Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Ajuda) MacMini ou Macbook? [Desenvolvedor de Softwares]


Álvaro Meireles

Posts Recomendados

Bom dia a todos! Sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir a ajuda de vocês mais experientes no ecossistema Apple. Ficaria extremamente feliz se vocês puderem me ajudar.

Sou desenvolvedor de software PHP há mais de dez anos, dentre esse tempo usei Windows na maior parte dele, porém a cerca de cinco anos eu migrei definitivamente para o Linux (Ubuntu). O Linux me atende bem, porém o que me sempre me deixou triste é a falta de softwares diversos para Linux, seja Photoshop ou um simples software de gerenciamento de mouse e teclado, como o da Logitech, dependem da comunidade para criarem soluções alternativas que na maioria das vezes é incompleto. Recentemente a empresa para qual trabalho disponibilizou um Macbook Pro 16GB (2021) para cada um dos seus desenvolvedores devido a políticas internas, e essa esta sendo a minha primeira experiência utilizando MacOS. 

Hoje completo uma semana utilizando o MacOS no Macbook da empresa. Me considero satisfeito porque tudo funciona bem de igual modo funcionava no Linux, com fluidez e velocidade. Não acredito que meu uso seja hardcore, mas sim intenso, chegando às vezes a superar a marca de 12h por dia. Eu consigo até dimensionar os softwares que utilizo no dia a dia: PhpStorm (ambiente de desenvolvimento), Docker, Slack, Sublime Text, Google Chrome e Terminal (com PHP e Node instalados na máquina). Por estar satisfeito com essa experiência até agora eu gostaria de ouvir a opinião de você sobre três dúvidas:

Obs.: Meu hardware atual é composto por: I5 9600K, Z390, 32GB DDR4 3200Hz, SSD 512 NVMe, GTX 1660 SUPER. Este hardware foi montado em 2020 e eu tenho plena consciência de que ele está um tanto quanto exagerado para o que pratico hoje. Eu havia montado esse hardware para jogos, mas hoje em dia jogo utilizando XBox e PS5.

Dúvidas:

1. Eu estou considerando comprar um MacMini ou um Macbook Pro, que seja dos modelos atuais. Comparando diretamente os hardwares,, se eu comprasse um MacMini M2 16GB 256GB vocês acreditam que a minha experiência de uso pode ser satisfatória para as tarefas que desempenho no dia a dia que são similares às que desempenho para a empresa no Macbook da empresa?

2. E se fosse um Macbook, eu conseguiria os mesmos resultados?

3. Considerando este meu caso, a grosso modo haveria alguma diferença notória que fosse vantajosa me fazer escolher MacMini ao invés do Macbook, ou vice-versa? O Macbook me traria mobilidade, mas em compensação tem aquele velho problema de bateria, que todo notebook acaba sempre sofrendo com o tempo. O MacMini não geraria problemas de bateria, mas eu perco a mobilidade, de certa forma, já que para onde eu o levar, eu terei que ter uma tela para uso.

4. Estou cogitando investir no MacMini pelo valor, contudo vi alguns relatos na internet de diversos problemas envolvendo bluetooth: perda de pareamento "do nada", falhas, travamentos, delays. Vocês acreditam que os modelos atuais, com chips M2, podem ter as mesmas falhas?

Enfim, é isso pessoal. Obrigado por ter lido até aqui. Agradeço imensamente sua ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião pessoal vai contra a maioria, pois analiso muito mais o risco físico e consequentemente o prejuízo financeiro do que a praticidade, em sendo ambas configurações de hardware equivalentes, por isso entre o Mac mini e um MacBook sempre irei de Mac mini, por 2 fatores principais.

1º fator -  O Mac mini por não ser portátil me impede de leva-lo a qualquer lugar, logo, minimizo o risco de queda e roubo. 

A grande desculpa dos que não abrem mão dos portáteis é: "Mas eu preciso de um MacBook pois viajo muito, ou faço muito trabalho externo etc.."

Sempre mediante a essa "desculpa" digo que quem tem essa necessidade precisa antes de tudo calcular quanto tempo dentro de um mês usa um MacBook fora de casa ou fora do trabalho.

