Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recarga rápida pode prejudicar bateria do iPhone?


Posts Recomendados

Pessoal, uma coisa que sempre me deixou meio encucado é se os carregadores Power Delivery podem causar algum dano à saúde da bateria a longo prazo.

Ontem esqueci de carregar o celular em casa durante a noite e tive que carregar hoje à tarde no trabalho. Resolvi usar o carregador do Mac para dar uma acelerada no processo, já que o iPhone estava com apenas 13% de bateria.

Fiquei surpreso quando constatei que em 40 minutos a bateria do iPhone 14 Plus foi de 13% para 80%. Pra mim, uma bateria grande dessas demoraria mais.

Eu sempre usei os carregadores de 5W da Apple para o iPhone (que dão uma carga beeem lenta) e evito usar o do iPad e do MacBook nele por achar que a bateria carregando mais rápido pode descarregar mais rápido também, ou ter a saúde comprometida, por esquentar mais, sei lá. Faz sentido ou é uma preocupação sem motivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, carregar mais rápido ele vai esquentar mais a bateria, e temperatura pra bateria a longo prazo é prejudicial... agora o quanto vai degradar? Ninguem sabe! É o tipo de teste que ninguem faz pq né... imagine pegar 2 aparelhos pra fazer o mesmo uso carregando ambos diferentemente por pelo menos 1 ano

Eu mesmo uso o de 5w pois eu sempre carrego a noite, e tiro de manhã, então não importa se carrega em 1h ou 4h... só vou tirar mesmo as 8h da manhã... dai prefiro carregar lento.

Agora claro, vc usar o rápido em um momento de emergencia como foi, fique sossegado que uma ou outra carga não vai mudar em absolutamente nada... afinal uma possivel diferença se daria na carga de todos os dias por meses seguidos e não em carregamentos esporádicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que degrada baterias são carregadores de má qualidade e carregamento por indução.

Digo isso por experiencia, fiquei 10 meses com um iPhone 11 carregando somente no carregador 20W da Apple e com cabo original, fui o único dono e vendi ele com 99% de vida da bateria. Comprei junto com a minha prima, ela sempre usou carregadores paralelos, no mesmo tempo a capacidade do dela ja estava em 92%.

Meu antigo iPhone 13 foi ainda melhor, também 10 meses de uso e venda com 100% ainda, carregando sempre todos os dias nos 20W. Agora com o iPhone 14, 6 meses de uso e mesmo carregador, 100% de bateria, sempre carregando via cabo. 

Curiosamente vi esse tweet hoje que reforça meu ponto:
image.png

Podemos ver que tanto o Stephen quanto o Ian carregam por indução com carregadores de outras marcas, possuem iPhones de mesma linha que o meu, o mesmo tempo de uso, e a bateria esta bem mais degradada. O canal do YouTube brasileiro Rodrigostoledo ficou um ano com um 13 Pro Max, alguns meses só carregou por indução e a bateria prejudicou muito rápido também, depois disso passou a usar somente cabo e desacelerou o bastante a degradação.

A minha dica é sempre que possível carregar com carregadores e cabos oficiais da Apple, independente de quanto tempo outras empresas estão nesse ramo, a empresa que constrói o dispositivo tem muito mais conhecimento que qualquer uma para fazer o acessório certo para ele. Os iPhones ja se limitam muito na velocidade de carregamento se comparado a concorrência, creio que carregando via cabo independente da voltagem não causará danos se usar um produto original para isso.

Editado por Mateus1320
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Mateus1320 disse:

O que degrada baterias são carregadores de má qualidade e carregamento por indução.

Digo isso por experiencia, fiquei 10 meses com um iPhone 11 carregando somente no carregador 20W da Apple e com cabo original, fui o único dono e vendi ele com 99% de vida da bateria. Comprei junto com a minha prima, ela sempre usou carregadores paralelos, no mesmo tempo a capacidade do dela ja estava em 92%.

Meu antigo iPhone 13 foi ainda melhor, também 10 meses de uso e venda com 100% ainda, carregando sempre todos os dias nos 20W. Agora com o iPhone 14, 6 meses de uso e mesmo carregador, 100% de bateria, sempre carregando via cabo. 

