Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro uso de um iPhone


Posts Recomendados

Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o assistente de migração que vai passar as coisas para o iPhone. Fora isso, acho que não tem muito o que ser feito, o iPhone não permite muita personalização - da pra deixar o Android bem parecido com o iOS mas não o oposto.

Mas a curva de aprendizado vai depender muito do que ela usa. A minha começou no PalmOS, foi para o Android, mas depois que foi para o iOS não quer mais saber de outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se há "dicas" pra facilitar a adaptação. mas acho que se ela já usa celular, a curva de aprendizado vai ser mais rápida, nao deve ter muitos problemas.

porém, acho que é uma boa seguir algumas dicas de segurança. o Macmagazine fez 2 videos, acho que com o Rafael, dando dicas de configurações do iPhone pra segurança em caso de perda/roubo. coisas pra impedir que o ladrão consiga alterar o apple id por exemplo. eu fiz isso no meu iPhone. procura no YouTube nos videos do Macmagazine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Roni Pacheco disse:

Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave.

Eu sempre usei Windows / Android, num belo dia tive que migrar, levou uns dias pra pegar, mas  é muito intuitivo; vc precisa criar um id Apple e configurar tudo pra ela (tem o assistente de migração da Apple, só tive dificuldade em mover o WhatsApp, que eu tive que comprar um app de terceiros, pra não perder meus diálogos de trabalho), daí em diante observar qual seu uso e usar as coisas básicas pra facilitar;

Se todo mundo da família tem Android, eu repensaria a decisão; se tem outros dispositivos e familiares usando Apple, aí faz mais sentido o iPhone!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Roni Pacheco disse:

Prezados, comprei um iPhone 13 para minha mãe de 67 anos de idade. Será o primeiro contato dela com o IOS e eu configurarei o celular para posterior uso dela. O telefone recente dela é um Asus Zenfone 3, modelo ZE552KL. Sou também usuário Android e desconheço o IOS. Preciso de dicas para configurar o celular da minha mãe da melhor forma possível, para que a experiência da minha velha com o dispositivo seja agradável e suave.

Aqui em casa era todo mundo android, e virou todo mundo iOS e te falar que a adaptação foi muito mais simples e fácil pro iOS do que foi pro Android (acredito que seja mais pelo fato de sair do mundo analogico pro digital, teclado virtual, tela maior e essas coisas)

Mas no geral o iOS vem já com tudo o que precisa pra rodar... porém há algumas alterações de segurança que é melhor alterar, vou copiar aqui pq acabei fazendo o mesmo post em outro forum recentemente:

Não vai atras desses sites e youtubers que ficam desativando uma porrada de coisa no aparelho pra economizar bateria ou desempenho... funções estão ali pra ser usadas e pronto... essa seria a primeira dica real

A segunda seria mais de segurança... depois q vc configurar tudo entre na config do iCloud (vai estar seu nome no topo das configurações)... vá em Senha e segurança e lá tem um Número de COnfiança, talvez esteja o seu próprio, mude para algum da familia, pois é usando esse método que quando roubam iPhones os caras conseguem resetar a senha e dai vc mesmo recebe o codigo de reset, que vai estar com o bandido, e assim ele reseta... então um dos fatores de segurança é esse... o segundo é vc FaceID e Codigo... coloca sua senha que cadastrou no aparelho... e lá vc rola até a parte de PERMITIR ACESSO QUANDO BLOQUEADO, vc vai desativar a opção Central de Controle, novamente assim com o aparelho bloqueado ninguem consegue por ele em modo avião, desativar wifi, acessar o app da camera e etc... por fim vai em Notificações e onde tem Pré-Visualização mude para Quando Desbloqueado... novamente vc vai ver qual app mandou a notificação na tela, porém se não desbloquear vc não lê o assunto... ou seja... caso peça pra resetar a senha de um app e receba o SMS, o código mesmo não aparece se não desbloquear

Enfim, essas pelo menos acredito que sejam mudanças que até a Apple já deveria ter de fábrica

 

Agora pro uso dela em si, foque nos gestos do aparelho, a maior dificuldade inicial é que no Android vc sempre volta pra alguma página anterior... no iOS vc num vai quase fazer isso... ou quando fizer o mais prático é só no gesto de deslizar (borda esquerda pro centro) e claro sair dos apps deslizar da borda debaixo da tela pro centro... e no mais é puramente uso... e o uso não é lá muito diferente... tirando algum gesto ou botão não presente e acho q o mais chato de todos que é configuração dos apps, onde toda configuração basicamente vc tem que entrar em Ajustes e ir até o app e arrumar lá... coisa que no android vc já tem dentro do proprio app

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ela tem alguma dificuldade com visão x letras pequenas, dê uma olhada nas configurações de acessibilidade nos Ajustes do aparelho. Existem algumas funções que podem tornar a experiência mais agradável pra ela. Dê uma pesquisada também sobre a Siri, cujos comandos de voz também podem facilitar bastante o uso pra ela.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mãe tem 55 anos e eu também a presenteei com um iPhone alguns anos atras. Provavelmente a sua deva ser que nem a minha: no final das contas só vai utilizar WhatsApp, Facebook, YouTube e aplicativos de banco, todos esses possuem a mesma interface no Android e no iOS.

Mesmo ensinando a minha, ela nunca quis abrir o Safari ou criar um lembrete por exemplo.

O que eu fiz com a minha mãe e o que eu aconselho:

  1. Configure todo o dispositivo pra ela, crie o Apple ID, deixe as letras grandes, organize os aplicativos necessários em somente uma tela inicial, instale um Adblock;
  2. Invista um tempo ensinando o básico de cada aplicativo que ela vai utilizar;
  3. Conscientize ela com golpes na internet, pra ela não fazer pix pra desconhecidos e etc;
  4. Já organize uma forma dela fazer backup das fotos principalmente. No meu caso assino o Apple One e compartilho a assinatura com a minha, assim, não correndo o risco dela perder as fotos tiradas.

A dica de mestre é que ela nunca vai entrar em nada que não seja o que você ensinou pra ela, a minha por exemplo nem deve saber o que é um Apple ID e nunca entrou nos ajustes pra mudar nem o wallpaper que seja. Meu pai tem 45 e, mesmo sendo um pouco mais ligado em tecnologia, também segue a mesma lógica, não faz nada que ja não esteja na memória muscular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo mais colaborativo que já vi em mil anos de fórum / internet🤲

13 horas atrás, fabiowap disse:

Belas dicas 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Povo mais colaborativo que já vi em mil anos de fórum / internet🤲

 

Sensacional mesmo, fiquei de cara. 

Eu participo a anos de fóruns e Tb nunca vi. Pior que eu ia comentar que o certo era ter continuado no Android já que ela estava acostumada e o pessoal de mais idade custa mto mais a acostumar com coisas novas e pode até se irritar, etc.

Mas pensei bem e não postei nada pq não agregaria absolutamente nada ao tópico. Quando entrei novamente uma chuva de dicas boas que nem passaram pela minha cabeça.

Parabéns a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Roni Pacheco disse:

Prezados,

como encerrar este tópico por aqui?

Se já achou suas respostas, só dar seu resultado mesmo e deixar pra posteridade; abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Roni Pacheco disse:

Pessoal, por que não consigo criar um e-mail (iCloud) no iPhone da minha mãe (ANEXO)?

20230326_213124.jpg

pergunta meio besta, faz tempo que não faço isso, dá pra criar a conta diretamente no iPhone? Não tem que ser no iCloud.com via pc ou Mac? Tenta criar um appleid pra ela em outro dispositivo e só logar no iPhone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Roni Pacheco disse:

Pessoal, por que não consigo criar um e-mail (iCloud) no iPhone da minha mãe (ANEXO)?

Oi @Roni Pacheco Bom dia, tem até um tópico recente sobre isso, estamos estudando, mas ninguém conseguiu resolver ainda, acompanha a gente lá, e vamos ver se os mestres do fórum nos ajudam a solucionar, pois o suporte Apple Brasil nada fez, como sempre, olha só:

 

Editado por Antonio_M_A_S
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...