Se faça essa pergunta: "Se saio poucas vezes no mês, não posso substituir um MacBook atual, que é caro, por um iPad de entrada ou por um MacBook Air antigo que não me traria um risco tão grande caso fosse roubado ou sofresse algum dano ?"

2º fator - Já é sabido de anos, e cada ano fica pior, que a Apple no caso dos MacBooks, "engessa" cada vez mais a manutenção dos mesmos. Tudo colado, tudo compactado. 

Quem nunca viu um caso real que por causa de "UMA MÍSERA TECLA" com defeito de um MacBook, e quem não tem Apple Care+, teve que gastar uma grana violenta para conserta-la, pois a Apple exige a troca do teclado inteiro, trackpad, auto falantes etc... ?

Fora se um monitor quebra, ou dá aquelas linhas verticais por conta de um flat cable com problema.

E se uma troca de bateria de um MacBook Pro 14" de 2023 custa R$ 2.000,00, quanto não deve custar a troca de uma tela ?

A impressão que dá é que a Apple dificulta ao máximo a manutenção dos MacBooks, dando até o benefício da dúvida que pode ser em função de baratear custo, mas no caso de valores altos nas peças não daria o benefício da dúvida não, pois parece que é para desestimular a manutenção e "forçar" o consumidor a comprar um novo.

Editado por Engemec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Álvaro.

Eu iria de MacBook devido à portabilidade. Também sou desenvolvedor back-end, mas com C# e Node.js, no dia a dia uso meu desktop mas quando eu quis viajar pra visitar familiares ou a passeio, pude me manter conectado e trabalhando graças ao meu MacBook Air (M1, 8GB RAM, 256GB). Aqui geralmente uso o Visual Studio Code, mas também uso ferramentas da Jet Brains assim como você, entre elas o DataGrip e o Rider, e nós sabemos que essas ferramentas da Jet Brains não são conhecidas por serem "leves" rsrs. Não tive problemas de desempenho, e estou bem satisfeito. Aliás esse Air tá fazendo milagre, porque consigo usar as ferramentas da Jet Brains e ainda usar o Docker, Postman, navegador etc etc, mas claro, respeitando ali os 8GB. Se você pretende ir de 16GB RAM ou mais, vai estar bem tranquilo.

Enfim, pro seu uso tanto o Mini quanto o MacBook vão atender as necessidades e sobrar. Aí cabe a você analisar as demais questões, mas como você é desenvolvedor, mesmo que talvez não esteja 100% remoto como eu trabalho hoje, acho que seria interessante ir de MacBook.

Abrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Álvaro Meireles disse:

O Macbook me traria mobilidade, mas em compensação tem aquele velho problema de bateria, que todo notebook acaba sempre sofrendo com o tempo.

cara, isso aqui não tem o menor sentido. MacBook vai te dar problema com bateria depois de anos e anos de uso, quando voce já amortizou totalmente o custo dele. se der problema cedo é porque voce foi azarado e pegou uma unidade problemática. a chance de isso acontecer é mínima. então isso não pode ser algo relevante pra voce decidir se precisa de um portátil ou não. todas as outras questões sim, se precisa usar em casa ou não, se precisa viajar, a "segurança" em viajar com ele, andar com um bicho de 6k na mochila, etc. mas bateria não nada que ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Engemec disse:

Minha opinião pessoal vai contra a maioria, pois analiso muito mais o risco físico e consequentemente o prejuízo financeiro do que a praticidade, em sendo ambas configurações de hardware equivalentes, por isso entre o Mac mini e um MacBook sempre irei de Mac mini, por 2 fatores principais.

1º fator -  O Mac mini por não ser portátil me impede de leva-lo a qualquer lugar, logo, minimizo o risco de queda e roubo. 

A grande desculpa dos que não abrem mão dos portáteis é: "Mas eu preciso de um MacBook pois viajo muito, ou faço muito trabalho externo etc.."

Sempre mediante a essa "desculpa" digo que quem tem essa necessidade precisa antes de tudo calcular quanto tempo dentro de um mês usa um MacBook fora de casa ou fora do trabalho.