Curiosamente vi esse tweet hoje que reforça meu ponto:
image.png

Podemos ver que tanto o Stephen quanto o Ian carregam por indução com carregadores de outras marcas, possuem iPhones de mesma linha que o meu, o mesmo tempo de uso, e a bateria esta bem mais degradada. O canal do YouTube brasileiro Rodrigostoledo ficou um ano com um 13 Pro Max, alguns meses só carregou por indução e a bateria prejudicou muito rápido também, depois disso passou a usar somente cabo e desacelerou o bastante a degradação.

A minha dica é sempre que possível carregar com carregadores e cabos oficiais da Apple, independente de quanto tempo outras empresas estão nesse ramo, a empresa que constrói o dispositivo tem muito mais conhecimento que qualquer uma para fazer o acessório certo para ele. Os iPhones ja se limitam muito na velocidade de carregamento se comparado a concorrência, creio que carregando via cabo independente da voltagem não causará danos se usar um produto original para isso.

Só tem um problema, não tem como ser justa essa comparação pq cada pessoa tem seu uso, cada um carrega mais ou menos, cada uma puxa uma carga de jeito diferente da bateria (isso também é onde degrada mais ou menos)... temperaturas ambientes e etc etc

Eu por exemplo estava com meu 11 super novinho... quase 2 anos e ele marcando 92% de saude coisa linda, ainda usava Jailbreak e pulei aquela atualização onde recalibrava a bateria... um belo dia resolvi atualizar tudo... e simplesmente minha saude depois de 15 dias recalibrando... caiu de 92 pra 81%!... e assim veio caindo até 74% hoje que está com meu pai (ironicamente está com a mesma saúde desde Novembro quando peguei o 14 e passei pra ele hehehe)

 

Maaaaas ainda nem só isso, com o 14 passei a monitorar todo dia o reporte de análise do iOS e comparar a capacidade reportada REAL da bateria (não essa da Apple)... e simplesmente vi sim que usando carregador mais rapido ele estava caindo cerca de 2mAh de capacidade a cada 3 dias (em média a cada 2 ciclos)... até que voltei a usar o de 5w e essa queda mudou pra 1 a 2 mAh a cada 5 a 7 dias (em média uns 4 a 5 ciclos)

Maaaaas como nem tudo são flores... deu um bug outro dia que simplesmente não carregou o celular... ele reconhecia q tava na energia mas não carregou... quando repluguei e ele recarregou... ele a cada 1 ciclo começou a medir mais capacidade da bateria, até que esses dias do nada começou a despencar loucamente coisa de 8 a 10mAh a cada ciclo... chegando hoje em um patamar abaixo do q estava antes... enfim... Conclusão? Nenhuma 😂

Mas recomendo a quem quer saber um pouco mais da bateria de fato, e que essa saúde reportada ai pela Apple não é bem real, e como vc ver real mesmo, lembrando que nunca será 100% da saúde por mais do q 1 ou 2 dias (ela já perde capacidade assim que sai da fabrica)... ver esse video aqui:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeBaldi disse:

Sim, carregar mais rápido ele vai esquentar mais a bateria, e temperatura pra bateria a longo prazo é prejudicial... agora o quanto vai degradar? Ninguem sabe! É o tipo de teste que ninguem faz pq né... imagine pegar 2 aparelhos pra fazer o mesmo uso carregando ambos diferentemente por pelo menos 1 ano

Eu mesmo uso o de 5w pois eu sempre carrego a noite, e tiro de manhã, então não importa se carrega em 1h ou 4h... só vou tirar mesmo as 8h da manhã... dai prefiro carregar lento.

Agora claro, vc usar o rápido em um momento de emergencia como foi, fique sossegado que uma ou outra carga não vai mudar em absolutamente nada... afinal uma possivel diferença se daria na carga de todos os dias por meses seguidos e não em carregamentos esporádicos

Mesmo caso que eu, por deixar carregando a noite, não me importo muito com o tempo.

