Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a saúde da bateria do Macbook


Rayovak

Posts Recomendados

Olá pessoal! Adquiri o meu primeiro Macbook, faz 1 mês (chegou dia 02/05/2023), pela iCelo Shop. É um Macbook M1 Pro, 16 GB RAM. Eu uso ele todos os dias praticamente, sou desenvolvedor  mobile, então uso programas "pesados" de maneira moderada/intensa, como Xcode (iOS nativo), Visual Studio Code (Flutter), Android Studio (Android nativo), diversos emuladores de iPhone e Android abertos, entre outros. Ontem (06/06/2023) reparei que a saúde da bateria dele caiu para 99%, como mostra no print. Eu deixo na opção de otimizar quando chega a 80% (na verdade até hoje não entendi como isso funciona 😁). Não sei se é o certo, mas eu só carrego ele quando a bateria chega em 10% e ele avisa para carregar e quando chega essa hora, continuo usando ele mesmo carregando. Quando chega a 100%, tiro do carregador e continuo usando normal, retomando o ciclo de carregar novamente no aviso dos 10%. Ficar repetindo esse "ciclo" é prejudicial? É normal a bateria ter caído para 99% após esses ciclos/rotina que tenho? Ah, outro detalhe: eu sempre desligo ele quando não uso mais, tipo desligar mesmo, também não sei se o ideal é desligar ou deixar dormindo 😅

Obrigado!

Screenshot 2023-06-07 at 10.35.02.png

Screenshot 2023-06-07 at 23.54.51.png

Editado por Rayovak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rayovak disse:

Quando chega a 100%, tiro do carregador e continuo usando normal, retomando o ciclo de carregar novamente no aviso dos 10%.

Opa! O meu Air tem 98 ciclos, e está em 94%, comecei a usar em 04/11/2021! São máquinas diferentes e usos diferentes... mas a título de comparação serve, pois observo as máquinas dos amigos e parentes e acho a bateria dos Mac muito boas com saúde duradoura!

Eu deixo ele sempre de 20 a 80%, carrego e tiro da tomada pra usar, as vezes esqueço e daí carrega até 90 ou 100, procuro não ter nóia com isso, pois assinei AC+ anual, além do que, soube que a Apple troca por problemas na bateria até uns dois anos...

Embora seu uso seja hard, não sei se está normal em 1 mês cair 1%, mas vc só tem a opção de observar, porque o suporte não dá a mínima, desde que não caia abaixo de 80% em 2 anos! Chato isso... mas talvez vai parar nisso um tempo, observe de novo daqui um mês e conta pra gente por favor, qualquer coisa faz um reset e recomeça a observação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Eu deixo ele sempre de 20 a 80%, carrego e tiro da tomada pra usar, as vezes esqueço e daí carrega até 90 ou 100, procuro não ter nóia com isso, pois assinei AC+ anual, além do que, soube que a Apple troca por problemas na bateria até uns dois anos...

 

Hmmmmm, interessante. É bom eu saber disso, porque até mesmo meu celular quando chega a 20%, eu já corro carregar (claro que não é todas as vezes que consigo carregar nessa porcentagem, as vezes 15, 10, enfim). Sobre o AC+, eu fiquei procurando um bom tempo como comprar isso, porque em teoria ainda posso né huahuahuahua, depois se tiver uma referência em como adquirir aqui no brasil, agradeço!

 

3 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Embora seu uso seja hard, não sei se está normal em 1 mês cair 1%, mas vc só tem a opção de observar, porque o suporte não dá a mínima, desde que não caia abaixo de 80% em 2 anos!

Exato! Eu também não sei se é normal, mas vou ficar de olho nisso. Na verdade, acredito que agora vou mudar/testar algumas coisas: vou carregar de 20% - 80%, não desligar o Mac, mas sim deixar dormindo e ir acompanhando a saúde da bateria. Ou então, como eu só uso ele em casa praticamente (um pouco raro eu levar ele em outros lugares), vou deixar conectado na bateria o tempo todo, e só tirar quando realmente for necessário. Vamo ver oq vai dar. Eu tento muito não ficar na nóia com a bateria, mas não é fácil 100% do tempo huahuauhauh.

 

Tmj e muito obrigado man!

Ah, mais uma coisa que esqueci de perguntar @Antonio_M_A_S, quando você carrega ele, continua usando normal ou só usa quando dá 80% e tira do carregador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rayovak disse:

Hmmmmm, interessante. É bom eu saber disso, porque até mesmo meu celular quando chega a 20%, eu já corro carregar (claro que não é todas as vezes que consigo carregar nessa porcentagem, as vezes 15, 10, enfim). Sobre o AC+, eu fiquei procurando um bom tempo como comprar isso, porque em teoria ainda posso né huahuahuahua, depois se tiver uma referência em como adquirir aqui no brasil, agradeço!

 

Exato! Eu também não sei se é normal, mas vou ficar de olho nisso. Na verdade, acredito que agora vou mudar/testar algumas coisas: vou carregar de 20% - 80%, não desligar o Mac, mas sim deixar dormindo e ir acompanhando a saúde da bateria. Ou então, como eu só uso ele em casa praticamente (um pouco raro eu levar ele em outros lugares), vou deixar conectado na bateria o tempo todo, e só tirar quando realmente for necessário. Vamo ver oq vai dar. Eu tento muito não ficar na nóia com a bateria, mas não é fácil 100% do tempo huahuauhauh.

 

Tmj e muito obrigado man!

Ah, mais uma coisa que esqueci de perguntar @Antonio_M_A_S, quando você carrega ele, continua usando normal ou só usa quando dá 80% e tira do carregador?

Eu nunca uso nenhum dispositivo enquanto carrega; sempre carrego e uso, fui vencendo as nóias com tempo rs

Sobre Ac+, vale pena, vc comprar até 90 dias, dá uma olhada e se tiver dúvida pode me falar.

Como comprar o AppleCare+ no Brasil - MacMagazine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

Eu nunca uso nenhum dispositivo enquanto carrega; sempre carrego e uso, fui vencendo as nóias com tempo rs

Sobre Ac+, vale pena, vc comprar até 90 dias, dá uma olhada e se tiver dúvida pode me falar.

Como comprar o AppleCare+ no Brasil - MacMagazine

HUUHAUHAAH, vou tentar vencer essa noia também, sempre quando for carregar um dispositivo, não usar nesse meio de tempo.
Mano, te juro que no momento que li vc falando sobre o AC+, eu fui correndo verificar de comprar, e comprei 😆. Deu tudo cert abrindo uma conta na Nomad, fazendo o PIX, tudo hoje mesmo, todo o processo não demorou nem 2 horas, foi MUITO rápido. Agora tenho o AC+ até 06/2026, posso dormir tranquilo até lá huauhahuahua. Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda! Já comecei a aderir o carregamento 20/80, não usar enquanto carrega (tentando né) e deixar o Mac dormindo ao invés de desligá-lo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Rayovak disse:

HUUHAUHAAH, vou tentar vencer essa noia também, sempre quando for carregar um dispositivo, não usar nesse meio de tempo.
Mano, te juro que no momento que li vc falando sobre o AC+, eu fui correndo verificar de comprar, e comprei 😆. Deu tudo cert abrindo uma conta na Nomad, fazendo o PIX, tudo hoje mesmo, todo o processo não demorou nem 2 horas, foi MUITO rápido. Agora tenho o AC+ até 06/2026, posso dormir tranquilo até lá huauhahuahua. Muito obrigado pelas dicas e pela ajuda! Já comecei a aderir o carregamento 20/80, não usar enquanto carrega (tentando né) e deixar o Mac dormindo ao invés de desligá-lo. 

Fico muito feliz por vc, essas máquinas duram 10 anos, mas a gente vende com uns 3 ou 4, é muito bom estar assegurado!🙏🏽

Agora quanto a nóia, é um exercício diário de vida com tudo, aprender a esquecer a preocupação e curtir o bem!