Se faça essa pergunta: "Se saio poucas vezes no mês, não posso substituir um MacBook atual, que é caro, por um iPad de entrada ou por um MacBook Air antigo que não me traria um risco tão grande caso fosse roubado ou sofresse algum dano ?"

2º fator - Já é sabido de anos, e cada ano fica pior, que a Apple no caso dos MacBooks, "engessa" cada vez mais a manutenção dos mesmos. Tudo colado, tudo compactado. 

Quem nunca viu um caso real que por causa de "UMA MÍSERA TECLA" com defeito de um MacBook, e quem não tem Apple Care+, teve que gastar uma grana violenta para conserta-la, pois a Apple exige a troca do teclado inteiro, trackpad, auto falantes etc... ?

Fora se um monitor quebra, ou dá aquelas linhas verticais por conta de um flat cable com problema.

E se uma troca de bateria de um MacBook Pro 14" de 2023 custa R$ 2.000,00, quanto não deve custar a troca de uma tela ?

A impressão que dá é que a Apple dificulta ao máximo a manutenção dos MacBooks, dando até o benefício da dúvida que pode ser em função de baratear custo, mas no caso de valores altos nas peças não daria o benefício da dúvida não, pois parece que é para desestimular a manutenção e "forçar" o consumidor a comprar um novo.

Obrigado por compartilhar sua opinião. Eu realmente estou considerando comprar um MacMini e/ou MacStudio justamente pelo fato dele ser enquadrado mais como um objeto "fixo". Não costumo viajar muito, mas viajo sim. Caso eu venha a viajar, ainda assim posso levá-lo pra usar com algum monitor da viagem. Concordo com você em relação a bateria, por exemplo. MacMini ou Studio provavelmente não teria este problema, porém eu também acredito que seja notebooks como smartphones ou até carros, precisam ser "reciclados enquanto há tempo". Aquela história de vender o carro quando ele chega em 60 MIL KM, sabe? Rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Bom dia, Álvaro.

Eu iria de MacBook devido à portabilidade. Também sou desenvolvedor back-end, mas com C# e Node.js, no dia a dia uso meu desktop mas quando eu quis viajar pra visitar familiares ou a passeio, pude me manter conectado e trabalhando graças ao meu MacBook Air (M1, 8GB RAM, 256GB). Aqui geralmente uso o Visual Studio Code, mas também uso ferramentas da Jet Brains assim como você, entre elas o DataGrip e o Rider, e nós sabemos que essas ferramentas da Jet Brains não são conhecidas por serem "leves" rsrs. Não tive problemas de desempenho, e estou bem satisfeito. Aliás esse Air tá fazendo milagre, porque consigo usar as ferramentas da Jet Brains e ainda usar o Docker, Postman, navegador etc etc, mas claro, respeitando ali os 8GB. Se você pretende ir de 16GB RAM ou mais, vai estar bem tranquilo.

Enfim, pro seu uso tanto o Mini quanto o MacBook vão atender as necessidades e sobrar. Aí cabe a você analisar as demais questões, mas como você é desenvolvedor, mesmo que talvez não esteja 100% remoto como eu trabalho hoje, acho que seria interessante ir de MacBook.

Abrs!

Que legal, Beto! Obrigado por ter compartilhado. Eu acredito que eu realmente não consiga trabalhar com 8GB apenas - e confesso que não sei como você consegue, rsrs. Em relação a Macbook, eu sinceramente não sei. Eu acredito que ele seja mais caro e desvantajoso para mim porque penso a longo prazo em relação aos problemas de bateria, já que ele passaria muito mais tempo sendo usado diretamente na tomada do que como notebook mesmo, sabe? Porque eu iria usá-lo naquele esquema "cpu" (fechado). Eu faço poucas viagens, e quando faço os locais que fico geralmente tem monitores, então bastaria plugar o MacMini/MacStudio e trabalhar numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Álvaro Meireles disse:

Que legal, Beto! Obrigado por ter compartilhado. Eu acredito que eu realmente não consiga trabalhar com 8GB apenas - e confesso que não sei como você consegue, rsrs. Em relação a Macbook, eu sinceramente não sei. Eu acredito que ele seja mais caro e desvantajoso para mim porque penso a longo prazo em relação aos problemas de bateria, já que ele passaria muito mais tempo sendo usado diretamente na tomada do que como notebook mesmo, sabe? Porque eu iria usá-lo naquele esquema "cpu" (fechado). Eu faço poucas viagens, e quando faço os locais que fico geralmente tem monitores, então bastaria plugar o MacMini/MacStudio e trabalhar numa boa.