 

8 minutos atrás, Mateus1320 disse:

O que degrada baterias são carregadores de má qualidade e carregamento por indução.

Digo isso por experiencia, fiquei 10 meses com um iPhone 11 carregando somente no carregador 20W da Apple e com cabo original, fui o único dono e vendi ele com 99% de vida da bateria. Comprei junto com a minha prima, ela sempre usou carregadores paralelos, no mesmo tempo a capacidade do dela ja estava em 92%.

Meu antigo iPhone 13 foi ainda melhor, também 10 meses de uso e venda com 100% ainda, carregando sempre todos os dias nos 20W. Agora com o iPhone 14, 6 meses de uso e mesmo carregador, 100% de bateria, sempre carregando via cabo. 

Curiosamente vi esse tweet hoje que reforça meu ponto:
image.png

Podemos ver que tanto o Stephen quanto o Ian carregam por indução com carregadores de outras marcas, possuem iPhones de mesma linha que o meu, o mesmo tempo de uso, e a bateria esta bem mais degradada. O canal do YouTube brasileiro Rodrigostoledo ficou um ano com um 13 Pro Max, alguns meses só carregou por indução e a bateria prejudicou muito rápido também, depois disso passou a usar somente cabo e desacelerou o bastante a degradação.

A minha dica é sempre que possível carregar com carregadores e cabos oficiais da Apple, independente de quanto tempo outras empresas estão nesse ramo, a empresa que constrói o dispositivo tem muito mais conhecimento que qualquer uma para fazer o acessório certo para ele. Os iPhones ja se limitam muito na velocidade de carregamento se comparado a concorrência, creio que carregando via cabo independente da voltagem não causará danos se usar um produto original para isso.

 

Tive uma experiência ruim com carregador de indução. Tive o iPhone X em 2018 e comprei uma base da Baseus. A praticidade era boa, mas a bateria dele ficou horrível. Percebi que esquentava bastante durante a indução. Com 1 ano de uso já tava carregando o celular 2x por dia. Continuei usando a base, até que um dia a bateria começou a estufar, tive que pagar a substituição e vendi o iPhone.

Desde então nunca mais quis saber de carregador por indução. Mas acredito que MagSafe dos iPhones novos (com carregador original, claro) seja mais seguro.

Bom saber que você não teve problemas usando de 20W nos iPhones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de degradação de bateria dos iPhones é muito doida, eu e minha esposa tínhamos cada um, o iPhone 11 Pro o meu durante três anos só recarreguei por indução e ela sempre com fio, após três anos de uso trocamos os dois por dois 14 Pro o meu marcava na saúde de bateria 100 % e o dela 95 %, então acho que esse negócio de saúde de bateria pode ser mais pelo zelo que pela forma de como é recarregado. 
Detalhe sempre usei “Carregamento Otimizado”. 

Editado por Jasalmeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2023 at 15:27, João Lucas Almeida disse:

Pessoal, uma coisa que sempre me deixou meio encucado é se os carregadores Power Delivery podem causar algum dano à saúde da bateria a longo prazo.

Ontem esqueci de carregar o celular em casa durante a noite e tive que carregar hoje à tarde no trabalho. Resolvi usar o carregador do Mac para dar uma acelerada no processo, já que o iPhone estava com apenas 13% de bateria.

Fiquei surpreso quando constatei que em 40 minutos a bateria do iPhone 14 Plus foi de 13% para 80%. Pra mim, uma bateria grande dessas demoraria mais.

Eu sempre usei os carregadores de 5W da Apple para o iPhone (que dão uma carga beeem lenta) e evito usar o do iPad e do MacBook nele por achar que a bateria carregando mais rápido pode descarregar mais rápido também, ou ter a saúde comprometida, por esquentar mais, sei lá. Faz sentido ou é uma preocupação sem motivo?

 

Em 16/05/2023 at 15:42, LeBaldi disse:

Sim, carregar mais rápido ele vai esquentar mais a bateria, e temperatura pra bateria a longo prazo é prejudicial...