Sobre a bateria, só agora me dei conta do quanto vc curte isso, seu nick é Rayovak 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Fico muito feliz por vc, essas máquinas duram 10 anos, mas a gente vende com uns 3 ou 4, é muito bom estar assegurado!🙏🏽

 

Brigadão msm, de verdade. Pois é! É aquele ditado né, melhor previnir do que remediar hahahah.

 

5 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sobre a bateria, só agora me dei conta do quanto vc curte isso, seu nick é Rayovak 🤣

🤣🤣🤣 Sou o maníaco das baterias 😎

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rayovak disse:

🤣🤣🤣 Sou o maníaco das baterias 😎

Dizem que seu nick no clube do hardware é Duracell🤓

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, sssbbb disse:

Como tenho preguiça e/ou esquecimento de ficar plugando e tirando conector da tomada todo dia, o meu fica conectado direto. Comprei uma dessas tomadas inteligentes e programei para ficar ligada apenas durante umas dez horas por dia.

e esse seu método surtiu efeito positivo na saúde da bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

e esse seu método surtiu efeito positivo na saúde da bateria?

Uso o MacBook Pro 2019 há três anos e meio. No primeiro ano usei direto na tomada, e baixou para uns 95%. Faz uns dois anos e meio que estou usando com esse método, e hoje tenho 91 ciclos e 88% de saúde. Acho que teve um efeito positivo sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, sssbbb disse:

Uso o MacBook Pro 2019 há três anos e meio. No primeiro ano usei direto na tomada, e baixou para uns 95%. Faz uns dois anos e meio que estou usando com esse método, e hoje tenho 91 ciclos e 88% de saúde. Acho que teve um efeito positivo sim.

Bom saber, obrigado pela dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo praticamente a mesma máquina que a sua, um Macbook M1 Pro de 16GB. Uso ela há um ano para desenvolvimento também (vários containers Docker rodando o dia todo). Nunca me preocupei com esse esquema de tirar da energia, colocar na energia. Durante o dia utilizo sempre na tomada e algumas vezes durante a noite eu utilizo na bateria pois saio com ele para outros cômodos da casa. Sempre parto do pressuposto que hoje em dia o sistema deve ser inteligente o suficiente pra carregar e parar de carregar quando é melhor, e que vai ser mais "esperto" que eu. Após pouco mais de um ano, a saúde da bateria aqui está em 95%. Acredito que qualquer perda entre 5-10% em um ano seja aceitável, pra não ficar nessa ansiedade toda hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2023 at 23:58, Rayovak disse:

Ah, outro detalhe: eu sempre desligo ele quando não uso mais, tipo desligar mesmo, também não sei se o ideal é desligar ou deixar dormindo 😅

Não faça isso! O estresse que vc causa na máquina ligando é muito pior do que deixar em repouso, que é feito exatamente pra isso. Só reiniciar quando necessário.

 

Sobre a bateria em si, concordo que é bem estranho. Por curiosidade olhei o meu (MacBook Air m2), que deve ter uns 3, 4 meses, está 100% com 26 ciclos. Bem próximo do teu. Meu uso não chega nem perto do teu, porém ele esquenta um pouco mais que o M1 (segundo relatos).

Pelo curtíssimo tempo, levaria numa autorizada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução muito simples que eu uso: app AlDente. 
A versão free já resolve. 
Pelo aplicativo vc escolhe até que percentagem o macbook vai carregar. 
Geralmente programo até 80%, depois abaixo p uns 40%, e aí toda vez que tiver na tomada o MacBook só vai usar a energia da tomada, sem carregamento da bateria. 
Qdo o suspender, tire-o da tomada. 
Qdo precisar usar fora da energia, coloque o aplicativo p carregar até uns 80% de novo e usa. 
O importante é tirar da energia nas suspensões e usar algumas vezes fora da tomada, pq a bateria precisa trabalhar p manter seu funcionamento. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2023 at 12:44, itachi_rodrigo disse:

Durante o dia utilizo sempre na tomada e algumas vezes durante a noite eu utilizo na bateria pois saio com ele para outros cômodos da casa. Sempre parto do pressuposto que hoje em dia o sistema deve ser inteligente o suficiente pra carregar e parar de carregar quando é melhor, e que vai ser mais "esperto" que eu.