É... Final do ano eu viajei, passei umas 3 semanas longe do meu desktop que tem 32GB de RAM pra trabalhar com o Mac que tem 8GB rs. Em algumas ocasiões eu precisei me conectar via Microsoft Remote Desktop no meu desktop que estava em casa, mas foi tranquilo. A intenção é comprar outro Mac mais pra frente que seja mais parrudo, pois quero passar a viajar mais, mas para o uso que eu tenho hoje pra um laptop, esse tá servindo. Se eu tivesse um Mac Mini não poderia ter viajado, porque meus pais não tem monitor em casa, nem eu tampouco levaria um monitor no avião rs.

Sobre a bateria, eu vou ter que reforçar o que o @marcosfisica disse... A sua preocupação não condiz com a realidade. O que você se refere por problema é um desgaste natural apenas. Nessa lógica, o desgaste do pneu do carro ou das peças móveis do motor são um problema. Antes do meu MacBook Air M1 eu tive um MacBook Pro 2014 que eu usava de qualquer jeito sem me preocupar com bateria, na maior parte do tempo fechado e conectado à energia e monitor externo (o que chamamos de clamshell mode), e em 2021 vendi ele com a bateria durando ali 2 ~ 3 horas o que é totalmente esperado para o modelo. Não quer dizer que essa vai ser a experiência de todos, mas por outro lado esse cenário de problemas de bateria que você está prevendo não é bem assim. Todos os Macs possuem um gerenciamento de energia muito robusto e essa situação de sempre ligado à tomada é prevista pela Apple e tratada via firmware. Até onde eu sei também existem softwares que te permitem limitar o carregamento do Mac, como por exemplo manter ele carregado no máximo até 80%. Teria que dar uma pesquisada, nunca usei, nem sei se é realmente necessário.

Mas a máxima é válida: compre o que te serve, o que cabe no seu bolso e o que te agrada. Só leve em consideração a limitação da portabilidade do Mac Mini, ainda mais pra um desenvolvedor em tempos de trabalho remoto, e que essa sua preocupação em relação à bateria dos laptops talvez esteja exagerada.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Álvaro Meireles disse:

Bom dia a todos! Sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir a ajuda de vocês mais experientes no ecossistema Apple. Ficaria extremamente feliz se vocês puderem me ajudar.

Sou desenvolvedor de software PHP há mais de dez anos, dentre esse tempo usei Windows na maior parte dele, porém a cerca de cinco anos eu migrei definitivamente para o Linux (Ubuntu). O Linux me atende bem, porém o que me sempre me deixou triste é a falta de softwares diversos para Linux, seja Photoshop ou um simples software de gerenciamento de mouse e teclado, como o da Logitech, dependem da comunidade para criarem soluções alternativas que na maioria das vezes é incompleto. Recentemente a empresa para qual trabalho disponibilizou um Macbook Pro 16GB (2021) para cada um dos seus desenvolvedores devido a políticas internas, e essa esta sendo a minha primeira experiência utilizando MacOS. 

Hoje completo uma semana utilizando o MacOS no Macbook da empresa. Me considero satisfeito porque tudo funciona bem de igual modo funcionava no Linux, com fluidez e velocidade. Não acredito que meu uso seja hardcore, mas sim intenso, chegando às vezes a superar a marca de 12h por dia. Eu consigo até dimensionar os softwares que utilizo no dia a dia: PhpStorm (ambiente de desenvolvimento), Docker, Slack, Sublime Text, Google Chrome e Terminal (com PHP e Node instalados na máquina). Por estar satisfeito com essa experiência até agora eu gostaria de ouvir a opinião de você sobre três dúvidas:

Obs.: Meu hardware atual é composto por: I5 9600K, Z390, 32GB DDR4 3200Hz, SSD 512 NVMe, GTX 1660 SUPER. Este hardware foi montado em 2020 e eu tenho plena consciência de que ele está um tanto quanto exagerado para o que pratico hoje. Eu havia montado esse hardware para jogos, mas hoje em dia jogo utilizando XBox e PS5.