 

Em 16/05/2023 at 17:11, Mateus1320 disse:

carregando somente no carregador 20W da Apple e com cabo original

Minha receita mágica, além de viver a vida sem preocupar:

1) Só uso carregador e cabo original, só uso de 20W, mas quando viajo levo só o do Mac pra carregar tudo, afinal vez em quando não faz mal!

2) Ventilar / refrigerar durante a recarga! Quando comecei a usar uma velha bandeja de notebook com cooler (infelizmente tem leds rs), percebi que dá um ano e os dispositivos continuam em 100%, as vezes troco o dispositivo está zero... vou colocar um iPhone 13 a venda agora, a bateria está 99! Dá uma olhada na minha plataforma de carregamento tabajara rs

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/05/2023 at 15:27, João Lucas Almeida disse:

Pessoal, uma coisa que sempre me deixou meio encucado é se os carregadores Power Delivery podem causar algum dano à saúde da bateria a longo prazo.

Sendo original, ou autorizado, nada faz “mal”. E relaxa com isso da bateria. Acaba prejudicando é o teu uso, tua experiência com o aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 18/05/2023 at 10:43, Antonio_M_A_S disse:

 

 

Minha receita mágica, além de viver a vida sem preocupar:

1) Só uso carregador e cabo original, só uso de 20W, mas quando viajo levo só o do Mac pra carregar tudo, afinal vez em quando não faz mal!

2) Ventilar / refrigerar durante a recarga! Quando comecei a usar uma velha bandeja de notebook com cooler (infelizmente tem leds rs), percebi que dá um ano e os dispositivos continuam em 100%, as vezes troco o dispositivo está zero... vou colocar um iPhone 13 a venda agora, a bateria está 99! Dá uma olhada na minha plataforma de carregamento tabajara rs

image.jpeg

Legal demais isso da base hein... (concordo q sem led seria melhor hehe)
Eu tiro da capa quando carrego no de 20w pq esquenta mesmo.

Quando ao tópico, acho que carregamento lento serve como basico no dia a dia e o power delivery seria mais no trabalho ou durante o dia/tarde q precisa ser meio rápido.

Tenho usado tb Baseus (aquele duplo 20w adapter) e Geonav (um cabo e um powerbank) e senti uma boa qualidade de material... sem problemas mas ainda prefiro os da maçã tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre indução, acredito ser bem real a história de degradar mais rapidamente.

Antes do meu iPhone 12, sempre carregava por cabos e as saúdes dos aparelhos sempre ficavam na casa dos 90% após 2 anos.

Hoje, estou há 2 anos com um iPhone e desde o inicio carrego com um MagSafe da Baseus. Minha bateria está em 77% pedindo arrego, dando uns pulo de 5-8% do nada.

Provavelmente irei trocar pelo iPhone 15. E então só usarei cabo. Em qualquer circustância.

 

E comprei um MacBook Air M1. E comprei um carregador de 65W da Baseus também. E confesso que estou carregando com medo de estar estragando mais rápido a bateria do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre indução, acredito ser bem real a história de degradar mais rapidamente.
Antes do meu iPhone 12, sempre carregava por cabos e as saúdes dos aparelhos sempre ficavam na casa dos 90% após 2 anos.
Hoje, estou há 2 anos com um iPhone e desde o inicio carrego com um MagSafe da Baseus. Minha bateria está em 77% pedindo arrego, dando uns pulo de 5-8% do nada.
Provavelmente irei trocar pelo iPhone 15. E então só usarei cabo. Em qualquer circustância.
 