Eu tava com essa ideia em mente também huauhahuaa. Como só uso o mac em casa praticamente (obrigado home office), estava pensando em deixar na tomada e só tirar quando for pra algum cômodo, como a sala, quintal para trabalhar na natureza, etc. Mas ainda não sei, estou testando o método de carregar quando chegar nos 20% e deixar até os 80%, evitando o uso dele quando estiver nessa situação, daí tirando do carregador e usando normal. Até agora, parece que está indo bem assim, parecendo que até dura mais.

 

3 horas atrás, Stow disse:

Não faça isso! O estresse que vc causa na máquina ligando é muito pior do que deixar em repouso, que é feito exatamente pra isso. Só reiniciar quando necessário.

 

UAUHAHUAUHAUH meu deussss, eu fazia isso todo dia com ele KKKKKKK. Não tô acostumado com computadores portáteis (vulgo o mac) porque sempre fui do Desktop, daí né, sempre desligo. Mas agora aprendi! Quem sabe um dos motivos pra descer 1% em 1 mês foi esse, né?

 

3 horas atrás, Stow disse:

Sobre a bateria em si, concordo que é bem estranho. Por curiosidade olhei o meu (MacBook Air m2), que deve ter uns 3, 4 meses, está 100% com 26 ciclos. Bem próximo do teu. Meu uso não chega nem perto do teu, porém ele esquenta um pouco mais que o M1 (segundo relatos).

Pelo curtíssimo tempo, levaria numa autorizada.

É então, eu achei estranho também descer essa porcentagem com 1 mês. Eu acho, mas nada de certeza, claro, que deve ser por ficar desligando toda hora (agora parei), ou pelo uso, ou por ser modelo CPO (Certified Pre Owned). Porém o CPO não acho que tenha a ver não, já que é a própria Apple que troca as peças e passa por uma revisão nível Apple. Então meio que descarto essa possibilidade. Mas obrigado pela dica, também já vou seguir essa de deixar em repouso. Eu ainda não sei se vou levar numa autorizada, talvez vou esperar mais uns 2-3 meses e acompanhar a bateria, daí se ver que caiu mais ainda, já começo a me preocupar e levar lá, vou informando sobre nesse mesmo post. Sobre o carregamento, como vc faz? Deixa na tomada o tempo todo e só tira qnd é realmente necessário, carrega até 80%, até 100% dps tira, ou fica variando? Fiquei curioso aqui huahuahua

2 horas atrás, Juliano Pereira de Castro disse:

Uma solução muito simples que eu uso: app AlDente. 
A versão free já resolve. 
Pelo aplicativo vc escolhe até que percentagem o macbook vai carregar. 
Geralmente programo até 80%, depois abaixo p uns 40%, e aí toda vez que tiver na tomada o MacBook só vai usar a energia da tomada, sem carregamento da bateria. 
Qdo o suspender, tire-o da tomada. 
Qdo precisar usar fora da energia, coloque o aplicativo p carregar até uns 80% de novo e usa. 
O importante é tirar da energia nas suspensões e usar algumas vezes fora da tomada, pq a bateria precisa trabalhar p manter seu funcionamento. 
 

Bacana!! Não conhecia esse app, já vou baixar aqui pra testar e dar uma lida. Como sou mt mt novo nesse mundo Apple, estou aberto à todas as dicas, sugestões, tudo que for relacionado a esse mundo huahuauhau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Rayovak disse:

Deixa na tomada o tempo todo e só tira qnd é realmente necessário, carrega até 80%, até 100% dps tira, ou fica variando? Fiquei curioso aqui huahuahua

Eu te confesso que não sou desses loucos por bateria, que olham todo dia a saúde no mac, iPhone, iPad, etc. Não estou nem aí. Tanto que só olhei a do mac pq o teu caso foi “interessante”, pelo pouco tempo de uso.

Dito isso não tenho regra. Rsrs

Usando ele móvel carrego quando precisa, é só lembro quando ele avisa que está com 10%. (e algumas vezes saio com ele sem carregador)
Já no escritório uso no modo clamshell, então obrigatoriamente ele precisa estar carregando. Confesso que eu pouco paro pra carregar ele. Devo usar no escritório umas 2, 3 vezes na semana. Então vou usando a carga até ele me lembrar de carregar. Rsrs. 

