, um dos melhores serviços que a internet oferece hoje. Agora, substituir todo meu HD por um HD sabe-se lá onde, não dá ! Sei que esse não é o Chrome OS, mas acredito que será assim no futuro (não só o Chrome OS, mas também o cloud computing).

Editado por mmatheus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sentiria falta do caps lock. Não q escreva UNESCO toda hora - mas é uma conquista como o teclado QWERTY. Aliás escreva QWERTY pra vc ver como é enjoado segurar o 'shift'. E vai q depois o Google decida q não precisamos da letra x. Dali a pouco só vão ter 4 letras e o mouse. As letras G, O, L e E.

Tb acho q o Chrome OS pode ser o sistema mais indicado para as pessoas q ligam o computador e se levantam da cadeira se a internet não estiver funcionando, se sentindo meio assim sem saber pra onde ir.

De um ponto de vista mais analítico, acho q o acesso off-line ao Google Docs não vai permitir o descarte do sistema para muitos, q podem vir a gostar dele.

Mas esse sistema está demorando demais pra acontecer. Há muito é cogitado, versões teste já passam de 1 ano, e ainda assim só deverá sair só no 2o. semestre de 2011? Então vai ser oito ou oitenta, ou sucesso ou fiasco, já q há muita expectativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...