E comprei um MacBook Air M1. E comprei um carregador de 65W da Baseus também. E confesso que estou carregando com medo de estar estragando mais rápido a bateria do Mac.
Olá @matheusconst faz total sentido. A meia vida das baterias tem muito a ver com a temperatura externa.. (para mais ou para menos). Consequentemente quando vc usa um carregador de 5w.. e se este carrega bem... a tendência é ficar com uma temperatura mais baixa e linear.... portanto é um item a mais para conservar a bateria. Muito se fala das baterias recentemente utilizadas no iPhone 14 serem bastante degradadas em pouco tempo... não acredito que a bateria tenha piorado em construção.. mas ultimamente o ser humano anda muito ansioso por vários motivos... e esperar a bateria carregar é um deles... rsrsrs.. então acredito que tem se usado mais e mais Power Super Master carregadores... (que tem uma tecnologia que tbem evoluiu concordo).. mas pela velocidade de carregamento geram mais calor.. (principio básico da física quanto + energia gera + calor) portanto acredito que as baterias não tenham piorado.. aliás vindo da Apple seria difícil.. mas a necessidade de carregar mais vezes e mais rápido tem sua culpa nessa degradação precoce. Outro fator... indução.. magsafe e genéricos.. princípio básico.. se indução serve para fins de calor em um fogão... qual a explicação para não gerar calor na face do seu aparelho? Portanto.. acredito que tudo isso contribua para o desgaste precoce. Aqui em casa... sou old school... celular.. é com carregador de 5w... Abraços

Enviado de meu SM-F946B usando o Tapatalk

Olá [mention=71482]matheusconst[/mention] faz total sentido. A meia vida das baterias tem muito a ver com a temperatura externa.. (para mais ou para menos). Consequentemente quando vc usa um carregador de 5w.. e se este carrega bem... a tendência é ficar com uma temperatura mais baixa e linear.... portanto é um item a mais para conservar a bateria. Muito se fala das baterias recentemente utilizadas no iPhone 14 serem bastante degradadas em pouco tempo... não acredito que a bateria tenha piorado em construção.. mas ultimamente o ser humano anda muito ansioso por vários motivos... e esperar a bateria carregar é um deles... rsrsrs.. então acredito que tem se usado mais e mais Power Super Master carregadores... (que tem uma tecnologia que tbem evoluiu concordo).. mas pela velocidade de carregamento geram mais calor.. (principio básico da física quanto + energia gera + calor) portanto acredito que as baterias não tenham piorado.. aliás vindo da Apple seria difícil.. mas a necessidade de carregar mais vezes e mais rápido tem sua culpa nessa degradação precoce. Outro fator... indução.. magsafe e genéricos.. princípio básico.. se indução serve para fins de calor em um fogão... qual a explicação para não gerar calor na face do seu aparelho? Portanto.. acredito que tudo isso contribua para o desgaste precoce. Aqui em casa... sou old school... celular.. é com carregador de 5w... Abraços

Enviado de meu SM-F946B usando o Tapatalk

@João Lucas Almeida

Enviado de meu SM-F946B usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, glecyo disse:

Legal demais isso da base hein... (concordo q sem led seria melhor hehe)
Eu tiro da capa quando carrego no de 20w pq esquenta mesmo.

Pois é, acho que minha base de carregamento tabajara pode ajudar um pouco a baixar as temperaturas na hora de carregar! Vendo telefone semi novo sempre, acho que nunca tive um que baixasse a saúde menos de 96!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2023 at 15:31, Antonio_M_A_S disse:

Pois é, acho que minha base de carregamento tabajara pode ajudar um pouco a baixar as temperaturas na hora de carregar! Vendo telefone semi novo sempre, acho que nunca tive um que baixasse a saúde menos de 96!

Po 96% é sucesso hein
Um iphone meu ficou uns 10 meses com 100% aí do nada começou a cair sei lá pq, não mudei nada...

Lembrando a galera que tem um lance p bateria mesmo p evitar zerar e tentar manter acima de 50% de carga, sempre carregando quando notifica 20% 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2023 at 17:11, Mateus1320 disse:

O que degrada baterias são carregadores de má qualidade e carregamento por indução.

Digo isso por experiencia, fiquei 10 meses com um iPhone 11 carregando somente no carregador 20W da Apple e com cabo original, fui o único dono e vendi ele com 99% de vida da bateria. Comprei junto com a minha prima, ela sempre usou carregadores paralelos, no mesmo tempo a capacidade do dela ja estava em 92%.

Meu antigo iPhone 13 foi ainda melhor, também 10 meses de uso e venda com 100% ainda, carregando sempre todos os dias nos 20W. Agora com o iPhone 14, 6 meses de uso e mesmo carregador, 100% de bateria, sempre carregando via cabo. 