Teu uso claramente é bem mais pesado, e nem sei se o clamshell compensa, pois ele pode esquentar um pouco mais, se fechado. Porém tenta usar de boa, sem essa preocupação. Mas face a tua situação, o monitoramento é bem recomendado, como vc falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2023 at 11:00, Juliano Pereira de Castro disse:

Uma solução muito simples que eu uso: app AlDente. 
A versão free já resolve. 
Pelo aplicativo vc escolhe até que percentagem o macbook vai carregar. 
Geralmente programo até 80%, depois abaixo p uns 40%, e aí toda vez que tiver na tomada o MacBook só vai usar a energia da tomada, sem carregamento da bateria. 
Qdo o suspender, tire-o da tomada. 
Qdo precisar usar fora da energia, coloque o aplicativo p carregar até uns 80% de novo e usa. 
O importante é tirar da energia nas suspensões e usar algumas vezes fora da tomada, pq a bateria precisa trabalhar p manter seu funcionamento. 
 

Olá pessoal.

Estou começando no mundo MacOS assim como também começando aqui, mas de acordo com algumas dicas que tinha lido pela web também instalei e estou usando o aplicativo Al Dente configurando o mesmo em 20% e 80%. Não fazem 15 dias que estou com meu Air M1, mas acho que essa preocupação com o suo adequado da betaria é importante principalmente se tratando de um equipamento de alto valor, por isso achei preciosa essa dica do Juliano, confirmando o que já tinha lido. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o meu primeiro Mac também e por enquanto a experiência com relação a saúde de bateria está decepcionante. Uso há um ano um MacBook Air M1 como maquina principal, até os nove meses de uso a porcentagem ainda estava em 100%, eu quase não uso ele fora da tomada e sempre com a opção de "Carregamento Otimizado" ativada, o Mac sempre ficava corretamente com a porcentagem em 80%, mas não sei o que ocorreu e no mês todo de Abril/2023 parece que ele desaprendeu isso e ficou o mês inteiro em 100%, achei que não faria diferença e mantive ele sempre no cabo.

Não sei se foi isso, mas depois começou a cair abruptamente a saúde. Na metade de Maio a porcentagem já estava em 97%, mas o Mac voltou a manter a porcentagem em 80% mesmo no cabo. Minha próxima olhada na saúde foi no dia 4/junho e já estava em 96%, na mesma semana, sábado dia 10/jun a saúde estava em 93%, ou seja, caiu 3% de saúde em apenas UMA SEMANA!

Há relatos que a porcentagem mostrada nos ajustes não é a real pois varia, de acordo com o aplicativo coconutBattery a real saúde do meu Mac é 87%. Acho um absurdo pelo preço cobrado na máquina. Sei que são produtos distintos, mas meus AirPods 2 ainda duram cerca de 3 horas de bateria, e eles tem quatro anos de uso! Meu Watch S6 mesmo com dois anos e meio permanece em 95% de saúde, impossível dispositivos tão pequenos serem mais inteligentes do que o Mac para gerenciar sua carga. Pior ainda é pensar que em 100% do tempo os AirPods ficam carregando, afinal sempre estão no estojo.

Outro exemplo é meu notebook Windows que possuo desde 2013. Uso o Mac exatamente como utilizava ele. O Windows tem um app oficial da Microsoft chamado "Verificação de Integridade", nele mostra que a saúde desse meu notebook é 80% - ou seja, foram 20% em DEZ ANOS DE USO. E o Windows não tem nada parecido com o "Carregamento Otimizado", ficava 100% o tempo todo.

Enfim, comprei o Aldente Pro na semana passada pra ver se consigo estabilizar essa queda, sempre evitei apps de terceiros para esse tipo de coisa pois na minha visão a proprietária do SO tem mais conhecimento sobre ele para fazer uma ferramenta do tipo, mas parece que no Mac esse não é o caso infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...