Dúvidas:

1. Eu estou considerando comprar um MacMini ou um Macbook Pro, que seja dos modelos atuais. Comparando diretamente os hardwares,, se eu comprasse um MacMini M2 16GB 256GB vocês acreditam que a minha experiência de uso pode ser satisfatória para as tarefas que desempenho no dia a dia que são similares às que desempenho para a empresa no Macbook da empresa?

2. E se fosse um Macbook, eu conseguiria os mesmos resultados?

3. Considerando este meu caso, a grosso modo haveria alguma diferença notória que fosse vantajosa me fazer escolher MacMini ao invés do Macbook, ou vice-versa? O Macbook me traria mobilidade, mas em compensação tem aquele velho problema de bateria, que todo notebook acaba sempre sofrendo com o tempo. O MacMini não geraria problemas de bateria, mas eu perco a mobilidade, de certa forma, já que para onde eu o levar, eu terei que ter uma tela para uso.

4. Estou cogitando investir no MacMini pelo valor, contudo vi alguns relatos na internet de diversos problemas envolvendo bluetooth: perda de pareamento "do nada", falhas, travamentos, delays. Vocês acreditam que os modelos atuais, com chips M2, podem ter as mesmas falhas?

Enfim, é isso pessoal. Obrigado por ter lido até aqui. Agradeço imensamente sua ajuda!

Bom dia! Você não tem nenhum outro portátil para levar em caso de viagem? Porque aí nesse caso o MacBook com certeza vai ser melhor. Eu tenho MacBook Pro m1 e iPad Pro, acabou ficando redundante, vou pegar futuramente o Mac Mini m2 com 16gb de ram e 512 SSD pra ficar fixo em casa, visto que a modalidade eu tenho com o iPad.

 

Se pegar MacBook eu sugiro que NÃO pegue o Air M1 e o Pro de 13" M1 e M2, pois eles usam o design antigo e você corre o risco de flexgate (o meu apresentou essa falha semana passada). 

Se pegar Air M2 ou Mac Mini M2, pegue com 16gb de ram e 512 SSD para ter maior velocidade de leitura e escrita por utilizar 2 módulos de SSD que trabalham em conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saí recentemente de um MBPr 2012 que estava com 291 ciclos de bateria... veja só... mais de 10 anos de uso para usar 291 ciclos em uma bateria que dura até 1000 ciclos... o estado de saúde da bateria estava em 88% e considerada "boa" pelo próprio sistema macOS...

Quando comprei novo a Apple prometia entre 5 e 7 h de bateria para esse modelo... o meu estava durando entre 3 e 4, então creio que estava sim dentro da normalidade...

Onde eu quero chegar? Se vc não for sorteado na loteria de pegar uma peça defeituosa, esqueça "problemas" de bateria. Tire da caixa e USE seu MacBook...

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Álvaro Meireles, eu iria de MacBook, se vc tiver que viajar, não precisará interromper algum trabalho urgente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Na questão da portabilidade, eu até cogitei pegar um MacMini M2 Pro/ 32GB / 1TB... pois mesmo que eu viaje, cabe em qualquer mochila e se conecta com qualquer televisor via HDMI.

Sendo assim, vai de MacMini, vc terá máquina pra 7 anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

Sendo assim, vai de MacMini, vc terá máquina pra 7 anos!

Isso foi antes de eu pegar o MacBook... agora casei com esse da assinatura já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Álvaro Meireles disse:

Bom dia a todos! Sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir a ajuda de vocês mais experientes no ecossistema Apple. Ficaria extremamente feliz se vocês puderem me ajudar.

