Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Ajuda) MacMini ou Macbook? [Desenvolvedor de Softwares]


Álvaro Meireles

Posts Recomendados

Bom dia a todos! Sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir a ajuda de vocês mais experientes no ecossistema Apple. Ficaria extremamente feliz se vocês puderem me ajudar.

Sou desenvolvedor de software PHP há mais de dez anos, dentre esse tempo usei Windows na maior parte dele, porém a cerca de cinco anos eu migrei definitivamente para o Linux (Ubuntu). O Linux me atende bem, porém o que me sempre me deixou triste é a falta de softwares diversos para Linux, seja Photoshop ou um simples software de gerenciamento de mouse e teclado, como o da Logitech, dependem da comunidade para criarem soluções alternativas que na maioria das vezes é incompleto. Recentemente a empresa para qual trabalho disponibilizou um Macbook Pro 16GB (2021) para cada um dos seus desenvolvedores devido a políticas internas, e essa esta sendo a minha primeira experiência utilizando MacOS. 

Hoje completo uma semana utilizando o MacOS no Macbook da empresa. Me considero satisfeito porque tudo funciona bem de igual modo funcionava no Linux, com fluidez e velocidade. Não acredito que meu uso seja hardcore, mas sim intenso, chegando às vezes a superar a marca de 12h por dia. Eu consigo até dimensionar os softwares que utilizo no dia a dia: PhpStorm (ambiente de desenvolvimento), Docker, Slack, Sublime Text, Google Chrome e Terminal (com PHP e Node instalados na máquina). Por estar satisfeito com essa experiência até agora eu gostaria de ouvir a opinião de você sobre três dúvidas:

Obs.: Meu hardware atual é composto por: I5 9600K, Z390, 32GB DDR4 3200Hz, SSD 512 NVMe, GTX 1660 SUPER. Este hardware foi montado em 2020 e eu tenho plena consciência de que ele está um tanto quanto exagerado para o que pratico hoje. Eu havia montado esse hardware para jogos, mas hoje em dia jogo utilizando XBox e PS5.

Dúvidas: