Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instagram e violação de privacidade de dados


x-factor

Posts Recomendados

Vejam a seguinte situação e me ajudem a tentar entender o que pode ter ocorrido, pois certamente tem uma violação de privacidade de dados aqui.

Tenho um iPhone 11 atualizado na ultima versão, bem como o Instagram.

Ocorrido:

  1. Adicionei uma pessoa na agenda do celular e conversei com ela no Whatsapp.
  2. Alguns dias depois, naquelas "sugestões de amizade" do Instagram, essa pessoa apareceu lá 

Vamos as considerações:

  1. Não tenho essa pessoa no Instagram e nem nunca fiz busca por esse nome
  2. Minha conta é privada (precisa solicitar para seguir)
  3. Adicionei com o nome errado sem querer na agenda (o nome era dificil e errei umas 3 letras - percebi que o nome estava incorreto pelo nome que vi no Instagram, ou seja, o Instagram não leu o nome na minha agenda, somente o numero)
  4. Dentro das configurações do iOS, a permissão de acesso da agenda através do Instagram está desabilitada

Alguém tem algum palpite de como isso aconteceu ?

Considero bastante grave, pois se é uma situação a qual não quero divulgar meu Instagram, eu também vou aparecer como sugestão para a pessoa do outro lado e isso fere claramente o LGPD/GDPR de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, GeekSauro disse:

Acho que nas configurações corresponde ao último item da imagem abaixo.

Está exatamente como na imagem, desabilitado.

Curioso que o seu não mostra a opção de contatos, mas no meu caso, como citei no tópico, está desabilitado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, matheusconst disse:

Nas configurações do Instagram tem uma opção de sincronização de contatos. Verifique se está ativada.

Como eu disse, a opção do iOS do Instagram de acesso à agenda está desabiltiada, ou seja, o Instagram não teria permissão para ler a agenda mesmo que a opção estivesse ligada.

E essa opção que você citou não está ativada de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem brincadeira, o foco de desenvolvimento dos apps do Facebook no geral deve ser em quebrar as restrições estabelecidas pelos sistemas da Apple. Assim como fazem com adblocks no computador por exemplo, pode ver que quase nenhum adblock consegue bloquear os anúncios do Facebook, pois os malucos investem muito nisso de contornar as coisas.

A forma mais recomendada de usar seus serviços é pelo Safari mesmo como indicado pelo Joel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, joel.cachioli disse:

Só existem duas formas de manter o Instagram longe de suas coisas:

1 - Usar pelo Safari (Não instalar o App)

2 - Apagar o instagram kkkk

 

6 horas atrás, Mateus1320 disse:

Sem brincadeira, o foco de desenvolvimento dos apps do Facebook no geral deve ser em quebrar as restrições estabelecidas pelos sistemas da Apple. Assim como fazem com adblocks no computador por exemplo, pode ver que quase nenhum adblock consegue bloquear os anúncios do Facebook, pois os malucos investem muito nisso de contornar as coisas.

A forma mais recomendada de usar seus serviços é pelo Safari mesmo como indicado pelo Joel.

 

Vocês tem razão, o problema é que fica bem "pouco prático", especialmente se não quiser que o IG rastreie os cookies (modo privativo). Teria que logar o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2022 at 19:19, x-factor disse:

 

 

Vocês tem razão, o problema é que fica bem "pouco prático", especialmente se não quiser que o IG rastreie os cookies (modo privativo). Teria que logar o tempo todo.

Eita, bem lembrado.

E se deixar um browser só pra isso, tipo Firefox ou Brave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, joel.cachioli disse:

E se deixar um browser só pra isso, tipo Firefox ou Brave?

Pode ser uma boa, ainda assim a navegabilidade é bem pior que o IG normal, não vai ter notificações, etc.

Mas vou amadurecer a ideia e fazer uns testes aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...