Sou desenvolvedor de software PHP há mais de dez anos, dentre esse tempo usei Windows na maior parte dele, porém a cerca de cinco anos eu migrei definitivamente para o Linux (Ubuntu). O Linux me atende bem, porém o que me sempre me deixou triste é a falta de softwares diversos para Linux, seja Photoshop ou um simples software de gerenciamento de mouse e teclado, como o da Logitech, dependem da comunidade para criarem soluções alternativas que na maioria das vezes é incompleto. Recentemente a empresa para qual trabalho disponibilizou um Macbook Pro 16GB (2021) para cada um dos seus desenvolvedores devido a políticas internas, e essa esta sendo a minha primeira experiência utilizando MacOS. 

Hoje completo uma semana utilizando o MacOS no Macbook da empresa. Me considero satisfeito porque tudo funciona bem de igual modo funcionava no Linux, com fluidez e velocidade. Não acredito que meu uso seja hardcore, mas sim intenso, chegando às vezes a superar a marca de 12h por dia. Eu consigo até dimensionar os softwares que utilizo no dia a dia: PhpStorm (ambiente de desenvolvimento), Docker, Slack, Sublime Text, Google Chrome e Terminal (com PHP e Node instalados na máquina). Por estar satisfeito com essa experiência até agora eu gostaria de ouvir a opinião de você sobre três dúvidas:

Obs.: Meu hardware atual é composto por: I5 9600K, Z390, 32GB DDR4 3200Hz, SSD 512 NVMe, GTX 1660 SUPER. Este hardware foi montado em 2020 e eu tenho plena consciência de que ele está um tanto quanto exagerado para o que pratico hoje. Eu havia montado esse hardware para jogos, mas hoje em dia jogo utilizando XBox e PS5.

Dúvidas:

1. Eu estou considerando comprar um MacMini ou um Macbook Pro, que seja dos modelos atuais. Comparando diretamente os hardwares,, se eu comprasse um MacMini M2 16GB 256GB vocês acreditam que a minha experiência de uso pode ser satisfatória para as tarefas que desempenho no dia a dia que são similares às que desempenho para a empresa no Macbook da empresa?

2. E se fosse um Macbook, eu conseguiria os mesmos resultados?

3. Considerando este meu caso, a grosso modo haveria alguma diferença notória que fosse vantajosa me fazer escolher MacMini ao invés do Macbook, ou vice-versa? O Macbook me traria mobilidade, mas em compensação tem aquele velho problema de bateria, que todo notebook acaba sempre sofrendo com o tempo. O MacMini não geraria problemas de bateria, mas eu perco a mobilidade, de certa forma, já que para onde eu o levar, eu terei que ter uma tela para uso.

4. Estou cogitando investir no MacMini pelo valor, contudo vi alguns relatos na internet de diversos problemas envolvendo bluetooth: perda de pareamento "do nada", falhas, travamentos, delays. Vocês acreditam que os modelos atuais, com chips M2, podem ter as mesmas falhas?

Enfim, é isso pessoal. Obrigado por ter lido até aqui. Agradeço imensamente sua ajuda!

Já viu o tópico de um Dead Pixel num MacBook Air ? E tem outros relatos também com o mesmo problema.

Além da questão da bateria, que tem vida útil como qualquer bateria, e custa caro, tem esses relatos de vários problemas em MacBooks.

Por isso que sou fã do meu Mac mini que se tiver problema no monitor, ou teclado, é só trocar por outro.

Nada melhor como ter a liberdade de escolher um teclado e um monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal por todo compartilhamento!

Confesso que ainda estou muito receoso sobre o que adquirir: MacMini, "forçar a barra para um MacStudio" ou Macbook? Mesmo considerando que nós sempre devemos reciclar nossos objetos de trabalho tenho receio de Macbook em relação a bateria. Talvez eu acabe optando por ele? Sim! Hahaha, mas estou muito tentado também pelo MacMini. Atualmente eu não tenho viajado tanto e quando viajo a minha maior preocupação é o trabalho, e para isso eu tenho o MacBook que a empresa me disponibilizou, então... eu não ficaria sem trabalhar estando fora de casa, mesmo sabendo que eu ainda poderia levar o MacMini e espetá-lo em algum monitor ou até mesmo me conectar remotamente (como já fiz) e como alguns colegas disseram. É fato que hoje em dia toda lugar que vamos tem um computador e um monitor, assim usando periféricos bluetooth (que é o meu caso) daria para usar o MacMini em viagem numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...