Curiosamente vi esse tweet hoje que reforça meu ponto:
image.png

Podemos ver que tanto o Stephen quanto o Ian carregam por indução com carregadores de outras marcas, possuem iPhones de mesma linha que o meu, o mesmo tempo de uso, e a bateria esta bem mais degradada. O canal do YouTube brasileiro Rodrigostoledo ficou um ano com um 13 Pro Max, alguns meses só carregou por indução e a bateria prejudicou muito rápido também, depois disso passou a usar somente cabo e desacelerou o bastante a degradação.

A minha dica é sempre que possível carregar com carregadores e cabos oficiais da Apple, independente de quanto tempo outras empresas estão nesse ramo, a empresa que constrói o dispositivo tem muito mais conhecimento que qualquer uma para fazer o acessório certo para ele. Os iPhones ja se limitam muito na velocidade de carregamento se comparado a concorrência, creio que carregando via cabo independente da voltagem não causará danos se usar um produto original para isso.

Agora eu levei um susto. Eu literalmente carrego o meu 14 Pro Max literalmente com essa mesma base da Belkin que o usuário cita no print. Pedi para trazer de Portugal porque aqui é um absurdo e agora não quero mais usar 💀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2023 at 01:37, Victor T disse:

Agora eu levei um susto. Eu literalmente carrego o meu 14 Pro Max literalmente com essa mesma base da Belkin que o usuário cita no print. Pedi para trazer de Portugal porque aqui é um absurdo e agora não quero mais usar 💀

isso quer dizer que temos muito em comum, estamos no mesmo fórum, criamos uma base de carregamento improvisada, como este mundo é pequenino rs (eu tenho o 14 Pro, mas quase fui no Max)

Em 12/09/2023 at 00:36, glecyo disse:

Po 96% é sucesso hein
Um iphone meu ficou uns 10 meses com 100% aí do nada começou a cair sei lá pq, não mudei nada...

Lembrando a galera que tem um lance p bateria mesmo p evitar zerar e tentar manter acima de 50% de carga, sempre carregando quando notifica 20% 

O mais eficiente além de nunca deixar fritar, é sempre ficar entre 20 e 80%, então criei automação pra me avisar disso! Sou meio chato e cuidado com as coisas, gosto de vender semi nova, com caixinha e tudo mais rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 12/09/2023 at 01:37, Victor T disse:

Agora eu levei um susto. Eu literalmente carrego o meu 14 Pro Max literalmente com essa mesma base da Belkin que o usuário cita no print. Pedi para trazer de Portugal porque aqui é um absurdo e agora não quero mais usar 💀

Vende pra mim. Essa neura de ficar pensando em porcentagem de bateria, piora a qualidade de vida. rs

Eu aceito usar esse carregador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência com baterias sempre foi terrível, meu iPhone 11 eu carregava com carregador e cabo originais, em 8 meses foi o 82%, a Apple jurou ser “normal”, e meu uso é normal, nem jogava no celular… Ficou em 82 por mais uns 2 anos, aí atualizou e caiu p 76… Pra mim isso é tudo sorte (literalmente sorte), hoje eu só uso o aparelho e é isso, conheço gente que carrega c carregador vagabundo e tá lá com seus 99% de bateria a 2 anos… Se ficar nessas neuras de saúde da bateria ninguém mais aproveita nada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RafaelSG disse:

Minha experiência com baterias sempre foi terrível, meu iPhone 11 eu carregava com carregador e cabo originais, em 8 meses foi o 82%, a Apple jurou ser “normal”, e meu uso é normal, nem jogava no celular… Ficou em 82 por mais uns 2 anos, aí atualizou e caiu p 76… Pra mim isso é tudo sorte (literalmente sorte), hoje eu só uso o aparelho e é isso, conheço gente que carrega c carregador vagabundo e tá lá com seus 99% de bateria a 2 anos… Se ficar nessas neuras de saúde da bateria ninguém mais aproveita nada 

É por aí mesmo...costumo carregar sempre com cabo e carregador original Apple; no 12 Pro que eu tinha somente carregava por indução....em 5 meses de uso bateria ainda estava em 100%... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...